Melhores coisas para fazer em Zadar

Bem-vindo a Zadar! Uma cidade na costa da Dalmácia, onde os pores-do-sol mais especiais do mundo e o único órgão musical no mar esperam por si.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

Melhores coisas para fazer em Zadar

Julieta Navarro

Zadar é uma joia da província da Dalmácia, situada ao longo da costa do Adriático. Oferece a combinação perfeita de actividades marítimas e terrestres, juntamente com propostas gastronómicas e vínicas que o acompanharão durante a sua viagem. Não perca as muralhas da cidade e as ruínas da época romana e veneziana, que reflectem a sua rica história e são acessíveis a pé, de bicicleta ou de tuk tuk.

Um cenário artístico deslumbrante aguarda-o com o Órgão do Mar e a Saudação ao Sol , que proporcionam música e cor ao longo da costa. Embora passe despercebida, a Esfinge Egípcia, um achado inesperado na Europa, está localizada aqui. A cidade também oferece uma grande variedade de ilhas e parques naturais, onde se pode desfrutar de passeios de barco ou participar em actividades aquáticas. Aqui está uma lista das atracções imperdíveis.

1. Delicie-se com a Saudação ao Sol e o Órgão do Mar

Zadar é uma cidade mágica e, entre os muitos pontos turísticos espectaculares, os que certamente ficarão na sua memória são a Saudação ao Sol e o Órgão do Mar. São duas estruturas artísticas viradas para a costa que foram criadas pelo arquiteto Nikola Bašić

Pode vê-las enquanto caminha ao longo do passeio marítimo, mas não há nada como descobrir a sua história. Se é a sua primeira vez na cidade, pode considerar reservar uma visita guiada a Zadar, onde estes monumentos serão uma paragem segura e poderá tirar partido de outras atrações próximas.

Saudação ao Sol

A Saudação ao Sol ou Aurora Boreal de Zadar é uma mistura de arte, natureza e tecnologia que utiliza um sistema inovador para criar uma experiência sensorial inesquecível. A estrutura é feita de painéis de vidro com células fotovoltaicas. Isto permite-lhe absorver a luz solar e transformá-la num espetáculo noturno colorido.

É possível ver como os padrões de luz se misturam e criam ondulações no chão e até caminhar sobre a superfície. Posso garantir-lhe que em mais nenhum lugar verá um pôr do sol tão espetacular ou noites tão brilhantes.

Órgão do mar

A Saudação ao Sol não é um espetáculo a solo, pois nas proximidades pode apreciar o Órgão do Mar.

Pode sentar-se de frente para o mar e apreciar como o som das ondas cria um espetáculo musical relaxante. Isto é possível porque a estrutura é composta por uma série de degraus que se ligam ao Mar Adriático. À primeira vista, parece uma simples escadaria, mas a novidade é quetem tubos e câmaras de ressonância que criam um eco impressionante. Não saberá o que esperar, porque as melodias podem mudar de acordo com as ondas, as condições climatéricas e o vento, pelo que nunca há dois sons iguais.

Reservar uma visita guiada a Zadar

2. Pedale pela cidade velha de Zadar

Zadar é uma cidade costeira que é melhor apreciada de bicicleta. Enquanto pedala ao longo da costa do Adriático, o ar salgado e as vistas de sonho esperam por si, tornando cada momento inesquecível. É a maneira perfeita de aproveitar ao máximo uma manhã de sol ou de ver o pôr do sol.

Além disso, terá muito tempo para visitar a cidade velha, as muralhas, as praias locais, a Saudação ao Sol e o icónico farol de Ostri Rat. Pode alugar uma bicicleta nas estações de bicicletas públicas e organizar umpercurso ao seu próprio ritmo. No entanto, não há nada como reservar uma visita guiada de bicicleta a Zadar e desfrutar dos comentários informativos partilhados por um especialista local - esqueça a logística! Terá um itinerário optimizado para descobrir o melhor da cidade.

Porta de Terraferma

Poder-se-ia dizer que o ponto de partida de Zadar é a Porta de Terraferma, uma vez que ao atravessá-la entrará diretamente na cidade velha.

De uma beleza inigualável, que mistura elementos renascentistas com a influência veneziana inserida pelo arquiteto italiano Michele Sanmicheli, passará, sem saber, por cima de um antigo fosso, pois o portão protegia a cidade e ligava-se a uma ponte levadiça rodeada de água. Não foi por acaso que foi construído desta forma, uma vez que era utilizado para expulsar os inimigos em caso de um ataque inesperado dos otomanos. Hoje em dia, ainda se podem ver as esculturas do Leão de São Marcos e deSão Crisógono a cavalo.

O Fórum Romano

É impossível visitar Zada e não passar pelo Fórum Romano. Aqui você vai desfrutar de uma viagem de volta à Roma Antiga, com seus edifícios antigos e locais históricos. Não se pode perder este lugar, especialmente quando se trata de uma visita às ruínas do Teatro Júpiter, dedicado ao culto do deus das tempestades, do céu e da justiça.

Outras ruínas interessantes incluem o Templo de Minerva e o Pilar do Castigo, um canto que testemunhou alguns castigos públicos bastante arrepiantes.

A Praça dos Cinco Poços

Ao percorrer a cidade de bicicleta, poderá encontrar a Plaza de los Cinco Pozos (Praça dos Cinco Poços). Aqui verá um testemunho do século XVI de cinco poços alinhados em fila, e não conseguirá tirar os olhos deles. É como ser transportado para outra época, em que os cidadãos tinham de mover uma pesada alavanca para se abastecerem de água. Tal como o fosso da Porta de Terraferma, eram polivalentes e serviam de proteção contra ataques inesperados.

Muralhas de Zadar

Ao lado da praça e dos seus icónicos poços encontram-se as Muralhas de Zadar, impressionantes barreiras de pedra branca da Ístria. Deixá-lo-ão sem palavras e poderá mergulhar em anedotas dos séculos XVI e XVII. É impressionante como os italianos da época conseguiram criar um sistema defensivo tão ideal, que ainda se encontra em perfeitas condições.

Catedral de Santa Anastácia

Outro lugar que não deixaria de visitar é a Catedral de Santa Anastácia, onde é evidente a passagem da arquitetura gótica e românica pela cidade.

É a maior da costa do Adriático e no seu interior encontrarás três naves impressionantes e capelas laterais cuidadosamente decoradas. Da torre do sino poderás desfrutar devistas panorâmicas sobre o Mar Adriático e a cidade. Também pode ver o sarcófago, onde se encontram as relíquias de Santa Anastácia, a santa padroeira de Zadar.

Reservar um passeio de bicicleta em Zadar

3. Explore o arquipélago de Zadar de barco

Embarque num navio de cruzeiro para relaxar e apreciar como a costa do Adriático se estende à sua frente, oferecendo uma variedade de paragens nas ilhas próximas. Gradualmente, a brisa do mar levará o barco para longe do porto, abrindo caminho para uma paisagem cénica fascinante. A bordo, poderá apreciar as muralhas de Zadar e maravilhas como o Órgão do Mar.

O mar salgado é refrescante e não deve perder a oportunidade de reservar um passeio de barco à volta de Zadar. Terá todo o arquipélago só para si e poderá chegar a enseadas escondidas, nadar em águas cristalinas ou fazer snorkelling e pescar. Aqui está um pouco mais sobre as ilhas onde pode fazer paragens.

Ilha Ošljak

Durante a sua caminhada, chegará a esta ilha tranquila, que é considerada a mais pequena ilha habitada do Adriático. De facto, não há mais de 50 habitantes, por isso preserva enseadas intactas e muitas tradições locais. Acho que é ideal para ancorar o barco e mergulhar nas águas cristalinas.

Ilha de Ugljan

Na ilha de Ugljan, esperam-no águas cristalinas, onde nadam peixes coloridos e se amontoam várias aldeias costeiras, como Preko, Luka e Zman, famosas pela sua gastronomia e oferta de artesanato.

É nesta paragem que as pessoas costumam tirar partido das actividades aquáticas, como a natação, o mergulho e a pesca.

Reservar um passeio de barco em Zadar

4. Visitar o Parque Nacional dos Lagos Plitvice

Os lagos que rodeiam Zadar parecem irreais, mas garanto-vos que existem e são uma verdadeira maravilha. Há uma grande variedade, mas se for a sua primeira vez, recomendo que comece por reservar uma viagem ao Parque Nacional dos Lagos Plitvice Este parque natural fica a cerca de uma hora e meia de Zadar e oferece 16 lagos rodeados pela natureza.

Pode explorar a estância a pé e ir até às cascatas. Estas deixam-no sem fôlego com as suas cores azul-turquesa e o som suave da água a cair, que evoca uma profunda sensação de paz e liberdade.

De um modo geral, o parque está interligado por pontes e passadiços, pelo que não é necessário ser um especialista em caminhadas. Também podedesfrutar de um passeio de barco elétrico para serpentear pelos riachos e andar no comboio elétrico que interliga todos os lagos, para que possa evitar a caminhada. Tenha em atenção que não é permitido nadar nos Lagos Plitvice, nem mesmo nos riachos, e pode dar origem a multas pesadas.

Reservar uma excursão ao Parque dos Lagos de Plitvice

5. Fazer um passeio de tuk tuk até à margem do Príncipe Trpimir

Outra atividade a não perder é reservar um passeio de tuk tuk por Zadar. Deixará para trás as ruas conhecidas para explorar locais menos concorridos e cativantes. Durante o percurso, um guia turístico irá contar-lhe os segredos da cidade e poderá ver os veleiros empilhados na orla marítima, bem como aceder à fascinante praia de Kolovare.

Visitará também a costa do Príncipe Trpimir e, enquanto passeia pelo passeio marítimo, poderá aproveitar os miradouros panorâmicos que oferecem vistas privilegiadas das ilhas vizinhas. Nas proximidades, encontra-se o Órgão do Mar, onde certamente terá tempo para se sentar e ouvir o espetáculo musical.

Os tuk tuks circulam facilmente entre as estreitas ruas de paralelepípedos. Sendo um veículo pequeno, a experiência é privada e permite-lhe chegar aos arredores da cidade de forma rápida e confortável.

Reservar um passeio de tuk tuk em Zadar

6. Prove os melhores vinhos da região perto das cascatas de Krka

A região da Dalmácia é uma região vinícola por excelência, graças ao facto de os seus solos terem tudo o que é necessário para colher uvas de qualidade.

Em Zadar, não pode perder uma visita guiada pelos seus melhores vinhedos e adegas, um convite para se deliciar com os sabores frescos do Plavac Mali (vinho tinto croata) e do Pošip (vinho branco croata). Recomendo que saia do centro da cidade e se dirija aaldeias mágicas como Nadin, onde uma degustação de vinhos croatas o espera. Poderá descobrir a sua história, enquanto mergulha no processo de cultivo e emparelhamento.

Também descobrirá o que torna os vinhos locais tão especiais quando reservar uma viagem às Cascatas de Krka com prova de vinhos. Aqui, será brindado com beleza paisagística e uma degustação de 4 tipos de vinho na Adega Sladic, que é acompanhada por tábuas de queijo, degustação de azeitonas e uma atmosfera vibrante na companhia de habitantes locais.

Ofereça a si próprio um dia de relaxamento e aproveite o facto de este tipo de experiência incluir frequentemente uma visita à pequena cidade de Skradin, famosa pela sua arquitetura e pitorescas casas brancas. Se não for um amante de vinho, pode também reservar uma viagem às Cascatas de Krka e nadar nas águas cristalinas deste parque natural.

Reservar uma viagem às cascatas com prova de vinhos

7. Fazer um passeio de caiaque e visitar a ilha de Dugi Otok

Também sugiro que reserve um passeio de caiaque pela ilha de Dugi Otok. Prepare os seus braços para remar de Gazenica a Brbinj e desfrute das grutas escondidas que mudam de cor consoante a luz do sol.

Se a vida marinha é mais do seu agrado, pode saltar das falésias e mergulhar com tubo de respiração aqui. Como a ilha de Dugi Otok fica aquarenta e cinco minutos de distância, irá parar em praias como Veli Zal ao longo do caminho. Uma vez na ilha, espera-o uma viagem fascinante pela sua história e cultura.

Reserve um passeio de caiaque na ilha de Dugi Otok

8. Desfrute de uma experiência sensorial no mercado de Zadar

A região da Dalmácia é conhecida pela sua gastronomia requintada, por isso há algumas surpresas agradáveis reservadas para o seu paladar. A maioria dos pratos é baseada em marisco fresco e pode começar com uma visita ao Mercado de Zadar, que oferece uma atmosfera vibrante ao ar livre. As bancas que vendem peixe, azeitonas e queijos locais são famosas aqui.

Claro que também se deve dedicar a provar as especialidades de Zadar, entre elas:

  • Pasticada, um guisado de vitela marinado em vinho tinto croata.
  • Brodet, uma caçarola de peixe e marisco que se assemelha muito à paella.
  • Maraschino, um licor doce feito de cerejas Marasca da Dalmácia.
  • Palačinke, um cruzamento entre panquecas e panquecas que podem ter um recheio doce ou salgado.

9. Descubra a história da Esfinge Egípcia

Ao passear por Zadar, não pode perder a Esfinge Egípcia, que fica na cidade velha, a poucos metros da Igreja de São Donato. A sua história é um mistério, mas tudo indica que foi trazida do Egito no século XIII.

É uma das maiores da Europa e é uma agradável surpresa que seja uma das poucas fora do seu país natal, embora haja quem diga que é uma réplica. Por isso, este monumentoestá envolto em lendas. Uma das mais populares afirma que, se o visitar, estará mais perto de encontrar o verdadeiro amor. Se tiveres um parceiro, a esfinge abençoará a união e esta será duradoura.

Outras pessoas acreditam que debaixo deste monumento se encontra um tesouro escondido. O único facto comprovado é que representa um ser mítico com corpo de leão e cabeça humana, associado à sabedoria e àproteção de Zadar. A entrada é gratuita e está um pouco escondido, mas como uma dica, deve passar por um portão barrado para chegar a esta maravilha.

10. Desfrutar de outras maravilhas perto de Zadar

Zadar é espetacular e a sua localização privilegiada facilita a exploração de outros destinos naturais ao longo da costa do Adriático. Na verdade, existem dois parques naturais que estão ligados entre si e é uma escapadela que não deve perder - deixe-me contar-lhe mais!

Excursão ao Parque Natural Telaščica de barco

Durante as suas férias em Zadar aproveite para reservar um passeio de barco até ao Parque Natural de Telaščica. É fácil chegar lá de ferry por conta própria, mas muitas pessoas optam por uma visita guiada para viajar a bordo do Gostilje, um encantador navio dálmata que foi construído em 1911.

Também pode tomar o pequeno-almoço a bordo e recarregar as baterias num mergulho até um miradouro natural a 150 metros acima do nível do mar. Também verá a baía de Suha Punta e a ilha de Kornat, que provavelmente o aproximará do Lago Mir e do Parque Nacional de Kornati.

Excursão ao Parque Nacional de Kornati

Não deve perder a oportunidade de reservar uma excursão ao Parque Natural de Kornati. Está localizado a uma hora de Zadar e é composto por 120 ilhas.

É claro que seriam necessários vários dias para visitar todos os cantos do parque, mas pode aproveitar uma pequena pausa para visitar as mais importantes e nadar nas águas calmas e salgadas do Lago Mir. Desfrutará de um passeio à volta do famoso Lago de Prata, assim chamado devido àcuriosa coloração das suas águas quando entram em contacto com o sol.

Também visitará o Lago Azul e passará algum tempo no Parque Natural de Telaščica.

Reserve uma excursão ao Parque Natural de Kornati