10 coisas para ver e fazer em Seul no verão

No verão, Seul oferece muitas actividades e atracções a não perder. Se visitar a capital sul-coreana em junho, julho ou agosto, aqui estão alguns eventos que não deve perder.

Ana Vilar

Ana Vilar

leitura de 10 minutos

10 coisas para ver e fazer em Seul no verão

verão em Seul | ©lazy fri13th

Quer visitar Seul no verão e pergunta-se quais são as melhores coisas para fazer na capital coreana durante esta estação? Nos meses mais quentes, Seul tem muito para oferecer, com actividades refrescantes e áreas de interesse que gostará especialmente de visitar com o tempo mais quente.

Desde festivais de música a maravilhas arquitectónicas, encontrará muito para fazer em Seul durante a época de verão. Deixe-me guiá-lo por 10 coisas para ver e fazer em Seul no verão.

1. Passear e petiscar no Palácio de Gyeongbokgung

Palácio de Gyeongbokgung| ©Aleksandr Zykov
Palácio de Gyeongbokgung| ©Aleksandr Zykov

Visitar o Palácio de Gyeongbokgung é quase uma obrigação, por isso é uma das visitas obrigatórias se estiver à procura do que ver e fazer em Seul em 3 dias, esta visita guiada irá mergulhá-lo na história e grandeza da Coreia do Sul através deste palácio icónico.

Construído no século XIV, é um dos melhores palácios para visitar em Seul e oferece uma janela para a vida da realeza coreana no passado. Ao entrar nos seus pátios e corredores, um guia especializado levá-lo-á numa viagem no tempo, revelando histórias e detalhes que o transportarão para uma era de esplendor.

Uma visita guiada ao Palácio de Gyeongbokgung pode dar-lhe uma compreensão mais profunda da arquitetura e do simbolismo por detrás de cada estrutura. Aprenderá sobre a importância dos elementos geométricos, as cores e os padrões que adornam as fachadas e como cada detalhe reflecte aspectos fundamentais da filosofia coreana. Durante a visita, assistirá à impressionante Mudança da Guarda, um ritual tradicional que o levará de volta ao tempo da monarquia. Os trajes e as cerimónias são uma recordação da rica tradição que vive em Seul.

Embora possa ser visitado durante todo o ano, é especialmente interessante visitá-lo no verão, pois poderá desfrutar de algumas das atracções ao ar livre, como o Jardim Real. Além disso, a localização do Palácio de Gyeongbokgung oferece vistas panorâmicas espectaculares, que são melhor apreciadas com tempo ameno e ensolarado. Além disso, no início do verão, realiza-se um pequeno festival gastronómico (Gyeongbokgung Saenggwabang), onde os visitantes podem desfrutar de chá com petiscos tradicionais típicos da realeza nesta altura do ano.

Reservar uma visita guiada ao Palácio de Gyeongbokgung

2. Dia de praia ou piquenique no Parque Hangang

Parque Hangang| ©d'n'c
Parque Hangang| ©d'n'c

Quando o verão chega a Seul, o Hangang Park torna-se um retiro bem-vindo para quem procura fugir ao calor e relaxar num ambiente natural. Este extenso oásis ao longo do rio Han oferece uma vasta gama de actividades e espaços para desfrutar ao sol. Desde zonas de piquenique a ciclovias e áreas para desportos aquáticos, o Hangang Park é um local para relaxar e refrescar-se.

Durante os meses de junho, julho e agosto, o Parque Hangang está repleto de actividades aquáticas para desfrutar ao sol. Pode alugar jangadas ou caiaques para remar pelo rio ou mesmo testar o seu equilíbrio numa prancha de paddle. As piscinas e as áreas de jogos aquáticos são um paraíso para os mais pequenos - há até praias de areia para apanhar sol!

Para além das opções aquáticas, o parque tem uma rede de trilhos para caminhadas e ciclismo, ambos ideais para uma tarde de verão. O Hangang Park oferece uma série de eventos e festivais durante esta estação, desde concertos a projecções de filmes ao ar livre, para que possa também mergulhar na cultura local enquanto relaxa num ambiente natural.

3. Descubra Seul com uma visita privada ao seu próprio ritmo

Conhecer Seul| ©Nigeta Yuya
Conhecer Seul| ©Nigeta Yuya

Com as temperaturas mais quentes e os dias mais longos, o verão é a altura do ano perfeita para explorar a cidade ao seu próprio ritmo. Uma visita guiada privada com um guia especializado permitir-lhe-á mergulhar na riqueza de Seul, sem perder nenhuma das atracções turísticas e evitando a pressa e as multidões.

Nesta excursão privada de quatro horas, poderá descobrir as atracções obrigatórias da cidade, como o Palácio Gyeongbokgung, o bairro Bukchon Hanok e o Templo Jogyesa. No entanto, como esta é uma visita privada de meio dia, também é possível personalizar a rota e descobrir um itinerário único e personalizado para si, para que possa ver a cidade ao seu próprio ritmo e à sua maneira com uma das melhores visitas guiadas de Seul.

Reservar uma visita privada a Seul

4. Percorrer o Trilho da Muralha de Seul

Trilha da montanha| ©Nadja MH
Trilha da montanha| ©Nadja MH

Seul oferece uma variedade de caminhadas e actividades ao ar livre, incluindo dentro e à volta da própria cidade. Embora muitas delas possam ser feitas durante todo o ano, é melhor fazê-las quando o tempo está mais ameno, por isso recomendo fazê-las no início de junho ou no final de agosto.

O Trilho da Muralha é uma das opções de caminhada que pode fazer em Seul e é uma atividade que combina atividade ao ar livre com história. Este trilho para caminhadas segue os vestígios históricos da antiga muralha da cidade que outrora rodeava Seul. Dá-lhe uma perspetiva única da cidade e da sua história e pode percorrer diferentes secções ao longo de vários dias ou optar por fazer uma secção de um dia.

5. Divirta-se no Festival de verão do Rio Han

Rio Han à noite| ©Quang Anh Huỳnh Phạm
Rio Han à noite| ©Quang Anh Huỳnh Phạm

Quando o calor do verão chega a Seul, o Festival de verão do Rio Han torna-se um evento obrigatório tanto para os habitantes locais como para os visitantes. Este festival é uma celebração cheia de diversão e entretenimento que tem lugar nas margens do rio Han. Na época de verão, as suas margens ganham vida com uma série de actividades aquáticas, espectáculos ao vivo e fogos de artifício coloridos que iluminam o céu noturno.

O Festival de verão do Rio Han é uma oportunidade única para mergulhar na cultura e no entretenimento da cidade, mantendo-se fresco e ativo. Desde emocionantes competições de desportos aquáticos e passeios de barco a concertos ao ar livre e bancas de comida de rua, o festival oferece uma vasta gama de opções para todas as idades e gostos. Além disso, o ponto alto do evento é o espetáculo de fogo de artifício que ilumina o rio Han numa deslumbrante exibição de luzes e cores.

6. Visitar a ilha Nami a partir de Seul com a excursão Morning Calm Garden

Ilha Nami| ©Ricky Chow
Ilha Nami| ©Ricky Chow

Não há nada melhor para a sua visita de verão a Seul do que uma escapadela tranquila para ver a parte mais relaxante da capital sul-coreana. A Ilha Nami é um paraíso natural e cultural a apenas algumas horas da cidade e é uma das melhores viagens de um dia que se pode fazer em Seul. Este é um destino popular no verão, uma vez que o bom tempo permite desfrutar da paisagem natural e fazer uma pausa da azáfama da cidade sem passar muito tempo.

As paisagens da ilha Nami rodeiam o rio Han e estão adornadas com árvores em filas e ruas de calçada que o farão sentir-se num conto de fadas. A Estrada das Árvores é composta por choupos que criam um túnel natural de cortar a respiração, especialmente no início ou no final do verão, quando as árvores mostram as suas cores mais primaveris ou outonais. Para além da sua beleza natural, Nami também oferece uma variedade de actividades culturais e recreativas. Pode alugar uma bicicleta e percorrer a ilha, dar um passeio de barco no lago ou explorar as lojas e restaurantes que oferecem iguarias locais e recordações únicas.

Uma visita à ilha de Nami não estaria completa sem uma paragem no Morning Calm Garden. Este jardim Zen é um oásis de tranquilidade e serenidade, perfeito para quem procura um momento de introspeção e paz interior. O design e a harmonia do jardim convidam-no a libertar-se do stress e a ligar-se a si próprio num ambiente de sonho.

Reservar uma excursão à ilha Nami

7. Descubra a História na Zona Desmilitarizada da Coreia do Sul

Excursão à Zona Desmilitarizada da Coreia| ©Province of British
Excursão à Zona Desmilitarizada da Coreia| ©Province of British

Se está à procura de uma experiência única para mergulhar na história da Coreia, uma visita à Zona Desmilitarizada da Coreia do Sul (DMZ) é obrigatória. Este local emblemático é muito mais do que apenas uma fronteira entre as duas Coreias, é testemunha de décadas de tensão e conflito e é considerado a última fronteira da Guerra Fria. A DMZ estende-se por 250 quilómetros e é uma lembrança constante da separação que assolou a península durante mais de meio século.

Aqui, poderá ver de perto os vestígios da Guerra da Coreia, incluindo túneis secretos escavados pela Coreia do Norte para infiltração e ataques surpresa. Terá também a oportunidade de aprender sobre os pontos estratégicos da história da Guerra da Coreia com um guia local.

Se está a planear visitar Seul no verão, esta é uma visita a não perder. Com o céu limpo, é possível vislumbrar a Coreia do Norte, além de poder visitar locais como o Parque da Paz Imjingak, onde encontrará memoriais e exposições em honra dos afectados pela divisão.

Marcar uma visita à Zona Desmilitarizada da Coreia

8. Refresque-se com uma atividade de caiaque no Parque Ttukseom Hangang

Parque Ttukseom Hangang| ©Seoul Korea
Parque Ttukseom Hangang| ©Seoul Korea

Se quiser incluir uma atividade refrescante e emocionante na sua visita a Seul, não pode perder as actividades de caiaque no Parque Ttukseom Hangang. Este parque ao longo do rio Han oferece uma refrescante fuga da cidade e dá-lhe a oportunidade de desfrutar de um emocionante passeio de caiaque enquanto admira as vistas panorâmicas da cidade.

O caiaque no Parque Ttukseom Hangang é uma atividade adequada para pessoas de todas as idades e níveis de experiência. Quer se trate de um principiante ou de um canoísta experiente, deslizar pelas águas do rio Han é uma experiência única.

Pode alugar caiaques simples ou duplos e explorar as águas ao seu próprio ritmo. Ao descer o rio, terá a oportunidade de admirar as pontes emblemáticas de Seul, os arranha-céus modernos e a beleza serena da paisagem ribeirinha. No verão, poderá também ver os habitantes locais a praticar actividades aquáticas, como paddle surf e natação.

9. Desfrute dos festivais de música de verão em Seul

Festival de Música do Parque de Seul| ©Rutger Geerling
Festival de Música do Parque de Seul| ©Rutger Geerling

Tal como noutras partes do mundo, o verão em Seul é sinónimo de festivais de música. Durante os meses mais quentes do verão, Seul acolhe um grande festival de música que é apreciado tanto pelos habitantes locais como pelos turistas. Um dos festivais mais aclamados é o Seoul Park Music Festival, que todos os anos apresenta artistas internacionais e nacionais, bem como um ótimo ambiente ao ar livre.

Outro festival de renome em Seul nos meses de verão é o Waterbomb Festival, um festival caracterizado pela sua explosão de água, como o nome sugere. O Waterbomb Festival combina música e diversão aquática, fazendo explodir fontes de água do seu palco, bem como batalhas de água e escorregas gigantes. Se gosta de música, mas também de diversão, não pode perder esta mistura de festival e parque aquático.

Ambos os festivais costumam realizar-se em junho, mas lembre-se de verificar as datas da edição a que vai assistir e de adquirir os seus bilhetes com bastante antecedência.

10. Celebrar o Dia da Libertação da Coreia ou Gwangbokjeol

Gwangbokjeol| ©Shungo.a.Lie
Gwangbokjeol| ©Shungo.a.Lie

O Dia da Libertação (ou Gwangbokjeol) é um feriado bancário celebrado a 15 de agosto de cada ano na Coreia do Sul. Este dia comemora a libertação do país do domínio colonial japonês no final da Segunda Guerra Mundial, em 1945. Durante o período colonial japonês, que durou de 1910 a 1945, a Coreia sofreu a supressão cultural, a exploração económica e a opressão política por parte do governo japonês.

Gwangbokjeol é um dia de grande significado histórico e patriótico para os sul-coreanos. As celebrações incluem frequentemente cerimónias oficiais em Seul, fogo de artifício ou eventos musicais, tanto em Seul como noutras partes da Coreia do Sul e também na Coreia do Norte e noutras partes do país. Na capital, realizam-se vários eventos, discursos e comemorações em locais emblemáticos, como a Praça da Independência, onde o Presidente e outros líderes proferem discursos em honra dos heróis nacionais e reflectem sobre o caminho para a independência.

Os habitantes locais assistem frequentemente a concertos, desfiles e exposições relacionados com a história e a cultura coreanas, organizados pelo Governo, por grandes empresas privadas ou mesmo pelos próprios cidadãos.

Temperaturas no verão em Seul

O verão em Seul traz consigo um clima quente e frequentemente húmido que transforma a cidade num cenário vibrante de actividades e experiências. Durante os meses de junho a agosto, as temperaturas oscilam entre os 25°C e os 30°C, criando um ambiente perfeito para explorar tanto as maravilhas culturais como os encantos naturais que a capital coreana tem para oferecer.

As cores vibrantes da cidade e o céu limpo fazem com que seja a altura ideal para passear pelos parques e desfrutar de actividades ao ar livre. No entanto, é importante estar preparado para as altas temperaturas e a humidade características desta estação. Não se esqueça de levar roupa leve e confortável, chapéus e óculos de sol, bem como protetor solar para se proteger dos raios solares intensos. Além disso, é essencial manter-se hidratado, por isso leve consigo uma garrafa de água enquanto se aventura a descobrir os tesouros de Seul.

As multidões de turistas de verão em Seul

O verão traz um afluxo notável de turistas à cidade de Seul. Com as suas atracções culturais, actividades ao ar livre e eventos, a capital sul-coreana torna-se um destino atrativo para viajantes de todo o mundo durante esta estação.

Os pontos de referência da cidade, como o Palácio de Gyeongbokgung, a Ilha Nami e o movimentado Mercado de Myeongdong, estão frequentemente cheios de turistas que procuram mergulhar na história, na natureza e na experiência de compras que é tão caraterística de Seul. Apesar do maior afluxo de turistas, o verão em Seul oferece uma atmosfera animada e enérgica, onde os visitantes podem partilhar experiências únicas e criar memórias no meio do burburinho da cidade. Além disso, pode sempre evitar as multidões reservando as suas actividades com antecedência ou optando por excursões privadas.