Melhores coisas para fazer em Frankfurt

Melhores coisas para fazer em Frankfurt

Mais sobre: Melhores coisas para fazer em Frankfurt

Frankfurt am Main, também conhecida como Frankfurt, é uma daquelas cidades que deve visitar pelo menos uma vez na vida. Combina edifícios modernos com ruas medievais e é uma das jóias mais bem escondidas da Alemanha. Há uma variedade de coisas para fazer à sua espera, como um passeio pela parte mais antiga da cidade ou um olhar sobre Mainhattan, o distrito financeiro.

A gastronomia da cidade é também uma delícia para o paladar. Em particular, deve provar um Frankfurter Rippchen com vinho Apfelwein num pub acolhedor no bairro Alt-Sachsenhausen. De facto, há tantas coisas para fazer que é preciso reservar pelo menos três dias para conhecer a sua fascinante história e cultura. Este guia diz-lhe o que não deve perder.

1. Passear pela Altstadt, a parte antiga da cidade

Quando penso em Frankfurt am Main, a primeira coisa que me vem à cabeça são as suas ruas medievais. A maior parte delas situa-se na zona antiga de Altstadt, onde se podem encontrar as principais atracções, como a Praça Römerberg e a Catedral de Frankfurt, famosa pelas suas pinturas murais renascentistas.

Muitos foram restaurados ou reconstruídos após as guerras para manter a essência da cidade. De facto, é possível ver arquitetura gótica e marcos históricos como a Fonte da Justiça, que data de 1543 e testemunhou eventos como a coroação do imperador.

Algo muito peculiar é que, à medida que o passeio avança, começará a ver uma mistura de edifícios antigos e modernos, uma indicação de que está a passar pela Neue Altstadt ou a Nova Altstadt. É uma área popular para provar o Apfelwein, que é umvinho de maçã típico de Frankfurt, aviso que muitas vezes é confundido com cidra, mas tem um sabor e ingredientes diferentes.

Uma boa alternativa para aproveitar este passeio é reservar uma visita guiada a Frankfurt am Main Desta forma, poderá ficar a conhecer melhor a história e as curiosidades da cidade, bem como o único edifício que sobreviveu à Segunda Guerra Mundial, um mosteiro do século XV, e o Jewish Holocaust Memorial Wall.

Detalhes interessantes

  • Preço: alguns monumentos exigem taxas de entrada, mas pode passear pela área por conta própria. As visitas guiadas começam a partir de 28 euros por pessoa.
  • Como chegar lá: a cidade tem uma extensa rede de transportes públicos para facilitar a sua visita, como o elétrico de Frankfurt.

Reservar uma visita guiada a Frankfurt

2. Conhecer a cidade a bordo do autocarro turístico

Frankfurt é uma cidade enorme e vai querer aproveitar ao máximo o seu tempo. O autocarro panorâmico oferece cerca de 13 paragens que cobrem as principais atracções locais. Pode subir e descer onde quiser e desfrutar de um passeio panorâmico a bordo. Pode também ficar no convés inferior durante todo o passeio (que dura 90 minutos) e tirar partido do ar condicionado, ou sentar-se no convés superior e sentir a brisa, os aromas locais e absorver todos os pormenores.

Para além disso, os comentários informativos ajudá-lo-ão a compreender a história da cidade. Ao entrar no centro histórico, será recebido pela azáfama e verá de perto maravilhas como a Ópera de Frankfurt, a Igreja de S. Paulo, o Jardim das Palmeiras e o bairro de Sachsenhausen.

Normalmente, é possível comprar um bilhete de 24 horas e, tendo em conta a dimensão da cidade, penso que terá tempo suficiente para a conhecer bem... Considere que os autocarros circulam normalmente de 30 em 30 minutos. Além disso, embora possa comprar o seu bilhete à última hora, é mais conveniente reservar o autocarro turístico de Frankfurt com antecedência.

Pormenores interessantes

  • Preço: a partir de 21 euros por pessoa.

Reservar bilhetes para o autocarro turístico de Frankfurt

3. Aproveite ao máximo uma saída à noite no animado bairro de Alt-Sachsenhausen.

Quando a noite cai, Frankfurt transforma-se em ruas animadas onde os cocktails estão na ordem do dia. É em Alt-Sachsenhausen que se encontra a maior parte dos bares Apfelweinwirtschaften, cuja especialidade é o apfelwein, ou vinho de maçã alemão.

Não se pode ir embora sem o provar, porque tem um baixo teor alcoólico e é muito barato. É servido num Schoppen, que são grandes jarros especiais para partilhar este licor. Além disso, há todo um ritual à volta, porque os alemães costumamlevantar o copo e gritar Prost! Depois, deve beber-se lentamente para sentir a combinação fermentada e, se gostar de sabores ácidos e refrescantes, vai gostar deste vinho. Caso contrário, pode diminuir a sua intensidade adicionando um pouco de água com gás.

Em geral, o ambiente festivo e multicultural deste bairro caracteriza-se pela música ao vivo e por uma energia contagiante que o faz sentir-se parte da cidade.

A diversidade da vida nocturna, que vai desde bares acolhedores e pitorescos a discotecas com DJs ao vivo, é também um dos segredos dos turistas, quereservam um "pub crawl" por Frankfurt para aproveitar os shots e os copos de cerveja artesanal gratuitos em vários bares da moda. Normalmente, passam pelo bairro Alt-Sachsenhausen e são uma óptima forma de explorar a vida nocturna. Se estiver disposto a isso, poderá conhecer turistas de todo o mundo e dançar pela noite dentro.

Pormenores interessantes

  • Preço: Pode reservar um pub crawl guiado em Frankfurt a partir de 25 euros por pessoa.

Tour de Pubs por Frankfurt

4. Visitar o Museu Goethe

A Casa Goethe é outra paragem imperdível em Frankfurt, pelo menos se quiser explorar a vida do escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe.

Ao entrar, encontrará as paredes decoradas com retratos antigos e inúmeros objectos que o transportam para os anos da sua vida. Não é preciso ser fã das suas histórias para desfrutar do ambiente, pois a exposição foi concebida para que todos possam conhecer o autor e compreender o desenvolvimento artístico da época. De facto, é uma porta de entrada para aFrankfurt do século XVIII, mostrando como viviam as famílias nobres e o impacto do Romantismo.

Do lado de fora também é impressionante e eu aproveitaria a localização do museu para visitar outros pontos de destaque, como a Catedral de Frankfurt, o Museu Städel, a Torre MesseTurm, a escultura cinética Hammering Man e a histórica Praça Römerberg, que também são paradas regulares quando se reserva um passeio de bicicleta por Frankfurt.

Detalhes interessantes

  • Preço: a partir de 7 euros por pessoa.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 11:00 às 18:00 (às quintas-feiras aberto até às 21:00), aos domingos das 10:00 às 17:30.
  • Como chegar lá: fácil de chegar de metro.

Reservar um passeio de bicicleta por Frankfurt

5. Provar um autêntico Frankfurter Rippchen

Quando se trata de gastronomia, um Frankfurter Rippchen é obrigatório.

Este prato é uma especialidade da cidade, com costeletas de porco cozinhadas lentamente sobre uma cama de chucrute. Um bom Frankfurter Rippchené servido quente e a carne é tão tenra que se derrete na boca. A carne é tão macia que se derrete na boca e tem uma mistura particular de sabores frescos e azedos. É também frequentemente servido com puré de batata e mostarda. Não confundir com o Kasseler, outra versão alemã da costeleta, que é fumada.

Nas ruas de Frankfurt, o aroma da comida atrai-nos, por isso não se surpreenda se acabar por se sentar nos seus restaurantes, mesmo quando sentir que não consegue comer mais. Claro que também pode experimentar outros pratos alemães e aproveitar para continuar a beber vinho de maçã.

Detalhes interessantes

  • Preço: Um prato de Frankfurter Rippchen pode variar entre 15 e 25 euros, consoante as guarnições e o local escolhido. Se preferir juntar-se a um tour gastronómico, pode obter opções a partir de 68 euros.

Reservar uma excursão gastronómica em Frankfurt

6. Viaje de volta à Frankfurt medieval na exposição TimeRide

Se acha a antiga área de Altstadt interessante, provavelmente vai gostar da exposição TimeRide. É como uma máquina do tempo que o leva a diferentes contextos da história de Frankfurt.

Durante 45 minutos, desfrutará de uma experiência multissensorial de realidade virtual e verá carruagens antigas, trajes tradicionais e a reconstituição de eventos históricos, como a primeira Assembleia Nacional. Nesta aventura, o tempo parece desvanecer-se, de repente está nas ruas de Frankfurt do século XIX e depois pode ver cidadãos a celebrar a Queda do Muro de Berlim.

Mas não se trata apenas de bons momentos, também é preciso estar preparado para ver alguns momentos difíceis da Segunda Guerra Mundial, como ataques e bombardeamentos. Reservar online é muitas vezes mais barato e comprar bilhetes para o TimeRide Frankfurt dá-lhe acesso à exposição, bem como ao resto do museu.

Pormenores interessantes

  • Preço: a partir de 20 euros por pessoa.
  • Horário de abertura: diariamente das 10:00 às 19:00.
  • Como chegar lá: pode apanhar a linha de metro U4 ou U5 para a estação Dom ou para a estação Römer.

Comprar bilhetes para a exposição TimeRide

7. Subir à Torre Principal e passear por Mainhattan

Se quiser ver Frankfurt do alto, pode aproveitar para visitar a Torre Principal. Trata-se de um miradouro com 200 metros de altura que permite ver a cidade e parte do rio Main. A combinação de ruas medievais e arranha-céus reflecte como o passado e o presente coexistem de forma surpreendente.

Daqui, sente-se a energia vibrante do distrito financeiro. É conhecido como Mainhattan, um jogo de palavras que alude ao rio Main e à poderosa Nova Iorque. Longe das casas de paralelepípedos, esta área é toda feita de arranha-céus que se elevam sobre as pessoas.

Além disso, pode encontrar algumas das principais atracções turísticas que mostram porque é que Frankfurt é a capital financeira da Alemanha. A não perder:

  • A sede principal do Banco Central Europeu.
  • A Bolsa de Valores de Frankfurt.
  • As torres gémeas do Deutsche Bank.
  • A torre do Commerzbank, a torre mais alta da Alemanha.

Pormenores interessantes

  • Preço: A subida à Torre Principal custa cerca de 9 euros por pessoa, com descontos para crianças, famílias e grupos. De notar que, quando as condições meteorológicas afectam a visibilidade, é oferecida uma taxa de entrada reduzida de 4 euros.
  • Horário de funcionamento: A Torre Principal está aberta de domingo a quinta-feira, das 10:00 às 21:00, e às sextas e sábados, das 10:00 às 23:00. Note-se que os horários de abertura podem mudar consoante a época.

8. Vislumbrar Frankfurt a partir do rio Meno

A partir do rio Meno, os arranha-céus brilham e pode ter uma melhor visão do famoso Banco de Museus de Frankfurt, que é composto por 26 museus. É uma experiência ideal para saborear uma cerveja artesanal e relaxar enquanto um guia áudio informativo lhe conta a história da cidade.

Dependendo da experiência que escolher, será brindado com uma mistura de cultura, gastronomia e história a bordo, e poderá até ser surpreendido por um espetáculo musical. Não perca a Torre Principal de uma outra perspetiva e vislumbre o distrito financeiro, mas longe da azáfama.

Há inúmeras lendas em torno deste rio, mas foi sobretudo utilizado como ponto militar e acredita-se que Carlos Magno tenha navegado nas suas águas durante uma das suas batalhas.

Detalhes de interesse

  • Preço: as experiências de barco estão disponíveis a partir de 15 euros por pessoa.

9. Descubra o Cemitério Judeu de Frankfurt e o Jardim das Palmeiras

Se procura um local mais calmo, mas ainda assim icónico, aproveite para visitar o cemitério judeu de Frankfurt, um espaço solene e repleto de história. A maioria das lápides tem inscrições em alemão e hebraico, e é notável que permaneçam intactas apesar dos bombardeamentos da Segunda Guerra Mundial.

É claro que tem uma profunda ligação com a era nazi, uma vez que muitos judeus de Frankfurt foram perseguidos, deportados e mortos em campos de concentração. Além disso, pode visitar o Museu Judengasse, que documenta toda a história judaica e está localizado dentro do cemitério.

Se quiser desfrutar de Frankfurt ao ar livre de uma perspetiva mais calma, convido-o a relaxar no Palmengarten Frankfurt ou no Jardim das Palmeiras. É ideal para passear por caminhos decorados com plantas de todo o mundo, apreciar os aromas e as cores do Jardim das Rosas e do Laranjal Palmenhaus ou contemplar a paisagem em frente ao Grande Lago.

Detalhes interessantes

  • Preço: A entrada no cemitério é gratuita, mas o museu custa cerca de 6 euros por pessoa. Para o Jardim das Palmeiras, pode obter passes a partir de 7 euros.
  • Horário de funcionamento: O cemitério está aberto 24 horas por dia, mas sugiro que o visite durante o dia para apreciar todos os pormenores e visitar o museu, que está aberto de terça-feira a domingo das 10:00 às 18:00 (embora isto possa variar dependendo da época). O jardim pode ser visitado todos os dias a partir das 10:00, embora o horário de encerramento varie.
  • Como chegar lá: estes locais estão ligados por transportes públicos, mas situam-se em zonas diferentes da cidade. O cemitério e o museu situam-se na Rat-Beil-Straße e o jardim na Siesmayerstraße 61.

10. Não perca a oportunidade de fazer uma pausa na cidade a partir de Frankfurt

Os arredores de Frankfurt am Main são espectaculares e tem um vasto leque de opções: aldeias encantadoras, castelos e fortalezas antigas, estâncias termais e pequenas cidades fronteiriças - eu digo-lhe tudo o que precisa de saber!

Excursão a Heidelberg

Reservar uma excursão a Heidelberg leva-o a uma hora de Frankfurt para se perder no seu imponente castelo e ver as montanhas cobertas de vinhas. Consoante o itinerário que escolher, poderá mesmo ver o Grande Barril que servia para armazenar milhares de litros de vinho. Em suma, é uma pequena cidade medieval com segredos surpreendentes, como o Museu da Farmácia Alemã, que abriga produtos farmacêuticos de séculos passados.

Excursão à Floresta Negra, Baden Baden e Estrasburgo

Se eu fosse a si, não perderia a oportunidade de reservar uma viagem à Floresta Negra, Baden Baden e Estrasburgo. Longe da azáfama local, espera-o uma aventura que pode ser aproveitada ao máximo:

  • A atmosfera vibrante da Floresta Negra. Esta cidade de montanha é famosa pelas suas casas de campo, pela produção de presunto fumado, pela canoagem e pelas cervejas artesanais.
  • Os banhos termais e o complexo de spa e casino em Baden-Baden, uma cidade termal perto da Floresta Negra.
  • Um passeio de comboio pelo centro histórico de Estrasburgo, uma cidade francesa que tem a Alemanha nas suas veias, uma vez que partilham uma fronteira.

Excursão a Rothenburg

É uma loucura estar tão perto e não reservar uma viagem a Rothenburg. É uma cidade com um ambiente romântico, perfeita para descontrair.

Passeie ao longo das muralhas da cidade, por ruas estreitas e aproveite para ver as armaduras medievais.

Reservar uma excursão a Heidelberg

Avaliações de outros viajantes

4.7
· 4030 Avaliações
  • E
    E.
    5
    (0 Avaliações)
    A excursão foi uma experiência fantástica. As paisagens da Floresta Negra eram de cortar a respiração e adorei explorar as aldeias pitorescas.
  • L
    L.
    4
    (0 Avaliações)
    Baden Baden era elegante e sofisticada, com os seus famosos banhos termais e o seu casino. Estrasburgo surpreendeu-me com a sua bela arquitetura e atmosfera multicultural.
  • S
    S.
    4
    (0 Avaliações)
    Recomendo esta excursão a todos os que queiram desfrutar da natureza e da cultura numa só viagem!
  • S
    S.
    5
    (0 Avaliações)
    Não tenho palavras para descrever o quão maravilhosa foi a excursão à Floresta Negra, Baden Baden e Estrasburgo.
  • I
    I.
    5
    (0 Avaliações)
    Cada sítio tinha o seu encanto único. Passear pelas florestas da Floresta Negra era como estar num conto de fadas.