Dubai em 4 dias: tudo o que não podes perder durante a tua viagem
Se está a pensar em visitar o Dubai, a cidade onde as tradições árabes e a modernidade se misturam, tome nota porque, durante 4 dias, ficará a conhecer em profundidade este lugar espantoso.
Os Emirados Árabes Unidos tornaram-se um dos destinos turísticos mais procurados e valorizados nos últimos anos, e com razão. O Dubai, a sua capital, é um verdadeiro parque de diversões para todos os adeptos das grandes cidades, do luxo e da modernidade.
Se decidiu vir conhecer tudo o que há para ver e fazer no Dubai e só dispõe de quatro dias, não se preocupe! A seguir, proponho-lhe um itinerário no qual poderá ver intensamente as partes essenciais que não pode perder.
1. Dia Descobrir os contrastes do Dubai: a mistura do antigo e do novo
O Dubai é uma das cidades mais importantes não só de África, mas de todo o mundo. Esta enorme relevância que ganhou nos últimos anos deve-se ao seu enorme potencial económico, com edifícios e construções que bateram todos os recordes mundiais, como o arranha-céus Burj Khalifa.
No entanto, se há algo que faz com que os visitantes se apaixonem por esta cidade, é o contraste marcante que ainda existe entre a parte mais antiga e tradicional do Dubai e a zona mais moderna. Neste primeiro dia, descobrirá esta riqueza e o seu choque cultural.
Bairro de Bur Dubai
Começará o dia no norte da cidade, no bairro de Bur Dubai, um local que ainda preserva a herança árabe mais tradicional. Para lá chegar, pode utilizar o metro ou o autocarro, mas recomendo que considere reservar uma visita guiada à zona. Desta forma, será recolhido diretamente no seu hotel e levado até Bur Dubai, onde lhe serão mostradas as zonas e os souks mais importantes.
Este bairro tem paisagens e ruas típicas das zonas mais antigas dos Emirados Árabes. Para além de edifícios ou museus, Bur Dubai é um local ideal para visitar, pois tem um dos mais importantes souks da cidade, o Old Souk, um bazar de influência indiana, o Hindi Lane e o Meena Bazaar, e a casa do Sheikh Saeed Al Maktoum, onde se guarda a história da cidade.
Museu do Dubai
Continuando com a história dos EAU, e para dizer adeus ao Dubai mais tradicional, pode passar uma hora a visitar o Museu, a poucos minutos a pé de Bur Dubai.
Aqui poderá descobrir e compreender o enorme crescimento da cidade e ver como o progresso e a influência ocidental marcaram um antes e um depois na economia do país.
Terá de planear bem os seus dias na cidade, pois o museu está fechado às sextas-feiras, mas se tiver a oportunidade de fazer este itinerário em qualquer outro dia, pode desfrutar de uma experiência muito enriquecedora e compreender a história dos EAU por menos de 5 euros.
Quadro do Dubai
Depois de almoçar na zona e descansar após uma manhã cheia de história, é altura de ir para a parte mais moderna da cidade e visitar o Dubai Frame, um enorme edifício em forma de moldura que pode ser visto de qualquer ponto do centro do Dubai.
Pode ser alcançado de metro ou de autocarro a partir de Bur Dubai em menos de meia hora.
Este fantástico edifício tornou-se uma das mais recentes adições à cidade e é composto por um museu de história no rés do chão e por um fantástico miradouro no topo da estrutura. Por menos de 15 euros, pode apanhar os dois grandes elevadores e ter uma vista panorâmica de toda a cidade.
Pôr do sol no Dubai Garden Glow
Depois de descer das alturas, e aproveitando o facto de já estar a escurecer, sugiro que termine este primeiro dia intenso a poucos passos daqui, num dos locais mais incríveis da zona, o Dubai Garden Glow.
Trata-se de um enorme parque temático com diferentes obras e esculturas de artistas contemporâneos e todo um conjunto de luzes ideal para ver quando já está a escurecer.
A estética do parque, misturando natureza e tecnologia, vai fazer valer os quase 20 euros que custa a entrada. Há também quiosques e barracas de comida de rua onde se pode jantar um prato típico.
2. Dia Visite a mesquita e a tradição do Dubai e termine o dia em grande
Neste segundo dia, percorrerá a zona mais recente do Dubai, concentrando-se nas grandes avenidas e centros comerciais e terminando numa das suas principais atracções turísticas, o arranha-céus Burj Khalifa, considerado atualmente o mais alto do mundo. Mas antes, para aproveitar ao máximo a manhã, visitará a grande Mesquita de Jumeirah.
Mesquita de Jumeirah
Este lugar é um dos mais sagrados de toda a cidade e todos os dias milhares de cidadãos vão até lá para rezar e prestar homenagem a Alá. É por isso que, apesar de ser um local muito turístico, a sua entrada é altamente regulamentada e só se pode entrar com uma visita guiada entre as 10h e as 14h, para não incomodar os devotos.
Para entrar, é preciso circular e lavar os pés e, no caso das mulheres, cobrir a cabeça e os ombros à entrada, em sinal de respeito pela religião muçulmana. Apesar de todas estas medidas, visitar o interior da Mesquita de Jumeirah e poder testemunhar a cultura árabe em primeira mão será uma recordação inesquecível.
Visitar o passeio marítimo de La Mer
A uma curta distância a pé da mesquita, encontra-se o passeio marítimo de La Mer, perto das praias da cidade. A partir daqui, pode ver ao longe todos os arranha-céus que visitará à tarde, mas antes, pode dar um passeio ao longo do passeio, percorrer as lojas de luxo, relaxar numa das espreguiçadeiras na praia e comer qualquer coisa num dos muitos restaurantes da zona.
Dubai Mall
Para a tarde, deixo-vos com um dos pontos turísticos mais típicos e mais visitados do Dubai: o Dubai Mall, um dos maiores centros comerciais do mundo. O Dubai tornou-se sinónimo de riqueza e tendência e aqui pode encontrar tudo isso.
O Dubai Mall tem até 1200 lojas diferentes, distribuídas por vários andares e até no subsolo. Pode encontrar a maior variedade do mundo, mas isso não é tudo.
Se não quiser comprar nada ou se estiver aborrecido com as montras, o Dubai Mall tem muito mais para lhe oferecer, pois não só tem cinemas, mas também uma sala de simulação de voo ou uma pista de karting, bem como um jardim zoológico e um aquário subaquático. Sem dúvida, é um lugar que não o deixará indiferente.
Burj Khalifa: o edifício mais alto do mundo
É precisamente através do impressionante Dubai Mall que se pode aceder às vistas do Burj Khalifa, o arranha-céus mais alto do mundo e um dos pontos fulcrais de todo o turismo da cidade.
Com mais de 500 metros de altura e 148 andares, o arranha-céus oferece vistas espectaculares de toda a cidade e parte do mar e do deserto.
Existem vários tipos de bilhetes para o Burj Khalifa que incluem diferentes paragens nos andares mais importantes, como o 124 e o 125 ou o topo do 148, e também bilhetes combinados com jantar incluído. De qualquer forma, recomendo que reserve já o seu bilhete, uma vez que se trata de uma atração turística muito popular e, desta forma, garantirá o seu lugar sem ter de esperar na fila.
3. Dia Passe o dia a explorar o deserto do Dubai
Depois de passar dois dias intensos na parte antiga e nova de Dubai, sugiro que passe o dia num lugar único e inigualável; o deserto.
A apenas alguns minutos do centro da cidade, o incrível deserto do Dubai é normalmente uma das excursões mais procuradas pelos turistas. A procura é tanta que existem centenas de excursões para passar o dia e fazer as actividades de que mais gosta. Desta vez, vou falar-vos de algumas das mais completas.
Deserto do Dubai em moto-quatro ou 4WD
Entrar no deserto é uma aventura e vai aperceber-se que, saindo das zonas mais movimentadas da cidade, já consegue ver a vasta paisagem de areia branca. Este cenário tem tanto de belo como de deslumbrante e uma das melhores formas de o explorar é alugar uma moto -quatro ou um jipe 4x4 que o levará pelas dunas com facilidade.
Aqui não há estradas nem regras, os carros parecem estar a surfar nas dunas numa experiência emocionante que o levará às profundezas do deserto do Dubai. Durante cerca de uma hora, pode experimentar a adrenalina de estar num cenário de cortar a respiração.
Sandboarding nas dunas
Outra das actividades mais populares quando se chega à zona mais importante do deserto do Dubai é o sandboard no deserto do Dubai.
Como o nome sugere, é um desporto muito semelhante ao snowboard, mas na areia quente do deserto. Na maioria das excursões turísticas, terá a opção de reservar algum tempo da sua manhã para experimentar este desporto e sentir a emoção de cair nas dunas por si próprio.
Almoço num acampamento beduíno
O deserto parece um lugar inóspito e desolado, mas a verdade é que no seu interior podemos encontrar acampamentos e aldeias bed uínas que têm um modo de vida muito interessante e peculiar.
À hora do almoço, dependendo do tipo de excursão que escolher, pode parar para almoçar e descansar numa destas povoações ou, se estiver incluído no preço, ir ao acampamento Al Khayma do deserto, onde pode provar a comida e os doces locais, assistir a espectáculos de dança ou fazer tatuagens de hena.
Passeio de camelo ao pôr do sol ou ao nascer do sol
Para terminar este dia mágico e especial, recomendo um passeio de camelo ou de dromedário ao pôr do sol ou ao nascer do sol para descobrir a paisagem única do deserto, envolvida pelos tons alaranjados do sol e da areia.
Estes passeios duram geralmente cerca de uma hora e estão normalmente incluídos na sua reserva da excursão ao deserto do Dubai, por isso pode deixar-se guiar e desfrutar da experiência.
4. Marina Dia e espetáculo noturno
Chegámos ao quarto e último dia e, para se despedir desta cidade incrível, sugiro que termine com dois planos que vão tornar as suas férias redondas.
Por um lado, aproveite a manhã para fazer um pequeno passeio de iate e descobrir toda a zona da marina. À tarde, pode fazer as últimas compras no Mall of the Emirates e, antes do jantar, desfrutar de um dos espectáculos mais famosos da cidade, La Perle.
Cruzeiro matinal
A Marina do Dubai, ou Dubai Marina, é uma das zonas mais luxuosas e exclusivas da cidade. É aqui que as pessoas mais ricas do mundo guardam os seus iates e nas proximidades encontra todo o tipo de lojas de marca e restaurantes exclusivos.
Para conhecer os arredores, recomendo que comece o seu dia a passear pelo porto e pelas praias circundantes e depois experimente um cruzeiro pela Marina do Dubai.
Centro Comercial dos Emirados
Para fazer as últimas compras e almoçar depois do cruzeiro de iate, recomendo que vá ao grande Mall of the Emirates, um enorme centro comercial que é facilmente acessível a partir da zona portuária.
Aí, encontrará todo o tipo de marcas e restaurantes internacionais.
Além disso, para este itinerário, infelizmente, não terá tempo, mas este centro comercial tem uma estação de montanha coberta para esquiar. Como pode ver, o Dubai tem atracções que o deixarão sem palavras e está feito para que nunca se aborreça.
La Perle de Dragone
Depois de passar a tarde a comprar as últimas lembranças e presentes, e ao cair da noite, sugiro que se despeçam desta cidade maravilhosa e enigmática com um dos seus maiores espectáculos, La Perle de Dragone. Um espetáculo que consiste em todo o tipo de acrobatas e equilibristas que mostrarão o seu talento num espetáculo de luzes.
Este espetáculo tem duas apresentações por dia, tanto à tarde como à noite, e recomendo que o reserve com antecedência, pois costuma ser muito procurado. Para lá chegar, a partir do Mall of the Emirates, pode apanhar o metro para Bussines Bay, embora, como são apenas 4 quilómetros, seja aconselhável apanhar um táxi.
Poupe tempo e dinheiro reservando com antecedência
Dubai é uma cidade que tem centenas de lugares para visitar e a maioria deles requer um bilhete. Embora a maioria deles possa ser comprada à chegada, o destino é tão turístico que pode esgotar os bilhetes ou estes podem ser muito mais caros do que o habitual.
Recomendo que planeie a sua viagem algumas semanas antes de vir para o Dubai e que reserve com antecedência as principais atracções, como o Burj Khalifa, La Perle, o cruzeiro de iate, a excursão no deserto ou o bilhete para o Dubai Garden Glow, para ter a certeza de que pode desfrutar dos locais imperdíveis do Dubai.
Itinerário por dia
-
Dia 1
-
Deira e Bur Dubai
-
Dubai Frame e Garden Glow
-
Dia 2
-
Mesquita de Jumeirah e praia
-
Burj Khalifa e centro comercial
-
Dia 3
-
Sandboard no deserto
-
Passeio de camelo
-
Dia 4
-
Cruzeiro na Marina
-
Compras e La Perle