Mais sobre: Melhores coisas para fazer em Manila
Manila reúne os encantos da Ásia num só lugar, graças à sua diversidade cultural e aos seus bairros com propostas inesquecíveis.
Desde andar de bicicleta de bambu até se deliciar com as danças tradicionais, vai sem dúvida mergulhar numa viagem de contrastes. Consegue imaginar visitar um bairro no meio de um cemitério? Em Manila é possível e prometo-lhe que tem uma história que vale a pena conhecer. Entre cada visita, pode aproveitar asparagens gastronómicas e culturais para tornar a sua viagem mais agradável.
1. Suba numa bicicleta de bambu e descubra o bairro de Intramuros
As bicicletas de bambu são uma atração imperdível em Manila, pois são uma experiência cultural e uma forma de conhecer a cidade sem comprometer o meio ambiente.
Estes passeios concentram-se normalmente no bairro histórico de Intramuros, que é a zona mais bonita e mais antiga, onde o tempo parece ter parado. Este bairro oferece um ambiente animado e recantos curiosos, como osspeakeasies. Está escondido dentro das muralhas de Manila e é uma janela para o passado da cidade. Reservar um passeio de bicicleta de bambu pelo bairro de Intramuros é a melhor maneira de experimentar esta atividade. Desta forma, um guia turístico organizará o itinerário mais conveniente e não terá de se preocupar com nada.
Forte de Santiago
Não se deve perder uma paragem no Forte de Santiago, cujas fundações foram construídas por volta de 1571. Nesta cidadela das Filipinas espanholas pode ver fragmentos do passado de Manila e descobrir como sobreviveu aos combates da Segunda Guerra Mundial.
No entanto, não espere ver a fachada original, pois outros conflitos destruíram grande parte da cidade.
O forte foi reconstruído, mas, por alguma estranha razão, a fachada permaneceu desgastada pelo tempo e até a cantaria está bolorenta. Entre e descubra ahistória de José Rizal, uma figura-chave na independência das Filipinas.
Parque Luneta
O Parque Luneta é um parque muito popular em Manila, talvez por causa do famoso Quilómetro 0, que marca o início de todas as estradas nas Filipinas. Muitas pessoas vêm aqui para admirar o memorial de José Rizal, que tem uma réplica exacta em Madrid para comemorar a sua infância na cidade.
No parque existe também um diorama, uma espécie de modelo 3D que retrata a sua execução e a luta anterior pela liberdade do país.
Catedral de Manila
A Catedral Metropolitana Basílica da Imaculada Conceição é a igreja mais imponente de Manila. O seu nome é tão longo como os seus corredores que exibem vitrais e altares com uma atmosfera solene. Embora tenha sido construída em 1571, atualmente só se podem ver fragmentos da fachada original, uma vez que foi reconstruída várias vezes.
Praça Roma
No coração de Intramuros, espera-o a Plaza Roma, um local excecional para tirar fotografias e uma bela recordação de Manila. No centro da praça, encontra-se a estátua de Carlos IV de Espanha, a quem os filipinos agradecem por ter fornecido a primeira vacina contra a varíola. A partir daqui, pode passear pelas ruelas do bairro até à catedral.
2. Maravilhe-se com as danças tradicionais
Manila é uma cidade que se agarra às suas tradições e os habitantes locais adoram partilhá-las com os novos visitantes. Os espectáculos de dança são uma janela para a herança indígena e espanhola, onde lhe serão contadas histórias comoventes e a luta do povo filipino.
Quando reservar um jantar-espetáculo com dança em Manila, terá uma noite maravilhosa e um vislumbre de trajes tradicionais, movimentos ancestrais e cenários que o transportarão para diferentes épocas das Filipinas.
Desfrutará de um jantar em estilo buffet num ambiente acolhedor, ideal para se deixar levar pelos sabores refrescantes que ficarão gravados no seu paladar. Não terá de se preocupar com nada, apenas desfrutar das coreografiasmais famosas e deliciar-se com expressões artísticas típicas, como as que lhe vou contar.
- Danças de Singkil: veja como uma princesa muçulmana tenta escapar a um terramoto enquanto serpenteia pelas torres de Mindanau, a segunda maior ilha das Filipinas. Os adeptos filipinos simularão as correntes de vento que atingem o país após um terramoto, enquanto os sinos da sua saia enchem o ambiente de tensão.
- Danças Tinikling: uma dança originária das Filipinas espanholas que se caracteriza pela utilização de varas de bambu. É considerada uma das danças mais exigentes do mundo, uma vez que um segundo de descoordenação pode fazer com que a dança perca o seu significado.
- Pandanggo sa ilaw: é uma dança folclórica executada nas aldeias e inspirada na dança espanhola do fandango. Durante o espetáculo, pode deliciar-se com o movimento gracioso de tochas contornadas por dançarinos filipinos.
3. Faça uma visita guiada aos locais históricos e culturais de Manila
Manila é uma cidade encantadora e os seus edifícios coloniais contam a história de momentos históricos. Um passeio a pé é uma excelente forma de explorar as ruas e de se familiarizar com as principais atracções turísticas.
Se não souber por onde começar, pode considerar fazer uma visita guiada a Manila. Este tipo de experiências oferece uma janela para a vida quotidiana e são bastante agradáveis porque se encarregam das taxas de entrada para algumas atracções. Aqui estão alguns dos locais imperdíveis que são frequentemente incluídos neste tipo de excursão.
Casa de Manila
As ruas estão cheias de história, mas atrevo-me a dizer que nada se compara à Casa Manila. Foi construída durante a época colonial e é um dos poucos exemplos de bahay na bato, um tipo de casa de pedra que marcou a arquitetura filipina durante este período. Aproveite o passeio para parar e ver exposições de artefactos antigos e descobrir como era a vida há séculos atrás.
Monumento "Memorare Manila
Manila foi testemunha de várias guerras, cujos bombardeamentos provocaram perdas humanas significativas. O Monumento Memorare Manila é uma homenagem às vítimas da Segunda Guerra Mundial e uma forma de recordar a bravura dos cidadãos ao longo da história.
Igreja de San Agustin
Esta é a igreja de pedra mais antiga de Manila. A Igreja de Santo Agostinho passou por guerras, tufões e terramotos, mas surpreendentemente a sua fachada nunca ruiu e é um lugar místico que vale a pena visitar.
Além disso, no Museu de Santo Agostinho, pode mergulhar em todas as anedotas e curiosidades da igreja desde os tempos pré-colombianos até aos dias de hoje.
4. Provar a comida de rua
Manila é uma das cozinhas mais completas do mundo, e é preciso reservar tempo e orçamento para a comida. As influências malaias, indígenas, chinesas e espanholas, bem como as técnicas ancestrais e o esforço por detrás das receitas familiares, podem ser sentidas nos pratos.
Para uma comida saborosa, recomendo que explore lugares locais, bem como restaurantes populares em bairros como Binondo ou Intramuros. Se quiser ir arestaurantes de luxo, deve desviar o seu GPS para o bairro de Makati.
No entanto, se gosta mais de comida de rua, pode explorar as ruas e satisfazer os seus sentidos no Mercado de Quiapo, o maior mercado das Filipinas. As férias devem ser um momento de descontração, por isso, se preferir não tratar do itinerário e da logística, podereservar uma excursão gastronómica a Manila. Com um foodie local, terá acesso a provas de comida e bebidas típicas em vários locais. Por detrás de cada dentada há uma história e é mais divertido quando alguém lhe conta todos os pormenores. Aqui estão alguns pratos e sobremesas que deve experimentar durante a sua visita.
Pratos típicos de Manila
- Adobo filipino: é impossível ir à capital e resistir a experimentar o prato típico nacional. Aqui encontrará as melhores propostas e é agradável sentir como a tenra carne de frango ou de porco se derrete no seu paladar.
- Sinigang: é um caldo azedo de carne de porco, peixe ou camarão que atinge este sabor graças ao facto de ser marinado em molho de tamarindo.
- Kare-Kare: um guisado de carne espesso servido com legumes, molho de manteiga de amendoim e bagoong (pasta de camarão fermentada).
Sobremesas tradicionais de Manila
- Ensaimada: é a estrela da pastelaria filipina e destaca-se pela sua massa macia, polvilhada com queijo e açúcar. E não, não tem nada a ver com a de Maiorca.
- Halo-Halo: um batido colorido de frutas variadas combinadas com leite condensado, geleias, gelado e feijão doce.
- Leche Flan: é um flan que derrete na boca, uma das sobremesas preferidas das famílias filipinas, feito com leite condensado e gemas de ovo.
Petiscos de rua de Manila
- Isaw: tripas de frango marinadas num molho filipino.
- Balut: um ovo de pato servido cozido ou ao vapor. Pode ser um pouco estranho no início porque se come diretamente da casca, mas prometo que é delicioso.
- Kwek-Kwek: é um snack típico que consiste em ovos de codorniz panados e fritos. São mais saborosos quando mergulhados num molho agridoce.
Bebidas típicas de Manila
- Tuba: uma bebida alcoólica feita de flores de coco fermentadas.
- Sago't Gulaman: uma bebida fria feita de pérolas de sagu que sabe a tapioca.
5. Visita a Chinatown, a mais antiga Chinatown fora da China
Manila é o lar da mais antiga Chinatown fora da China. Binondo funde a cultura filipina e chinesa e marca a fraternidade entre as duas nações. O seu património está solidificado desde 1594 e, ao percorrer as suas ruas, ver-se-á rodeado de lojas coloridas, cartazes e aromas sedutores que se misturam.
Sugiro que comece no coração do bairro, onde a primeira coisa que vai notar é a Igreja de Santa Cruz. Se quiser levar alguns produtos chineses para casa, basta descer a rua Ongpin, que também é considerada um paraíso para jóias e ervas medicinais.
Tire muitas fotografias das suas ruas inesquecíveis, sempre decoradas com figuras mitológicas, como os dragões chineses, e uma variedade de murais de rua. Aqui é impossível não se sentir tentado a experimentar vários pratos de rua e muitas pessoas recomendam uma degustação de siopao em diferentes locais.
6. Admire os arranha-céus de Makati
No centro financeiro de Makati, é como se de repente nos encontrássemos numa cidade completamente diferente. A diversidade cultural e arquitetónica é evidente neste bairro, onde se pode admirar os arranha-céus e aproveitar ao máximo a vida nocturna.
Se quiser conhecer outros turistas e socializar durante as suas férias, está no sítio certo! Makati tem uma miríade de bares e outras diversões que vão desde os modernos centros comerciais Greenbelt e Glorietta até aos Ayala Triangle Gardens, que são considerados o pulmão verde deste bairro.
7. Visite os cemitérios mais estranhos do mundo
Manila é famosa por ser o lar de alguns dos cemitérios mais estranhos do mundo. Eles têm desenhos que parecem ter mensagens ocultas, bem como túmulos compartilhados para os vivos e os mortos. Sei que é difícil tirar uma fotografia destes, por isso vou contar-vos um pouco mais sobre cada um deles.
Cemitério Americano de Manila
O Cemitério Americano de Manila é o local de descanso de milhares de vítimas da Segunda Guerra Mundial, especialmente um grande número de soldados americanos que caíram nas Filipinas. O que atrai a curiosidade dos visitantes é o seu peculiar desenho circular com pequenas cruzes de calcário que, à primeira vista, se assemelham a uma formação militar.
Cemitério chinês de Manila
O cemitério chinês de Manila é o local de repouso de milhares de chineses que foram enterrados durante a era colonial e que estavam proibidos de utilizar os cemitérios católicos.
É certamente uma janela para as tradições funerárias chinesas e, à primeira vista, parecem mausoléus, mas alguns recriam casas e mansões no interior para que os espíritos se sintam mais confortáveis. Por cima dos túmulos podem ver-se fotografias, flores e velas rodeadas por quartos ou salas de estar.
Embora pareça impossível viver num cemitério, alguns deles são efetivamente habitados! Têm todas as comodidades necessárias e é por isso que são conhecidos como o bairro dos vivos e dos mortos.
8. Descobrir Quiapo, o bairro dos tesouros muçulmanos
Outro bairro a visitar é Quiapo, um bairro vibrante e caótico onde se podem ver excentricidades que contrastam com a tranquilidade dos filipinos.
Embora pareça ter uma aura exclusivamente religiosa, vai mais além e nas ruas da Plaza Miranda pode encontrar vendedores que vendem poções secretas, amuletos e artesanato árabe. A sua principal atração é a cultura muçulmana e pode aproveitar paravisitar a Mesquita do Globo de Ouro, que não passa despercebida quando se passeia pela cidade, bem como a Mesquita Verde.
Naturalmente, recomendo que visite a Basílica Menor do Nazareno Negro, onde a imagem esculpida do Nazareno Negro é levada em procissão todos os dias 9 de janeiro. Também não pode deixar de visitar a Igreja de São Sebastião, a única igreja de aço das Filipinas.
9. Explore os arredores de Manila
A partir de Manila, é fácil chegar a outros lugares mágicos das Filipinas, bem como sair dos circuitos habituais. Se tiver dias suficientes no seu itinerário, pode incluir uma escapadela como, por exemplo, reservar uma viagem a Tagaytay a partir de Manila.
É um paraíso a cerca de uma hora de carro da cidade, onde se pode respirar ar puro, aproximar-se do vulcão Taal e aproveitar os vários trilhos para caminhadas. Há muitos lugares na área que oferecem actividades cheias de adrenalina, como tirolesa ou um passeio no Sky Eye.
10. Perder-se na Plantação da Família Escudero
Se eu tivesse que escolher uma escapadela para as paisagens rurais de Manila, provavelmente reservaria uma viagem para a Plantação Villa Escudero. É um pouco mais remota do que Tagaytay, mas posso garantir-lhe que vale a pena.
É um destino popular porque a família Escudero foi pioneira no cultivo do coco e do açúcar. Pode aprender sobre a produção agrícola e explorar o museu da mansão, cujaexposição de antiguidades e artefactos é fascinante. Nesta zona, não é raro coincidir com espectáculos folclóricos que celebram a cultura filipina. Mas há também aventuras emocionantes, como um passeio de carroça de búfalos até às cataratas de Labasin, conhecidas pelas suas mesas de bambu que convidam a sentar-se e a desfrutar de uma experiência gastronómica rodeada por um paraíso natural.