O que ver e fazer no bairro Al Fahidi em Dubai
O Dubai não é só arranha-céus, modernidade e vanguarda. É também história e tradição. E o melhor sítio para o experimentar é um pequeno bairro saído diretamente dos contos das mil e uma noites chamado Al Fahidi.
Al Fahidi ou Al Bastakiya é uma viagem ao passado do Dubai. É um pequeno distrito de edifícios e ruas históricas, alguns dos mais antigos da cidade, localizado no bairro de Bur Dubai. É o local perfeito para apreciar a gastronomia local, a arte e exposições de todos os tipos.
Al Fahidi, também conhecido como Al Bastakiya, foi estabelecido no século XIX na foz do estuário do Dubai. Os seus edifícios foram construídos em pedra, teca, gesso, sândalo e outros materiais comuns na época, e a sua excelente conservação fez com que hoje os possamos ver em perfeito estado, tendo mesmo sido declarados Património da Humanidade.
1. Museu do Dubai
A primeira coisa que recomendo que visite é, sem dúvida, o Museu do Dubai. Antes de mergulhar nas ruas de Al Fahidi, é uma boa ideia absorver a história do lugar para ver tudo de uma perspetiva diferente. Não te preocupes se não gostas de museus. A exposição está muito bem organizada e a visita é muito agradável. Está estruturada cronologicamente com peças históricas que vão desde o tempo em que a cidade era uma aldeia piscatória até à megacidade em que se tornou atualmente.
As suas exposições vão desde os Dhows, barcos típicos da zona com mais de 1000 anos, até uma sala dedicada à arquitetura antiga e moderna, passando por todo o tipo de antiguidades. É neste museu que se fica a conhecer verdadeiramente as origens e a essência do Dubai.
O museu está situado no interior do Forte do Dubai e é um ponto de passagem obrigatório na sua visita a Al Fahidi.
- Preço e horário de funcionamento do Museu do Dubai: A taxa de entrada no museu é simbólica. À taxa de câmbio, é inferior a 0,30 euros, embora também se possa fazer uma doação gratuita. Como pode ver, o preço não é desculpa para não visitar o museu. De sábado a quinta-feira, das 8h30 às 20h30. Sexta-feira das 14:30 às 20:30 horas. Sexta-feira é o dia de descanso no Dubai, por isso está fechado de manhã e à tarde tende a estar um pouco mais cheio.
- Como chegar ao Museu do Dubai: O museu está localizado no Forte do Dubai, no lado leste de Al Fahidi, na Rua 62A. É muito fácil lá chegar, mas recomendo que o faça de duas maneiras: ou a pé, se já estiver em Bur Dubai, uma vez que o museu fica numa zona central do bairro e não demora muito tempo a lá chegar, ou de carro.
2. Forte do Dubai
Tecnicamente, o Forte do Dubai e o Museu do Dubai são a mesma coisa, uma vez que o museu está localizado dentro do forte. No entanto, optei por separá-los para vos contar algumas coisas interessantes sobre este edifício. É o edifício mais antigo que ainda existe na cidade.
Foi construído em 1787 com pedra, tijolos de adobe e folhas de palmeira. É surpreendente que ainda esteja no sítio, uma vez que foi danificado e reparado várias vezes ao longo da história. No entanto, foi construída para defender a costa dos piratas que a cercavam. No início do século XX, foram acrescentadas três grandes torres e, desde então, o forte tem servido como quartel, prisão, palácio e, atualmente, como museu.
3. Mesquita Al Farooq
No coração de Al Fahidi encontra-se a Mesquita Al Farooq. É a única mesquita do Dubai, juntamente com a Mesquita Jumeraih, que está aberta aos turistas. Tanto a mesquita como o ambiente circundante parecem saídos de um conto de fadas. Quando reservar a sua visita a Al Farooq, verá que foi inspirada na lendária Mesquita Azul de Istambul e que partilha muitas semelhanças arquitectónicas, nomeadamente em termos de tamanho; é uma das melhores mesquitas do Dubai.
- Horário de visita e preços de entrada: Embora a mesquita esteja aberta ao público não muçulmano, não está aberta ao público. É necessário efetuar reservas, pelo que a melhor opção é visitá-la no âmbito das excursões ao Dubai que organizam visitas. Se quiser visitar a mesquita por conta própria, terá de contactar a administração da mesquita através do seu sítio Web. Horário de funcionamento: de domingo a quinta-feira, das 10:00 às 11:00 e das 16:15 às 18:00.
- Como chegar lá: a mesquita está situada na parte norte do bairro, junto ao Dubai Creek e muito perto do Museu do Dubai. Existem áreas de estacionamento nas proximidades, mas os táxis continuam a ser a melhor opção, e há também uma paragem de autocarro muito próxima, na linha F70. A estação Al Fahidi Marine Abras também fica perto, se quiser viajar ao longo do riacho.
Código de vestuário:
- Para as mulheres: calças largas e saias compridas. Não são permitidas roupas justas. Mangas compridas e lenço na cabeça. Não é permitido vestuário transparente.
- Para os homens: não são permitidos calções abaixo dos joelhos. As camisas e as t-shirts devem ter, pelo menos, a altura dos ombros.
Em todo o caso, dê uma vista de olhos a este post sobre como se vestir no Dubai, que poderá esclarecer um pouco as coisas.
4. Centro de Compreensão Cultural Sheikh Mohammed
Para nós, ocidentais, os costumes dos Emirados Árabes Unidos podem ser difíceis de compreender. É por isso que o Centro Sheikh Mo hammed para a Compreensão Cultural, ou SMCCU, foi inaugurado em 1998. O seu objetivo é ajudar os visitantes a compreender a cultura e os costumes do país.
Para o efeito, são realizadas inúmeras actividades, incluindo pequenos-almoços, almoços e jantares tradicionais. No próprio centro, oferecem estas refeições típicas sentados à volta de um tapete de estilo beduíno, enquanto o guia responde a todo o tipo de perguntas sobre a sua cultura. Uma atividade que recomendo a 100%.
- Horário de funcionamento e visitas: As portas do centro estão abertas a todos, embora as actividades oferecidas tenham um custo. Pode obter informações e reservá-las no local ou reservar com antecedência e fazê-lo no seu sítio Web. Se estiver interessado, recomendo que faça a sua reserva antecipadamente no sítio Web. De domingo a quinta-feira das 8:00 às 15:00 e aos sábados das 9:00 às 13:00. As sextas-feiras estão fechadas, pois é o dia de descanso na cultura islâmica.
- Como chegar lá: O centro está localizado no coração de Al Fahidi, numa torre de vento típica cuidadosamente restaurada. Pode chegar lá a pé, pois as ruas circundantes oferecem um passeio agradável. Se optar por um carro, não terá muita dificuldade em encontrar estacionamento, uma vez que existem vários parques de estacionamento nas imediações. Os táxis são sempre a forma mais conveniente e barata e, de autocarro, a paragem mais próxima é a HV1 da linha F70.
5. Passeio pelas ruas do bairro histórico de Al Fahidi
Não se trata apenas de museus, monumentos e muito mais. Al Fahidi é também uma zona espetacular para quem quer apenas dar um passeio sem pressas. As suas ruas sinuosas e estreitas parecem saídas das Noites Árabes e são o local perfeito para tirar a máquina fotográfica.
A área é o lar de vários cafés onde se pode desfrutar de uma boa chávena de café e chá, bem como de alguns restaurantes de grande valor onde se pode provar a cozinha local. Se quiser levar para casa uma recordação do Dubai, Al Fahidi também tem lojas de artesanato, lojas de roupa e todo o tipo de outras opções para recordações e presentes.
6. Al Fahidi e a cultura
Al Fahidi é também o local a visitar para aqueles que gostam de mergulhar na cultura local. Entre as mais de 50 casas históricas que compõem o coração do bairro, há uma infinidade de galerias de arte, museus e prédios históricos. Algumas das melhores opções para visitar são:
- Museu da Moeda: onde estão expostas mais de 500 moedas históricas dos Emirados, pré e pós-independência.
- Symposium House: Oferece palestras culturais também para turistas, pois muitas delas são em inglês.
- Casa deeventos: Oferece eventos e actividades, como demonstrações de artesanato ou pequenos concertos de música.
- Casa da Caligrafia: relacionada com a escrita árabe e a sua forma de arte criativa.
7. Al Fahidi à noite
Já vos falei dos passeios pelas ruas de Al Fahidi. Mas elas mudam, e para melhor na minha opinião, quando escurece no Dubai. A iluminação dos seus edifícios emblemáticos é muito bem conseguida e transforma completamente as ruas. Pode começar ao anoitecer, jantar tranquilamente num dos restaurantes e depois admirar as luzes. A Mesquita Al Farooq e o Forte do Dubai são particularmente bonitos.
Onde comer em Al Fahidi
As opções gastronómicas do Dubai são variadas. A comida tradicional do Dubai é a que mais se encontra nos cafés e restaurantes do Dubai. Pode saborear pratos como o mezze, um prato de petiscos à base de carne e vegetais, Tabbouleh, uma salada feita de sêmola, salsa, alface e ervas aromáticas, ou o típico hummus. Se quiser uma recomendação, em Al Fahidi há um pequeno restaurante chamado Local House que, para além de pratos como estes, é um dos poucos que serve carne de camelo.
Se leu até aqui, já sabe disso. Quer queira absorver os costumes e a história do Dubai, quer queira apreciar a gastronomia e a cultura árabes, Al Fahidi é o local ideal para si.