Visita guiada pelo bairro de la Croix-Rousse em Lyon
Sobre esta atividade
Aceitam-se bilhetes em telemóveis
Descrição geral
Este passeio a pé pelo bairro Croix-Rousse dar-lhe-á a conhecer as origens dos traboules (passagens pedonais) e a história dos trabalhadores da seda e da sua revolta no século XIX. A visita dura cerca de uma hora e meia e inclui um guia especializado. Trata-se de uma visita dramatizada, onde ouvirá as vicissitudes de Jirôme Roquet e do seu aprendiz Tony na véspera dos motins.
A excursão urbana é concebida para pequenos grupos e dar-lhe-á a oportunidade de descobrir as experiências da classe trabalhadora de Lyon.
- Explorar o bairro da Croix-Rousse e os seus traboules
- Aprender mais sobre a história de Lyon com um guia especializado.
- Reviver as aventuras de Jirôme Roquet e a revolta dos Canuts no século XIX.
O que está incluído
- Passeio pedestre Croix-Rousse
- Visita aos traboules
- Guia especializado
O que pode esperar
Este passeio a pé centra-se em La Croix-Rousse, um bairro popular situado numa colina. A atividade dura cerca de uma hora e meia e inclui um guia especializado que lhe contará a sua génese, muito ligada à indústria têxtil. Trata-se de um percurso dramatizado, concebido para pequenos grupos, o que é ideal para não perder nenhuma das explicações.
La Croix-Rousse foi o epicentro da indústria da seda e é mais conhecida pelos traboules, passadiços cobertos construídos para permitir aos artesãos da seda transportar as mercadorias rapidamente e ao abrigo da chuva. Mais tarde, porém, foram utilizadas para fugir dos inimigos durante os motins e as guerras.
A narrativa gira em torno da aventura de Jirôme Roquet e seu aprendiz Tony, que acontece na manhã anterior à revolta dos Canuts, os trabalhadores da seda. Na primeira metade do século XIX, os operários têxteis dirigiram-se ao prefeito para exigir salários dignos e a redução da jornada de trabalho. Perante a recusa das autoridades, decidiram ocupar a cidade. O seu guia irá contar-lhe em pormenor os acontecimentos, explicando as motivações dos trabalhadores e a dura repressão governamental.
Para além dos traboules, esta zona da cidade alberga o mural gigante dos Canuts, miradouros panorâmicos e um grande número de bares e restaurantes. É uma zona boémia, caracterizada pelos temas e cores da arte urbana. O percurso exige um nível de aptidão física aceitável, uma vez que o bairro é caracterizado por numerosas escadas. Por este motivo, recomenda-se o uso de calçado e roupa confortáveis.