O que ver e fazer em Bogotá em 3 dias
Bogotá é a maior cidade da Colômbia e tem algumas das principais atracções do país, pelo que uma visita completa em 3 dias pode ser difícil, mas não impossível. Aqui está uma lista dos sítios que pode visitar por proximidade geográfica.
Se planeia visitar Bogotá em 3 dias e quer organizar um itinerário em torno das diferentes atracções da cidade, deve ter em conta que a capital colombiana oferece muitas opções e que as distâncias entre cada um dos locais podem ser muito longas. É por isso que a melhor alternativa é organizar um circuito baseado na proximidade geográfica, por isso, abaixo sugiro um plano de viagem seguindo este princípio.
Algumas das melhores coisas para fazer em Bogotá em 3 dias incluem visitar o Museu do Ouro, passear por La Calendaria, visitar a favela El Paraíso, participar num tour de cerveja, visitar o Cerro Monserrate, percorrer as plantações de café nos arredores da capital, fazer um passeio noturno de autocarro, visitar a Villa de Leyva e contemplar o horizonte a partir da Torre Colpatria.
Dia 1: Visitar o Museu do Ouro, passear por La Candelaria, visitar a favela El Paraíso e participar num tour de cerveja em Bogotá.
Para o primeiro dia da tua viagem, proponho-te um passeio pela zona mais tradicional de Bogotá, que inclui o bairro colonial de La Candelaria e os seus edifícios históricos, bem como o pitoresco Museu do Ouro. Também poderás ver um lado diferente da capital colombiana na favela El Paraíso e participar num tour de cerveja. Estás pronto para começar?
Visitar o Museu do Ouro
Para começar o passeio, sugiro que visite o Museu do Ouro, que é uma das exposições mais populares da Colômbia e também um tesouro cultural que leva os visitantes a uma viagem no tempo até as civilizações pré-colombianas das Américas.
Nas suas salas, encontrará uma coleção de peças de ouro e objectos arqueológicos que narram a riqueza e diversidade das culturas indígenas anteriores à conquista hispânica. As exposições deste museu, considerado um dos melhores do seu género no mundo, vão desde jóias funerárias a elaboradas peças cerimoniais,revelando a mestria artesanal destas comunidades antigas.
Em cada uma das galerias, poderá ficar a conhecer as crenças, os rituais e os modos de vida que moldaram as culturas Muisca, Quimbaya e Tairona. O museu não só alberga tesouros de ouro, como também exibe cerâmicas, têxteis e arte plumária,proporcionando uma visão abrangente da diversidade cultural da região. Além disso, o seu design arquitetónico moderno proporciona uma experiência imersiva, enquanto a narrativa do museu destaca a importância histórica e cultural destas civilizações pré-colombianas.
O Museu do Ouro pode ser acedido a partir de qualquer ponto da cidade através dos autocarros das linhas T12, T13, A124, K324 e H907. A entrada custa cerca de 8 euros por pessoa e está incluída entre as atracções do Bogotá City Pass.
Passear por La Calendaria
Caminhar por La Candelaria permitir-lhe-á descobrir a história e a cultura da capital colombiana.
Nas suas ruas estreitas de paralelepípedos, adornadas com fachadas coloniais, poderá distinguir o perfil mais tradicional de Bogotá, e entre os edifícios circundantes mais famosos pode ver a Catedral Primada da Colômbia e a Plaza de Bolivar Além disso, em La Candelaria pode ver os murais de rua, que constituem uma galeria de arte ao ar livre. Ali também sepode descobrir o sabor do verdadeiro café colombiano e visitar alguns dos restaurantes mais antigos deste destino.
Na Plaza de Quevedo, pode ver a icónica bica de água que marca o local exato da fundação de Bogotá. Este local é um ponto de encontro entre locais e visitantes e é também o quilómetro zero da capital colombiana.
La Candelaria, muitas vezes o epicentro das melhores visitas guiadas de Bogotá, fica a 10 minutos de viagem do Museu do Ouro nos autocarros C80 e L307 ou nos autocarros turísticos hop-on-hop-off da cidade.
Conhecer a favela El Paraíso numa visita guiada
A zona mais tradicional de Bogotá é constituída por La Candelaria, mas também pelas zonas populares de Ciudad Bolivar. Um destes bairros, o maior da região, é El Paraíso, uma favela urbanizada que lhe dará uma perspetiva autêntica, longe de estereótipos, para descobrir os costumes e a riqueza cultural deste lugar.
Se optar por uma visita guiada, poderá descobrir em primeira mão a diversidade de actividades que caracterizam a vida em El Paraíso, desde a colorida arte de rua até às empresas locais que reflectem a criatividade e o espírito empreendedor da comunidade. Os guias, na sua maioria residentes locais, partilharão consigo histórias pessoais que oferecem uma visão aprofundada da vida quotidiana nesta favela.
Em El Paraíso, a música e a dança são elementos fundamentais da expressão cultural e, durante a visita, é possível assistir a espectáculos ao vivo que reflectem esta faceta. Durante a visita, pode também ter uma vista panorâmica deste local a partir do funicular que atravessa todo o bairro.
A partir do Museu do Ouro, é possível chegar a El Paraíso de autocarro, através das linhas C80, L81, T12, H13 e H15, embora muitas das visitas guiadas incluam transferes e recolhas no hotel ou num local central.
Participe numa visita a uma fábrica de cerveja
Depois de um passeio cultural aprofundado durante o primeiro dia, a melhor alternativa é fechar o dia num dos tradicionais passeios de cerveja de Bogotá.
Nestas experiências é possível visitar as cervejarias locais mais populares, onde se pode degustar uma variedade de cervejas artesanais, além de conhecer a cultura cervejeira local, visitar as cervejarias eaprender sobre o processo de fabricação da cerveja. Além disso, alguns passeios também oferecem experiências gastronómicas que complementam os passeios, tornando estas actividades uma das melhores coisas para fazer em Bogotá à noite.
Tenha em conta que estas experiências não só lhe permitirão provar os diferentes tipos de cerveja, como também conhecerá o espírito festivo e a vida nocturna de Bogotá, em bairros como Usaquén e Zona T, duas das zonas mais animadas da capital colombiana.
Dia 2: Visita ao Cerro Monserrate e passeio de funicular, visita às plantações de café nos arredores de Bogotá e passeio no autocarro turístico noturno da cidade.
Depois do passeio tradicional do primeiro dia, para o segundo dia proponho um circuito para conhecer outra perspetiva de Bogotá. A partir do Cerro Monserrate descobrirá as vistas panorâmicas da cidade, nas plantações de café circundantes poderá distinguir a cultura local e um passeio de autocarro noturno dar-lhe-á uma panorâmica do horizonte noturno.
Visitar o Cerro Monserrate
O Cerro Monserrate, a 3.100 metros acima do nível do mar, é o ponto mais alto da capital. Os trilhos, que o podem levar ao topo, combinam a aventura oferecida pela natureza envolvente com a adrenalina do teleférico a partir das suas cabines panorâmicas.
Uma vez no topo, poderá desfrutar de vistas arrebatadoras de Bogotá, desde os arranha-céus da cidade até às montanhas que rodeiam a capital.
Poderá também apreciar a arquitetura única da Basílica del Señor Caído, um local de peregrinação com uma estátua venerada que atrai visitantes de todo o país. Se quiser optar por um passeio de aventura, em vez do teleférico pode optar por caminhar pelos trilhos sinuosos que levam ao topo, embora deva ter em atenção que isso levará mais tempo,o que pode perturbar o seu plano de viagem durante uma estadia curta.
A base do Cerro Monserrate pode ser alcançada a partir do centro da cidade através das linhas de autocarro 7, L325, L422, L519 e H617.
Passear pelas plantações de café à volta de Bogotá
Uma das melhores excursões que pode fazer a partir de Bogotá é explorar as plantações de café da cidade, o que lhe permitirá mergulhar na própria essência da cultura colombiana, que está intimamente relacionada com a produção desta matéria-prima.
Este passeio levá-lo-á a percorrer as plantações de café, onde terá a oportunidade de conhecer o processo de cultivo, colheita e produção da bebida mais emblemática da Colômbia. Também aprenderá os segredos da colheita manual, uma prática profundamente enraizada que destaca a importância da mão de obra local na indústria do café.
Durante a experiência do café em Bogotá, terá a oportunidade de visitar pequenas quintas e aprender sobre as diferentes variedades de café cultivadas na região. Além disso, alguns passeios incluem degustações onde se pode saborear as notas únicas dos cafés locais, acompanhados de doces regionais.
Dar um passeio no autocarro de turismo noturno da cidade.
Durante uma curta estadia numa cidade tão grande como Bogotá, são necessários passeios eficientes e uma das formas mais práticas de conhecer o horizonte noturno da capital colombiana é participar nas excursões em autocarros turísticos da cidade. Nestes itinerários, poderá visitar as principais avenidas e locais históricos, dando-lhe uma perspetiva completamente diferente da diurna.
Estes autocarros, que normalmente começam em La Candelaria, costumam incluir paragens estratégicas em pontos de interesse como a Catedral Primada ou a Plaza de Bolivar, onde a arquitetura colonial ganha vida com a iluminação nocturna. Durante o passeio, os guias turísticos partilharão consigo histórias que lhe permitirão descobrir a história e as lendas da cidade, tornando-o numa das melhores coisas para fazer à noite em Bogotá.
Para além dos monumentos históricos, algumas excursões nocturnas de autocarro também incluem viagens a zonas modernas repletas de restaurantes e bares, como o Paseo de la 26, que normalmente marca o fim destas excursões e é onde encontrará muitos lugares para jantar durante o final do seu segundo dia em Bogotá.
Dia 3: Veja a Villa de Leyva, visite o Museu Botero e aprecie a vista da cidade a partir da Torre Colpatria
Bogotá é uma cidade diversa, eclética e versátil, por isso o terceiro dia da sua excursão será uma homenagem a estas caraterísticas de Bogotá. Poderá combinar uma visita a um dos mais belos povoados coloniais da capital com uma visita ao Museu Botero, um dos mais tradicionais e representativos deste destino.
Conhecer a Villa de Leyva
Bogotá é um lugar ideal para usar como base para descobrir os locais próximos, por isso uma das melhores actividades que pode fazer a partir da capital colombiana é descobrir Villa de Leyva, uma cidade que se destaca pelas suas ruas empedradas, casas coloniais e uma atmosfera que parece estar parada na era hispânica.
Ao percorrer as suas praças e recantos, mergulhará numa história que remonta ao século XVI, quando Villa de Leyva foi fundada pelo capitão espanhol Hernán Suárez de Villalobos. O coração da cidade é a Plaza Mayor, uma das maiores da América Latina, ladeada por edifícios históricos e pela Igreja Paroquial de Nuestra Señora del Rosario.
Por outro lado, durante a sua visita também pode visitar o Museu Paleontológico de Villa de Leyva, que se destaca pela sua beleza arquitetónica e por ser um farol cultural e artístico na região. A Villa de Leyva pode ser alcançada numa excursão organizada de manhã, com uma duração aproximada de 8 horas, ou pode ser visitada por conta própria num autocarro de longo curso.
Visitar o Museu Botero
Fernando Botero não é apenas um dos maiores expoentes culturais da Colômbia, mas também um dos filhos pródigos da capital colombiana. Apesar de ter nascido em Medellín, viveu durante muito tempo em Bogotá e criou uma forte ligação com a cidade e a sua comunidade. Atualmente, no que foi uma das suas residências, pode visitar o Museu Botero.
Neste museu, encontra-se uma grande parte da coleção do artista, que se caracteriza pelas suas figuras voluptuosas de estilo inconfundível.
O Museu Botero pode ser acedido através das linhas de autocarro K86, M86, L81, L307, H307, H317 e P500 e dos autocarros turísticos hop-on-hop-off da cidade.
Ver as vistas da cidade a partir da Torre Colpatria
Para fechar o terceiro e último dia do seu passeio por Bogotá, sugiro que visite um dos edifícios mais emblemáticos da cidade para descobrir uma das melhores vistas panorâmicas da região a partir do seu terraço. A Torre Colpatria, com 196 metros de altura, é um dos faróis do desenho urbano de Bogotá e, à noite, está no seu melhor.
Esta estrutura, construída em 1979 e outrora a mais alta da América do Sul, oferece à noite um miradouro de 360° que inclui uma vista panorâmica da Catedral Primada, da Plaza Bolívar e das montanhas circundantes. Também se pode descobrir das alturas o complexo traçado de Bogotá, que inclui desde bairros exclusivos a sítios populares como a favela El Paraíso.
De notar que se visitar a Torre Colpatria, que se situa na Alameda, pode também descobrir os restaurantes e bares da zona, onde pode provar alguns dos pratos típicos locais ou mesmo participar num passeio gastronómico, que é frequentemente considerado uma das melhores experiências em Bogotá.
A Torre Colpatria do Museu Botero pode ser alcançada através das linhas de autocarro M47, M83, T25, A620, B907 e B919.
Itinerário da excursão de 3 dias por Bogotá
- Dia 1
- Visita ao Museu do Ouro
- Visita a La Candelaria
- Visita à favela El Paraíso
- Participar numa visita a uma fábrica de cerveja
- Dia 2
- Visita ao morro de Monserrate
- Visita às plantações de café
- Passeio de autocarro turístico
- Jantar no Paseo de la 26
- Dia 3
- Conhecer Villa de Leyva
- Visita ao Museu Botero
- Visita ao miradouro da Colpatria
- Jantar em Alameda