O que ver e fazer em La Palma em 7 dias

Trilhos para caminhadas, vulcões, praias, florestas com cascatas e aldeias encantadoras. Tudo isto e muito mais é o que a "Isla Bonita" das Ilhas Canárias tem para oferecer.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 14 minutos

O que ver e fazer em La Palma em 7 dias

Santa Cruz de La Palma | ©kum111

Este paraíso de espaços naturais é particularmente impressionante graças à incrível diversidade de paisagens que tem para oferecer.

Quer seja adepto de uma natureza verdejante ou de praias e paisagens marítimas, encontrará o que procura nesta pequena mas colorida ilha. Desfrute dos seus parques naturais e dos seus numerosos miradouros num percurso pedestre, deslumbre-se com as suas impressionantes paisagens vulcânicas ou com um romântico plano noturno de observação das estrelas num dos seus miradouros astronómicos. Esta ilha tem algo para todos, e neste itinerário vou contar-vos os seus segredos para que saibam tudo o quehá para ver e fazer em La Palma.

Primeiro dia: desfrutar das vistas desde o ponto mais alto da ilha, descobrir o município de Barlovento e terminar com um percurso por Cubo de la Galga.

Roque de los Muchachos, Las Palmas| ©Carlos Lopez Echeto
Roque de los Muchachos, Las Palmas| ©Carlos Lopez Echeto

A primeira coisa que aconselho a fazer na sua viagem a La Palma é, se tiver a possibilidade, alugar um carro para se deslocar mais comodamente pela ilha. Desta forma, terás muito mais liberdade de movimentos e poderás chegar a todos os cantos da ilha com facilidade.

Se não tiveres essa possibilidade, não te preocupes, também podes utilizar os transportes públicos. E agora vou falar-te do teu itinerário para o primeiro dia. Para começar, subirá ao miradouro mais alto de La Palma numa excursão aoRoque de los Muchachos. Depois, descerão até ao município de Barlovento, chegando à sua costa. E, por fim, faremos um percurso pelo bosque de Cubo de la Galga.

Ver as vistas panorâmicas de La Palma desde Roque de los Muchachos

Para começar o primeiro dia em La Palma, o plano que vos vou sugerir é fazer um percurso à volta do Roque de Los Muchachos. Na parte central da ilha e a uma altitude de nada menos que 2.426 metros, encontra-se o segundo pico mais alto das Ilhas Canárias.

Este miradouro tem uma localização privilegiada, de onde se pode ver tanto o Parque Nacional da Caldera de Taburiente como muitas outras partes da ilha. Outra das suas principais atracções é o seu Observatório Astronómico. Embora seja possível chegar lá de carro, a opção mais cómoda é reservar uma Rota Roque de Los Muchachos, com a qual a única preocupação será relaxar e desfrutar do percurso.

Reservar uma excursão de observação de estrelas

Seguir a estrada Carretera de las Mimbreras

Embora a sua próxima paragem no percurso de hoje seja Barlovento, fazendo um pequeno desvio no caminho para o seu próximo destino, irá conduzir ao longo da estrada LP-109, ou como é conhecida, a Carretera de las Mimbreras. Esta curta estrada de apenas 15 quilómetros é considerada aestrada mais bonita de La Palma e ao longo do caminho irá passar por falésias, zonas montanhosas, árvores exuberantes e até zonas florestais. Também passará por vários miradouros incríveis onde poderá parar ao longo do caminho.

Mergulhe na gastronomia das Canárias com uma refeição em Barlovento

Barlovento é um município localizado no noroeste de La Palma e a sua principal atração deve-se à beleza do ambiente natural que o rodeia.

Uma vez lá, convido-o a tomar uma refeição no restaurante de grelhados El Campesino, onde poderá provar as especialidades da comida tradicional das Canárias.

Dar um mergulho nas piscinas de La Fajana

La Fajana| ©Tony Hisgett
La Fajana| ©Tony Hisgett

As piscinas naturais de La Fajana estão situadas em Barlovento.

Este complexo é composto por três piscinas de diferentes tamanhos, cujas águas são cristalinas e calmas, uma vez que estão rodeadas por passadiços que as protegem das ondas do mar. Além disso, em La Fajana também pode encontrar umgrande solário onde pode relaxar e apanhar sol, mas não se demore muito! Mas não se demorem muito, porque ainda têm a última paragem da tarde.

Terminar o dia com um passeio pelo Bosque Encantado

Para terminar o vosso primeiro dia em La Palma, preparei um percurso pelo Cubo de la Galga, ou como é conhecido, o Bosque Encantado.

Este bosque de laurissilva parece saído de um conto de fadas, e também tem a vantagem de que o caminho é cómodo e fácil de seguir, pelo que não será um percurso muito difícil. Para conhecer este lugar há duas opções de percursos que pode seguir e que deixo à sua escolha. A primeira e mais longa começa na zona do restauranteCasa Asterio e tem uma extensão de 9 km, cerca de três horas e meia. A segunda opção, mais curta, começa no parque de estacionamento à esquerda, depois do túnel do Cubo (estrada LP-1 S.C. de La Palma - San Andrés y Sauce), e a sua distância é de 4 km, cerca de duas horas.

Segundo dia: comece o dia em Tazacorte, desfrute de um passeio de barco e visite a praia de La Veta.

Tazacorte| ©Ivan Borisov
Tazacorte| ©Ivan Borisov

Para o seu segundo dia de viagem, trago-lhe um itinerário muito completo e variado que começará na aldeia de Tazacorte. Aí, para além de passearem pelas suas ruas, terão a oportunidade de fazer um passeio de barco para ver baleias e golfinhos. Por fim, visitará a praia de La Veta, onde poderá relaxar e dar um mergulho refrescante.

Conhecer o cais de Tazacorte

Para começar o vosso dia, vou pedir-vos que se desloquem à cidade costeira de Tazacorte. A sua marina é uma das suas principais atracções. Uma vez lá, podem dar um passeio enquanto observam os iates atracados no cais.

No entanto, se há algo que vale a pena mencionar nesta cidade é a Playa de Tazacorte, uma praia de areia vulcânica preta que é a principal atração turística e é considerada uma das melhores praias de La Palma.

Não perca a oportunidade de observar baleias e golfinhos no seu habitat natural

Aproveitando o facto de estar em Tazacorte, recomendo que reserve um passeio de barco de observação de golfinhos, uma vez que estes barcos costumam sair do porto deste município. Nesta excursão, terá a oportunidade denavegar ao longo da costa de La Palma em busca de avistamentos de golfinhos e até, se tiver sorte, de baleias imponentes a poucos metros de si.

Reservar uma excursão de observação de golfinhos

Relaxar na praia de La Veta

Praia de La Veta| ©Ailie
Praia de La Veta| ©Ailie

Devido à orografia da ilha, não existem muitas praias longas e arenosas em La Palma. É por isso que a praia de La Veta é tão especial. Se tiveres sorte e a tua viagem coincidir com a primavera ou o verão, poderás deitar-te e desfrutar de banhos de sol na areia negra da praia de La Veta.

Isto deve-se ao facto de ser uma praia sazonal, ou seja, forma-se em alguns meses do ano e desaparece noutros. No entanto, beleza não falta a esta enseada isolada, por isso, se tiver oportunidade, aconselho-o a dar um mergulho refrescante e a dar um passeio ao longo da costa enquanto espera pelo fantástico espetáculo que é o pôr do sol.

Feche o dia com a cerveja mais típica da região

À medida que se aproxima a hora do jantar, recomendo que se dirijam à Cervejaria Isla Verde. Para além de ser um dos restaurantes mais bem cotados da zona, a Cervejaria Isla Verde tem a sua própria marca de cerveja, que é fabricada artesanalmente na ilha de La Palma.

Terceiro dia: descubra a capital da Isla Bonita, visite uma antiga aldeia piscatória e termine a noite sob um céu repleto de estrelas

Santa Cruz de La Palma| ©Mardeviajes
Santa Cruz de La Palma| ©Mardeviajes

Para o seu terceiro dia de viagem, a primeira paragem do seu itinerário será uma visita à capital da ilha, Santa Cruz de La Palma. Depois de uma deliciosa refeição num dos restaurantes locais da cidade, dirigir-se-á à antiga aldeia de Los Cancajos. Por fim, terminará este dia fantástico sob um céu estrelado no miradouro de Llano del Jable.

Comece o dia na cidade de estilo colonial de Santa Cruz de La Palma

Não quererá deixar a ilha sem visitar a sua bela capital. Santa Cruz de La Palma possui uma arquitetura centenária e um bairro histórico que não o deixará indiferente.

Uma das principais características da cidade é a sua longa tradição marítima, já que Santa Cruz de La Palma tem o porto mais importante da ilha, que também está intimamente ligado às histórias das antigas viagens para as Américas. A imagem mais icónica de Santa Cruz é a das suas emblemáticasvarandas de madeira, que, pintadas de cores e cheias de flores, adornam a fachada das casas pitorescas da Avenida Marítima. Para além de passear pelo seu centro histórico pedonal e admirar a praia a partir do passeio marítimo, pode visitar outros pontos de interesse principais, como a Calle Real, o Castelo de Santa Catalina ou o Museu Naval Barco de la Virgen.

Reservar um passeio de barco pela baía de La Palma

Apreciar a gastronomia de La Palma em dois lugares encantadores

Se lhe abrir o apetite durante a sua visita a Santa Cruz de la Palma, tenho o lugar perfeito para si. No centro da capital, encontra-se um pequeno bar chamado Tasca la 4. Este lugar encantador e económico é perfeito se, durante o seu passeio, lhe apetecer fazer um lanche e, ao mesmo tempo, provar um produto local.

Se fores sentar-te na sua esplanada central, podes partilhar uma dose de queijos de La Palma e acompanhar com uma cerveja das Canárias. Para o almoço, o local que te vou recomendar é oRestaurante Parrilla Los Braseros. Aí poderá provar as suas carnes de primeira qualidade, cozinhadas primeiro em lume brando sobre as brasas e depois acabadas numa grelha para o toque final. É claro que pode acompanhar esta iguaria com umas típicas "papas arrugadas" (batatas enrugadas) e um pouco de mojo caseiro.

Continue o seu caminho até à aldeia de Los Cancajos

Los Cancajos| ©Eduard Marmet
Los Cancajos| ©Eduard Marmet

Los Cancajos é uma pequena aldeia turística do município de Breña Baja. A principal atração deste bairro agradável e tranquilo é a sua praia, que está protegida por uma baía e oferece águas calmas e uma variedade de vida subaquática. Naturalmente, tal como as outras praias da zona, a sua areia é preta e de origem vulcânica.

Outra caraterística da praia de Los Cancajos é que é muito popular entre os entusiastas do mergulho e do snorkeling, pois tem as condições perfeitas para ambos os desportos.

Encerrar a noite sob o manto de uma impressionante noite estrelada

Talvez não o saiba, mas La Palma é um dos melhores locais para observar as estrelas. De facto, esta ilha tem uma lei que a protege da poluição luminosa que, juntamente com certos factores como a sua altitude e localização, lhe valeram um lugar como Destino Turístico Starlight, ou seja, lugares considerados como os melhores para contemplar o céu estrelado.

Por este motivo, não é raro que se ofereçam excursões nocturnas com o único objetivo de observar as estrelas. Outra opção igualmente válida é subir por meios próprios a um dosnumerosos miradouros de La Palma para ver este espetáculo com os seus próprios olhos. Por esta razão, o último plano para o seu terceiro dia é ir ao miradouro astronómico de Llano del Jable, que à noite se torna a varanda ideal para admirar o céu noturno.

Reservar uma excursão de observação de estrelas

Quarto dia: percorrer os vulcões mais impressionantes da ilha, visitar Las Salinas de Fuencaliente e terminar com um vinho relaxante em Teneguía

Las Salinas de Fuencaliente| ©Frerk Meyer
Las Salinas de Fuencaliente| ©Frerk Meyer

Para o vosso quarto dia, preparei uma das melhores excursões que podem fazer a partir de La Palma.

E embora seja o percurso mais longo da vossa viagem, é também um dos mais interessantes, já que irão percorrer as paisagens vulcânicas mais impressionantes da ilha. No final da excursão, irão visitar as famosassalinas de Fuencaliente. E para terminar este dia proveitoso mas cansativo, preparei uma visita às adegas de Teneguía.

Percorrer a Rota dos Vulcões

La Palma é conhecida pela sua grande variedade de paisagens, e um dos produtos mais impressionantes da natureza na ilha são os seus imponentes vulcões e as paisagens forjadas pelas suas erupções. É por isso que não se pode deixar a ilha sem fazer a famosa Ruta de los Volcanes. Ao longo desta rota, você estará imerso em paisagens abertas de cores pretas, terra e ocre, onde você verá vulcões monumentais e crateras antigas em uma excursão demais de 17 quilômetros. Embora a maior parte dos percursos pedestres da ilha estejam claramente assinalados e sinalizados, pode consultar o sítio oficial da Rede de Senderos de La Palma para qualquer percurso.

Explorar as Salinas de Fuencaliente

Depois de uma intensa caminhada, chegará a Las Salinas de Fuencaliente, pois é aqui que termina o percurso. As salinas são uma das paisagens mais bonitas da ilha, e também uma das mais visitadas.

O azul da água do mar, o negro da terra vulcânica e o branco do sal contrastam de uma forma única, tornando a imagem digna de admiração. Pode ainda admirar o farol que se ergue ao fundo da paisagem.

Termine o seu dia com uma visita sem pressas às adegas de Teneguía

No final deste dia agitado, terá um merecido descanso. Por isso, a última atividade de hoje será uma pequena visita às Bodegas Teneguía. Aí poderá relaxar numa prova de vinhos, onde aprenderá sobre o processo de produção deste produto nativo de La Palma e sobre a importância histórica desta adega de origem canária.

Reservar uma visita às adegas de Teneguía

Quinto dia: passeio pela maravilhosa Ruta de los Nacientes de Marcos y Cordero e finalização na pequena aldeia de San Andrés

Naciente de Marcos| ©Francisco Javier Toledo
Naciente de Marcos| ©Francisco Javier Toledo

No quinto dia, começará com um passeio por uma das zonas mais bonitas da ilha de La Palma, a rota dos Nacientes de Marcos e Cordero. No final do percurso, terá a oportunidade de se maravilhar com a beleza da Cascada de Tilos e, para terminar o dia, fará uma visita à pequena aldeia de San Andrés.

Começaremos com a bela Rota dos Nacientes de Marcos e Cordero

O início da rota situa-se na Casa de Monte, pelo que aí começará o seu passeio, durante o qual poderá atravessar os 13 túneis de água que se encontram ao longo do caminho. A rota tem pouco mais de 12 quilómetros de comprimento e, ao percorrê-la, verá uma bela paisagem repleta de vegetação com frondosos pinheiros e outras maravilhas da flora autóctone que formam um verdadeiro paraíso de biodiversidade. O passeio começa junto aoantigo canal de água e, durante a caminhada, irá deparar-se com os diferentes túneis até chegar ao Bosque de los Tilos, um espetacular bosque de loureiros.

Maravilhe-se com a incrível beleza da Cascada de los Tilos

Uma vez terminado o duro percurso, pode visitar a vizinha Cascada de los Tilos, uma queda de água com mais de 60 metros de altura.

Este é um dos lugares mais visitados e fotografados da Isla Bonita, e esta espetacular cascata não deixa ninguém indiferente. Depois, pode fazer uma pausa para almoçar noRestaurante Casa Demetrio, um pequeno restaurante situado em Los Tilos, cuja esplanada se encontra à sombra da floresta.

Visita à aldeia de San Andrés

Depois do passeio pela natureza, deve dirigir-se ao seu próximo destino, a pequena mas encantadora aldeia de San Andrés.

Os edifícios de San Andrés giram em torno da Igreja de San Andrés Apóstol. Devido à sua pequena dimensão, em menos de meio dia teremos tempo suficiente para passear à vontade pelas suas pitorescas ruas e visitar, pelo menos, os lugares mais interessantes, como a Praça de San Andrés ou a Ermida de El Pilar.

Por último, pode dar um passeio em direção à costa até chegar às piscinas naturais de Charco Azul. Esta bela zona balnear está protegida da ondulação do mar, além de possuir uma extensa zona de solário para banhos de sol.

Sexto dia: comece o dia na aldeia mais escondida de La Palma, explore a misteriosa Cueva Bonita e termine-o com as vistas deslumbrantes do Mirador Del Time

Poris da Candelária| ©Ingo Ronner
Poris da Candelária| ©Ingo Ronner

Para começar o passeio do seu sexto dia, visitará primeiro o segredo mais bem guardado de La Palma: a pequena aldeia de Porís de la Candelaria. Em seguida, terá a oportunidade de explorar o interior da Cueva Bonita e, finalmente, desfrutará das incríveis vistas do Mirador Del Time.

Comece a manhã em Poris de la Candelaria

P oris de la Candelaria é uma pequena aldeia de extraordinária beleza escondida numa caverna à beira-mar. Esta pequena joia deLa Palma está localizada no município de Tijarafe. Para lá chegar, é preciso atravessar uma estrada estreita e sinuosa que nos levará a este cenário cinematográfico escondido numa cavidade rochosa de até 50 metros de altura. Geologicamente, esta é a zona mais antiga da ilha e é habitada por famílias que, geração após geração, herdaram estas casinhas pitorescas à beira-mar.

É claro que neste recanto selvagem de La Palma não encontrará lojas, bares ou restaurantes, uma vez que este pequeno conjunto arquitetónico é constituído apenas pelas casas brancas dos habitantes locais que vivem na aldeia.

Explorar Cueva Bonita

E a partir de uma aldeia escondida entre as rochas, viajará até uma misteriosa gruta no mar.

A Cueva Bonita só é acessível a partir do mar e é uma das principais atracções turísticas da ilha. Esta cavidade rochosa faz parte das numerosas grutas que se encontram na costa noroeste de La Palma. As suas duas entradas são grandes, embora o interior não seja muito profundo. A melhor maneira de chegar até ela é contrataruma excursão em caiaque, muito comum nesta zona e que parte do próprio Poris de la Candelaria.

Termine o dia com uma magnífica vista do pôr do sol

A menos de 20 minutos de carro a sul de Cueva Bonita encontra-se o Mirador Del Time, uma varanda sobre o vasto Vale de Ariadne com uma das vistas mais espectaculares de La Palma. Está a quase 700 metros acima do nível do mar e, embora seja facilmente acessível de carro, há um caminho pedestre íngreme de 3 quilómetros se quiser dar um passeio. De lá, poderá assistir a um pôr do sol inesquecível.

Sétimo dia: despedir-se de La Palma com um Parque Nacional e um banho na melhor praia da ilha.

Caldera de Taburiente| ©Pipe notjustaphoto
Caldera de Taburiente| ©Pipe notjustaphoto

Infelizmente, as suas férias estão a chegar ao fim. Mas não se preocupem, porque para o vosso último dia preparei-vos uma despedida muito especial. Para começar a manhã, visitarão o majestoso Parque Nacional Caldera de Taburiente e, à tarde, irão à cidade de Puerto Naos, onde visitarão a melhor praia de toda a ilha.

Comece o seu dia com uma visita guiada à Caldeira de Taburiente

O Parque Nacional da Caldera de Taburiente é um ambiente natural de origem vulcânica situado na parte central da ilha.

No seu interior podem atingir-se até 2000 metros de altura e toda a sua superfície está coberta pelo conhecido pinheiro das Canárias.

Além disso, o seu terreno é atravessado por profundos barrancos, e existe até uma cascata chamada Cascada de los Colores (Cascata das Cores ) devido à variedade de tons da sua parede. Para visitar este magnífico parque natural, a rota que vou recomendar é a que começa noBarranco de las Angustias e, depois de uma dura descida chamada "El reventón", leva-nos até ao final do caminho, mas não sem antes fazer um pequeno desvio para admirar a Cascada de los Colores (Cascata das Cores).

Visitar Puerto Naos

Puerto de Naos foi outrora uma pequena aldeia piscatória pertencente ao município de Los Llanos de Aridane. Atualmente, porém, tornou-se um dos destinos turísticos mais populares de La Palma. Uma vez lá, convido-o a parar para almoçar num dos seus muitos restaurantes especializados em peixe, marisco e vários produtos locais.

A principal atração turística de Puerto Naos é a sua fantástica praia, que se encontra entre as primeiras das maiores praias de La Palma. Para terminar a tarde do seu último dia na Isla Bonita, pode assistir ao pôr do sol pela última vez a partir de uma das esplanadas e bares de praia que fazem parte do seu passeio marítimo.