Melhores coisas para fazer em Banff
Banff é um dos melhores destinos turísticos para descobrir as Montanhas Rochosas canadianas. Eis o que pode fazer para tirar o máximo partido da sua visita.
Banff é uma cidade situada nas Montanhas Rochosas canadianas e é popular pelas suas paisagens cénicas e atmosfera alpina. Com uma oferta equilibrada de actividades ao ar livre e atracções relaxantes, é um paraíso para aqueles que procuram explorar paisagens cénicas e descobrir trilhos para caminhadas.
Algumas das melhores coisas para fazer em Banff incluem visitar o Parque Nacional de Banff, apanhar o teleférico Banff Gondola, percorrer as lojas e bancas ao longo da Banff Avenue e descobrir as exposições no Museu Banff Park, que oferece uma visita à biodiversidade e ao património natural da região.
1. Visitar o Parque Nacional de Banff
Reservar uma viagem ao Parque Nacional de Banff, situado no coração das Montanhas Rochosas canadianas, é uma experiência obrigatória para os amantes da natureza. Este parque, que é o mais antigo do Canadá e um dos primeiros do mundo, alberga fontes termais e paisagens que incluem montanhas, lagos cristalinos e florestas densas.
No interior do parque, encontrará vistas panorâmicas do Lago Louise e do Lago Moraine, cujas águas reflectem o vale dos Dez Picos. Estes locais são perfeitos para fazer caminhadas, andar de caiaque ou simplesmente relaxar e descontrair nas pousadas.
No inverno, Banff é também um excelente local para a prática de esqui e snowboard, com estâncias como Sunshine Village e Mount Norquay. O parqueé também o lar de alces, ursos pardos, lobos e cabras da montanha, pelo que poderá avistar alguns destes animais no seu habitat natural durante a sua visita. No interior do complexo, encontrará também o Museu do Parque Banff, que apresenta a biodiversidade da região.
2. Aprecie as vistas panorâmicas do teleférico Banff Gondola
Compre bilhetes para o Teleférico Banff Gondola e descobrirá uma das mais belas experiências cénicas deste destino. O passeio levá-lo-á ao topo do Monte Sulphur, onde poderá desfrutar de vistas deslumbrantes sobre as Montanhas Rochosas e os vales circundantes.
O passeio começa na base da montanha, a poucos quilómetros do centro de Banff, e sobe até uma altitude de mais de 2.200 metros para um passeio de oito minutos através da paisagem alpina.
No topo, encontrará um miradouro com uma vista de 360 graus sobre a área circundante. De lá, poderá ver o Bow Valley, o Monte Rundle e a extensão de montanhas cobertas de neve, especialmente se planear visitar Banff durante o inverno.
Além disso, no topo do Sulphur, pode visitar o centro interpretativo interativo que oferece informações sobre a geologia, a flora e a fauna do Parque Nacional de Banff. Também encontrará opções de refeições, como o restaurante Sky Bistro, onde pode desfrutar de uma refeição com vistas panorâmicas.
3. Relaxe nas piscinas termais de Banff Upper Hot Springs
Banff Upper Hot Springs é um dos destinos mais relaxantes e icónicos do Parque Nacional de Banff, oferecendo uma experiência única para aqueles que procuram descontrair e desfrutar das propriedades terapêuticas das fontes termais naturais.
Localizadas a cerca de 1.585 metros acima do nível do mar, estas fontes termais ricas em minerais combinam natureza e cuidados de saúde. Nas Banff Upper Hot Springs pode mergulhar em águas que sãomantidas a uma temperatura ideal entre 37°C e 40°C, tornando-as um local perfeito para visitar tanto nos dias frios de inverno como nas noites frescas de verão .
As instalações do Banff Upper Hot Springs foram concebidas para complementar a experiência de relaxamento com todas as comodidades necessárias, incluindo vestiários, chuveiros, serviços de aluguer de fatos de banho e toalhas e uma loja de recordações. Tambémpode visitar um terraço com cadeiras e relaxar fora da água, desfrutando do ar fresco da montanha e das instalações do café e do bar.
4. Ver o Lago Minnewanka
Com 21 quilómetros de comprimento, o Lago Minnewanka é um dos maiores e mais longos lagos das Montanhas Rochosas Canadianas e um excelente local para desfrutar de actividades ao ar livre.
Aqui pode participar em actividades de barco e caiaque, que lhe permitem desfrutar de vistas panorâmicas das montanhas e florestas circundantes a partir da água. Também pode participar em actividades de caminhadas e, no inverno, é um destino popular para a prática de esqui de fundo e patinagem no gelo.
O lago, no entanto, também é conhecido pela sua história subaquática, uma vez que as profundezas do lago albergam uma antiga aldeia que foi inundada durante a construção de uma barragem em meados do século XX. Este sítio arqueológico atrai mergulhadores de todo o mundo que procuram explorar os restos desta antiga comunidade à beira do lago.
Perto do parque natural, pode também descobrir outros rios populares da região. Entre eles, pode reservar uma excursão ao Louise e ao Moraine a partir de Banff para descobrir estes locais, que fazem parte do circuito de montanhismo da região. Pode mesmo lá chegar se decidir comprar bilhetes para o Banff National Park Sightseeing Bus.
5. Passeio pelo Parque Nacional Yoho
O Parque Nacional Yoho é um dos cantos mais bonitos e menos explorados da área de Banff.
Fundado em 1886, Yoho foi um dos primeiros parques nacionais do Canadá e seu nome vem de uma palavra indígena Cree que significa "maravilha", uma descrição adequada para esta paisagem de montanhas, desfiladeiros de água e lagos cristalinos. Apesar de ser menos lotado do que os parques vizinhos**, como o Parque Nacional de Banff,** Yoho oferece alguns dos pontos turísticos mais interessantes da região, atraindo aventureiros e amantes da natureza de todo o mundo. Além disso, no caminho entre o centro de Banff e a entrada de Yoho, é possível reservar uma caminhada no gelo no Johnston Canyon, que é uma das actividades mais populares da região.
Entre as suas atracções está o Lago Emerald, cujas águas estão rodeadas por montanhas escarpadas e florestas densas. Este lago é um destino perfeito para a prática de canoagem ou para um passeio pelas suas margens, onde se pode apreciar as vistas e o silêncio da natureza. Outro ponto alto da natureza selvagem das Montanhas Rochosas são as Cataratas de Takakkaw, uma impressionante queda de água de 373 metros.
O Parque Nacional de Yoho também é famoso pela sua geologia. Um dos locais mais importantes é o depósito de fósseis de Burgess Shale, que contém fósseis excecionalmente bem preservados com mais de 500 milhões de anos. Uma das melhores maneiras de visitar Yoho é combinar a sua excursão com uma visita ao Parque Nacional de Banff, que fica ao lado.
6. Ver o miradouro do Canto da Surpresa
Se quiser concentrar a sua viagem em passeios panorâmicos, não pode perder o Surprise Corner Overlook, que é um dos mais emblemáticos na área do Parque Nacional de Banff e é conhecido por oferecer uma vista do histórico Fairmont Banff Springs Hotel, que está aninhado entre uma floresta de pinheiros e os picos escarpados das Montanhas Rochosas.
O nome vem da impressão inesperada que os visitantes têm quando chegam aqui, onde a estrada vira e, de repente, a vista se desdobra para o hotel-castelo no meio da paisagem montanhosa.
No entanto, vale a pena notar que, a partir do miradouro, é possível ver não só o hotel, mas também o rio Bow,que serpenteia pelo vale, criando um contraste perfeito com as florestas verdes e as formações rochosas que o rodeiam. Se decidir ir a pé até ao local, também pode reservar uma experiência de equitação ao longo das margens do Bow
É fácil e cómodo chegar ao Surprise Corner, o que o torna um local de visita obrigatória para quem passa de carro por Banff. Embora o miradouro principal esteja mesmo à saída da estrada, os visitantes também podem explorar alguns trilhos próximos que oferecem diferentes perspectivas da área.
7. Visitar o Museu do Parque Banff
O Banff Park Museum abriga uma das mais antigas exposições de história natural do Canadá e é imperdível para aqueles que querem aprender mais sobre a biodiversidade e a história do Parque Nacional de Banff. Inaugurado em 1895, este museu histórico é uma joia cultural que preservou o seu encanto vitoriano original, tanto na sua arquitetura de madeira como na disposição das suas exposições.
O edifício em si é um exemplo da arquitetura rústica que define a região e é designado como Local Histórico Nacional, tornando-o uma parte fundamental do património do parque.
A exposição apresenta uma coleção de mais de 5.000 espécimes que representam a flora e a fauna das Montanhas Rochosas. Ao percorrer as exposições, verá animais empalhados, como ursos pardos, alces, águias e lobos. Se é um entusiasta da vida selvagem, também pode reservar uma viagem a um santuário de ursos pardos na área de Banff.
A coleção do Museu do Parque de Banff inclui insectos, fósseis e minerais, proporcionando uma visão abrangente dos diversos ecossistemas que compõem esta região montanhosa canadiana. De acordo com o seu design original, as exposições estão dispostas no estilo tradicional de museu vitoriano, fazendo com que os visitantes se sintam como se tivessem recuado no tempo.
8. Visitar os Lagos Vermilion
Se quiser visitar um dos lugares mais bonitos de Banff, não pode deixar de visitar os Lagos Vermilion, que são uma série de pequenos lagos e pântanos que oferecem algumas das paisagens mais tranquilas e pitorescas da região.
Rodeados pelas Montanhas Rochosas Canadianas e pelo Monte Rundle, estes lagos são especialmente populares ao nascer e ao pôr do sol. Uma das actividades mais comuns nos Lagos Vermilion é a observação da vida selvagem. Estas zonas húmidasalbergam uma rica biodiversidade e numerosas espécies de aves aquáticas, como garças, patos e águias. Nas primeiras horas da manhã, é possível ver castores a trabalhar nas suas barragens ou alces a pastar nas margens e, em dias claros, é possível avistar a margem do lago a partir da 1A Canadian Scenic Byway.
Os fotógrafos da natureza encontrarão nestes lagos um local excecional para obter imagens da vida selvagem, e os trilhos próximos permitem passeios ao longo da margem ou através da floresta.
Se procura um local para a prática de desportos aquáticos e de montanha, os lagos Vermilion são também um local popular para a prática de canoagem e caiaque. Remar nas águas calmas rodeadas de montanhas e florestas é uma experiência perfeita para uma perspetiva diferente da região, em comparação com os locais mais turísticos de Banff.
9. Descubra o passeio comercial da Banff Avenue
Enquanto o cenário natural domina a paisagem de Banff, encontrará também o passeio comercial da Banff Avenue, uma rua principal que combina o encanto alpino com uma oferta comercial diversificada e atraente.
Esta avenida é o ponto de encontro de turistas e habitantes locais e é onde se reúnem as lojas, restaurantes e cafés mais populares da cidade. Nas proximidades, pode também reservar uma visita guiada aos fantasmas de Banff, uma experiência assustadora que lhe dará um lado alternativo (e aterrador) deste destino.
Ao longo da Banff Avenue, notará a arquitetura rústica dos edifícios que se misturam com o ambiente natural, criando uma atmosfera acolhedora e descontraída. Ao longo desta artéria comercial, pode também comprar artesanato local, vestuário de montanha e produtos feitos à mão pelas comunidades indígenas.
A Banff Avenue é também famosa pela sua gastronomia. Encontrará de tudo , desde cafés a sofisticados bistrôs e churrascarias. Pode desfrutar de uma refeição gourmet em locais como a Park Distillery, que oferece pratos locais, ou experimentar a cozinha italiana, japonesa ou indiana noutros restaurantes da zona.
10. Caminhe pelo Columbia Icefield Skywalk
O Columbia Icefield Skywalk é uma das experiências mais emocionantes que pode desfrutar no Parque Nacional de Jasper, perto da fronteira de Banff. Este passadiço de vidro , suspenso a mais de 280 metros acima do Vale do Glaciar Sunwapta, oferece-lhe uma vista sobre os glaciares e a vasta paisagem das Montanhas Rochosas Canadianas.
Inaugurado em 2014, o Skywalk foi concebido para proporcionar uma ligação única com a natureza, permitindo aos visitantes caminhar literalmente acima do vazio e desfrutar de uma vista panorâmica sem paralelo do ambiente glaciar e alpino. A visita a este local começa com um passeio ao longo de um trilho interpretativo que o levará através de uma série de exposições sobre a geologia, a ecologia e a história da região. À medida que avança,aprenderá sobre a formação dos glaciares e o papel crucial que desempenham no ecossistema das Montanhas Rochosas.
Quando chegar ao Columbia Icefield Skywalk, pode caminhar ao longo do passadiço de vidro, que se projecta para fora do penhasco, e ver a paisagem abaixo de si, dando-lhe uma perspetiva vertiginosa do vale e do rio Sunwapta, que corre centenas de metros abaixo.