10 coisas para ver e fazer em Sedona em janeiro

Desde a observação de pássaros a bordo de um comboio centenário até apreciar os picos cobertos de neve de Flagstaff, veja o que Sedona tem para oferecer em janeiro.

Carla Yaquer

Carla Yaquer

leitura de 10 minutos

10 coisas para ver e fazer em Sedona em janeiro

Vista de formaciones rocosas |©Markus Stöcklin

Atreva-se a enfrentar o inverno em Sedona neste mês de janeiro, quando o manto branco de neve e as caprichosas rochas carmesim pintam a paisagem. Desde a emoção dos desportos de inverno, ao espetáculo do Dark Sky num dos melhores locais do mundo, à serenidade de um voo panorâmico num balão de ar quente ou num helicóptero com a marca do deserto, há muito para ver e fazer aqui.

Pratique ioga, medite e recarregue as suas baterias; aviste águias carecas e muito mais. Descubra as melhores coisas para fazer em Sedona no primeiro mês do ano - prepare-se para experiências sensoriais ligadas ao misticismo natural!

1. Recarregue-se nos vórtices de Sedona

pessoas a caminhar no Vortex|©Amie
pessoas a caminhar no Vortex|©Amie

É claro que começar o ano revigorado é perfeito para o nosso bem-estar e que melhor maneira de o conseguir do que visitar os Vórtices de Sedona? De que se trata? Situada num ponto magnético especial da Terra, esta parte do deserto irradia uma poderosa carga energética, razão pela qual milhares de pessoas praticam ioga, meditação e exercícios de autorreflexão na zona.

A crença na energia mística desta terra vermelha é antiga, encontrando as suas origens entre os povos indígenas locais, como os Navajo e os Hopi, bem como, claro, a cultura Sinagua. Recarregue as suas energias em janeiro, explorando o lado espiritual de Sedona.

Embora se presuma que todo o deserto de Sedona esteja magneticamente carregado, há quatro pontos de destaque. Pode aceder a eles por conta própria ou mesmo com uma excursão de autocarro:

Reservar uma excursão de autocarro

2. Explore Sedona num veículo todo-o-terreno

jipe 4x4 em sedona|©Mark Serle
jipe 4x4 em sedona|©Mark Serle

Quer opte por um passeio de ATV pelo Sedona Canyon ou por um passeio num robusto 4x4, descubra a magia do manto branco de inverno do deserto. Num ATV, pode explorar as rochas avermelhadas e o terreno acidentado, subindo até ao topo da montanha Skeleton Bone sem perder de vista a paisagem.

Maravilhe-se com as imponentes falésias carmesim, perfeitas para captar memórias inesquecíveis nas suas fotografias. Não perca o Mogollon Rim, um cenário de 8.000 pés de altura onde os filmes do Velho Oeste se juntam.

Atravesse estradas centenárias ao redor do Planalto do Colorado, revelando paisagens desérticas de tirar o fôlego. Visite o Bear Wallow Can yon e viaje pelo West Sedona Canyon. Veja a majestade da Capela da Santa Cruz, desfiladeiros e miradouros como a Ponte do Diabo. O contraste multicolorido faz desta cidade turística um ponto de passagem obrigatório no inverno para o todo-o-terreno no norte do Arizona.

Reserve um passeio de quadriciclo pelo Sedona Canyon

3. Esquiar nos picos de Flagstaff

Flagstaff - Sedona|©philip urban
Flagstaff - Sedona|©philip urban

Deixe-se envolver pela emoção invernal de esquiar nos Picos de Flagstaff, a apenas uma hora de carro do coração de Sedona. Quando é que neva em Flagstaff? janeiro é o mês em que a queda de neve se intensifica, cobrindo os picos de branco, pelo que não é de surpreender que os desportos de inverno tomem conta da cidade.

Onde se pode esquiar em Flagstaff? Pode esquiar ou fazer snowboard no Arizona Snowbowl. As suas pistas ao ar livre levam-no através de vários trilhos de diferentes graus de dificuldade, garantindo uma experiência emocionante para os viajantes radicais.

Na mesma área, a norte de Flagstaff, encontrará também o Arizona Nordic Village, onde a gama de actividades para toda a família se expande, oferecendo raquetes de neve e esqui de fundo, para além das actividades acima mencionadas.

Se procura explorar o sul de Flagstaff, poderá querer visitar o Flagstaff Snow Park no Fort Tuthill County Park, o local a adicionar à sua lista de actividades de inverno em Sedona, especialmente nas noites de fim de semana, uma vez que tem um horário alargado. Com oito trilhas - incluindo tubos de neve - você terá muito tempo para explorar este parque de inverno.

4. Visite o Antelope Canyon na baixa temporada

Desfiladeiro Antelope|©Enrique Maestro
Desfiladeiro Antelope|©Enrique Maestro

Localizado a cerca de 3 horas do centro da cidade, pode aproveitar ao máximo a sua visita ao Antelope Canyon durante a época baixa, no primeiro mês do ano.

A visita a este desfiladeiro permite-lhe testemunhar as suas paredes silhuetadas e enroladas, onde os raios de luz se filtram para criar cortinas de luz perfeitas. Vale a pena fazer uma visita guiada aos seus labirintos. Chegar ao Antelope Canyon a partir de Sedona oferece uma das rotas mais bonitas. Além disso, encontrará os melhores preços e excelentes vistas neste mês, longe da época alta e da estação das monções do Arizona, quando a visita é uma lotaria.

Embora este fascinante tesouro dos índios Navajo esteja aberto durante todo o ano, é um dos locais turísticos mais movimentados do país, pelo que desfrutar dos seus arredores é muitas vezes um desafio contra o relógio. Se quiser experimentar o local à sua vontade, longe das multidões (como eu faço), janeiro é o mês perfeito para tomar nota da sua visita.

5. Aproveite o céu escuro de Sedona

Noite estrelada|©Andrew Langdal
Noite estrelada|©Andrew Langdal

Sedona foi reconhecida pela Dark Sky International, a Associação Internacional do Céu Escuro, como um dos melhores locais do mundo para observar as estrelas e a Via Láctea. Em janeiro, especialmente nas últimas semanas do mês, com as noites mais longas e o céu limpo, a oportunidade de ver constelações distantes intensifica-se.

A baixa poluição luminosa convida-o a contemplar a vastidão do universo e a reconectar-se com ele. Esta comunidade desencadeou um fenómeno que se está a tornar uma tendência de viagem assinalada entre as melhores coisas para fazer em Sedona à noite.

Com um telescópio, é possível ver claramente lugares a cerca de 35 milhões de anos-luz de distância, como a galáxia Whirlpool, de acordo com uma reportagem da National Geographic. Esta galáxia, também conhecida como Messier 51, é a razão pela qual os passeios de observação de OVNIs e estrelas de Sedona atraem milhares de visitantes anualmente.

Quer participe numa visita guiada ou por conta própria, pode apreciar a beleza do cosmos a partir de um canto privilegiado do planeta, Sedona.

Reservar uma excursão de OVNI e observação de estrelas

6. Desfrute da observação de águias de comboio

Estátua da águia|©Alexander J. Crino
Estátua da águia|©Alexander J. Crino

Embarque numa experiência única de observação de águias em janeiro, a bordo do Green Canyon Railway, como parte da sua temporada anual de observação de águias e falcões.

Em plena migração, as águias carecas surpreendê-lo-ão durante esta inesquecível viagem de 4 horas ao longo de um percurso de 32 km. E a diversão não começa nos carris, mas sim no Museu John Bell, localizado na estação de comboios, razão pela qual esta observação é normalmente incluída entre as melhores viagens de um dia em Sedona para aproveitar ao máximo a sua visita.

Viaje a bordo de carruagens clássicas, com ar condicionado e meticulosamente renovadas que o transportarão através de mais de 100 anos de história. Desfrute de vistas panorâmicas de 360 graus e de uma narração especializada enquanto se liga à paisagem do deserto. Prefere um ambiente diferente? Fique nas carruagens cobertas, prove snacks que vão desde doces a fruta fresca e bebidas do bar completo. Esta é uma aventura ferroviária que combina história, natureza e diversão!

Detalhes interessantes

  • Endereço: 300 N. Broadway, Clarkdale. A 30 minutos de carro do centro de Sedona.
  • Preço: A partir de 100 euros.
  • Horário: O comboio tem normalmente 3 partidas: às 11:00 horas, às 16:00 horas e às 19:00 horas. No entanto, encorajo-o a verificar o horário no seu website e a reservar os seus bilhetes com antecedência.

7. Subir aos céus em balão de ar quente

Passeio de balão de ar quente - Sedona|©Thales
Passeio de balão de ar quente - Sedona|©Thales

Sobrevoe a paisagem de Sedona num balão de ar quente. A frescura do nascer do sol proporciona um cenário único para esta experiência. As temperaturas frescas fazem deste mês a altura ideal para ver a terra de cima. A tranquilidade e a beleza do nascer do sol deixá-lo-ão sem palavras, graças ao contraste entre a neve branca e o terreno avermelhado.

Aproveite a oportunidade para ver o nascer do sol por detrás do deserto a partir do ar. O passeio de balão ao nascer do sol destaca-se como uma aventura especial. Não gosta de balões de ar quente, mas quer subir aos céus de Sedona? Também estão disponíveis passeios de helicóptero.

De qualquer forma, poderá apreciar as famosas formações rochosas de cor carmesim que tanto os turistas como os habitantes locais adoram.

8. Visite o Museu do Património de Sedona

Museu do Património de Sedona|©Tere Sue Gidlof
Museu do Património de Sedona|©Tere Sue Gidlof

Outro refúgio do frio que vale a pena visitar em janeiro é o Sedona Heritage Museum. Com exposições sazonais e actividades especiais, este santuário é o "guardião da história de Sedona".

Siga os movimentos históricos, os primeiros colonos e os marcos culturais à medida que desvenda a herança dos nativos americanos, os Sinagua. Aqui verá registos dos primórdios do cinema, este museu narra a evolução cinematográfica de Sedona a partir dos anos 40, incluindo a idade de ouro do Velho Oeste.

Mais do que um repositório de conhecimentos, este espaço de 19 hectares é um epicentro comunitário que simboliza o património cultural da região. Experimente a autenticidade de Sedona através das histórias cativantes que o museu tem para oferecer no conforto das suas instalações.

Detalhes de interesse

  • Endereço: 735 Jordan Rd, Sedona.
  • Preço: A partir de 7 euros.
  • Horário: de segunda a domingo, das 11:00 às 15:00 horas.

9. Participe nos eventos do Sedona Performing Arts Center

pessoas a dançar|©RotaryCF
pessoas a dançar|©RotaryCF

Mergulhe na cena cultural local participando em eventos no Sedona Performing Arts Center em janeiro.

Este centro de artes multifacetado oferece concertos ao vivo, exposições, palestras e workshops educativos, proporcionando um espaço inclusivo de reflexão e inspiração artística para toda a família. Depois de dar as boas-vindas ao Ano Novo, o centro apresenta os seus primeiros eventos, desde concertos de rock vibrantes, música indie, novas bandas, até actuações clássicas, oferecendo algo para todos.

Desfrute da intimidade deste ambiente íntimo e refugie-se do frio com exposições temáticas, seminários e muito mais. Consulte os pormenores dos seus eventos sazonais no seu sítio Web.

Detalhes de interesse

  • Endereço: 15 Art Barn Road, Sedona, Arizona.
  • Preço: Normalmente gratuito, no entanto, depende do evento.

10. Celebrar o Dia de Martin Luther King Jr

Dia|©Nick
Dia|©Nick

Junte-se à grande celebração do Dia de Martin Luther King Jr. em Sedona. Todos os anos , desde 15 de janeiro, dia do aniversário do líder do movimento americano dos direitos civis, o país homenageia o Dr. King e Sedona não é exceção.

Desfrute de um grande evento em que pessoas de todos os quadrantes recordam o espírito de altruísmo de King. Passeie pelas principais ruas de Sedona. Assista a actuações de coros, peças de teatro e encontros comunitários que promovem a igualdade, a justiça e a liberdade.

Celebre a diversidade e reforce o sentido de comunidade neste evento único que capta a essência do "I Have a Dream" do Dr. King.

11. Passeios a cavalo no deserto

PASSEIOS A CAVALO|©bdinphoenix
PASSEIOS A CAVALO|©bdinphoenix

Embarque numa aventura familiar explorando o deserto de Sedona a cavalo em janeiro. O cenário privilegiado faz desta zona do Arizona uma das melhores cidades para visitar em família nos EUA e, no primeiro mês do ano, as temperaturas frescas contribuem para as condições ideais para a prática de equitação.

Sedona oferece uma vasta gama de percursos para principiantes, moderados e avançados para sua conveniência. É também comum os organizadores de excursões permitirem-lhe personalizar o seu passeio, tornando a sua aventura em Sedona uma experiência inesquecível.

Da perspetiva elevada do seu companheiro equino, mergulhe na majestade dos desfiladeiros e das imponentes rochas vermelhas do deserto. Se estiver a sentir o apelo do cowboy do Oeste Selvagem, a época de inverno em Sedona será a altura perfeita para explorar trilhos panorâmicos e estradas mais desafiantes para testar as suas capacidades de equitação com bom tempo.

O tempo em Sedona em janeiro

Vista da autoestrada de Sedona|©Michael Kemper
Vista da autoestrada de Sedona|©Michael Kemper

Sedona dá-lhe as boas-vindas com um clima fresco e agradável, ideal para explorar as suas maravilhas naturais sem o calor opressivo do verão. Com temperaturas médias diárias que variam entre os 10°C e os -3°C, em janeiro viverá um inverno tranquilo.

À medida que o dia avança, as temperaturas máximas sobem de 12°C para 14°C e raramente descem abaixo dos 6°C, proporcionando-lhe um ambiente fresco com brisas suaves e uma ligeira queda de neve. No entanto, lembre-se que o tempo é variável, especialmente nos últimos anos, por isso mantenha-se atento ao boletim meteorológico oficial.

Chegadas de turistas a Sedona em janeiro

quatro jipes cor-de-rosa|©tiarescott
quatro jipes cor-de-rosa|©tiarescott

Em janeiro, Sedona apresenta-se como um refúgio tranquilo, longe da azáfama do verão. A cidade abraça uma época baixa, proporcionando-lhe uma experiência mais relaxada e serena. Desfrute de restaurantes, lojas e atracções sem as multidões, permitindo-lhe explorar à vontade.

Durante este período, a cidade assume um ritmo mais calmo, longe do calor do deserto. Descubra o encanto autêntico de Sedona enquanto desfruta de uma tempestade de neve possivelmente mágica. Além disso, os alugueres de férias oferecem tarifas mais baratas em comparação com os meses de verão, dando-lhe a oportunidade de mergulhar na beleza de Sedona sem se preocupar com a sua carteira.