Os melhores museus de Girona

Girona é uma cidade com milénios de história que o convida a explorar os seus edifícios antigos, o seu centro histórico e também os seus importantes museus.
Os melhores museus de Girona

Outras atividades populares em Girona

Mais sobre: Os melhores museus de Girona

Girona, cujas origens remontam ao Império Romano, é uma cidade muito interessante do ponto de vista histórico e cultural. Por isso, uma das melhores coisas para fazer em Girona é visitar os seus museus, entre os quais se encontram alguns dos mais interessantes da Catalunha.

Nos museus de Girona podem ver-se obras de arte antigas, importantes colecções de cinema, as maravilhosas obras de Salvador Dalí, restos arqueológicos antigos e colecções de brinquedos, entre outros. Aqui está uma lista dos museus mais importantes de Girona, para que possa visitar os seus favoritos, ou todos eles, durante a sua visita à cidade.

1. Museu do Cinema de Girona

Objeto do Museu do Cinema| ©Museu del Cinema
Objeto do Museu do Cinema| ©Museu del Cinema

O Museu do Cinema foi inaugurado em 1998 e está localizado num antigo edifício do século XIX. Este museu destaca-se pela famosa coleção do fotógrafo e colecionador Tomás Mallol, que foi adquirida pela Câmara Municipal de Girona em 1994 e inclui um importante número de objectos cinematográficos.

Éum dos museus de cinema mais importantes da Europa, onde se pode fazer uma viagem pela história da imagem em movimento, ver projecções visuais e participar em diferentes actividades interactivas. Aqui verá como as primeiras imagens em movimento foram transmitidas num ecrã e como esta arte evoluiu.

A enorme estrutura do edifício cobre 2.500 metros quadrados e tem 3 andares e uma mezzanine. Contém mais de 20.000 objectos da coleção Mallol, criados entre os séculos XVIII e XX. Poderá ver fotografias, desenhos, pinturas, cartazes, gravuras e uma biblioteca com mais de 700 livros e revistas.

Informações úteis

  • Preçoda entrada: cerca de 6 euros, crianças com menos de 14 anos não pagam. O primeiro domingo de cada mês é gratuito para todos.
  • Horário de abertura: de segunda a sábado, das 10 às 19 horas. Domingos das 10 às 14 horas. De junho a setembro, abre às segundas-feiras, das 10 às 14 horas.
  • Localização: Carrer de la Sèquia, 1, 17001 Girona, Espanha.
  • Como chegar: de carro ou de autocarro com as linhas 152, 207, 41, 42, 5, E2 ou E4.

Reservar um bilhete para o Museu do Cinema de Girona

2. Museu de Arte de Girona

Museu D'Art de Girona| ©Fotero
Museu D'Art de Girona| ©Fotero

O Museu D'Art foi fundado em 1976 e está situado no antigo Palácio Episcopal construído por volta do século X, onde também existia uma prisão e o Tribunal Eclesiástico que condenava o clero pelos seus crimes e pecados. Expõe obras do Bispado e de Girona, desde o período românico até ao século XX, e destaca a arte catalã.

No interior do edifício existem salas especiais dedicadas à cerâmica, ao vidro e à arte litúrgica, como o Martirologo de Usuardo, um livro do século XV. Há também belas obras renascentistas e barrocas e muitos trabalhos de pintores como Urgell, Vayreda, Rusiñol e Berga, entre outros.

Recomendo que visite a prisão do antigo Palácio Episcopal, onde os prisioneiros deixavam escritos nas paredes. Está situada no quarto andar da torre principal e tem uma bela vista da cidade. Estas prisões não eram masmorras, eram confortáveis e até tinham uma lareira para manter os prisioneiros quentes. Recomendo também que visitem o encantador jardim.

No Museu, podem também ver os espaços do antigo hospital de Santa Caterina e uma farmácia do século XVII. Aí poderá ver a antiga capela, o pátio das magnólias, o salão de lambris e uma coleção de cerca de 300 jarras de cerâmica branca vidrada. Não perca a visita à biblioteca médica medieval.

Informações úteis

  • Taxa deentrada: cerca de 6 euros, crianças com menos de 16 anos não pagam. A entrada é gratuita no primeiro domingo de cada mês.
  • Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10 às 18 horas, e aos domingos, das 10 às 14 horas. Fechado às segundas-feiras.
  • Localização: Pujada de la Catedral, 12, 17004 Girona, Espanha.
  • Como chegar: de carro, de comboio R11 ou de autocarro nas linhas 152, 41, 663, E2 e L6.

3. Museu de História da Cidade de Girona

Museu de História da Cidade de Girona| ©Josep M. Martí
Museu de História da Cidade de Girona| ©Josep M. Martí

O Museu de História de Girona foi inaugurado em 1960 e está instalado num antigo edifício que foi um convento dos frades capuchinhos de Santo António no século XVIII. O museu apresenta uma viagem pela história da cidade desde a época romana até aos nossos dias.

O edifício está localizado no Bairro Antigo da cidade e é interessante pela sua arquitetura, uma vez que preserva alguns espaços do antigo convento, como o cemitério dessecador dos Capuchinhos, que contém 18 nichos onde os mortos eram colocados sentados em bancos para dessecação. Para além disso, no museu também se podem ver as obras de arte barroca mais características da cidade de Girona.

O museu também tem um espaço dedicado às guerras francesas da segunda metade do século XVII, no qual se destaca o batalhão de mulheres militares que formaram as companhias de Santa Bárbara, que defenderam a cidade em 1809 e usavam um lenço vermelho atado aos braços.

O Museu estende-se a outros espaços, como o abrigo antiaéreo Jardí de la Infància, a prisão provincial e a vala comum do cemitério, que integram a Rede de Espaços de Memória Democrática. Estes espaços não podem ser visitados todos os dias, pelo que, se estiver particularmente interessado neles, deve consultar o seu sítio Web.

Informações úteis

  • Preçoda entrada: cerca de 4 euros, crianças com menos de 16 anos não pagam. A entrada é gratuita no primeiro domingo de cada mês.
  • Horário de abertura: de terça a sábado, das 10h30 às 17h30. De maio a setembro, das 10h30m às 18h30m. Domingos das 10h30 às 13h30 e fechado às segundas-feiras.
  • Localização: Carrer de la Força, 27, 17004 Girona, Espanha.
  • Como chegar: de carro ou de autocarro nas linhas L1, L2, L5, L6, L7, L11 e L12.

4. Teatro-Museu Dalí e Casa-Museu Portlligat

Casa-Museu Salvador Dalí| ©Eduardo Arostegui
Casa-Museu Salvador Dalí| ©Eduardo Arostegui

Uma das melhores coisas para fazer em Girona é visitar o Teatro-Museu Dalí e a Casa-Museu Dalí em Port Lligat, especialmente se gostar das obras do pintor. A melhor coisa a fazer é visitar tanto o Museu como a Casa para ter uma ideia mais completa da sua obra.

O edifício do Teatro-Museu Dalí está situado no antigo Teatro Municipal de Figueres, construído entre 1848 e 1850, e foi fundado em 1974. É um dos três museus de Girona dedicados a um único tema, neste caso, as maravilhosas obras do pintor Salvador Dalí.

Algumas das obras mais destacadas são o Autorretrato com I'Humanité, o Espectro do Sex Appeal, o Retrato de Gala e o Porto Alguer, entre muitas outras.

Quanto à Casa-Museu, era uma casa de pescadores onde Salvador Dalí viveu de 1930 a 1982 e deixou a sua marca labiríntica. Esta casa foi declarada de interesse cultural em 1997 e fica a 40 minutos de carro do Teatro-Museu Dali, ou a uma hora e meia de autocarro. Para a visitar, é necessário reservar o bilhete com antecedência no sítio Web e procurá-lo meia hora antes da visita.

Informações úteis

  • Taxade entrada: cerca de 15 euros, que inclui uma visita às jóias de Dalí.
  • Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10:30h às 17:45h. Fechado às segundas-feiras.
  • Localização do Teatro-Museu Dalí: Plaça Gala i Salvador Dalí, 5, 17600 Figueres, Girona, Espanha.
  • Como chegar: de carro ou de autocarro das linhas MD, Regional e 602.
  • Localização da Casa Museu Dalí: Platja de 17488 Port Lligat.
  • Comochegar: Da estação de comboios de Figueres, apanhar o autocarro da linha 12.

Reserve o seu bilhete para o Teatro-Museu Dalí e a Casa-Museu

5. Museu da História dos Judeus de Girona

Museu Judaico de Girona| ©Neritza
Museu Judaico de Girona| ©Neritza

O Museu da História dos Judeus foi fundado em 2000 e está localizado no centro Bonastruc ça Porta, o local da antiga sinagoga do século XV no bairro judeu de Girona. Este museu apresenta a história das comunidades judaicas da Catalunha que se estabeleceram na região durante a Idade Média.

Tem 11 salas que retratam a vida dos judeus e a sua cultura, desde a origem da comunidade, a perseguição que sofreram durante o Império Romano, a sua vida quotidiana e muito mais.

Uma das principais obras que poderá ver é o Arco de Tito, do século I d.C., no Fórum de Roma, que é um símbolo da diáspora judaica em todo o Mediterrâneo. Trata-se de um painel que representa o saque após a destruição do Templo de Jerusalém pelos exércitos romanos em 70 d.C.

Informações úteis

  • Taxa deentrada: cerca de 4 euros, crianças com menos de 14 anos não pagam. A entrada é gratuita no primeiro domingo de cada mês.
  • Horário de abertura: de terça-feira a sábado, das 10 às 18 horas. Segundas-feiras e domingos, das 10 às 14 horas.
  • Localização: Carrer de la Força, 8, 17004 Girona, Espanha.
  • Como chegar lá: de carro e de autocarro nas linhas L1, L2 e L5.

6. Museu de Arqueologia da Catalunha em Girona

Museu de Arqueologia da Catalunha em Girona| ©calafellvalo
Museu de Arqueologia da Catalunha em Girona| ©calafellvalo

O Museu de Arqueologia da Catalunha foi fundado em 1870 e está localizado no antigo mosteiro de San Pedro de Galligans. O local contém artefactos arqueológicos desde o Paleolítico até à época medieval que contam a história das comunidades que habitaram a região de Girona.

Do mosteiro, cuja construção atual começou no século XII, apenas se podem ver a igreja e o claustro, embora também existam restos de um edifício anterior. O museu contém muitos objectos pré-históricos de Girona, como a coleção de urnas cinerárias de cerâmica.

Os vestígios arqueológicos mais antigos provêm das Ampúrias. Há também uma secção sobre a cultura ibérica com exemplos de cerâmica, oferendas votivas e epígrafes. Na secção de Ciências Naturais do Museu pode ainda ver-se uma importante coleção de minerais e de malacologia (ciência que estuda os moluscos), doada pelo mestre Macau Teixidor.

Informações úteis

  • Preçoda entrada: cerca de 6 euros, crianças com menos de 16 anos não pagam. A entrada é gratuita no primeiro domingo de cada mês.
  • Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 10 às 18 horas; domingo, das 10 às 14 horas. Fechado às segundas-feiras.
  • Localização: Carrer de Santa Llúcia, 8, 17007 Girona, Espanha.
  • Como chegar: de carro, de autocarro da linha Sarfa, Barcelona - Girona. De comboio, na linha Renfe, Barcelona - Girona - Portbou.

7. Museu do Tesouro da Catedral de Girona

Museu do Tesouro da Catedral de Girona| ©Beatriz de Cerqueira Cesar Tavares
Museu do Tesouro da Catedral de Girona| ©Beatriz de Cerqueira Cesar Tavares

O Museu do Tesouro da Catedral de Girona, também conhecido como Museu da Sala Capitular, alberga numerosas obras de arte sacra do século X em diante, conservadas pela Diocese de Girona.

Neste museu podem ver-se belas obras como o códice Beatus do século X e a Tapeçaria da Criação do século XII, que mede 4,15 por 3,65 metros. Também se encontra o retábulo renascentista de Santa Helena, do século XVII.

Outras obras importantes são a arca árabe de Hixem II, que é uma caixa com uma arte de ourivesaria muito bela, e o Beato de Liébana, ou Livro do Apocalipse. Para além disso, o local possui muitas obras de escultura, pintura, ourivesaria gótica, litúrgica e têxtil.

Informações úteis

  • Preçode entrada: cerca de 7 euros, gratuito para crianças com menos de 7 anos de idade.
  • Horário de abertura: de segunda a sábado, das 10 às 18 horas, e aos domingos, das 12 às 18 horas.
  • Localização: Carrer del Bisbe Josep Cartañà, 3, 17004 Girona, Espanha.
  • Como chegar: de carro ou de autocarro da linha L1.

8. Museu Memorial do Exílio (MUME)

MUME| ©Daniel García Peris
MUME| ©Daniel García Peris

O Museu da Memória do Exílio foi fundado em 2008 e está situado no município de La Jonquera. Foi construído em memória do exílio causado pela Guerra Civil Espanhola em 1936 e está localizado na mesma zona fronteiriça onde esse exílio ocorreu.

O museu é uma homenagem às vítimas e conta várias histórias do exílio republicano na Catalunha, que foi uma enorme tragédia para a cidade. No museu, é possível ver exposições permanentes e, além disso, visitar as rotas que os exilados tiveram de percorrer.

Entre as actividades oferecidas pelo museu, é possível conhecer muitas histórias individuais dos exilados em 1939, aqueles que resistiram pela sua liberdade e outros que foram enviados para campos de concentração nazis.

Informações úteis

  • Taxa deentrada: cerca de 4 euros, menores de 17 anos não pagam.
  • Horário de abertura: de terça-feira a sábado, das 10 às 19 horas. Domingos das 10h00 às 14h00 e encerrado às segundas-feiras.
  • Localização: Carrer Major, 43, 47, 17700 La Jonquera, Girona, Espanha.
  • Como chegar: de carro pela Avenida del Presidente Josep Tarradellas e AP7.

9. Museu das Ruínas de Empúries

Ruínas em Girona| ©emuofevil
Ruínas em Girona| ©emuofevil

O Museu das Ruínas de Empúries é um conjunto de ruínas pertencentes a uma antiga cidade fundada pelos gregos no século VI a.C. A cidade foi ocupada pelos romanos e, durante o século III d.C., desapareceu após a invasão dos francos. É o sítio arqueológico mais importante da Catalunha e um dos melhores passeios que se pode fazer em Girona.

O que resta desta cidade, como restos de pequenas casas, praças e templos, pode ser visto neste museu. Destacam-se os pavimentos de mosaico de mármore branco, os alicerces da praça, os templos de Esculápio e Zeus Serapis, e as cisternas romanas.

Também foram efectuadas várias escavações nesta zona, graças às quais foi possível recuperar exemplares de bronze, cerâmica e esculturas gregas. Recomendo uma visita guiada às ruínas para saber mais sobre a sua história e significado.

Informações úteis

  • Taxade entrada: cerca de 6 euros, crianças menores de 16 anos grátis.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 10 às 18 horas.
  • Localização: C/ Puig i Cadafalch, s/n, 17130 L'Escala, Girona, Espanha.
  • Como chegar: de carro pela Avinguda Presidente Josep Tarradellas i Joan, AP 7 e GI623. De autocarro, pela linha 11.

10. Museu de História do Brinquedo

Brinquedos no museu| ©Manuel López
Brinquedos no museu| ©Manuel López

O Museu da História do Brinquedo foi fundado em 2000 e está situado no município de Sant Feliu de Guíxols, na costa do Mar Mediterrâneo. Existem documentos que datam a construção do edifício de 1810.

O museu alberga uma coleção de brinquedos pertencentes ao colecionador Tomás Pla, um amador que começou a construir um modelo de comboio elétrico em 1982. Atualmente, a coleção conta com mais de 10.000 brinquedos fabricados entre 1870 e 1985, dos quais cerca de 2.000 estão expostos.

Entre os brinquedos mais destacados encontram-se as latas de conserva das firmas espanholas Payá e Rico de Ibi, os jogos de tabuleiro da casa Borrás, os brinquedos e pepas de madeira do pós-guerra e muitos brinquedos de plástico interessantes fabricados em 1952.

Informações úteis

  • Localização: La Rbla, 50, 17220 Sant Feliu de Guíxols, Girona, Espanha.
  • Taxade entrada: cerca de 6 euros, crianças com menos de 9 anos não pagam.
  • Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10:00 às 13:00 e das 16:00 às 19:00 horas. Domingos das 11h00 às 14h00 e encerrado às segundas-feiras.
  • Como chegar lá: de carro pela C A65 e de autocarro pela linha 59.

Avaliações de outros viajantes

4.7
· 3750 Avaliações
  • A
    A.
    5
    (0 Avaliações)
    Gostámos muito dos três sítios, o museu é muito interessante, recomendo especialmente se vive aqui para dias de chuva.
  • N
    N.
    5
    (0 Avaliações)
    Fiquei encantado por poder ver o gótico catalão na basílica e na catedral.
  • L
    L.
    4
    (0 Avaliações)
    Gostei muito, embora o passeio seja um pouco pequeno, mas ainda é bom para poupar dinheiro nas taxas de entrada.
  • A
    A.
    5
    (0 Avaliações)
    Visita muito interessante, eu recomendo-a definitivamente.
  • T
    T.
    5
    (0 Avaliações)
    Boa opção para visitar os três monumentos, gostei de poder dividi-lo em dois dias e visitar o museu no primeiro dia e a basílica e a catedral no segundo.