O que ver e fazer em Portland em 3 dias

Está a planear passar um fim de semana em Portland? Então, tem de otimizar o seu itinerário para conhecer os seus bairros antigos, edifícios emblemáticos e actividades ao ar livre.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 8 minutos

O que ver e fazer em Portland em 3 dias

Julieta Navarro

Portland é uma cidade que pode ser facilmente percorrida em 3 dias, especialmente se souber organizar o seu itinerário. Em todo o caso, eu começaria pela Cidade Velha, que surpreendentemente é o coração da Chinatown.

A ideia é tirar partido das melhores coisas para fazer em Portland, pelo que também deve passar pelo East Side e pela zona ribeirinha. Nos dias seguintes, não se esqueça de incluir paragens na Mansão Pittock, no International Rose Test Garden e em Nob Hill. Ainda não sabe como se organizar? Aqui está um guia para aproveitar ao máximo os seus 3 dias na maior cidade do Oregon!

Dia 1: Visite Chinatown, East Side e a orla marítima

A Chinatown de Portland é também o seu bairro mais antigo, por isso faz sentido começar onde tudo começou. Em seguida, vá para o East Side, outra área popular que é melhor explorada a pé. No final da tarde, não deixe de reservar tempo para a orla marítima ou para uma experiência romântica de barco.

Café Cadillac

Comece o seu dia no Callidac Café para se abastecer de energia. A partir de 10 euros, pode tomar um pequeno-almoço nutritivo ao estilo americano. Note que este lugar é uma paragem especial, pois é um restaurante histórico que abriu em 1989 e serve huevos rancheros, sanduíches Monte Cristo, omeletes e panquecas tradicionais.

Jardim Chinês Lan Su

É altura de começar no bairro histórico que rodeia o rio Willamette. Embora a maior Chinatown do mundo se situe em Toronto, devo dizer-vos que a Chinatown de Portland não é nada má. Esta zona preserva as tradições asiáticas e, durante a sua visita, poderá ver manifestações culturais que o transportarão para a China. Especialmente em locais como o Jardim Chinês Lan Su, ao qual se pode chegar através do Portland TriMet, na linha de autocarros 8 e 77 ou na rota do elétrico vermelho e azul.

Passe pelo menos duas horas a passear pelos jardins, que albergam verdadeiros pagodes, pavilhões e cerejeiras chinesas. No interior, terá uma experiência enriquecedora num ambiente natural que preserva mais de 400 espécies. De facto, acredita-se que 90% do jardim alberga espécies de plantas nativas da China.

Antes de partir, não deixe de entrar no Salão Celestial Impregnado de Fragrância, utilizado por estudiosos especializados, com uma atitude respeitosa. Também o encorajo a participar no ritual do chá para se sentir como um asiático.

Zona oriental

A próxima paragem é o East Side, onde o meio da tarde é uma boa altura para aproveitar a atmosfera vibrante. A partir do jardim, pode apanhar um táxi para lá chegar em oito minutos, ou poupar alguns euros no autocarro que faz a ligação em menos de 20 minutos.

Pode começar por passear pelo bairro ao seu próprio ritmo para ver os destaques que incluem um contraste de edifícios industriais, antigos e contemporâneos. A principal atração aqui são asmicrocervejarias, onde pode fazer uma degustação de bebidas espirituosas artesanais. As melhores excursões de Portland oferecem experiências guiadas para conhecer o bairro e provar diferentes tipos de cervejas.

Reserve uma excursão à cervejaria de Portland

Calçadão de Portland

Para assistir ao pôr do sol num dos melhores locais da cidade, basta fazer uma viagem de táxi de 15 minutos até ao passeio marítimo.

Aqui, pode escolher o que fazer, dependendo da sua disposição, mas se estiver com vontade de se emocionar, deve terminar o dia na zona ribeirinha, que, por acaso, alberga o parque de diversões Oaks, com comboios que percorrem as instalações, montanhas-russas e uma série de actividades para crianças. Outra razão pela qual a zona ribeirinha é tão popular são ospasseios de barco, ideais para jantar sob as estrelas, e os passeios de Segway ao longo do rio, que oferecem uma experiência refrescante.

Dia 2: Delicie-se com o charme do centro de Portland

No segundo dia, já deve ter uma noção mais clara da cidade, pelo que estará pronto para dar um salto em frente e percorrer a Baixa. Aqui você pode ver um santuário de rosas, ver o icônico Washington Park, mergulhar os pés na Poet's Beach e participar de excursões de aprendizado no Museu de Arte e na Mansão Pittock.

Praia do Poeta

Uma boa opção é alugar uma bicicleta ou juntar-se a uma visita guiada para visitar a Praia do Poeta. É conhecida pelas suas águas cristalinas e é facilmente acessível por autocarro, elétrico ou ciclovias.

A água é quente durante a maior parte do ano, especialmente no verão. Aqui pode passar a manhã a chapinhar e a apanhar banhos de sol. É definitivamente uma das coisas mais interessantes para fazer em Portland pela sua autenticidade e tranquilidade.

Reservar um passeio de bicicleta em Portland

Parque Washington

O próximo destino fica a dez minutos de táxi, mas se não se importar de utilizar transportes públicos, tem a opção do elétrico. Este levá-lo-á a um dos espaços exteriores mais populares de Portland, de que provavelmente ouvirá falar assim que puser os pés na cidade. Trata-se do Washington Park, vizinho do Jardim Zoológico de Oregon, conhecido pelas suas zonas tranquilas para ver filmes ao ar livre e jogar jogos de fuga.

É também o lar do Memorial do Holocausto Judeu, que o deixará a refletir durante algum tempo. Considerando que o jardim zoológico fica mesmo ao lado, se planear visitar Portland com crianças, pode entrar para ver muitos animais, participar em workshops educativos, andar de comboio pelas instalações e muito mais.

Jardim Internacional de Ensaio de Rosas

Para continuar o seu itinerário, tem uma proposta mesmo ao lado do Washington Park. No entanto, como é muito grande e se estende por 1.600 metros, terá de apanhar um táxi ou um autocarro. Se estiver perto da saída que liga os dois pontos, só tem de percorrer uma pequena distância a pé.

Em seguida, poderá apreciar o International Rose Test Garden, um local com uma grande coleção de roseiras, nomeadamentemais de 7000 roseiras de cerca de 550 espécies. Para além disso, pode ver tamanhos em miniatura e passear pelo Jardim Shakespeare, onde todas as flores têm o nome das suas obras.

Museu de Arte de Portland

A sete minutos de táxi está o Museu de Arte de Portland, ideal para conhecer a oferta artística da cidade. Este lugar tem uma extensa coleção com mais de 42.000 peças que podem ser vistas em exposições permanentes. É melhor fazer uma visita guiada com um guia especializado, mas em geral é fácil conhecer o museu.

Está dividido em áreas de acordo com a origem das obras, pelo que encontrará salas para arte europeia, americana e asiática. Também estão organizadas de acordo com os períodos da história ou cronologia, o que facilita a sua compreensão. Apetece-lhe uma visita? Pode encontrar bilhetes a partir de 24 euros.

Mansão Pittock

Outra viagem de táxi de sete minutos vai mudar o ambiente, levando-o a descobrir o legado de uma lendária família americana.

Talvez já tenha ouvido falar da Mansão Pittock, uma casa de família que agora serve de museu e alberga objectos pessoais, jornais da época e até um piano antigo. Foi construída por volta de 1909 e pertenceu a Henry Pittock, o pioneiro editor de um dosjornais mais importantes de Portland. Durante décadas, foi habitada por membros da família, que tentaram dar continuidade ao legado. No entanto, foi vendido ao governo, que felizmente se encarregou de o converter num espaço cultural para o público em geral.

Pode encontrar bilhetes a partir de 15 euros O seu interior é maravilhoso, mas também tem um ponto muito popular que oferecevistas panorâmicas de toda a cidade. Para além disso, a beleza dos seus jardins rivaliza com outros espaços verdes de Portland, uma vez que foram cuidados para honrar os seus antecessores.

Dia 3: Respirar o ar fresco nos arredores da cidade

Portland é uma metrópole muito privilegiada, pois está ligada a destinos repletos de natureza. O melhor é que não precisa de percorrer grandes distâncias para os conhecer, e pode organizar tudo sozinho ou reservar uma experiência guiada a partir da cidade.

Há muitas escapadelas que pode aproveitar, mas pela brevidade do seu itinerário neste último dia, sugiro que opte por percursos mais próximos, como as Cataratas de Columbia ou o Monte Hood. No regresso à cidade, pode divertir-se em Nob Hill e/ou no Willamette River Canal.

Cataratas do desfiladeiro de Columbia

Há muitas razões para visitar as cataratas do desfiladeiro de Columbia, a começar pela sua proximidade de Portland. O percurso pode ser feito em uma hora e meia, dependendo do tipo de transporte utilizado. Por ser o destino mais distante do dia, recomendo que esteja no topo dos seus planos.

Claro que vai ter de se levantar cedo para aproveitar cada segundo, mas prometo que vale a pena. Aqui vai ver oColumbia River George Gorge e ficar rodeado por mais de 90 quedas de água que se espalham pela zona. O som relaxante é inigualável e é ideal para acompanhar o seu pequeno-almoço ou o nascer do sol. Outra opção é apanhar um voo de avião ligeiro a partir da cidade para sobrevoar as cataratas e poupar tempo. Desta forma, verá as cataratas de Multnomah e Latourell, o rochedo que rodeia a costa e um rio de areia que cria um peculiar deserto no meio da selva.

Reserve um voo sobre o desfiladeiro de Columbia e as cataratas de Mount Hood a partir de Portland

Monte Hood

O próximo destino é o pico do Monte Hood, a uma hora de carro. É difícil conseguir transporte entre as duas áreas, por isso sugiro combinar as duas actividades numa única excursão organizada a partir de Portland, para que não tenha de se preocupar com nenhum dos pormenores.

Este lugar é um sonho durante todo o ano, mas a sua beleza invernal é incomparável. Independentemente da época do ano que escolher, é um retiro maravilhoso comactividades ao ar livre, como esqui, degustação de vinhos locais, trilhos para o histórico Refuge in the Woods, caminhadas ou ciclismo de montanha, acampamento sob as estrelas, passeios de barco ou pesca com a família.

Reserve uma viagem para Mt Hood a partir de Portland

Colina Nob

É altura de regressar à cidade e, se ainda tiver algum tempo, pode explorar o encanto do bairro de Nob Hill. Esta área é caracterizada por restaurantes com alguns dos sabores mais saborosos de Portland, bem como lojas vintage, espaços de artesanato e vibrações peculiares que emanam do Peculiarium and Museum. É um museu com exposições bizarras e produtos assustadores.

A entrada custa a partir de6 euros e dá-lhe uma experiência interactiva com a opção de comprar algumas lembranças únicas.

Rio Willamette

É uma pena despedirmo-nos de Portland, mas para terminar a viagem em grande, sugiro que façam um cruzeiro no rio Willamette, que normalmente começa ao pôr do sol.

O passeio leva-o a passar pelos pontos turísticos e atracções que rodeiam a maior cidade do Oregon, por isso mantenha os olhos abertos para a Ponte Hawthorne e outras jóias arquitectónicas com designs modernos e antigos que certamente irão cativar.

Reserve um cruzeiro com jantar no rio Willamette em Portland

Dicas para visitar Portland em 3 dias

  • Faça uma pausa: ao ver as imagens atractivas de Portland na Internet, é provável que pense em muitas coisas para fazer. No entanto, o mais saudável é criar um itinerário com pausas para aproveitar ao máximo a viagem e não ficar sobrecarregado.
  • Roteiro: Como podem ver, sugeri uma zona por dia, pois esta é a melhor forma de conhecer Portland e as suas melhores actividades.
  • Transporte: É fácil deslocar-se entre os destinos de transportes públicos na cidade, mas é claramente mais rápido apanhar um táxi (embora também mais caro).
  • Comida: faça paragens para comer e apaixone-se pela cozinha local, que mistura elementos mediterrânicos, mexicanos e asiáticos com a comida típica americana.
  • Tempo: tenha em conta que podem ocorrer atrasos inesperados ou alterações ao itinerário, por isso seja flexível e tenha planos alternativos para não ficar preso no hotel ou parado.
  • Clima: de junho a agosto é a melhor altura para aproveitar as actividades ao ar livre e os excelentes passeios pela cidade, embora seja também a época mais movimentada do ano.

Comparação de coisas para ver e fazer em Portland em 3 dias

  • Dia 1: Chinatown, East Side e a orla marítima
  • Passeio a pé de influência asiática
  • Microcervejarias da zona leste.
  • Calçadão.
  • Dia 2: Centro de Portland
  • Praia do Poeta.
  • Santuário com mais de 7000 roseiras.
  • Museus e casas históricas da cidade.
  • Washington Park.
  • Dia 3: À volta da cidade
  • Cataratas de Columbia.
  • Monte Hood.
  • Nob Hill.
  • Rio Willamette e jantar sob as estrelas.