Mais sobre: Cruzeiros e passeios de barco pelo Nilo
A tradição que liga Luxor ao rio Nilo remonta ao antigo Egipto, quando a cidade ainda se chamava Tebas e ocupava uma posição sagrada e estratégica nos reinados dos faraós. Devido à sua importância no comércio e como rota navegável para os territórios de outras civilizações, o Nilo tem muito para contar e uma das melhores formas de o descobrir é através de um cruzeiro no afluente.
Entre as melhores coisas para fazer em Luxor estão os cruzeiros fluviais ou a falucca local, um barco típico da região. As opções incluem experiências de cruzeiro de meio dia, dia inteiro ou mesmo de vários dias, com paragens noutros locais próximos que também se desenvolveram em torno do Nilo e da prosperidade que este trouxe desde as origens do antigo Egipto.
1. Cruzeiro de 4 dias no Nilo, de Luxor a Aswan, com passeio de balão
Para uma experiência completa e inesquecível no Nilo, embarque num cruzeiro de 4 dias de Luxor a Assuão, a cidade no extremo leste do rio que contém as famosas Cataratas do Nilo. Esta viagem permitir-lhe-á explorar a rica história e cultura do antigo Egipto ao seu próprio ritmo, numa combinação perfeita de independência e assistência de um guia local especializado.
O primeiro dia da viagem levá-lo-á aos principais locais da cidade nas margens do Nilo, como os Templos de Karnak e Luxor, onde as histórias dos deuses Amun, Mut e Khonsu ganham vida. Durante estas paragens, poderá descobrir o interior destes edifícios religiosos e também o horizonte de Luxor a partir das margens leste e oeste do rio.
O segundo dia permitir-lhe-á descobrir o Vale dos Reis num dos melhores passeios de balão de ar quente em Luxor. Depois de ver o nascer do sol lá de cima, poderá explorar o vale, famoso por conter os túmulos dos mais famosos reis egípcios, como Tutankhamun. Visitará também o Templo Funerário de Hatshepsut e os Colossos de Memnon.
O terceiro dia levá-lo-á ao Templo de Edfu e ao Templo de Kom Ombo, permitindo-lhe experimentar o luxo da arquitetura antiga e a história destes locais religiosos. A viagem culmina no quarto dia com uma visita ao Templo de Abu Simbel em Aswan, antes de regressar a Luxor.
Detalhes de interesse
- Preço: cerca de 870 euros por pessoa. Este custo inclui normalmente o transporte de ida e volta com recolha no hotel e as entradas para as actividades.
- Duração: cerca de 4 dias.
- Vantagens destas excursões: Poderá ver as principais atracções nas margens do Nilo num cruzeiro de luxo.
- Desvantagens destas excursões: requerem vários dias na cidade, pelo que não são compatíveis com uma estadia curta em Luxor.
2. Cruzeiro de dia inteiro de Luxor a Dendera
O Templo de Dendera, situado na cidade com o mesmo nome, é um belo edifício religioso que é frequentemente ignorado pelas recomendações turísticas nas áreas em redor do Nilo. Nestas excursões, é possível resgatá-lo do esquecimento com um cruzeiro que o levará ao longo dos poucos quilómetros que separam Luxor de Dendera e que lhe permitirá descobrir não só as paisagens do rio, mas também o templo.
Durante o passeio, a partir do convés do barco, será possível distinguir no horizonte alguns dos monumentos e sítios arqueológicos que compõem os itinerários das melhores excursões de Luxor. Poderá também apreciar a paisagem ao longo das duas margens do rio e, normalmente, desfrutar de um almoço buffet.
Note-se, também, que Dendera fica a norte de Luxor, quando a maioria das excursões dos cruzeiros no Nilo são para as cataratas de Assuão, no sul, pelo que estas experiências permitir-lhe-ão ver o extremo norte do Nilo, uma circunstância rara na exploração do Nilo.
Ao aproximar-se do Templo de Dendera, o templo mais bem preservado do Egipto dedicado à Deusa Hathor, poderá participar numa visita guiada que o fará mergulhar na sua rica história e significado, numa excursão de dia inteiro que não só lhe oferecerá uma viagem pelas águas do Nilo, mas também uma experiência cultural completa.
Detalhes de interesse
- Preço: cerca de 110 euros por pessoa, incluindo o almoço e a entrada no Templo de Dendera.
- Duração: cerca de 12 horas.
- Vantagens destas excursões: para além de conhecer um dos troços mais famosos do rio Nilo, poderá também visitar um dos templos mais bonitos e menos visitados a norte de Luxor.
- Desvantagens destas excursões: para além do facto de poder ver os templos nas margens do Nilo a partir do convés, estas excursões não incluem normalmente outras paragens para além de Dendera.
3. Excursão à Ilha das Bananas a partir de Luxor num barco falukha
Se quiser participar numa experiência indígena durante a sua visita a Luxor, pode optar por uma excursão à Ilha Banana numa falucca egípcia tradicional, o barco emblemático da região, que o levará numa viagem pelo Nilo com vistas da cidade a partir do rio. Isto permitir-lhe-á não só navegar numa barcaça tradicional africana, mas também descobrir a linha do horizonte de Luxor de uma perspetiva diferente.
À chegada à Ilha das Bananas, terá a oportunidade de explorar este oásis natural repleto de plantações de bananas, mangas e goiabas. A vegetação luxuriante mergulhá-lo-á num ambiente de natureza pura, oferecendo-lhe uma experiência única no meio do Nilo. Também aprenderá sobre a bondade fértil das margens do rio, que tornou o Nilo famoso e fez do antigo Egipto uma potência agrícola na região.
Em Banana Island poderá ainda conhecer algumas das teorias da conspiração em torno do antigo Egipto, já que existem plantações antigas que não tiveram origem nos campos de África, o que deixa os especialistas perplexos e leva-os a questionar como é que lá chegaram. Esta curiosa preocupação será o principal pretexto para rever as teorias difundidas sobre a construção das pirâmides do Cairo.
No regresso às costas de Luxor, nestas excursões, muitas vezes incluídas entre as melhores excursões da cidade, é habitual desfrutar de uma refeição tradicional egípcia a bordo. Além disso, no final da tarde, poderá assistir ao pôr do sol no horizonte, pintando a antiga cidade de Tebas com tons de laranja, num espetáculo visual imperdível nas margens do rio Nilo.
Detalhes de interesse
- Preço: cerca de 50 euros por pessoa. Este custo inclui normalmente o almoço e uma visita guiada à Ilha das Bananas.
- Duração: cerca de 4 horas.
- Vantagens destas excursões: Poderá ver a abundância fértil das margens do Nilo, que contribuiu para a fama do afluente durante o antigo Egipto.
- Desvantagens destas excursões: Embora o tempo seja normalmente quente no Nilo, durante os dias frios as baixas temperaturas podem perturbar a experiência da falucca.
4. Excursão privada a partir de Luxor ao pôr do sol num phaluk
Se quiser uma experiência mais calma e curta, que envolva apenas um passeio nas águas do Nilo, pode optar por um passeio privado pelo rio numa falucca. Estas experiências, recomendadas ao pôr do sol, permitirão descobrir o horizonte e o seu poente enquanto se navega e se observa o quotidiano das margens, que envolve camelos, burros, agricultores e pescadores.
A conveniência destas excursões privadas, que muitas vezes incluem transferes de e para o hotel, é que pode visitar um dos trechos mais famosos do Nilo numa curta excursão, o que é ideal se tiver uma estadia curta na cidade e não tiver tempo para uma excursão de vários dias. Também pode combinar esta excursão com uma visita ao Templo de Karnak à noite para assistir ao espetáculo de som e luz.
Uma das melhores vistas da linha do horizonte nesta excursão é a do sol a mergulhar lentamente sobre a Margem Ocidental e o Vale dos Reis. Além disso, durante a excursão, será assistido por um guia local especializado da tripulação, que lhe falará sobre a história e as lendas dos locais que encontrar em ambos os lados da costa durante a excursão.
Detalhes de interesse
- Preço: cerca de 30 euros por pessoa.
- Duração: cerca de 2 horas.
- Vantagens destas excursões: são experiências curtas ao longo do rio Nilo, ideais para uma curta estadia na cidade e para combinar com outras experiências perto da margem do rio.
- Desvantagens destas excursões: Apesar de serem passeios privados, ao contrário de outras experiências semelhantes, neste caso não poderá modificar os passeios ou escolher o seu próprio itinerário.
Como reservar uma excursão ao rio Nilo em Luxor?
Pode reservar estas excursões com antecedência online, quer quando planear o seu itinerário, quer quando estiver na cidade. Tenha em mente que Luxor tende a ser uma cidade muito movimentada durante todo o ano no Egipto, especialmente devido ao efeito de transbordamento do turismo no Cairo, pelo que a reserva antecipada permitir-lhe-á escolher as melhores condições para a sua experiência e garantir o preço.
Além disso, se organizar um itinerário antes da sua viagem, pode combinar eficazmente qualquer um destes passeios no Nilo com outras experiências típicas do Nilo, como participar em passeios de balão em Luxor ou fazer uma excursão aos arredores da cidade. As excursões fluviais são tão populares entre os habitantes locais que, normalmente, são-lhe comunicadas e oferecidas assim que sai do avião no aeroporto local.
A reserva online também lhe dará os detalhes do fornecedor da excursão com antecedência, tornando as suas excursões mais seguras e evitando também a necessidade de contratar com dinheiro à chegada à zona portuária.
O que é que vou ver neste tipo de excursão?
Nestas excursões, poderá descobrir a beleza natural que caracteriza o rio Nilo, mas também a sua importância histórica, que está indissociavelmente ligada à história de Luxor e de Tebas, o antigo nome da cidade quando era a capital do Novo Reino do antigo Egipto. Ao longo dos passeios, qualquer que seja a sua escolha, pode aprender sobre o seu papel vital no comércio internacional.
Se optar pelos passeios de falucca, não só terá uma experiência local e indígena, como também aprenderá sobre a importância da agricultura no rio Nilo, uma vez que estes barcos eram utilizados para transportar matérias-primas para locais próximos ao longo da rota do Nilo. Durante as excursões, pode também visitar os templos mais próximos, situados nas margens do Nilo.
Em excursões mais longas, como o cruzeiro de 4 dias de Luxor a Assuão, pode desfrutar de uma experiência mais relaxante, que não só o leva ao extremo do rio, mas também lhe permite descobrir as cascatas do Nilo e outros sítios arqueológicos que fazem parte do circuito principal do afluente.
Lembre-se que no antigo Egipto a vida girava em torno do rio, pelo que a partir do barco poderá descobrir as cidades que surgiram graças ao seu caudal incansável e à fertilidade das suas margens. Se estiver realmente interessado na história local, não encontrará melhor maneira de a descobrir do que numa destas excursões.
Conselhos para um passeio no rio Nilo em Luxor
Se está a planear visitar Luxor e já decidiu fazer uma excursão no Nilo, aconselho-o a reservar a atividade com antecedência, o que lhe permitirá ter a informação sobre a experiência antes de chegar à margem do rio. Isto tornará o passeio mais seguro e permitir-lhe-á relaxar, quer escolha um cruzeiro ou uma falucca, um barco típico das civilizações locais.
Além disso, tenha em conta que no Egipto os serviços informais são muito comuns e um pouco confusos. Ao fazer a reserva online, terá a certeza de que possui as informações do fornecedor com antecedência, o que será útil em caso de qualquer contratempo. Por outro lado, se viajar durante um dos feriados religiosos do Islão, tenha em conta que muitas actividades são suspensas ou modificadas, especialmente durante o Ramadão.
Porquê fazer uma viagem no rio Nilo?
O Nilo é um pilar central da cultura egípcia, pois foi em torno dele que se formou uma das civilizações mais avançadas do seu tempo, por isso, se planeia visitar Luxor, que se tornou a cidade mais importante do antigo Egipto, não pode perder uma viagem por este afluente para conhecer o seu significado.
O rio atravessa toda a cidade de ponta a ponta, pelo que a maioria das atracções de Luxor se situa numa zona próxima das margens do Nilo. Isto permitir-lhe-á aceder facilmente ao cruzeiro fluvial ou às excursões de falucca e também combinar esta experiência com uma visita ao Templo de Karnak ou ao sítio arqueológico dos Colossos de Memnon.