O que ver e fazer em Segóvia em 3 dias

Pronto para descobrir tudo o que Segóvia tem para oferecer? Este itinerário de três dias levá-lo-á pelos pontos altos da cidade e ajudá-lo-á a aproveitar ao máximo cada segundo da sua estadia.

Katherine Betances

Katherine Betances

leitura de 11 minutos

O que ver e fazer em Segóvia em 3 dias

Segovia, Spain | ©Gerben of the lake

Situada na comunidade autónoma de Castela e Leão, Segóvia é uma cidade espanhola encantadora, rica em monumentos históricos e em gastronomia; como se verá em breve, ao organizar a sua viagem, há muitas coisas para ver e fazer em Segóvia, o que torna a organização do seu itinerário um pouco complicada.

O lado positivo da equação é que a cidade de Segóvia é realmente pequena e as principais atracções estão próximas umas das outras. Se organizares bem o teu tempo e as tuas visitas, podes aproveitar ao máximo uma viagem curta para ver os pontos mais importantes da cidade.

Aqui está um itinerário que cobre 3 dias completos de visitas à cidade, de manhã ao anoitecer. Diverte-te e apaixona-te por Segóvia!

Dia 1: Ver as atracções mais populares da cidade

Praça Rainha Victoria Eugenia| ©Endangered71
Praça Rainha Victoria Eugenia| ©Endangered71

No primeiro dia da sua exploração de Segóvia, recomendo que o dedique a algumas das atracções mais emblemáticas da cidade. A ideia é que se apaixone o mais rapidamente possível pelas paisagens segovianas e perceba porque é que é um destino tão popular para os visitantes estrangeiros, mas também para os espanhóis que fazem turismo doméstico.

Subir ao Mirador de la Plaza Reina Victoria Eugenia

A Plaza Mirador Reina Victoria Eugenia é o nome dado aos jardins e praças que dão acesso a um dos monumentos mais visitados e emblemáticos da cidade: a antiga fortaleza do Alcázar.

Encontrará uma grande esplanada com jardins muito agradáveis que poderá passear à vontade; o local oferece vistas espectaculares do complexo do Alcázar e da cidade de Segóvia a partir do topo.

Quer tirar fotografias? Este é o momento certo para o fazer! Durante a sua visita, não se esqueça de prestar atenção ao Monumento aos Heróis do 2 de maio, colocado num lugar de honra dentro do complexo.

  • Horário de funcionamento: O miradouro está aberto ao público a partir das 7h30 de segunda a sexta-feira e a partir das 9h30 aos sábados e domingos.

Explorar a antiga fortaleza: O Alcazar de Segóvia

A apenas 4 minutos do miradouro da Plaza Reina Victoria Eugenia encontra-se um dos castelos mais antigos e encantadores de Espanha, o Alcázar de Segóvia. Uma fortaleza de pedra única construída por volta de 1542.

Para além de ser um dos locais históricos mais populares de Espanha, a antiga fortaleza serviu de protótipo para o castelo da Branca de Neve na versão animada da Disney, graças aos belos telhados cónicos das suas torres de uma cor azul brilhante. Em certos períodos históricos, a família real espanhola utilizou o castelo como residência.

Em 1862, a decoração interior original e antiga foi gravemente danificada por um incêndio; atualmente, muitas das salas e decorações que podemos apreciar são, na verdade, restauros muito fiéis.

Não perca a Sala dos Reis! Aqui encontrarás um mural dedicado à realeza espanhola. Eis alguns pormenores adicionais a ter em conta:

  • Horário de funcionamento: o horário de funcionamento do Alcazar de Segóvia muda consoante a época do ano e os dias. Alguns dias do ano está aberto a partir das 10h e outros a partir das 10h30.
  • Preço: os bilhetes para a atração custam normalmente cerca de 10 euros por participante.
  • Duração: Reserve cerca de 2 horas para esta visita.

Ver a icónica Catedral de Segóvia

Depois da sua aventura pelo El Alcázar, todos os caminhos da cidade parecem conduzir ao edifício religioso mais importante para os segovianos: a sua imponente catedral. Construída num maravilhoso estilo gótico em meados do século XVI, recomendo aos meus amigos viajantes que aproveitem o tempo para apreciar a maravilhosa estrutura de diferentes ângulos e tirar todas as fotografias que considerarem prudentes.

Ao caminhar pelas ruas circundantes, preste especial atenção às magníficas esculturas que a adornam, sendo a minha favorita a estátua da Virgem Maria que se ergue imponente na fachada frontal.

De seguida, faça um passeio pelos requintados interiores da Catedral de Segóvia, aproveitando para admirar as suas abóbadas imponentes e altas, a sua cúpula de grandes dimensões e os seus belos vitrais através dos quais entra a luz do exterior.

Na Catedral também se encontra muita arte, sob a forma de pinturas e esculturas de artistas religiosos de renome de diferentes épocas.

  • Horário de abertura: embora as portas do templo abram normalmente por volta das 9h30, o horário de abertura da Catedral de Segóvia varia consoante a época do ano e o dia da semana.
  • Preço: Pode esperar pagar cerca de 5 euros para entrar no edifício e cerca de 10 euros para visitas guiadas.
  • Duração: Recomendo que reserve pelo menos 2 horas para visitar o monumento.

Compre os seus bilhetes para a Catedral de Segóvia

Vá para a Plaza Mayor em Segóvia na hora do almoço.

Aos pés da imponente Catedral fica a Plaza Mayor de Segóvia, o coração da cidade velha de Segóvia. À volta da praça concentram-se vários edifícios importantes, como a Câmara Municipal, teatros, restaurantes e muito mais.

Recomendo que se faça aqui uma pausa para almoço para apreciar a bela arquitetura do centro histórico. Abaixo estão algumas sugestões de bons lugares para comer, mas recomendo que faça a sua própria pesquisa de acordo com as suas preferências e orçamento.

  • Restaurante La Concepción, um café clássico e um restaurante elegante que tem feito parte da história da cidade. Conhecido localmente como "La Concha", oferece algumas das melhores vistas da catedral e da praça.
  • O Restaurante José, com a sua impressionante arquitetura antiga é, sem dúvida, uma das melhores opções para desfrutar da cozinha tradicional espanhola.
  • Restaurante Pandora, ao lado da catedral, o local oferece algumas das melhores vistas da praça, aqui pode desfrutar tanto de comida tradicional como de pratos com um toque moderno.

Apreciar o Museu Casa del Sol de Segóvia

Enquanto explora a Cidade Velha, dirija-se a um dos museus mais importantes da cidade: o Museo Casa del Sol. A exposição reúne cerca de 1.500 peças de vestígios arqueológicos e peças de arte.

Pessoalmente, considero este museu um dos mais importantes da cidade. 10 coisas para ver e fazer em Segóvia com criançasOferece uma abordagem real, interactiva e interessante da história da cidade e pode despertar a sua curiosidade pela arte, design, arquitetura e história.

  • Horário de abertura: Fechado às segundas-feiras, o horário normal de abertura é das 10 às 15 horas.
  • Preço: Cerca de 2 euros pelo bilhete de entrada.
  • Duração: Recomendo que passe pelo menos 1 hora aqui.

Tarde: Explore o bairro judeu de Segóvia

Passe a tarde a explorar o resto da cidade velha de Segóvia, considerada Património Mundial pela UNESCO como resultado do legado das diferentes comunidades culturais que viveram juntas na cidade. Dos mouros aos cristãos e, claro, aos judeus, todos deram importantes contributos para a formação da identidade e do carácter da cidade.

O bairro judeu de Segóvia é um espaço arquitetónico excelentemente preservado, graças à intervenção precoce das autoridades.

Na sua visita, encontrará numerosas ruas estreitas com os pavimentos com que foram concebidas após a sua criação. A autenticidade pode ser observada noutros elementos arquitectónicos, como o revestimento e a decoração dos diferentes edifícios.

Dia 2: Desfrute do coração de Segóvia e da sua arquitetura antiga

Torre de Lozoya| ©Dan
Torre de Lozoya| ©Dan

No segundo dia de exploração de Segóvia, continue a explorar a arquitetura antiga e os monumentos históricos da cidade; neste plano, sugiro que visite importantes praças culturais, igrejas e obras de arquitetura antiga localizadas para além da Plaza Mayor.

Conhecer a Torre de Lozoya

A Torreón de Lozoya é uma joia escondida que não deve perder. As origens do conjunto arquitetónico remontam aos séculos XV e XVI, com um desenho imponente cuja arquitetura combina elementos dos estilos gótico, renascentista e mudéjar espanhol.

O processo de restauração foi levado a cabo na década de 1960 e, desde a sua remodelação, embora o espaço em si seja um museu em grande escala, no seu interior encontrará uma impressionante coleção artística pertencente à antiga Fundação Caja Segovia, que vai desde pinturas a esculturas, passando por obras em vidro e cerâmica e até moedas e livros de diferentes épocas.

  • Horário de funcionamento: Encerra às segundas-feiras, está aberto ao público das 10h às 14h e depois das 16h às 20h.
  • Preço: O custo é de cerca de 5 euros por participante.
  • Duração: Cerca de 1 hora.

Ir à Igreja de S. Martinho

A Igreja de S. Martinho é um conjunto arquitetónico muito interessante e muito apreciado pelos habitantes locais. Situa-se do outro lado da rua principal que dá acesso ao Torreón, pelo que, depois de terminada a visita ao museu, esta é a melhor altura para visitar o templo religioso.

À chegada, encontrará um imponente edifício medieval de pedra, cuja primeira construção teve início no século XII. Com o passar do tempo, foram acrescentados anexos e ampliada a planta original, dando origem a um monumento eclético que combina diferentes estilos.

  • Horário de abertura: Encerrado ao público às segundas-feiras. De terça-feira a sábado, o horário de abertura é das 10 às 14 horas e das 16 às 19 horas. Domingos das 10h às 14h.
  • Preço: A entrada custa entre 2€ e 4€ por participante.
  • Duração: 1 hora é normalmente suficiente para visitar as instalações.

Conhecer a Praça Medina del Campo e saborear um delicioso almoço

Deixando para trás o conjunto arquitetónico da Igreja, volte a percorrer os seus passos até à Plaza Medina del Campo para desfrutar de um almoço antecipado num dos muitos restaurantes antigos que encontrará na zona.

A zona histórica de Segóvia está repleta de excelentes opções gastronómicas, aqui fica uma lista de algumas alternativas que poderá querer considerar.

  • La Casona de San Martín: Local de tapas situado entre a Igreja e a Torre; uma excelente alternativa para desfrutar de um almoço típico de Segóvia.
  • Restaurante Narizotas: Na Plaza Medina é um dos melhores lugares para comer no centro, especializado em carnes, comida mediterrânica e espanhola.
  • La Bodega del Barbero: Um restaurante pitoresco e económico a uma curta distância a pé de San Martín. A oferta gastronómica inclui comida mediterrânica e espanhola.

Passar a tarde no Aqueduto de Segóvia

Passar a tarde a explorar uma das obras mais impressionantes e antigas da cidade, o Aqueduto de Segóvia é uma construção romana construída no século I a.C. e que esteve em funcionamento até 1973. Acumulando 2 séculos de funcionamento perfeito.

É uma impressionante e imponente obra de arquitetura e engenharia. Ocupa 2 níveis de altura e é composto por 167 arcos de pedra; a sua fonte de água provém do rio Agua Frio, a 17 quilómetros de distância.

  • Horário de funcionamento: Sempre aberto.
  • Preço: Vale a pena comprar uma visita guiada ou um áudio-guia para visitar este magnífico monumento. Disponível a partir de cerca de 11 euros, aproximadamente.
  • Duração: As visitas guiadas têm normalmente uma duração média de 2 a 3 horas.

Noite: Fazer um tour de tapas em Segóvia

Diga adeus à Cidade Velha de Segóvia fazendo o grampo do turismo gastronómico em Espanha: uma noite de tapas e bebidas na cidade. Esta atividade pode ser facilmente classificada entre as melhores coisas para fazer em Segóvia à noite.

O tour de tapas irá levá-lo numa viagem pela gastronomia espanhola, descobrindo alguns dos melhores pratos da cidade. Em Segóvia há muitos lugares espectaculares de tapas para escolher, por isso recomendo que faças a tua própria pesquisa. No entanto, aqui estão alguns dos meus favoritos.

  • Bar Cervecería España: Situado na Plaza de Alto de Leones, é um bar com esplanada ideal para desfrutar à noite, especialmente se for a Segóvia no verão.
  • Restaurante Azabache: Situado na Calle San Francisco 48, é um sítio um pouco mais recente cuja especialidade são os canapés, as bebidas são excelentes. É muito popular entre os habitantes locais e os turistas.
  • Las Cuevas del Duque: O Mesón Restaurante de Las Cuevas del Duque foi fundado em 1895, é um dos locais mais visitados para tapas e a sua especialidade são os pratos cozinhados em forno de lenha.

Dia 3: Saia dos trilhos batidos e explore para além de Segóvia

Mosteiro de Santa Maria del Parral| ©Francisco Aragão
Mosteiro de Santa Maria del Parral| ©Francisco Aragão

No último dia da sua viagem, convido-o a sair dos circuitos habituais e a fazer outras actividades que as viagens mais curtas à volta de Segóvia não permitem à maioria dos visitantes.

Chegar ao Mosteiro de Santa Maria del Parral à hora de abertura

O Mosteiro foi encomendado durante o reinado de Henrique IV, iniciado em 1447 e concluído em 1503, e é uma das melhores coisas para fazer em Segóvia durante o inverno ou o outono, e caminhar até ao topo da colina é uma das melhores coisas para fazer em Segóvia durante o inverno ou o outono.

Santa María del Parral é um bem de interesse cultural da região. Nos diferentes edifícios que compõem o complexo encontrará vários estilos arquitectónicos, incluindo o gótico, mudéjar e plateresco.

Para chegar ao Mosteiro, recomendo um percurso a pé por Segóvia, subindo a avenida Santo Domingo de Guzmán desde o Aqueduto. O passeio dura 30 minutos e é uma excelente forma de conhecer as paisagens que rodeiam o centro histórico.

  • Horário de abertura: O mosteiro está fechado ao público às segundas e terças-feiras; de quarta-feira a domingo, das 11 às 17 horas.
  • Preço: Por donativo.
  • Duração: Reserve cerca de 4 horas para esta experiência.

Visitar o templo de San Millán em Segóvia

A menos de 8 minutos de carro, pode visitar outro monumento histórico pertencente à arquitetura religiosa de Segóvia, o Templo de San Millán. Localizado na parte sudoeste da cidade, na sua visita irá encontrar uma antiga igreja medieval cuja origem remonta ao século XI, embora tenham sido efectuadas alterações e ampliações significativas entre 1111 e 1126.

É uma das igrejas mais antigas da cidade, cujo estilo predominante é a arquitetura medieval com toques renascentistas.

  • Horário: A igreja está encerrada à segunda-feira, de terça-feira a domingo das 11:00 às 14:00 e à tarde das 17:00 às 19:30 horas.
  • Preço: A entrada é gratuita.
  • Duração: 1 hora é normalmente suficiente para visitar as instalações.

Explorar o Museu de Arte Esteban Vicente.

A pouca distância de San Millán encontra-se o Museu de Arte Esteban Vicente, uma oportunidade perfeita para apreciar um monumento histórico segoviano e, ao mesmo tempo, apreciar o trabalho de artistas plásticos contemporâneos.

O edifício utilizado para o museu é o Palácio de Enrique IV, também conhecido como Palácio de San Martín. Uma das jóias da arquitetura segoviana, foi construído em 1455 e conserva grande parte do seu estilo mudéjar original, embora tenha sofrido grandes obras de restauro nas últimas décadas.

  • Horário de abertura: Encerrado às segundas-feiras, o horário oficial de abertura do museu é das 11h00 às 20h00 de terça-feira a sábado e das 11h00 às 15h00 aos domingos.
  • Preço: Entrada gratuita para o público em geral.
  • Duração: Dependendo do seu gosto pelo tipo de arte exposta, pode passar entre 1 a 2 horas a visitar o local.

Despedir-se da cidade: passear pelos monumentos de Segóvia ao entardecer.

Muitas cidades de Espanha são ainda mais encantadoras à noite, e a pequena e encantadora Segóvia não é exceção. Se ainda tiver energia para gastar, faça um último passeio pela cidade à noite para apreciar os belos monumentos iluminados de Segóvia.

Se seguir o itinerário proposto neste artigo, pode fazer um percurso semelhante ao que fez durante os primeiros dias de exploração.

Os lugares e monumentos que não pode perder durante o passeio são: o bairro judeu de Segóvia, o bairro Canonjías, o bairro Caballeros e, claro, os arredores do Alcázar.

Fazer um passeio ao pôr do sol em Segóvia

Com este itinerário, espero que possa aproveitar ao máximo a sua estadia de 3 dias na cidade e conhecer tudo o que esta mágica cidade espanhola tem para oferecer.