10 Coisas para ver e fazer no Vale do Fogo

A apenas uma hora da cidade de Las Vegas encontra-se um destino ao ar livre com paisagens de cortar a respiração. Se quer saber porque é que o Vale do Fogo é tão fascinante e o que é que lá vai encontrar exatamente... Continue a ler até ao fim!

Katherine Betances

Katherine Betances

leitura de 9 minutos

10 Coisas para ver e fazer no Vale do Fogo

Vale do Fogo | ©Paul Hudson

Se já visitou os melhores museus da cidade, os hotéis temáticos, os impressionantes casinos e as principais atracções da Las Vegas Strip, está na altura de explorar para além dos limites geográficos da cidade. Felizmente, Nevada oferece muitas opções e, entre as coisas para ver e fazer em Las Vegas, uma viagem aos muitos parques nacionais nesta parte do país é uma obrigação.

O Vale do Fogo fica a apenas uma hora de carro. Com uma extensão de terra de 19 hectares, pode imaginar que há muito para ver e fazer nesta área. Não é à toa que é considerada uma das melhores excursões ao Parque Nacional de Las Vegas, seja por conta própria ou contratando uma excursão organizada.

1. A Onda de Fogo

A Onda de Fogo| ©cjarv2010
A Onda de Fogo| ©cjarv2010

Começamos nossa lista de coisas incríveis para ver no Vale do Fogo com uma das mais clássicas: a Onda de Fogo. É uma formação de areia famosa pelos seus veios intercalados e rocha escorregadia, estriada ou ondulada.

Para chegar aqui, é necessário seguir o Trilho da Onda de Fogo, um dos percursos pedestres mais populares do Vale do Fogo. Ao longo do caminho, irá encontrar inúmeras falésias de arenito de cores vivas, mas elas são apenas uma amostra do que o espera no final do trilho: uma vasta paisagem de riscas vermelhas, cor-de-rosa e cor de laranja - linda e de cortar a respiração!

Embora possa admirar as formações da Onda de Fogo em fotografias, acredite em mim quando lhe digo que vê-las ao vivo é 100 vezes mais emocionante.

Reserve a sua viagem ao Vale do Fogo

2. Tanque do Rato

Tanque do Rato| ©teofilo
Tanque do Rato| ©teofilo

Esta zona do Vale é uma bacia natural no meio das rochas onde a água se acumula depois das chuvas com um nome que, em espanhol, se poderia traduzir como "O Tanque do Rato".

A melhor forma de lá chegar é através do Trilho do Tanque do Rato, um percurso pedestre que inclui, para além de paisagens impossíveis, alguns petróglifos. São desenhos nas rochas de origem pré-histórica e alusivos aos povos que habitaram estas terras há milhões de anos.

Outro facto interessante é o nome da própria bacia: reza a lenda que o Tanque do Rato tem o nome de um índio fugitivo que era procurado por vários crimes na tribo na década de 1890.

A sua alcunha era Little Mice e ele fugiu para o Vale do Fogo, onde se refugiou durante muito tempo nesta área em particular. Aqui, ele assassinaria e roubaria garimpeiros e outros aventureiros.

Reserve a sua visita ao Vale do Fogo

3. A Rocha do Arco

Na Rocha do Arco| ©Ken Lund
Na Rocha do Arco| ©Ken Lund

Arch Rock traduz-se como a Rocha do Arco em inglês. Como o nome sugere, é uma formação rochosa com milhões de anos, criada principalmente pela ação combinada de ventos fortes e chuvas torrenciais.

No local da Rocha do Ar co existia outrora uma grande rocha sólida, mas a ação da natureza enfraqueceu-a e retirou o material do seu centro para formar o arco natural que hoje podemos ver.

Devido à fragilidade da estrutura, é proibido subir nela, mas é possível tirar fotografias impressionantes. Existe um trilho panorâmico de 3,2 quilómetros na Rocha do Arco que inclui uma paragem na rocha e a visualização de petróglifos antigos.

Reserve a sua viagem para o Vale do Fogo

4. Rocha Atlatl

Na Atlatl Rock| ©William Marnoch
Na Atlatl Rock| ©William Marnoch

Outra formação rochosa que vale uma viagem ao Vale do Fogo, em Nevada, é o The Atlas RocK; um dos melhores acampamentos do Vale.

Com 43 parques de campismo, alguns têm comodidades como estacionamento próximo, casas de banho e ligações para água e eletricidade.

Um atlatl era o nome dado a uma pequena arma de mão, tipo vaivém, usada pelos nativos americanos para atirar pedras a alta velocidade.

Por outro lado, Atlatl Rock é um excelente local para ver petróglifos e é aconselhável parar por um momento ao longo do caminho para ver mais de perto a antiga arte rupestre dos primeiros habitantes da América do Norte.

A grande Atlatl Rock é fácil de ver, pois está localizada no lado oeste do Scenic Drive Loop.

5. Vista do arco-íris

Vista do arco-íris| ©Ken Lund
Vista do arco-íris| ©Ken Lund

Possivelmente o meu lugar preferido em todo o Vale do Fogo é a área de Rainbow Vista, uma paisagem deslumbrante composta por formações rochosas e de areia com estruturas impressionantes que assumiram as formas aparentemente impossíveis que vemos hoje graças à ação de milhões de anos de interação com a água, o vento e o sol.

O Rainbow Vista Trail é considerado um dos melhores passeios ou trilhas para fazer no Vale do Fogo, com um percurso que leva a um belo miradouro onde se pode apreciar a imensa beleza dos desfiladeiros que compõem o vale.

Se está à procura de ideias de como e onde casar em Las Vegas, saiba que este espaço é também um local comum para casamentos no deserto, com áreas de piquenique, casas de banho e estacionamento disponíveis.

Reserve sua viagem para o Vale do Fogo

6. As Cúpulas Brancas

As Cúpulas Brancas| ©Pony Rojo
As Cúpulas Brancas| ©Pony Rojo

Ver a área conhecida como The White Domes é uma das coisas mais impressionantes a fazer no Valley of Fire Wilderness Park, no Nevada.

Para apreciar a beleza e o esplendor do deserto, pode percorrer o trilho conhecido como The White Domes, um percurso de 1,6 quilómetros através dos estreitos de um impressionante desfiladeiro.

No desfiladeiro, verá as formações geológicas e como as camadas de terra e areia estão intercaladas em laranja, amarelo e branco, muito parecidas com as formações que verá numa caminhada pelo Grand Canyon

Outros destaques do trilho incluem vistas de paisagens desérticas até onde a vista alcança e uma visita a um local histórico na história do cinema moderno, uma vez que as cenas do famoso filme de faroeste The Professionals foram filmadas em The White Domes na década de 1960.

7. Desfiladeiro do Fogo ou Cúpula de Sílica

Cúpula de Sílica| ©Ken Lund
Cúpula de Sílica| ©Ken Lund

O Domo da Sílica é a área geográfica e a formação rochosa a que o Vale do Fogo deve o seu imponente nome.

Nesta região, a força da natureza foi suficientemente imponente para formar erosões, dobras gigantescas, rochas angulosas, quebrando e empurrando grandes rochas para quilómetros de distância da sua posição original, num espetáculo de cortar a respiração!

É difícil descrever por palavras a natureza imponente do Silica Dome, mas recomendo vivamente a realização do trilho Fire Canyon para chegar ao alto monte que serve de miradouro e de onde se tem uma vista panorâmica do Vale do Fogo.

Quer tirar fotografias da natureza aqui? Este é o local e a altura certa para o fazer!

Outra grande vantagem deste trilho, em relação a outros vistos nos pontos anteriores, é a redução do fluxo de turistas. A maior parte das pessoas opta por outras paisagens, por isso, se procura tranquilidade, deve considerá-lo como uma alternativa interessante ao trilho das Cúpulas Brancas.

8. Pedra do Elefante

Pedra do Elefante| ©mark byzewski
Pedra do Elefante| ©mark byzewski

A Pedra do Elefante é um dos pontos turísticos obrigatórios em qualquer excursão para ver o melhor do Vale do Fogo. É possivelmente uma das estruturas geológicas mais singulares do mundo devido à sua forma

. Se entrar no Parque do Vale do Fogo pela entrada leste, é provavelmente a primeira coisa que chama a sua atenção. Através desta entrada, pode fazer o trilho Elephant Rock, um dos melhores trilhos se esteve em Las Vegas com crianças e as vai levar na sua excursão pelo deserto.

Lembre-se apenas que é proibido escalar a rocha em forma de elefante, a estrutura é bastante frágil e pode acabar por ficar danificada.

9. As colmeias

As colmeias| ©Mike McBey
As colmeias| ©Mike McBey

Quando estiver na rocha Atlatl a admirar os petróglifos, vire-se para encontrar outra formação rochosa interessante chamada The Beehives trail.

Com o seu design único e singular, que na verdade se assemelha a colmeias gigantes, não acreditará que esta formação rochosa foi inteiramente criada pela ação da natureza, a menos que a veja de perto com os seus próprios olhos. Prepare a sua máquina fotográfica!

Nas proximidades, encontrará várias instalações, tais como uma área de campismo, casas de banho e uma área de piquenique e de descanso.

10. A Gruta do Fogo

A gruta do fogo| ©Colin J. McMechan
A gruta do fogo| ©Colin J. McMechan

Se fizer o Seven Wonders Loop, a primeira atração do trilho é a Fire Cave.

Definitivamente uma das melhores vistas do Vale e um dos melhores percursos pedestres devido às suas impressionantes estruturas geológicas.

Como outras áreas importantes do vale, anos de erosão moldaram verdadeiras maravilhas da natureza que hoje podemos admirar e percorrer. Dependendo da hora do dia, as paredes rochosas da caverna adquirem um espetacular tom de rosa quando a luz do sol as atinge, resultando num espetáculo fascinante.

A Cueva del Fuego é pequena e rápida de percorrer, mas aconselho-vos a demorarem-se a admirar as suas muitas particularidades.

Por exemplo, os padrões nas paredes, as muitas texturas orgânicas diferentes e a forma como certas áreas erodidas contrastam nas paredes.

Reserve a sua visita ao Vale do Fogo

11. Rocha Equilibrada

Rocha Equilibrada| ©James Marvin Phelps
Rocha Equilibrada| ©James Marvin Phelps

Finalmente, em qualquer visita, recomendo ver uma das formações mais populares e fotografadas do vale: o famoso Balanced Rock. Talvez já tenha visto a sua imagem em numerosas referências a este importante parque nacional.

Trata-se de uma interessante atração natural constituída por rochas colocadas umas sobre as outras em perfeito equilíbrio. No entanto, esse equilíbrio parece muito frágil e, embora tenha permanecido intacto durante séculos, faz-nos pensar em quanto tempo durará.

Por enquanto, pode visitar, fotografar e admirar a Rocha Equilibrada. É também muito fácil de aceder, uma vez que a estrutura fica muito perto do Centro de Visitantes do Vale do Fogo.

Planeje sua excursão para o Vale do Fogo em Las Vegas

Passeio pelo Vale do Fogo| ©Paul Hudson
Passeio pelo Vale do Fogo| ©Paul Hudson

Ao planejar uma visita a um lugar tão interessante quanto o Vale do Fogo, não basta apenas saber o que ver. Igualmente importante para que tudo corra bem é conhecer alguns factos práticos sobre o local.

Horário de abertura

O Vale do Fogo está aberto ao público sete dias por semana, 365 dias por ano e o Centro de Visitantes está aberto das 08:30h às 16:30h da tarde.

O centro está localizado perto da entrada principal do parque e encontrará uma casa de banho, fontes de água e uma banca de snacks onde poderá comprar comida, sandes e água.

Duração das excursões ao Vale do Fogo

As excursões ao Vale do Fogo variam em duração, tornando-as ideais para se adaptarem aos diferentes itinerários dos viajantes. Você encontrará excursões de meio dia com duração de 4 ou 5 horas, até excursões completas de 3 dias que incluem noites de acampamento sob as estrelas e visitas a outras atrações de Las Vegas.

Quanto custam os ingressos para o Vale do Fogo?

A taxa de entrada para o Vale do Fogo pode variar dependendo do veículo que você usa e das atividades que você faz.

Se você estiver dirigindo de Las Vegas, a taxa de entrada no parque para uso diário é de aproximadamente 15 euros por veículo, os ciclistas pagam aproximadamente 2 euros de taxa de entrada e se você pretende acampar no Vale, você pagará aproximadamente 25 euros por veículo por noite.

O que levar em uma viagem ao Vale do Fogo em Las Vegas

O Vale do Fogo é basicamente um grande deserto rochoso, então não importa em que época do ano você visite a cidade de Las Vegas, você deve estar preparado para o sol e o calor: traga muita água, roupas e acessórios apropriados para o sol e protetor solar!

Eu recomendo usar garrafas térmicas que mantêm o frio dentro. Pode reabastecê-las no centro de visitantes.

O calçado também é importante, a maior parte dos trilhos do Vale do Fogo são muito fáceis, pelo que bastam sapatilhas ou ténis de corrida. Evite sandálias ou sapatos abertos de qualquer tipo.

Reserve a sua viagem ao Vale do Fogo