Mais sobre: Os 6 melhores tours de Hobart
Se planeia visitar Hobart, vai encontrar-se na capital da Tasmânia, o território insular mais a sul da Austrália. Aqui pode descobrir a história local e o seu passado como colónia penal, mas também terá a oportunidade de visitar algumas das mais belas áreas protegidas da Austrália.
Algumas das melhores coisas para fazer em Hobart incluem fazer um passeio de elétrico histórico pelos principais locais da cidade, passear ao longo do Derwent River, participar numa experiência de caiaque, percorrer o centro da cidade a bordo do autocarro turístico local, ver o Farol de Ferro num passeio de barco e maravilhar-se com o Monte Wellington numa excursão organizada.
1. Passeio de elétrico histórico em Hobart

Hobart é conhecida pelo seu espírito colonial e também por ser a cidade mais antiga da Tasmânia, por isso uma das melhores formas de conhecer a sua essência é fazer um passeio no elétrico histórico de Hobart. Durante o passeio, poderá passear pelas estreitas ruas de paralelepípedos do centro da cidade, mas também ver muitos dos edifícios e monumentos mais famosos da cidade.
Ao longo do caminho, verá locais como o histórico bairro de armazéns Salamanca Place, Battery Point, a Cervejaria Cascade, o Royal Tasmanian Botanic Gardens e o porto local. Embora não haja paragens ou serviço hop-on-hop-off, poderá apreciar as vistas panorâmicas desta cidade portuária a partir do elétrico.
Este itinerário não só lhe permitirá descobrir a arquitetura e a essência colonial, como também lhe fornecerá informações sobre cada local que visitar ou nos arredores com um guia áudio em várias línguas. Através dele, descobrirá a rica evolução de Hobart desde os seus dias coloniais até à metrópole moderna que é hoje.
Durante a excursão, ouvirá também músicos locais e artistas de rua que se juntam à excursão, proporcionando entretenimento ao vivo e uma janela para as melodias deste destino.
Detalhes de interesse
- Preço: Cerca de 34 euros por pessoa.
- Duração: Cerca de 3 horas.
2. Cruzeiro no rio Derwent

Como cidade portuária, a história de Hobart está inextricavelmente entrelaçada com o Derwent River, que serpenteia ao longo da orla e complementa o perfil montanhoso circundante. Embora seja possível admirar o afluente a partir do estuário, uma das alternativas mais recomendadas é juntar-se a um dos melhores cruzeiros da cidade.
Esses cruzeiros em Hobart não só lhe darão a oportunidade de cruzar o icônico rio, mas também de se aproximar da vida selvagem diversificada ao longo de suas margens. De aves marinhas a áreas de bosques ribeirinhos, cada canto do Derwent River é o lar de uma amostra da vida selvagem local. Você também pode descobrir a história colonial de Hobart nas antigas docas e estaleiros.
Alternativamente, esses cruzeiros pelo Derwent River oferecem perspectivas únicas de locais históricos icônicos, como a Tasman Bridge e Salamanca Place, um distrito de armazéns que ganhou destaque no final do século XIX com o comércio internacional que tornou a cidade famosa. Durante os passeios, será normalmente acompanhado por um guia local especializado que lhe falará sobre o património marítimo e cultural de Hobart.
Detalhes interessantes
- Preço: Cerca de 19 euros.
- Duração: Entre 1 e 2 horas.
3. Passeio de caiaque em Hobart

Se você quiser conhecer as áreas naturais ao redor da orla marítima de Hobart e quiser fazer isso em uma experiência que se relaciona com os passeios de cruzeiro da cidade, você pode participar de um passeio de caiaque. Acompanhado por um guia experiente, você terá a opção de vários itinerários para atender às suas preferências.
Desde uma curta excursão de 2,5 horas a partir do centro de Hobart até uma exploração mais extensa de 7 horas que o leva a passar por penhascos, grutas e praias, ou mesmo uma viagem épica de 10 horas que o leva à volta da ilha da Tasmânia, encontrará algo para todos. Os passeios de caiaque são ideais se estiver à procura de uma experiência aventureira.
Durante esses passeios, você não apenas remará por várias seções do Derwent River, mas também aprenderá sobre a rica história aborígine e marítima de Hobart e da Tasmânia. Equipado com tudo o que você precisa, incluindo coletes salva-vidas e almoço, este passeio é realizado em pequenos grupos para garantir uma experiência mais personalizada.
Detalhes de interesse
- Preço: Cerca de 74 euros por pessoa.
- Duração: Cerca de 2,5 horas.
4. Excursão de autocarro turístico a Hobart

Se quiser explorar Hobart com conforto e ao seu próprio ritmo, pode optar pela excursão de autocarro turístico hop on-hop off da cidade. Este passeio irá levá-lo em torno dos destaques deste destino e dar-lhe a oportunidade de subir e descer quantas vezes quiser ao longo das 18 paragens ao longo do caminho .
Ao percorrer as ruas desta cidade portuária, verá locais emblemáticos como Salamanca Place e o Royal Tasmanian Botanic Gardens, bem como áreas mais remotas, como South Hobart e Victoria Dock. O itinerário que pode reservar é de um ou dois dias completos, onde pode entrar e sair quantas vezes quiser e desfrutar de um dos melhores autocarros turísticos da cidade.
Ao longo do percurso, também é possível visitar alguns dos museus mais importantes de Hobart, como o Museu Marítimo da Tasmânia e o Museu da Penitenciária.
Paragens incluídas no autocarro turístico
- Cais de Brooke Street
- Salamanca Place
- Princess Park
- Battery Point
- Igreja Anglicana de São Jorge
- Terraço Saint Georges
- Hotel Casino Wrest Point
- Sandy Bay Road
- Cervejaria Cascade
- Fábrica de Fêmeas Cascades
- South Hobart
- Cinemas Village Hobart
- Hobart CBD
- Museu e Galeria de Arte da Tasmânia
- Penitenciária de condenados de Hobart
- Centro Aquático Doone Kennedy Hobart
- Jardim Botânico Real da Tasmânia
- Doca de Victoria
Detalhes de interesse
- Preço: Cerca de 27 euros por pessoa, para a opção de 24 horas sem paragens.
- Duração: Pode optar por um serviço de 24 ou 48 horas, mas se optar por fazer a visita completa, a duração é de aproximadamente 1,5 horas.
5. Passeio de barco no Farol de Ferro de Hobart

Uma das maravilhas da arquitetura marítima a descobrir em Hobart é o Farol Iron Pot. Esta famosa lanterna da Tasmânia, que detém o título de farol mais antigo da Austrália, dar-lhe-á uma visão das complexidades que os navegadores do passado tiveram de enfrentar numa das baías mais perigosas do mundo. Para esta experiência, você pode optar por um cruzeiro de 2,5 horas no Derwent River com a assistência de um guia local especializado.
Ao longo do caminho, além de aprender sobre a história do Farol de Ferro, terá a oportunidade de observar pássaros nativos, como a popular águia marinha de barriga branca, a partir do convés do barco, e também poderá ver vistas do Monte Wellington no horizonte.
Desde o Derwent River até à icónica Hope Beach, estas travessias dar-lhe-ão a oportunidade de ver não só a arquitetura local, mas também a riqueza natural da região. Para além disso, as explicações detalhadas de um guia especializado sobre a história aborígene da Tasmânia dar-lhe-ão também uma visão da inter-relação deste local com o passado da ilha.
Detalhes interessantes
- Preço: Cerca de 85 euros por pessoa.
- Duração: Cerca de 2,5 horas.
6. Passeio ao Monte Wellington

Não há como conhecer Hobart sem visitar o Mount Wellington, portanto, se você é um entusiasta do turismo de aventura, não pode perder uma excursão a esse local distinto no horizonte da região.
Essas experiências geralmente incluem um traslado de ida e volta do hotel e a orientação de um caminhante profissional, para que você possa aproveitar a experiência dele para apreciar as vistas panorâmicas da ilha.
Do topo do Mount Wellington, que se eleva a mais de 1.200 metros acima do nível do mar, poderá ver Hobart e todo o Derwent River. A rota também o leva através de fascinantes ambientes alpinos, dando-lhe a oportunidade de admirar a variada vida selvagem que habita a região. Na descida, você visitará o distrito de Cascades, tornando-o um dos melhores e mais abrangentes passeios a partir de Hobart.
Detalhes de interesse
- Preço: Cerca de 35 euros por pessoa.
- Duração: 3 a 4 horas.
Como reservar uma excursão em Hobart?

Pode reservar qualquer uma destas experiências com antecedência online ou reservá-las quando estiver na capital da ilha. Em todo o caso, se planear visitar Hobart durante o verão, que é a época alta, aconselho-o a reservar antes de chegar para garantir o seu lugar e também para obter melhores preços, uma vez que as tarifas são dinâmicas .
Além disso, se reservar com antecedência, terá a oportunidade de organizar um itinerário que lhe permitirá tirar o máximo partido da sua visita e combinar passeios pela cidade ou nos trilhos naturais com experiências culturais nos melhores museus de Hobart ou visitas guiadas ao centro da cidade, que se destaca pela sua pitoresca arquitetura colonial.
O que é que vou ver nestas excursões?

A resposta dependerá principalmente da excursão que escolher, mas, em geral, terá a oportunidade de ver os principais pontos turísticos de Hobart. Além de alguns dos destaques naturais, como o Monte Wellington e o Rio Derwent, você também pode aprender sobre a história local, marcos e edifícios, e participar de passeios de aventura.
Também pode escolher entre uma variedade de opções de transporte para visitas guiadas ou auto-guiadas à cidade, incluindo o autocarro turístico hop-on-hop-off de Hobart, navios de cruzeiro que o levam pelas atracções marítimas da região e até um elétrico histórico, que o levará de volta às histórias mais significativas do passado de Hobart.
Dicas de passeios turísticos em Hobart

Se está a planear visitar Hobart e quer optar por descobrir a cidade numa excursão organizada, aconselho-o a reservar com antecedência, o que lhe permitirá garantir o seu lugar e também obter melhores preços, que podem ser aumentados por reservas de última hora. Sugiro também que, se viajar durante o verão, verifique o tempo, pois a temperatura é quente mas a região é muito húmida e as chuvas são muito frequentes.
Por outro lado, aconselho-o a fazer uma pesquisa exaustiva antes de visitar os locais históricos da cidade, o que lhe permitirá aproveitar ao máximo as visitas aos edifícios e museus próximos dos pontos do passeio, como a Cascades Female Factory ou o Tasmanian Maritime Museum.
Porquê fazer uma visita guiada em Hobart?

Embora Hobart seja uma cidade bem sinalizada, assim como as partes mais movimentadas da ilha, e, portanto, você terá a oportunidade de se locomover sem grandes problemas por conta própria, optar por uma visita guiada permitirá que você tire o máximo proveito de sua visita e aproveite ao máximo o seu tempo. Normalmente, os guias locais especializados falam-lhe dos mistérios e segredos de cada local histórico, que dificilmente poderá descobrir sozinho.
Além disso, os mesmos guias recomendarão locais para comer, atracções a visitar e até mesmo poupar-lhe-ão dinheiro, uma vez que tornarão a margem de erro durante a sua visita muito menor e melhorarão a sua experiência na ilha.