Mais sobre: Excursões a partir de Quito
A capital equatoriana é o ponto de partida para inúmeras aventuras. Dos vulcões aos fascinantes mercados indígenas, o país andino revela o seu esplendor através de uma grande variedade de passeios de um dia que se destacam entre as melhores coisas para fazer em Quito. Este artigo é um guia das melhores actividades, com os seus prós , contras e preços para o ajudar a planear a sua viagem perfeita.
Mergulhe na majestade do Chimborazo. Descubra a mística das fontes termais de Papallacta, ou sinta a energia de Cotopaxi e Quilotoa ao aventurar-se nos seus parques nacionais. Explore Otavalo, Cotacachi e Cuicocha, ou deslumbre-se com a beleza de Baños e do exuberante Alto Amazonas. Explore além de Quito, e prepare-se para descobrir a diversidade do Equador.
1. Excursão à Floresta Nublada de Mindo saindo de Quito
A Floresta Nublada de Mindo Nambillo ocupa uma reserva natural de 22.000 hectares e leva tempo para ser explorada. Um itinerário típico começa com um pick-up matinal no seu alojamento e depois uma viagem de 2 horas até ao parque.
Uma vez chegado ao destino verde de Mindo, pode começar o seu passeio e perder-se nas ruas repletas de lojas de artesanato e uma variedade de casas de madeira e bambu.
Os grupos fazem depois um passeio pelas 7 quedas de água de Mindo a bordo das populares tarabitas, uma espécie de teleférico localizado a 150 metros acima do nível do mar que o transporta através do Santuário das Quedas de Água. O passeio é fantástico e as vistas valem a pena.
Ao sair do teleférico, é hora de fazer uma caminhada de 45 a 50 minutos para entrar em contacto direto com este lugar idílico. Aí poderá mergulhar na água ou participar numa das actividades extra disponíveis, dependendo da excursão ao Bosque Nublado de Mindo que tenha reservado, antes de fazer a viagem de regresso ao seu ponto de origem.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 97 euros por pessoa.
- Duração: a partir de 10 horas.
- O que precisa de saber: pode reservar uma excursão de 2 dias à Floresta Nublada de Mindo ou fazer uma das excursões de dia inteiro, como descrito acima. Note que as actividades disponíveis no local incluem tirolesa , tubulação, rapel e observação de aves. Também oferecem visitas ao jardim de orquídeas e ao jardim de beija-flores. E se isso não for suficiente, pode desfrutar de um passeio de café, ou excursões de chocolate latino.
- O que pode estar incluído na excursão: serviço de transfer de e para o alojamento. Pequeno-almoço. Almoço. Bilhete para a Tarabita de Mindo. Serviço de guia profissional.
- Prós: Este tipo de passeio tem opções disponíveis para itinerários curtos ou longos no Equador. É uma das actividades mais divertidas para explorar a natureza, especialmente se estiver à procura de coisas para fazer a partir de Quito com crianças.
- Contras: Atividades extras geralmente requerem um suplemento adicional para serem desfrutadas.
2. Excursão a Antisana saindo de Quito
A excursão à Reserva Ecológica de Antisana é uma viagem incrível que o leva a um santuário ecológico delineado pelo vulcão homónimo da reserva, um dos maiores vulcões do Equador, localizado a cerca de 50 quilómetros da capital.
O itinerário típico da excursão começa com uma viagem de minibus do seu alojamento diretamente para o Parque Nacional Antisana. Aqui, terá a oportunidade de observar uma grande variedade de animais, incluindo espécies ameaçadas de extinção, como o condor andino. Poderá também percorrer o páramo andino, bem como as zonas pantanosas e as formações rochosas que rodeiam o vulcão Antisana.
Muitas vezes, a próxima paragem é a lagoa La Mica, onde poderá desfrutar de uma caminhada ao longo dos trilhos próximos, terminando muitas vezes nas fontes termais do Vale do Tambo, enquanto capta momentos fotográficos inesquecíveis. Mais tarde, terá a oportunidade de parar num restaurante para recarregar baterias, com o avistamento de um condor a sobrevoar o Peñon el Izco como pano de fundo para o almoço.
Finalmente, a paragem que normalmente completa a sua reserva de excursão a Antisana é na lagoa Las Secas, onde poderá caminhar ao longo de um dos trilhos à volta da corrente vulcânica Muertepungo, entre belas falésias aninhadas.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 128 euros por pessoa.
- Duração: 8-12 horas.
- Oque deve saber: a duração deste tipo de excursão varia consideravelmente se a entrada nas fontes termais estiver incluída.
- O que pode incluir a excursão: serviço de transporte de e para o alojamento. Serviço de guia profissional. Observação de condores. Almoço.
- Prós: passeios pitorescos, fotogénicos e experiências de caminhada de nível médio-baixo.
- Contras: As bebidas podem não estar incluídas. A entrada nas fontes termais tem muitas vezes um suplemento adicional.
3. Excursão a Baños e ao Alto Amazonas a partir de Quito
Este tipo de viagem de um dia leva-o a Baños de Agua Santa, a cidade onde se encontra o "Baloiço do Fim do Mundo", a 1.820 metros acima do nível do mar, nos flancos nordeste de Tungurahua. Durante o trajeto, poderá desfrutar de vistas da zona vulcânica equatoriana, bem como de cascatas, florestas nubladas e selva amazónica durante as cerca de 3 horas de viagem.
O itinerário típico da excursão começa com o pick up no seu alojamento para embarcar para Baños, enquanto desfruta das vistas de Antisana, Los Illinizas, Cotopaxi e Tungurahua ao longe. Uma vez em terras de Agua Santa, pode explorar as ruas da cidade e visitar a Basílica da Rainha do Rosário de Agua Santa, onde diferentes erupções do vulcão Tungurahua estão representadas nas paredes de 3 naves de estilo semi-gótico.
O passeio também pode levá-lo ao longo da rota das cascatas, onde está localizada a central hidroelétrica de Agoyán, até chegar à comunidade local de Río Blanco para apreciar a beleza da floresta nublada. Além disso, nesta zona atravessa-se o desfiladeiro do rio Pastaza num teleférico de 500 metros para visitar a cascata de Manto de la Novia e a cascata de Agoyán.
A experiência costuma terminar na mundialmente famosa cascata Pailón del Diablo, em Río Verde, onde se pode observar parte da vegetação amazónica enquanto se toma um banho terapêutico. No final, terá experimentado mais de quatro microclimas diferentes num só dia.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 136 euros por pessoa.
- Duração: 10 a 12 horas.
- O que precisa de saber: pode fazer rafting ou canyoning nos rápidos de Baños. Há também uma tirolesa disponível. O dia 7 de outubro é o Dia da Virgem da Água Santa, pelo que esta excursão permite-lhe participar no evento.
- O que a excursão pode incluir: serviço de transporte de e para o alojamento. Serviço de guia profissional. Entrada para Baños.
- Prós: Esta é uma das excursões de um dia mais completas porque permite ver as melhores atracções desta capital sul-americana. Se visitar Quito em 3 dias ou se o seu tempo for apertado, não hesite em agendá-lo.
- Contras: As actividades não mencionadas no itinerário são geralmente opcionais. A alimentação e as bebidas não estão normalmente incluídas.
4. Excursão a Otavalo, Cotacachi e Cuicocha desde Quito
Este é um passeio por dois dos principais mercados de artesanato do Equador. Este tipo de passeio leva-o através de paisagens de cortar a respiração até ao encantador cantão de Cayambe, onde terá a oportunidade de provar os seus famosos biscoitos enquanto a cordilheira serve de pano de fundo.
A próxima paragem é frequentemente no miradouro Miralago, um local perfeito para as melhores vistas doLago San Pablo de Peguche e do vulcão Imbabura. De seguida, o grupo segue para Otavalo e o seu mercado indígena mundialmente famoso. Aqui também se visita a Plaza de los Ponchos e se conhece a diversidade cultural da região. Há também tempo livre em Cotacachi para almoçar à vontade, visitar a aldeia ou explorar as lojas de artesanato em couro e lã.
A última paragem é normalmente numa caldeira vulcânica situada a mais de 3.000 metros de altitude: a Lagoa Cuicocha, onde a excursão termina imediatamente antes de ser levado de volta ao seu ponto de origem.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 51 euros por pessoa.
- Duração: 9 a 10 horas.
- O quedeve saber: este é um passeio principalmente para compras de artesanato e produtos feitos à mão.
- O que a excursão pode incluir: serviço de transporte de e para o alojamento. Serviço de guia profissional.
- Prós: é uma excursão confortável para se perder entre os mercados de pulgas, conhecer os artesãos por trás dos produtos e aprender sobre a cultura e as tradições por trás deles.
- Contras: Os grupos podem ser grandes.
5. Excursão ao Parque Nacional Cotopaxi saindo de Quito
As excursões ao Parque Nacional Cotopaxi são aventuras únicas que o levam pela Avenida dos Vulcões para admirar as paisagens andinas.
A excursão começa em Quito, onde será recebido com transporte para levá-lo ao longo da Rodovia Panamericana até Cotopaxi. Uma vez lá, visitamos sítios como o seu museu, passeamos pela Lagoa Limpiopungo e fazemos uma caminhada ou um trekking até à floresta de Chuquirahuas, a uma altitude de 4.200 metros (dependendo das condições climatéricas).
Em seguida, os guias costumam levá-lo até a base do vulcão Cotopaxi, onde iniciará uma caminhada até o Refúgio Rivas, a 4.864 metros de altitude. Depois de um breve descanso, sobe-se até aos 5.100 metros para apreciar as vistas do glaciar Cotopaxi. No final, será levado de volta ao seu alojamento.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 61 euros por pessoa.
- Duração: 11-12 horas aproximadamente.
- Oque deve saber: devido à proximidade dos lagos Limpiopungo e Quilotoa, a experiência do Cotopaxi e Quilotoa é muitas vezes combinada.
- O que a excursão pode incluir: Serviço de transporte de ida e volta. Serviço de guia profissional.
- Prós: é um parque nacional que pode ser apreciado através de vários trilhos, permitindo-lhe fazer caminhadas de nível médio ou alto, dependendo das suas preferências.
- Contras: A alimentação não está incluída.
6. Excursão de um dia às termas de Papallacta saindo de Quito
Uma excursão às termas de Papallacta a partir de Quito é uma excelente maneira de passar um dia inteiro rodeado pela paisagem natural do Equador. Este tipo de excursão começa no miradouro da Lagoa de Papallacta, que oferece vistas deslumbrantes da paisagem circundante.
Depois, pode seguir para a estação de águas termais de Papallacta, e depois continuar com um percurso pedestre à volta de La Isla, onde se recomenda sempre a companhia de um guia especializado. No final do exercício, terá a oportunidade de mergulhar nas águas termais da montanha.
Finalmente, para completar a experiência, poderá relaxar durante o resto do dia no spa da estância.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 97 euros por pessoa.
- Duração: aproximadamente 7-8 horas.
- O que precisa de saber: este tipo de passeio permite-lhe desfrutar de fontes termais, sauna, caminhadas e as melhores actividades de Quito, tudo num só lugar.
- O que a excursão pode incluir: serviço de transporte de ida e volta ao seu hotel. Entrada nas termas de Papallacta e visita à sua lagoa. Bilhete de entrada para as termas. Almoço ligeiro. Serviço de guia local.
- Prós: Esta é uma viagem de um dia relaxante de Quito. Os grupos podem ser pequenos.
- Contras: Embora se possa visitar as fontes termais com as crianças, o lugar é ideal para adultos.
7. Excursão de um dia ao Chimborazo saindo de Quito
Uma viagem de um dia a Chimborazo a partir de Quito leva-o a explorar o ponto mais distante do centro da Terra, a montanha mais alta do Equador e do mundo, tendo como ponto de partida a terra e não o mar, caso em que o Evereste continua a liderar o caminho.
O itinerário começa com o pick-up no seu hotel, e depois será conduzido ao longo dos trilhos do vulcão após uma viagem de 3 horas. Desfrutará de paisagens deslumbrantes e chegará a 5.100 metros acima do nível do mar em Riobamba, onde se encontra a mística Lagoa Condor Cocha.
Trata-se de um passeio muito bonito durante o qual se pode apreciar a flora e a fauna da zona, incluindo a vicunha, enquanto se desfruta das melhores vistas panorâmicas do país.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 146 € por pessoa.
- Duração: 10-12 horas aproximadamente.
- O que precisa de saber: esta é uma caminhada muito bonita mas exigente, recomendada para pessoas familiarizadas com o nível médio-alto de caminhadas.
- Oque a excursão pode incluir: serviço de transporte de e para o alojamento. Serviço de guia especializado. Pequeno-almoço. Almoço.
- Prós: Caminhará por um dos emblemas do Equador com a confiança de estar acompanhado por um especialista. Além disso, o conforto do transporte e a alimentação à sua disposição permitem-lhe desfrutar da natureza sem preocupações.
- Contras: Não é recomendado para todos.
Conselhos para uma excursão a partir de Quito
- Considerar a altitude. Lembre-se que o Equador é o grande destino de aventura da América do Sul, localizado no ponto mais alto da região. As caminhadas levam-no frequentemente a mais de 2.500 metros acima do nível do mar.
- Roupas de secagem rápida. Leve roupa leve, calçado adequado e um mackintosh. A humidade é uma constante, sobretudo se planear a sua viagem entre janeiro e maio.
- O horário das excursões. A hora de partida do seu hotel será frequentemente por volta das 05:30. Não se esqueça de que quer aproveitar ao máximo a sua visita.
- Esteja preparado para caminhadas. As excursões a partir de Quito tendem a ser caminhadas de imersão na natureza. Para o conseguir, a maior parte do tempo é passada a caminhar. Idealmente, deve estar em boas condições físicas para desfrutar de caminhadas no seu tempo livre. Não se preocupe, será recompensado com belas vistas panorâmicas da flora e fauna da Cordilheira dos Andes.