Mais sobre: O que ver e fazer em Ciutadella, em Menorca
Em algum momento da história, Ciutadella foi a capital de Menorca, por isso ainda há muitas características dessa época nas ruas e edifícios desta cidade. O seu aspeto detalhando a verdadeira sensação mediterrânica é uma joia imperdível na sua lista de coisas para fazer em Menorca.
Faça uma viagem para as enseadas do sul a partir de Ciutadella
O antigo porto de Ciutadella é o local de onde embarcará quando reservar uma excursão às enseadas do sul de Menorca.
Durante 7 horas, navegará nas águas cristalinas do Mediterrâneo e desfrutará de alguns lugares únicos e ainda intactos da ilha de Menorca. É claro que visitará algumas enseadas, como Cala es Talaier, Cala Turqueta ou Faro de Artruix, e terá a oportunidade de fazer snorkeling.
Esta excursão também inclui almoço a bordo do barco e paragens para mergulhar nas águas límpidas e turquesa da ilha. Parece bom, não é?
Desfrutar do ambiente no Porto de Ciutadella
O porto de Ciutadella é um porto moderno que se divide em três secções: marina, porto comercial, de passageiros e de pesca. A sua extensão e a divisão das chegadas de navios fazem dele o porto mais importante da ilha. Tendo isto em conta, não é de admirar que o ambiente seja vibrante e movimentado.
Passear pelo porto ou tomar umas bebidas refrescantes, bem como provar as tapas nos vários restaurantes da zona, são actividades a não perder se visitar esta área. Com o passar do tempo, o porto deixou de ser apenas um porto de pesca para se tornar um importante ponto de embarque e desembarque.
A partir deste porto, é possível visitar Mallorca e Barcelona de barco, bem como fazer uma viagem às enseadas do sul. Tanto é assim que o porto é considerado um bom ponto de ligação entre diferentes locais turísticos. Se quiseres fazer esta excursão, recomendo que chegues um pouco mais cedo ao porto, para que possas conhecer a zona mais comodamente e com mais tempo.
Diverte-te no Castelo de Menorca
Esta atração turística, em funcionamento desde 1974, tem vindo a oferecer aos seus visitantes uma vasta gama de entretenimento na cidade minorquina de Ciutadella há várias décadas. Se quiser passar um tempo divertido fazendo diferentes actividades com a sua família, não pode perder uma visita ao Castelo de Menorca:
- Poderá saborear uma vasta oferta gastronómica.
- Terá a oportunidade de admirar ou comprar várias figuras de porcelana.
- Poderá testar os seus dotes de piloto numa pista de karting.
- Descobrirá uma grande área de jogos e uma piscina para a diversão de toda a família, especialmente dos mais jovens.
E para recordar a sua visita ao Castelo de Menorca, este tem também uma loja de recordações no seu interior. Aqui pode comprar desde postais da sua visita à ilha até estatuetas dos locais mais interessantes. Na loja também se encontram disponíveis t-shirts e outros artigos, pelo que não terá desculpa para trazer presentes para os seus familiares.
Desfrutar de um céu limpo e estrelado no farol de Punta Nati
Como forma de evitar o elevado número de naufrágios nesse lado da ilha, foi ordenada a construção do Farol de Punta Nati. Foi finalmente inaugurado em 1912. Desde então, o farol converteu-se numa das principais atracções turísticas da ilha, o que o converteu numa visita obrigatória que não pode perder.
Os entardeceres no farol de Punta Nati são dos melhores da ilha. A altura deste farol e o céu limpo durante a época de verão ajudá-lo-ão a apanhar um pôr do sol verdadeiramente belo. É o farol mais próximo de Ciutadella, pelo que não demorará muito tempo a lá chegar.
É possível chegar ao farol de várias formas, de autocarro, de carro particular, a pé ou de bicicleta. Qualquer que seja o meio de transporte escolhido, este proporcionar-lhe-á uma viagem agradável e demorará apenas alguns minutos a chegar ao seu destino. Se for de carro, existe um parque de estacionamento gratuito a poucos metros do farol. Pode estacionar o seu veículo e depois seguir o caminho a pé até chegar ao farol. Punta de Nati é também um bom local para visitar à noite, pois daqui pode desfrutar de um céu estrelado como em quase nenhum outro lugar da ilha.
Dica de viajante
Use uma camisola mesmo que seja verão, pois o vento sopra forte aqui na ilha.
Impressione-se com a arquitetura da Catedral de Ciutadella
Em algum momento da história, esta catedral já foi uma mesquita, razão pela qual certos elementos da arquitetura muçulmana ainda sobrevivem hoje. O desenho arquitetónico desta catedral provém do período gótico instalado na Europa no século XIV.
Uma das coisas que mais o impressionará nesta grande obra arquitetónica é o seu interior. A incrível altura de 22 metros deste templo vai deixá-lo fascinado, especialmente quando descobrir os detalhes da decoração interna. O complexo dá-lhe a oportunidade de aceder a um museu onde são guardadas e expostas muitas das jóias desta catedral, desde os paramentos litúrgicos a pinturas, peças e diferentes objectos de interesse cultural.
Deixe-se cativar pelo pôr do sol na Pont D'en Gil.
Este é um lugar especial porque é uma bela formação rochosa que se assemelha a uma ponte natural que emerge sobre o mar. Esta ponte natural pode ser atravessada por barcos de pequeno e médio porte sem dificuldade. Pode ser alcançada a pé, de carro ou por mar.
A ponte está muito próxima da localidade de Ciutadella, pelo que é considerada um destino obrigatório se for a esta localidade de Menorca. Se chegar de carro, há um parque de estacionamento muito perto da ponte e levará apenas cinco minutos para chegar do seu carro a este local espetacular.
Para ter uma vista realmente bonita da Pont D'en Gil, recomendo que a visite ao pôr do sol ou à noite. Um pôr do sol na Pont D'en Gil é *uma das melhores experiências que terás quando visitares a Ciutadella. Também é ideal visitar este ponto da ilha à noite para poder ver o céu estrelado com uma clareza incrível.
Visita a um antigo cemitério na Necrópole de Cala Morell
Se é uma daquelas pessoas que prefere o turismo negro e gosta de conhecer os factos mais escabrosos da história, vai adorar a viagem à Necrópole de Cala Mor ell. Trata-se de uma gruta que se mantém intacta desde os tempos pré-Talayóticos. Está localizada a poucos metros de Ciutadella e é um destino obrigatório para aprender sobre a história e a cultura da cidade.
Esta gruta foi utilizada como cemitério nos tempos antigos da ilha. A palavra "necrópole" vem do grego e significa "cidade dos mortos". O melhor de visitar este monumento, conservado ao longo dos anos, é que a entrada é totalmente gratuita, pelo que pode passear sem fazer reservas.
Para chegar à Necrópole, é necessário fazer um ligeiro desvio de Ciutadella e ir em direção ao bairro residencial de Cala Morell, o caminho levá-lo-á às grutas. Demorará pouco mais de uma hora a explorar cada um dos recantos que as grutas têm para oferecer. É um passeio curto, mas muito enriquecedor em termos de cultura e história antiga.
Não perca um passeio por Ses Voltes
Uma visita à rua Ses Voltes, no centro de Ciutadella, é obrigatória, pois é a rua mais importante do centro histórico da cidade. Nos seus arredores poderá ver como foram construídos os edifícios mais antigos da cidade. Esta rua é composta por dois troços, o primeiro dos quais fazia parte de uma antiga praça.
O segundo troço destaca-se pela quantidade de arcos que decoram a avenida de ambos os lados. Este desenho muito mediterrânico faz lembrar o esplendor desta cidade em tempos antigos. Se fores a Menorca e quiseres ver os pontos turísticos mais culturais e emblemáticos de Ciutadella, não podes perder a rua Ses Voltes.
No meio da rua encontram-se alguns lugares e estabelecimentos onde se pode comer algo ou desfrutar de um bom café ou de uma bebida refrescante. A gastronomia própria de Ciutadella é tipicamente mediterrânica e oferece sabores intensos que são comuns em todos os cantos da ilha de Menorca.
Visite os lugares mais emblemáticos do centro histórico de Ciutadella
O que torna o centro histórico de Ciutadella especial é a grande diferença que se pode ver entre os edifícios antigos e o modernismo dos novos edifícios. Caminhando ao longo da Contramurada, nota-se a clara linha imaginária que define o centro histórico. Para além dos edifícios importantes, poderá ver como eram as casas na antiguidade.
Na antiguidade, Ciutadella estava rodeada por uma grande muralha que a protegia das ameaças das tropas invasoras. Uma vez demolida a muralha e iniciada a expansão da cidade para os seus arredores, começou a notar-se a mudança de estruturas. Tirar fotografias na Contramurada é uma das actividades que não se pode perder.
Nos arredores do centro histórico da cidade, é possível ver diferentes edifícios que fazem parte da atração e do interesse cultural desta cidade de Menorca. Antes de entrar em qualquer um dos monumentos deste centro histórico, convido-o a perder-se nas ruas e ver cada pequeno detalhe para não perder nada.
É claro que este é um passeio único que é melhor ser feito a pé do que de carro. Se caminhar pela área, pode imaginar como era viver nesta cidade na época medieval e pode até imaginar como era a muralha que rodeava a sociedade.
Passeio pela Placa des Born
Antigamente, esta era a praça principal da cidade de Menorca. Atualmente, funciona como um centro de espectáculos e de espectáculos de massas que reúnem os habitantes locais e os visitantes da ilha. Esta importante praça está situada no centro de Ciutadella e um passeio por ela é obrigatório.
A imponente Placa Des Born alberga um obelisco no centro que se mantém intacto desde a sua inauguração no século XIX. O monumento tem 22 metros de altura, o que não é pouca coisa para estar mesmo no centro da praça. Foi erigido para comemorar a vitória dos habitantes de Ciutadella sobre os turcos em 1558.
Todas as ruas, avenidas e becos que serpenteiam pela Ciutadella em forma de labirinto começam aqui. Por isso, um bom sítio para se sentir livre e longe da estreiteza das ruas é aqui. No seu interior encontra-se a Câmara Municipal, um edifício que conta a sua própria história, uma vez que foi construído em cima de um antigo castelo muçulmano.
Visitar o Mercat Municipal
O Mercado Municipal é uma das mais recentes obras arquitectónicas de Ciutadella. A sua construção foi concluída por volta de 1985 e, desde então, tem sido um ponto de encontro para os habitantes da ilha. É também uma atração turística por excelência para os visitantes da zona.
No mercado podem encontrar-se os produtos mais frescos, tanto do mar como do continente. No mercado podem comprar-se legumes e frutas populares em Menorca para confecionar os pratos especiais da zona. Ficarás apaixonado pela diversidade de cores e espécies de legumes. Os aromas do mercado farão com que se sinta uma autêntica experiência mediterrânica.
Na zona de charcutaria, poderá comprar queijos, presuntos, enchidos ibéricos e todo o tipo de produtos de charcutaria para si e para oferecer no regresso da sua viagem a Menorca. Os enchidos ibéricos que encontrará nesta zona são típicos da ilha de Menorca, tal como os queijos, cuja produção faz parte do orgulho gastronómico de Menorca.
Conhecer a Câmara Municipal de Ciutadella
A Câmara Municipal da cidade está situada no complexo da Plaza Des Born e é um edifício antigo que foi construído sobre um antigo castelo muçulmano. Os vestígios desse antigo castelo permanecem ainda hoje intactos, mesmo com a construção que se ergue sobre ele e que representa o atual edifício do poder.
Depois de ser um castelo muçulmano, este edifício passou a ser o Real Alcázar, depois o Palácio do Governador Militar e finalmente a Câmara Municipal. Este espaço foi cedido ao uso atual por volta de 1865. O arquiteto que remodelou o interior do edifício terminou a sua obra em 1925, quando foi inaugurado como Câmara Municipal.
Visitar o Castelo de San Nicolás
Como forma de proteger a ilha dos constantes ataques marítimos que sofria em tempos remotos, o Castelo foi mandado construir para funcionar como uma espécie de fortaleza a partir da qual se disparavam canhões e se defendia a entrada do porto de Ciutadella. Atualmente, é uma das atracções mais interessantes da antiga capital de Menorca.
Para visitar este castelo basta caminhar até ao final do porto de Ciutadella e depois apreciar a maravilhosa vista para o mar aberto que se pode ver a partir deste ponto. Foi construído com pedra da ilha de Menorca e várias esculturas estão colocadas na entrada do castelo como decoração.