O que ver e fazer em Melbourne em 3 dias

Em um fim de semana prolongado, você pode visitar alguns dos destinos imperdíveis na segunda maior cidade da Austrália, Melbourne. Aqui está um itinerário para ajudá-lo a otimizar seu tempo.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 9 minutos

O que ver e fazer em Melbourne em 3 dias

Melbourne |©Wesley & Brandon Rosenblum

Melbourne é uma cidade costeira no sudoeste da Austrália, onde prevalece um interessante contraste cultural e arquitetónico. Encontrará edifícios históricos, arranha-céus, um bairro artístico, praças, lojas da moda, restaurantes, bares e muito mais. A cidade está também rodeada por uma série de belas áreas naturais.

Durante a sua estadia, pode visitar a Catedral de São Pedro, ver arte de rua e provar a cozinha oriental na China Town. Também visitará a National Gallery of Victoria, explorará o Healesville Shrine e a Phillip Island, o Yarra Valley e outras das melhores coisas para fazer em Melbourne, que estão listadas abaixo.

Dia 1: Centro histórico de Melbourne, arte de rua, Biblioteca Estadual e Chinatown

Estação Flinders Street|©David
Estação Flinders Street|©David

O primeiro dia do seu itinerário em Melbourne será passado explorando alguns dos destaques do Central Business District da cidade. Veja a Flinders Station, a Federation Square e a St Paul's Cathedral, confira a arte de rua, visite a State Library of Victoria e a ChinaTown.

Passeie pelo centro de Melbourne e veja alguns edifícios icónicos

A aventura do dia começa no centro de Melbourne (a 10 minutos a pé do Central Business District da cidade). Nesta área, poderá ver de perto três edifícios de interesse cultural e arquitetónico, normalmente incluídos em qualquer visita guiada a Melbourne.

  • Flinders Station, que foi a primeira estação ferroviária a vapor da Austrália, construída em 1854. Verá a sua fachada e a torre do relógio que a acompanha.
  • Federation Square. Este espaço ao ar livre fica a cerca de 72 metros da estação e foi construído sobre as linhas férreas. Nesta praça, poderá ocasionalmente ver dezenas de pessoas em frente a um ecrã gigante a assistir a eventos desportivos como o Open da Austrália, etc.
  • A Catedral de São Paulo, um local de culto católico que data de 1891, construído em pedra num estilo arquitetónico neo-gótico. Fica apenas a três minutos a pé da Federation Square.

Reservar uma visita guiada a Melbourne

Veja a arte de rua de Melbourne

A cerca de cinco minutos a pé do destino acima, você pode embarcar em um dos melhores passeios de arte de rua de Melbourne. Você ficará sem fôlego com a engenhosidade e as obras de arte coloridas nas paredes dos becos, ideais para algumas oportunidades de fotos.

Quer esteja fazendo um passeio guiado ou autoguiado de arte de rua em Melbourne, aqui estão alguns dos lugares que você descobrirá:

  • Hosier Lane. Esta rua está repleta de estênceis feitos por artistas locais. Por exemplo, a obra de Adnate, um retrato de uma criança aborígine.
  • AC/DC Lane, com obras alusivas ao guitarrista da banda punk australiana AC/DC, Malcolm Young. Além disso, um mural espantoso de um homem com uma árvore arrancada ao ombro.
  • Duckboard Place. Este beco é o lar de muitas obras de arte, sendo a mais notável a do artista de rua Banksy.

Reserve uma excursão de arte de rua

Biblioteca Estadual de Victoria

A partir do destino anterior, caminhe cerca de 16 minutos na direção de Russell St e encontrará a Victoria State Library. Trata-se de um edifício construído em 1854.

Ao chegar à biblioteca, pode admirar a sua fachada neoclássica e, no interior, pode aceder a mais de 2 milhões de livros. E, se a sua visita coincidir com a época de verão em Melbourne, terá a oportunidade de desfrutar do ar fresco deitado na relva do jardim que rodeia o edifício.

Chinatown em Melbourne

A próxima paragem é Chinatown, localizada a cerca de sete minutos a pé do destino anterior. Lá, você pode mergulhar na cultura oriental, fazer compras e até mesmo fazer um dos melhores tours gastronômicos de Melbourne nos restaurantes do bairro.

Alguns dos lugares para visitar em Chinatown incluem os seguintes:

  • O Museu Chinês, com artefactos históricos, colecções de arte oriental, galeria de dragões onde se pode ver o Dai Long e o Millennium Dai Long.
  • O Emporium Melbourne, que é um centro comercial com lojas de moda.
  • O MidCity, um centro comercial com uma variedade de restaurantes de sushi, comida de fusão, casas de noodles, cafés, casas de chá, bares, entre outros locais, ideal para começar um passeio gastronómico por Melbourne. Encontrará também um cinema, lojas de recordações e muito mais.

Reservar uma excursão gastronómica em Melbourne

Dia 2: Royal Melbourne Botanic Gardens, SEA LIFE Aquarium e Southbank Promenade

Jardins Botânicos Reais, Melbourne|©Marian Pollock
Jardins Botânicos Reais, Melbourne|©Marian Pollock

O plano para este dia é explorar a arte, a natureza e a história da cidade. Tudo isto, sem descurar o lazer e a gastronomia. Para isso, visitará a National Gallery of Victoria, o Royal Botanic Gardens, o Shrine of Remembrance, o SEA LIFE Aquarium e o Southbank Waterfront.

A Galeria Nacional de Victoria

A excursão deste dia começa na National Gallery of Victoria, localizada a cerca de 10 minutos a pé da Flinders Station (centro de Melbourne). Aqui poderá ver uma coleção de arte com mais de 76.000 obras: artefactos, pinturas, esculturas, entre outros.

Neste museu e galeria poderá ver obras como Blue Eyes de Françoise Gilot, que se destaca por ser a primeira obra pertencente à Escola de Paris a integrar as colecções permanentes. Também o Boulevard Montmartre, Manhã, Tempo Nublado de Camille Pissarro, adquirido pela NGV, entre outras.

  • Preço: entrada livre.
  • Horário de abertura: diariamente das 10:00 às 17:00.

O Jardim Botânico Real, Melbourne

A partir da National Gallery of Victoria, terá de caminhar cerca de 12 minutos ao longo da Linlithgow Ave até à próxima paragem do seu itinerário: o Royal Botanic Gardens. Este é um belo cenário natural dentro da cidade.

Pode fazer um passeio de gôndola na lagoa artificial, fazer um piquenique, apreciar a variedade de plantas no local, tirar fotografias fantásticas ou explorar os trilhos a pé ou em duas rodas. De facto, este é frequentemente um dos destinos incorporados em alguns dos passeios de bicicleta em Melbourne.

  • Preço: entrada gratuita.
  • Horário: das 7h30 às 17h30 (diariamente).

Reservar um passeio de bicicleta

O Santuário da Lembrança

Ao sair do Jardim Botânico, caminhe cerca de 15 minutos em direção à St Kilda Rd e encontrará o Shrine of Remembrance. Este é um local para honrar a memória daqueles que serviram na Primeira Guerra Mundial.

Neste santuário, encontrará uma reserva natural com jardins, monumentos, esculturas, fontes e cerca de 250 placas comemorativas; e a Gallery of Remembrance, com 100 anos de história australiana no período da guerra: artefactos, obras de arte, filmes, etc. Para além disso, existe a zona da varanda, de onde se tem uma vista panorâmica fantástica.

  • Preço: entrada gratuita.
  • Horário de funcionamento: diariamente das 10:00 às 17:00.

Aquário SEA LIFE de Melbourne

A próxima paragem fica a cerca de 30 minutos de autocarro ou 10 minutos de carro do Shrine of Remembrance. Este é o Aquário SEA LIFE de Melbourne, onde aprenderá sobre a vida marinha australiana. Ideal se estiver em Melbourne com crianças.

Com os bilhetes para o Aquário SEA LIFE de Melbourne, terá acesso a um total de 12 áreas ecológicas com pinguins, crocodilos, cavalos-marinhos, tubarões e dezenas de peixes. Também pode participar em actividades interactivas e ouvir palestras dadas por biólogos especializados.

  • Preço: a partir de 42 euros por pessoa.
  • Horário de funcionamento: diariamente das 9h30 às 17h.

Passeio marítimo de Southbank

Para terminar o seu segundo dia em Melbourne, nada melhor do que ir para o Southbank Promenade. Para o fazer, terá de caminhar cerca de 10 minutos a partir do destino anteriormente visitado. Desta forma, terá acesso a uma série de restaurantes e bares com uma vista privilegiada para o rio Yarra.

Pode entrar no Crown Casino para uma noite diferente ou, em alternativa, passear e apreciar o Gas Brigades Fire Show. Este é um espetáculo que se realiza a cada 60 minutos, das 20h00 à meia-noite. O Southbank Promenade é definitivamente uma das coisas para fazer em Melbourne à noite.

Dia 3: Faça uma pausa na cidade e aproveite o ar livre

Rio Yarra|©Miss Krin
Rio Yarra|©Miss Krin

O plano para o terceiro e último dia do seu itinerário em Melbourne é simples. Basta conectar-se com uma visita guiada ou excursão, permitindo-lhe escapar da agitação da cidade e explorar espaços naturais únicos na área circundante. Por exemplo, o Santuário de Healesville e a Ilha Phillip, o Vale Yarra ou o Parque Nacional Grampians.

Opção 1: Descubra o Santuário de Healesville e a Ilha Phillip em Melbourne

Embarcar numa excursão ao Santuário de Healesville e à Ilha Phillip em Melbourne é uma experiência a não perder durante a sua viagem. Juntamente com um guia especializado, deixará a cidade de carro e passará um dia diferente ao ar livre. Estará rodeado de paisagens naturais pitorescas e observará espécies animais incríveis.

A primeira paragem será no Santuário de Healesville para ver aves de rapina, coalas, ornitorrincos, cangurus e muito mais. Depois, em Phillip Island, terá a oportunidade de assistir ao desfile dos pinguins. Este é um espetáculo natural único, onde os pinguins emergem do mar para se refugiarem nas suas tocas.

Informações úteis

  • Preço: o preço da excursão é de aproximadamente 111€ por pessoa.
  • Duração: a duração estimada desta experiência é de 11 horas.
  • Vantagens: poderá observar diferentes espécies animais num espaço natural fantástico.

Reservar uma excursão ao Santuário de Healesville e à Ilha Phillip

Opção 2: Explore o Yarra Valley a partir de Melbourne

O Vale de Yarra é um destino popular para visitar a partir de Melbourne. Afastar-se-á da azáfama da cidade para desfrutar das belas paisagens do campo australiano, que também é conhecido por ser uma região vinícola com muitas adegas há muito estabelecidas.

Ao longo da atividade, será acompanhado por um guia-motorista, que o levará a algumas das adegas da região. Por exemplo, a De Bortoli Yarra Valley Estate, considerada uma das mais antigas, entre outras.

Ao longo deste passeio pelo Yarra Valley a partir de Melbourne, aprenderá como é feito o vinho australiano, passeará pelas vinhas e fará algumas provas com tintos como Cabernet Sauvignon, Moscato, Pinot Noir. Também irá deliciar o seu paladar com outros produtos: sumos de fruta cultivados em quintas locais e chocolate artesanal.

Informações úteis

  • Preço: o preço da excursão é de cerca de 104€ por pessoa.
  • Duração: A duração desta experiência é de cerca de 8 horas.
  • Benefícios: Irá conhecer a paisagem vinícola do interior da Austrália e ver de perto o processo de produção de algumas das adegas locais.

Reservar uma excursão ao Vale Yarra

Opção 3: Visitar o Parque Nacional Grampians a partir de Melbourne

Outra escapadela de Melbourne que pode fazer no terceiro dia do seu itinerário é visitar o Parque Nacional Grampians a partir de Melbourne. Estará em contacto direto com a natureza, visitará aldeias históricas e verá cangurus selvagens.

Depois de contactar o seu motorista-guia em Melbourne, embarcará num miniautocarro e iniciará a sua excursão ao Parque Nacional Grampians a partir de Melbourne, onde verá algumas das seguintes atracções:

  • A Silverband Waterfall, uma cascata de dois níveis que o vai surpreender.
  • OReed Lookout é um ponto de observação com vista para o Victoria Valley.
  • O Boroka Lookout, que é um miradouro com vista para o Lago Bellfield com uma vista única do Parque Nacional das Montanhas Grampian.
  • The Wonderland Loop Hike, uma área com florestas de eucaliptos, cangurus, MacKenzie Falls e paisagens pitorescas.

Informações úteis

  • Preço: o custo aproximado é de 85 euros por pessoa.
  • Duração: A atividade dura normalmente cerca de 13 horas.
  • Benefícios: Desfrutará de uma paisagem deslumbrante de canyons, cascatas, cangurus e flora selvagem.

Reservar uma viagem ao Parque Nacional de Grampians

Utilizar o autocarro de turismo para distâncias mais longas

skybus vermelho na rua|©Michael Fedor
skybus vermelho na rua|©Michael Fedor

O autocarro turístico de Melbourne é uma excelente opção para poupar tempo na sua viagem de três dias. Você poderá percorrer longas distâncias sem problemas, graças às muitas paradas gratuitas nas principais atrações da cidade.

Há a rota St Kilda, que funciona das 9h45 às 16h45 e passa em cada parada a cada duas horas. Também a rota City Walk, com 15 paragens e 16 pontos de interesse, funciona das 9h30 às 17h30 e passa a cada 40 minutos.

Alguns dos locais para onde pode viajar incluem a Federation Square, o Shrine of Remembrance, o Arts Centre, o SEA LIFE Melbourne Aquarium, o Arts Centre Melbourne, o St Kilda Botanical Gardens, entre outros que pode verificar acedendo a um mapa da rota do autocarro.

Cartão Myki para viajar em qualquer transporte público em Melbourne

Cartão inteligente de transporte integrado|©urbanbicyclist
Cartão inteligente de transporte integrado|©urbanbicyclist

Em termos de transporte público, Melbourne é muito bem conectada. Existem linhas de autocarros, comboios e eléctr icos. Mas para aceder a qualquer um deles, é necessário adquirir um Myki Card, que é o cartão oficial para viajar na cidade.

Pode comprar o cartão no **aeroporto,**na estação de comboios, na paragem de elétrico ou nas lojas autorizadas. Também tem a possibilidade de comprar o cartão online através do seu telemóvel. Depois, basta digitalizar o Myki Card sempre que entrar no seu transporte.

Destaques das actividades de 3 dias em Melbourne

Excursão a Melbourne|©Arm Storage
Excursão a Melbourne|©Arm Storage
  • Dia 1
  • Descubra alguns dos destaques do Central Business District.
  • Grátis
  • 24 horas por dia
  • Dia 2
  • Aquário SEA LIFE de Melbourne
  • A partir de £42 por pessoa (aprox.)
  • 9:30h às 17:00h (diariamente)
  • Dia 3
  • Santuário de Healesville e Ilha Phillip em Melbourne
  • A partir de €104 por pessoa (Aprox.)
  • Duração aprox. 8 horas