11 coisas para fazer em Madrid com crianças
Madrid é uma cidade ideal para visitar com crianças se conhecer os sítios e as formas de o fazer. Neste post vai descobrir os melhores planos para visitar a capital de Espanha com os mais pequenos.
Madrid é uma cidade com muito para ver e fazer, mas percorrer as suas ruas e visitar os seus locais mais turísticos pode ser uma tarefa muito aborrecida para as crianças. Felizmente, a própria cidade oferece centenas de alternativas para que as crianças possam divertir-se tanto ou mais do que os adultos.
Há formas de adaptar as visitas a museus e monumentos que normalmente aborrecem os mais pequenos e outras actividades concebidas exclusivamente para que eles desfrutem ao máximo. A seguir, pode descobrir as melhores opções para visitar Madrid com crianças.
1. O parque de diversões de Madrid, uma aposta segura
Proporcionar às crianças um dia inesquecível de diversão é sempre uma boa ideia.
E para isso, nada melhor do que comprar bilhetes para visitar o parque de diversões da cidade de Madrid, situado na Casa de Campo de Madrid e ao qual é muito fácil chegar de metro, autocarro ou carro. No parque há todo o tipo de atracções que os adultos também podem desfrutar.
Outra alternativa é o Parque Warner, para o qual também se podem adquirir bilhetes com antecedência, embora este se situe na zona sul da cidade, nos arredores de Madrid. Em qualquer caso, visitar um parque de diversões é sempre uma boa ideia se estiver a viajar com crianças.
2. Os jardins zoológicos são sempre um dos locais preferidos dos mais pequenos
Para além dos parques de diversões, outros dos locais preferidos das crianças são os jardins zoológicos. Para além do parque de diversões de Madrid, existe também o Zoo Aquarium, para o qual pode comprar os seus bilhetes online. Aqui há espécies de todos os géneros e de todo o mundo, embora a sua estrela mais famosa seja o seu urso panda gigante. O panda é acompanhado por grandes mamíferos, animais da savana, espécies marinhas e muito mais.
Outra alternativa nos arredores da cidade é o parque Faunia, para o qual pode adquirir os seus bilhetes aqui, que está um pouco mais afastado da visão clássica dos jardins zoológicos tradicionais e os espaços são mais abertos. Nalgumas das suas áreas é possível interagir com os animais. É muito acessível de carro e de transportes públicos.
E, por fim, pode também visitar o Aquário Atlantis e reservar o seu bilhete sem filas de espera. Está localizado nos arredores de Madrid, especificamente em Arroyomolinos. Neste lugar vivem até 10.000 animais marinhos, de muitas espécies diferentes, como tubarões, raias, tartarugas, medusas... e as crianças podem desfrutar de actividades interactivas, realidade virtual e muito mais!
3. O centro histórico de Madrid com crianças
Madrid é uma cidade altamente recomendada para ser descoberta a pé. Um passeio pelo seu centro histórico é certamente do agrado dos adultos... mas talvez não tanto das crianças. Elas não costumam gostar de passeios longos, a não ser que lhes ofereçamos algumas paragens estratégicas para brincarem e descansarem.
Felizmente, no centro de Madrid isso é fácil. Locais como a histórica Plaza Mayor estão repletos de artistas de rua cujas habilidades atraem sempre a atenção das crianças. Carrosséis e pequenas feiras também são comuns na própria praça, assim como outros lugares como parques e praças que são perfeitos para uma paragem no seu itinerário.
Outra atividade essencial para fazer no centro de Madrid é parar para almoçar ou tomar o pequeno-almoço. Os típicos churros madrilenos são uma iguaria que costuma ser um sucesso entre os mais pequenos da casa.
4. Os museus também são lugares para os mais pequenos
Visitar os melhores museus de Madrid é uma obrigação se estiver a viajar para a cidade pela primeira vez. É verdade que, se viajar com crianças, passar longos dias num museu pode ser cansativo e algo aborrecido para os mais pequenos.
Para ultrapassar esta barreira, existem algumas actividades especiais para crianças quando se visita o Prado ou o Reina Sofía, bem como descontos nos bilhetes.
Aproximar a arte dos mais pequenos é possível com uma visita guiada em que os guias estão preparados para entreter e ensinar os nossos filhos ao mesmo tempo. No caso específico do Museu do Prado, o museu mais importante de Madrid, existem oficinas interactivas muito úteis para entreter as crianças. Todos os museus têm também preços reduzidos para crianças com menos de uma certa idade. Aqui pode comprar os seus bilhetes para o Museu do Prado.
5. Os museus dos sentidos e das ilusões, como se lê!
E, continuando com os museus, desta vez sugerimos dois outros museus um pouco diferentes mas perfeitos para visitar com crianças. Por um lado, há o Ikonos, um museu de arte imersiva, o que significa que os seus sentidos serão os protagonistas. Entrarão em contacto com luzes, cores, sensações, texturas, imagens... e farão voar a vossa imaginação e a dos mais pequenos!
Pode comprar os bilhetes com antecedência aqui. E, por outro lado, que tal visitar um museu dedicado às ilusões? Uma experiência que já conta com milhões de visitantes e onde podem desfrutar, miúdos e graúdos, de exposições que vão enganar a vossa mente e estimular a vossa imaginação e lógica. Puzzles 3D, a Sala dos Dilemas ou a Sala das Ilusões... são alguns dos desafios que terão de superar em família, estão dispostos a isso? Paraadquirir os seus bilhetes, pode fazê-lo a partir daqui...
6. O Palácio Real com crianças
Outro dos pontos turísticos obrigatórios de Madrid, que à primeira vista pode não entusiasmar as crianças, é uma visita ao Palácio Real de Madrid. A chave aqui está no foco da visita.
É sempre uma boa ideia falar de grandes reis, príncipes e princesas e transformar a visita ao Palácio Real num passeio de conto de fadas.
A melhor maneira de o fazer é mergulhá-los na atmosfera desde o início. Para o conseguir, pode começar com amudança da guarda, onde as crianças ficarão fascinadas com os soldados a cavalo, e continuar no interior da Armaria Real, com a sua coleção de armas e armaduras. A parte mais difícil para as crianças pode ser as longas filas de espera, por isso é altamente recomendável que compre os seus bilhetes online antes de visitar o palácio.
7. Os fãs de futebol vão gostar do Tour Bernabéu ou do museu Cívitas Metropolitano
Se os seus filhos se tornaram adeptos do futebol, vão gostar da cidade de Madrid, uma das capitais mundiais do desporto.
No Paseo de la Castellana, encontra-se o estádio Santiago Bernabéu, a casa do Real Madrid, que pode ser visitado não só para assistir a um jogo, mas também para fazer a visita guiada ao museu e ao estádio Bernabéu. Este museu alberga todos os troféus da história do Real Madrid e é possível visitar parte do estádio, entrar nos balneários ou sentar-se no banco de suplentes.
O outro grande emblema do futebol madrileno é o Atlético de Madrid, cujo estádio, o Cívitas Metropolitano, também pode ser visitado no seu museu e nas instalações do moderno recinto de futebol, contratando uma visita guiada. O estádio fica mais afastado do centro da cidade, mas pode ser facilmente alcançado de metro.
8. Em Madrid, pode visitar a casa da fada dos dentes
Poucas pessoas sabem que a fada dos dentes viveu e ainda vive em Madrid. De facto, é possível visitar a sua casa-museu, que certamente fará as delícias dos mais pequenos. Situa-se muito perto da Puerta del Sol, no centro da cidade, na confeitaria Prats, onde, segundo a história, o rato vivia numa caixa de biscoitos.
O museu também é útil para os adultos aprenderem sobre a origem deste conto. Embora a figura da fada dos dentes tenha origens medievais, a sua primeira aparição escrita foi em 1902, na história que Luis Coloma Roldán escreveu para Alfonso XIII quando este era criança. Sem dúvida, um lugar mágico para visitar com as crianças.
9. Brincar enquanto se vê o Parque do Retiro
O Parque do Retiro é outro lugar imprescindível para visitar na sua viagem a Madrid e um dos melhores lugares para as crianças se divertirem e pode fazê-lo contratando uma excursão. Este vasto parque tem milhares de metros de áreas verdes onde os mais pequenos podem correr e brincar, áreas com baloiços, campos desportivos, artistas de rua... há dezenas de opções para as crianças se divertirem.
Os adultos também se podem divertir e, de facto, há actividades perfeitas para toda a família, como um passeio de barco no famoso Lago do Retiro. Há também bares e restaurantes com grandes esplanadas onde se pode relaxar enquanto se recarrega as baterias com boa comida.
Poucos sítios são melhores para passar um dia em família do que o Parque do Retiro, situado em pleno centro da capital.
10. Leve-os a ver o Rei Leão ou a um teatro na Gran Via.
A Gran Vía é uma das principais artérias da cidade. É especialmente conhecida pelas suas lojas, mas sobretudo pelos numerosos teatros que a percorrem. O teatro Lope de Vega acolhe um dos espectáculos mais populares de Madrid e um dos preferidos das crianças.
Estou a falar do musical do Rei Leão, um espetáculo ambientado no filme da Disney, ideal para toda a família. O bom é que se o Rei Leão não nos convencer, há dezenas de outras opções na própria Gran Vía, comoespectáculos de magia e outros espectáculos que também são adequados para crianças.
Na Plaza de Callao, no meio da Gran Vía, há também cinemas que são uma boa alternativa se os teatros não o convencerem.
11. Visite o Teatro Circo Price em Madrid ou a Cripta Mágica
Por falar em teatro, há duas alternativas para crianças que serão certamente a escolha certa.
O Teatro Circo Price, situado perto de Atocha e Reina Sofia, costuma acolher espectáculos de magia e circo que são sempre uma aposta segura para ver com a família. Perto do mesmo teatro temos tambéma Cripta Mágica. Um teatro antigo, de 1900, onde se realizam os mais variados e diferentes espectáculos de magia, com a vantagem de se poder desfrutar deles enquanto se toma um café ou um lanche.
Outros conselhos para visitar Madrid com crianças
Como se pode ver, há muitas opções para visitar Madrid com crianças. Mas escolher um bom plano nem sempre é suficiente, especialmente se não tivermos em conta algumas coisas. Para que nada corra mal e para que tanto as crianças como os adultos se divirtam, aqui ficam alguns conselhos que deve ter em conta:
- Nos locais mais turísticos, como o Prado ou o Palácio Real, as filas de espera são frequentes. Nestes casos, o melhor a fazer é sempre comprar os bilhetes online para evitar longas esperas. Todos sabemos que as filas e as crianças não combinam muito bem.
- A compra antecipada de bilhetes também é aconselhável para teatros e espectáculos como o Rei Leão. Mas, neste caso, não é para evitar filas, mas sim para evitar ficar sem lugar, uma vez que a procura é bastante elevada.
- Nos museus, existem guias áudio e opções para crianças. Pergunte nas bilheteiras e eles informá-lo-ão sobre os recursos dos museus adaptados para crianças.
- Embora Madrid seja uma cidade que se orgulha de ser vista a pé, as longas caminhadas podem ser difíceis para as crianças. O metro é a melhor forma de se deslocar em Madrid, e é um meio de transporte que as crianças adoram.
- Faça paragens estratégicas no meio de locais turísticos para que as crianças possam descansar e desconectar. Felizmente, em Madrid há muitas praças e parques perfeitos para isso.