10 coisas para ver e fazer em Giverny no verão
Apaixone-se por Giverny, o lugar acolhedor que inspirou grandes artistas, na sua melhor época do ano: o verão. Vai sentir-se como se estivesse dentro de uma obra de arte!
Está a pensar visitar Giverny, a aldeia que é mundialmente famosa por ter sido a maior fonte de inspiração do famoso pintor Claude Monet? Provavelmente está a perguntar-se o que pode fazer para tornar a sua visita uma experiência única e não perder nada.
Durante a sua viagem, encontrará uma série de planos para desfrutar de Giverny. Este lugar, mesmo muito antes de Monet fazer dele a sua casa e local de relaxamento e inspiração, já possuía um encanto que atraía dezenas de artistas e residentes em busca de paz, descanso e motivação.
1. Visite a casa de Monet e veja os seus jardins na melhor altura do ano
Descubra todos os enigmas do mestre impressionista e das suas obras , visitando a casa onde viveu durante 43 anos, os seus jardins e o lago dos nenúfares, que inspirou Claude Monet a pintar os seus quadros mais famosos. Poderá desfrutar e contemplar os jardins que Monet tanto cuidou e nos quais encontrou a sua inspiração sem se preocupar com o mau tempo.
Será impressionante experimentar em primeira mão toda a variedade de flores que aí se encontram, que variam com as estações do ano sob o efeito da luz, mas garanto-vos que no verão poderão contemplar ao máximo as cores mais vivas.
Sem dúvida, um dos lugares mais fotografáveis é o lago onde Claude Monet pintou os seus famosos nenúfares, que o próprio Monet plantou, além de pintor, era também jardineiro e com o olhar de artista que tinha, conseguiu uma harmonia incomparável.
Existem diferentes formas de desfrutar deste passeio, com diferentes tipos de visitas guiadas, ou actividades que além de lhe mostrarem o passeio, lhe oferecerão outro tipo de experiência. Escolha a que mais lhe agrada!
Informações práticas
- Horário: das 9h30 às 18h, com a última visita às 17h30, durante toda a semana.
- Preço: O preço aproximado da entrada é de cerca de 9,50 euros,
2. Passear de bicicleta nos jardins de Monet
Que melhor maneira de apanhar ar fresco do que num passeio de bicicleta! É uma forma diferente de conhecer e explorar o local, enquanto relaxa enquanto pedala, sentindo o vento quente no rosto.
Desta forma, sentirá uma maior ligação com a natureza, pois desfrutará de todas as paisagens e ambientes naturais, enquanto pratica uma atividade física saudável, activando todos os seus sentidos; o cheiro, os sons e as cores do ambiente.
Naturalmente, esta atividade é bastante popular e há mesmo muitos turistas que aproveitam para combinar a visita com a vizinha Vernon neste veículo, bem como excursões que partem de Paris e percorrem a margem do rio.
Por esta razão, se vai fazer o passeio por conta própria e não com uma excursão, é aconselhável alugar a sua bicicleta com antecedência.
3. O Festival de Música de Câmara
Todos os anos, entre o final de agosto e o início de setembro, tem lugar em Giverny o extraordinário Festival de Música de Câmara, onde cerca de vinte músicos internacionais do género, dirigidos por Michel Strauss, o famoso violoncelista francês.
O Festival é uma oportunidade excecional para ouvir obras-primas do período clássico ou obras mais contemporâneas, interpretadas no coração da cidade impressionista. Poderá apreciar a música de compositores clássicos e românticos famosos, como Mozart, Schumann ou Brahms, entre outros músicos admiráveis.
Sem dúvida, o esplendor mágico deste lugar maravilhoso é ideal para se deixar cativar pelo encanto da música clássica.
Informações práticas
- Datas: final de agosto a início de setembro
- Local: em vários pontos da cidade, embora o auditório do Musée des Impressionistes seja o local principal.
- Preço: varia consoante o palco e o espetáculo
4. Jantar sob as estrelas
Uma ocorrência natural que é comum no verão é a maior visibilidade das estrelas à noite. Parece que não há verão sem elas e elas tornam esta época do ano realmente especial.
Imaginem um jantar à luz da lua e das estrelas, onde a estação quente nos permitirá passar uma noite agradável rodeados pelo espetáculo natural que Giverny nos oferece.
Por isso, escolha um bom vinho e escolha o seu jantar, pois este pode ser o cenário perfeito para um encontro romântico ao ar livre, uma noite com amigos ou, porque não, consigo próprio.
5. Almoço no Moulin de Fourges
Não há nada como saborear um almoço gourmet durante a sua visita à cidade. Um sítio inesquecível onde recomendo que parem é o conhecido restaurante Moulin de Fourges. Este restaurante é um dos mais elegantes de Giverny, pelo que vale bem a pena visitá-lo.
Seja qual for a opção que escolher, garanto-lhe que vai adorar qualquer prato, para além de que o local tem a opção de desfrutar da sua refeição com uma bela vista para o rio, por isso, aproveitando o calor genuíno da época, sugiro que escolha esta alternativa.
Este local, para além de ser uma excelente opção para comer, tem serviços de alojamento. Aqui, os seus residentes têm também outras opções para aproveitar ao máximo o verão: fazer canoagem no Epte, andar de bicicleta nos trilhos, ter aulas de pintura, entre outras actividades recreativas.
6. Faça um passeio de balão e veja a arte do céu!
Supervisionado por um profissional da aviação civil, este passeio de balão de ar quente é 100% seguro. Só são permitidos 4 passageiros por balão. O piloto é extremamente simpático e fará com que desfrute plenamente da viagem, explicando todos os pormenores e resolvendo todas as dúvidas que possa ter, com grande simpatia.
O passeio parte da fronteira entre a Ilha de França e a Normandia, a 45 minutos de Paris. Sobrevoará também o Vale do Sena, o Parque Natural Regional do Vexin e Giverny; verá vales magníficos com as suas aldeias pitorescas.
7. Não perca o Museu dos Impressionistas e passeie pelo seu terraço ao sol de verão
Embora também seja obrigatório :::link|text=se visitar Giverny no inverno|element=sc-294-4322:::, é quando o bom tempo chega que poderá desfrutar mais dos jardins exteriores deste museu.
É uma construção ao ar livre com terraços repletos de urzes e vários tipos de flores e árvores, pelo que o verão faz sobressair os verdadeiros tons de verde em cada um deles. Imagine-se a passear pelo museu: enquanto aprende sobre história e cultura, tem como pano de fundo uma magnífica homenagem à natureza. E uma vez que o impressionismo é uma questão de plein air, que melhor lugar para apreciar o impressionismo do que onde os artistas colocaram os seus cavaletes para pintar as suas obras-primas?
Tem 2 colecções. A primeira é uma coleção permanente chamada Around Claude Monet (Em torno de Claude Monet ), que gira em torno das obras de Monet e da sua influência sobre outros artistas que seguiram as suas pisadas.
A segunda é composta por duas ou três exposições temporárias que mudam de ano para ano e que podem ser consultadas no sítio Web para saber o que estará em exibição nos dias da sua visita. Os quadros impressionistas apresentados nesta coleção são de origem francesa e estrangeira.
Informações práticas
- Endereço: 99 rue Claude Monet
- Preço: cerca de 16 euros
- Horário de abertura: das 10h00 às 18h00, diariamente. A última entrada é às 17h30m.
8. Fazer um passeio a pé ou de bicicleta ao ar livre em Vernon
A primavera e o verão nesta região de França não são apenas ideais para evitar o mau tempo, são também as épocas em que a natureza está no seu melhor. Se estiver em Giverny, recomendo que aproveite a oportunidade para visitar Vernon, considerada uma das mais belas aldeias do país.
O percurso, que pode ser feito de bicicleta em cerca de 20 minutos ou a pé em pouco mais de uma hora, é quase todo feito ao longo do rio Sena. Só por isso, já vale a pena o esforço.
Quando se chega a Vernon, há duas atracções imperdíveis: o impressionante Château de Tourelles e o pequeno mas imperdível Vieux Moulin, ou Moinho Velho.
9. Visite o local onde os artistas costumavam fazer piqueniques e prove a comida num terraço com sombra
Outro local para apreciar as receitas de verão da região é o Hôtel Restaurant Ancien BAUDY. Este foi um famoso local de paragem para muitos pintores franceses e americanos. É considerado como uma grande fonte de inspiração para muitos artistas.
Fica apenas a 5 minutos do Museu Claude Monet e do Museu Impressionista, pelo que seria ideal passar por lá depois de uma visita a um deles.
Pode desfrutar da sua refeição no interior do restaurante ou no terraço sombreado, com uma bela vista para um belo parque arborizado.
Oferece uma grande variedade de entradas, pratos principais e sobremesas disponíveis à la carte, bem como uma encantadora decoração de época, tornando-o um local acolhedor e aconchegante para jantar.
10. Procurar sombra na igreja de Sainte-Radegonde
É uma igreja de aldeia, à volta da qual se encontra a última morada de Monet, que está aí enterrado com a sua família, incluindo a mulher Alice e o filho Michel.
É uma boa ideia levar-lhe flores coloridas e brilhantes, como ele gostava, em sinal de respeito e admiração.
Construída há cerca de 500 anos, a igreja de Sainte-Radegonde possui um belo altar, vitrais e estátuas. Vale a pena fazer uma pequena visita.
Tempo de verão em Giverny
Durante esta estação, o tempo é maioritariamente quente. No entanto, é provável que haja ocasionalmente outros tipos de tempo, como chuva e ventos frios à noite. Com o passar dos meses, a temperatura aumenta e, por conseguinte, o calor intensifica-se.
Nestes meses de verão, a temperatura é agradável, com pouca precipitação, o que deve ser aproveitado, pois os dias em Giverny tendem a ser chuvosos. Em média, a temperatura mais elevada no verão é de 24°C.
As temperaturas podem ser um pouco elevadas, mas é certamente a melhor altura do ano para visitar Giverny para admirar as belas cores da natureza no seu melhor, e para se sentir como se estivesse dentro de uma verdadeira pintura.