O que ver e fazer em Cannes em 3 dias
Cannes é um dos melhores sítios para visitar na Côte d'Azur. Conhecida mundialmente pelo seu festival de cinema, esta cidade tem tudo o que é necessário para passar três dias de sonho.
Cannes é o sonho de qualquer amante de cinema, mas Cannes é muito mais do que o seu festival de cinema. É uma cidade pitoresca e uma das mais famosas da Côte d'Azur francesa. Nesta viagem, poderá descobrir as melhores coisas para fazer em Cannes em apenas três dias, combinando o mar, a cidade e o cinema.
Dia 1: passeio pelo Boulevard de La Croisette e Le Suquet
Estar em Cannes é um sonho tornado realidade e, se vai passar três dias neste belo local da Riviera Francesa, recomendo que o primeiro dia seja dedicado a conhecer a avenida mais popular de Cannes: La Croisette, bem como a costa e o melhor do cinema da cidade.
Do avião para o passeio
Uma das melhores coisas que Cannes tem para oferecer é um aeroporto muito próximo da cidade: o aeroporto de Cannes-Mandelieu, mas é normalmente utilizado para viagens de negócios ou aviões privados. A melhor opção é o aeroporto de Nice, a cerca de 20 km de Cannes.
Recomendo que marque a sua chegada para o início da manhã ou para o final da tarde, para poder descansar e começar o dia seguinte com a melhor disposição possível. A partir do aeroporto de Nice, pode apanhar vários autocarros, chamados navettes, que o deixarão mesmo no centro de Cannes.
A partir do Cap de la Croisette
Se começar este passeio de manhã, o Cap de la Croisette será o seu melhor ponto de partida. Trata-se do promontório da avenida da Croisette, à beira-mar e onde se concentra a maior parte da atividade. Prepare-se para o sol, o cheiro a salitre do mar e para poder caminhar contra a brisa inclemente.
Existem algumas praias à volta do Cap, mas tendem a ficar mais movimentadas à medida que o dia começa. No entanto, é possível tomar uma bebida enquanto se caminha, pois há muitos locais que vendem comida.
Ao subir, pode fazer uma pausa na Plaza 8 de Mayo de 1945, que tem um cenário espetacular de palmeiras e do mar.
Passeio pelas praias antes do almoço
Já estamos perto da hora do almoço e recomendo parar, dependendo do orçamento, para almoçar em restaurantes fantásticos como o La Palme d'Or, onde se pode provar a melhor cozinha francesa de autor num estabelecimento com duas estrelas Michelin.
Mas há opções para todos os gostos. Mesmo em frente à praia pública encontra-se o Le Point Break, uma barraquinha típica francesa à beira-mar onde se podem comprar sanduíches, saladas, bebidas e muito mais, para petiscar enquanto se passeia. Mais adiante, encontra-se La Mandala, ideal para uma refeição a dois.
Provavelmente, já viu vários barcos durante o seu passeio e talvez também lhe tenha apetecido navegar pelos mares. Nesse caso, pode reservar um passeio de barco em Cannes antes ou depois do almoço.
Palácio dos Festivais
Prontos para almoçar e com vista para as praias? Então chegamos ao lugar que tornou Cannes famosa em todo o mundo: o Palais des Festivals ou Palácio dos Festivais, onde o Festival de Cinema de Cannes é realizado todos os anos. Recomendo que entrem e façam uma visita guiada para conhecerem o melhor do cinema e a história do festival.
Aqui podem tirar as melhores fotografias nas passadeiras vermelhas para se sentirem como uma estrela de cinema. Também pode ver as silhuetas das mãos de actores, realizadores e vencedores de prémios de cinema que deixaram a sua marca numa espécie de passeio da fama.
Passar a tarde no Vieux-Port
No final da tarde e mesmo ao lado do Palais des Festivals, encontra-se o Vieux-Port ou porto antigo. Este foi convertido num cais onde atracam os melhores iates, os ricos e famosos de toda a Côte d'Azur. Pode passar horas a admirar os iates do exterior e tirar fotografias com uma paisagem de sonho.
Mas não é só isso, no Vieux-Port realizam-se diferentes festivais marítimos e relacionados com barcos. Além disso, devido à sua proximidade com o palácio do festival de cinema, são frequentemente realizadas diferentes projecções.
Se ainda não o fez, é também uma boa altura para considerar reservar um passeio de barco em Cannes, uma vez que muitas das rotas partem deste porto.
Termine o dia no Le Suquet
O dia foi longo, mas a zona de Le Suquet, em Cannes, fica mesmo aqui ao lado e seria uma pena perdê-la. É um bairro muito antigo e um dos mais pitorescos de toda a cidade de Cannes.
Não perca a oportunidade de tirar uma fotografia no anúncio do Cinéma Cannes e de passear pelas diferentes ruas como o Mont Chevalier, onde pode ver as suas lendas e mistérios. Todos e cada um destes pontos também podem ser vistos quando se reserva um passeio de bicicleta por Cannes.
Também neste distrito está a famosa igreja de Notre Dame de l'Esperance e o Musée de la Castre, que se concentra na história e música provençal antiga. Nos arredores, há vários restaurantes onde se pode comer, como a creperia L'Affogato ou a churrascaria Le Boston Cannes.
Dia 2: Visite a Croix des Gardes e faça algumas compras
O segundo dia do itinerário em Cannes permitir-lhe-á apreciar a beleza da natureza e das paisagens da cidade, e depois passar algum tempo a explorar o centro da cidade e a fazer compras.
Começar do cimo da Croix des Gardes
Que tal começar com algum exercício? Tudo depende do quanto lhe apetece caminhar, mas seja de autocarro ou a pé, ver toda a cidade de Cannes do alto da Croix des Gardes é algo que não pode perder.
Trata-se de um parque natural situado numa colina. Para chegar ao topo, é preciso seguir um dos muitos caminhos, cheios de verde e de paisagens esplêndidas. A partir do bairro de Le Suquet, são cerca de 40 minutos a subir, embora a descida seja normalmente mais curta.
A opção do autocarro também é perfeitamente válida. A linha de autocarro 10 pode levá-lo até à paragem de Suffren e, a partir daí, são cerca de 15 minutos a subir até ao início dos percursos pedestres, poupando-lhe uma boa parte da caminhada.
Desça e almoce no centro de Cannes
Quando tiver terminado o seu passeio ao longo da Croix des Gardes e estiver de volta à parte baixa de Cannes, é altura de almoçar. Sugiro que desça alguns quarteirões da Rue Suffren e poderá escolher entre a pizza da Bella Pizza, o sushi do Yunik ou as sanduíches do Paul.
Outra opção é atravessar a Rue Meynadier, onde encontrará restaurantes tailandeses como o Bangkok Café ou o Le Caveau 30, um cantinho da melhor cozinha francesa com um orçamento mais apertado.
Seja qual for a sua escolha, este é o local perfeito para recarregar as baterias e passar a tarde a fazer compras. Pode também reservar uma visita gastronómica a Cannes para saborear o melhor que a cidade tem para oferecer.
Passar a tarde a fazer compras
No centro de Cannes, há duas ruas pitorescas repletas de restaurantes e lojas: a Rue d'Antibes e a Rue Meynadier. Se começar a meio da tarde , pode passear por elas até ao fim da noite, porque as lojas costumam estar abertas até tarde para os turistas.
Nestas ruas pode encontrar as melhores joalharias da zona, mas também pode aproveitar para dar uma vista de olhos em fantásticas lojas de segunda mão, como a 2e edition.
E se só tem dois dias para explorar Cannes, então sugiro que faça um jantar ligeiro num restaurante de fast food nestas ruas e prepare-se para partir. Mas se ainda te resta um terceiro dia, prepara-te para conhecer o mar.
Dia 3: conhecer o mar e a praia
Pensava que ia deixar a Côte d'Azur sem dar um mergulho na praia? Este plano para o terceiro dia baseia-se principalmente num passeio pelas ilhas de Lérins, um dos melhores passeios a partir de Cannes, onde pode desconectar e dedicar-se inteiramente à praia, ao sol e ao relaxamento.
Excursão à ilha de Sainte-Marguerite
As ilhas de Lérines são realmente fantásticas pelo seu atrativo, pela sua proximidade epelo seu isolamento. A maior é a ilha de Sainte-Marguerite ou Saint Margaret. Para lá chegar, é necessário juntar-se a uma das viagens de barco a partir de Cannes, nomeadamente reservar um ferry para a ilha de Sainte-Marguerite.
Quando se está na ilha, a principal atração é um passeio a pé muito agradável que pode durar até três horas e que percorre toda a ilha. A ideia é ir nadar nas diferentes praias. Tenho a certeza de que vai achar estas praias fascinantes, especialmente pela sua cor azul clara.
Também pode entrar no Forte Real, uma bela fortificação que vai adorar pelo seu aspeto visual. Aqui podes visitar o Museu do Mar, onde podes aprender sobre a ligação entre o mar e os habitantes locais. Aqui encontrará restaurantes onde poderá almoçar antes de regressar ao continente.
Plano alternativo: Ilha de Saint-Honorat
Há duas ilhas em Lérines e, embora Sainte-Marguerite seja o centro das atenções, há também Saint-Honorat, que é muito mais pequena e tem menos para oferecer, mas é perfeita se estiver à procura de um tempo muito mais isolado, longe da azáfama de Cannes.
Nesta ilha, há uma bela abadia do século V que ainda está ativa e que recomendo que fotografe e visite. Quanto ao passeio a pé, neste caso, é muito mais curto. Pode durar uma hora e meia, tendo em conta que provavelmente irá nadar em pelo menos duas ou três das suas belas praias.
Eu recomendo ir a esta ilha se estiver à procura das melhores coisas para fazer em Cannes em junho ou em qualquer mês de verão.
Dica de viajante
Infelizmente, não há rotas marítimas que liguem as duas ilhas de Lérines. É por isso que tem de regressar ao continente para se deslocar entre as duas ilhas. É possível visitar as duas ilhas num só dia, mas é preciso ter em conta que seriam duas viagens de ida e volta.
Terminar o dia na praia da Croisette
De volta a Cannes, pensavas que o teu dia na praia tinha acabado? Não, porque as praias públicas de Cannes têm tanto para oferecer que não as pode perder.
As melhores estão entre o Cap de la Croisette e a parte central da avenida, mas sugiro que, uma vez que o barco o deixe, fique na praia da Croisette, que fica ao lado do Palais des Festivals.
Esta é uma das melhores praias públicas de Cannes e, embora seja muito movimentada, no final da tarde tudo muda. Pode deitar-se na areia e relaxar. Se lhe apetecer, há restaurantes muito bons na zona, como o C Beach ou o Palais Stéphanie Beach, onde os seus pés não saem da areia.
O que levar na mala para a sua viagem a Cannes?
Cannes é sinónimo de sol, cinema e mar. Mas espera aí, então só tens de levar roupa de praia? Tudo depende da estação do ano. Se for num mês quente , um fato de banho, um chapéu e muito protetor solar são absolutamente essenciais, enquanto que se for num mês frio, nadar na praia será um pouco complicado.
Mas não é só isso que deve levar. Cannes é uma cidade muito elegante e, se for a um jantar formal relacionado com um filme, não se esqueça de se vestir para a ocasião.
É também essencial que use sapatos confortáveis, uma vez que vai andar muito. Não se esqueça também que, se for num mês frio, será necessário pelo menos uma camisola ou algo que impeça a entrada da brisa forte, uma vez que a temperatura pode descer até aos 4°C.
Como se pode deslocar em Cannes?
Cannes, o seu centro e a sua dinâmica urbana são bastante compactos, pelo que a maior parte das deslocações se faz a pé. Quer se trate de passear ao longo da avenida de la Croisette, de fazer compras nas principais ruas do centro ou de subir uma colina, tudo se faz normalmente a pé.
Os autocarros são também o meio de transporte oficial da cidade e podem ajudá-lo a encurtar muitas viagens. A empresa de autocarros é a Palm Bus, que também o leva às cidades vizinhas.
Pode comprar um bilhete simples por cerca de 1,50 euros ou um cartão que inclui mais viagens. Além disso, estando tão perto da costa, deve saber que o transporte aquático é importante para diferentes fins, como ir às ilhas Lérine ou reservar um passeio de barco em Cannes para explorar a costa.