Melhores coisas para fazer em Corfú

Melhores coisas para fazer em Corfú

Mais sobre: Melhores coisas para fazer em Corfú

Corfu é uma fusão de tradições gregas, venezianas e britânicas, oferecendo um património cultural inigualável. A ilha é famosa pelas suas enseadas escondidas, ruínas que testemunham o seu passado medieval e paisagens de sonho.

A mitologia grega domina e há aventuras a viver aqui, como a caça aos fantasmas e a pirataria. Todas as ruas estão repletas de delíciasgastronómicas inigualáveis, como o pastitsio tis nonnas, uma curiosa versão de lasanha. É uma cidade muito quente, onde apetece viver à beira-mar, andar de moto-quatro ou voar num triciclo de parapente. Em suma, há muitas coisas para fazer e eu gostaria de vos dizer o que não podem perder.

1. Conhecer a ilha de autocarro

Corfu é uma cidade impressionante, mas é inegável que tem um clima bastante forte. É por isso que muitos turistas preferem reservar uma visita guiada de autocarro. Desta forma, é possível garantir uma viagem com ar condicionado e visitar a ilha, a cidade velha e as praias ou aldeias costeiras mais próximas.

Maravilhe-se com as águas azul-turquesa do Mar Jónico e com as grutas escondidas entre as praias. Além disso, aproveite o facto de algumas excursões de autocarro oferecerem paragens gratuitas ou guiadas por um especialista. Eis alguns dos sítios que pode visitar.

Antigo Palácio Real

Uma paragem imperdível é o palácio onde a família real grega passava muito tempo, pois era a sua residência de verão. Trata-se do Antigo Palácio Real ou Mon Repos, onde o espera um impressionante edifício rodeado de jardins e extensas paisagens naturais.

A monarquia foi dissolvida em 1973, por isso, atualmente, o palácio está aberto aos visitantes e pode visitar o Museu de Paleópolis. Poderá ver sítios arqueológicos e viajar no tempo através de três áreas temáticas que exploram a história de Corfu e do palácio.

Palácio dos Santos Miguel e Jorge

Ao passar pela Praça Spianada, não hesite em parar e visitar o Palácio dos Santos Miguel e Jorge. Este edifício histórico foi testemunha do período britânico da cidade, daí a sua impressionante arquitetura neoclássica.

O Museu de Arte Asiática de Corfu está atualmente instalado aqui e tem cerca de 11.000 peças doadas de várias culturas. Da cerâmica da China às esculturas do Tibete, a sua coleção é um espetáculo visual.

Forte Novo e Forte Velho

O Forte Novo e o Forte Velho são conhecidos como as fortalezas venezianas de Corfu, e ambos rodeiam a cidade velha.

A fortaleza mais antiga situa-se nas margens do Jónico e remete-nos para a era otomana, embora também existam caraterísticas bizantinas e até locais onde os judeus foram aprisionados antes de serem deportados da ilha. À medida que nos aproximamos da Fortaleza Nova, veremos que está rodeada de casas empedradas,um pouco mais modernas. Além disso, entre as suas ruelas encontram-se escadas que permitem subir e descer pelos seus labirintos e praças escondidas.

Capela de Nossa Senhora de Mankadrinas

Um local que passa quase despercebido é a Capela de Nossa Senhora das Mankadrinas.

Está sempre pintada com cores alegres e tem uma fachada modesta, mas bem perto da praia.

Reservar uma visita guiada de autocarro a Corfu

2. Relaxar nas praias de Paleokastritsa e Glyfada.

Corfu é um destino ideal para um dia de praia e um bronzeado de verão espetacular. Aqui, encontram-se praias selvagens e remotas, bem como enseadas e falésias escondidas, ideais para relaxar e explorar a vida marinha. Há também as praias turísticas equipadas com comodidades, onde uma atmosfera vibrante o espera, e a grande variedade de desportos radicais que lhe são oferecidos.

Terá o Mar Jónico a seus pés e poderá afundar os dedos dos pés na areia dourada. Se procura praias autênticas e encantadoras, tenho a sensação de que vai gostar de Paleokastritsa, uma baía calma com águas cristalinas, ideal para desportos como o mergulho e o caiaque.

Outra opção é visitar Glyfada, uma baía familiar com águas pouco profundas que encanta com o som constante de ondas suaves. Aproveitaria a oportunidade para praticar esqui aquático, paddle surf e parasailing. Também passaria algum tempo nas espreguiçadeiras para recarregar baterias e, mais tarde, saborearia pratos de marisco nos bares de praia.

Se quiser juntar as duas experiências e otimizar o seu itinerário, pode reservar uma viagem às praias de Paleokastritsa e Glyfada.

Desta forma, não terá de se preocupar com a logística e os transferes.

Reservar uma excursão a Paleokastritsa e Glyfada

3. Maravilhe-se com o Mosteiro de Vlacherna

Se estiver a visitar Corfu, deve reservar tempo para o Mosteiro de Vlacherna. É um monumento gratuito que combina história e espiritualidade. Embora seja pequeno, é impossível ignorar porque tem vista para a baía e tem um caminho de pedra que se liga ao Mar Jónico.

Também alberga uma igreja que era o espaço de oração dos monges ortodoxos gregos e é uma prova da arquitetura tradicional grega.

Se eu fosse a si, reservaria uma visita guiada a Corfu para conhecer melhor a sua história e outros locais próximos. A partir deste mosteiro, pode apreciar a paisagem ever a Ilha dos Ratos. Segundo a mitologia grega, Poseidon transformou o navio mais amado de Odisseu nesta ilha como vingança por ter cegado o seu filho Polifemo. Claro que há quem diga que a explicação é mais simples e que a ilha tem apenas a forma de um rato.

Reservar uma visita guiada a Corfu

4. Voar pelos ares num triciclo

Se é um aventureiro, posso garantir-lhe que vai ter o seu lugar em Corfu. Actividades extremas como andar de triciclo paramotor pelo ar são muito populares aqui. Sentirá a adrenalina crepitante e a brisa salgada do mar enquanto aprecia as vistas panorâmicas da costa e das ilhas vizinhas.

Pode até encontrar aldeias gregas, vinhas e olivais. A descolagem é normalmente efectuada nos arredores, onde existe um terreno adequado para o motor arrancar sem problemas. Além disso, a subida é suave e progressiva, garantindo uma mistura inebriante de adrenalina e liberdade. Basta deixar-se levar pela emoção, pois um profissional encarregar-se-á das curvas emocionantes mas controladas, bem como de uma aterragem perfeita.

É por isso que é importante, ao reservar um voo de trike paramotor em Corfu, fazê-lo com profissionais, de modo a garantir uma experiência segura e inesquecível.

Também podes conquistar a cidade a partir de cima, reservando um voo duplo de parapente em Corfu.

É uma atividade um pouco mais tradicional e tranquila, com um itinerário semelhante e ideal para quem procura adrenalina.

Reservar um voo de paramotor em Corfu

5. Dar um passeio de bicicleta

A variedade de rotas de cicl ismo em Corfu torna-a um destino ideal para andar de bicicleta. Estará longe do trânsito e da azáfama das grandes cidades, rodeado pela natureza e por enseadas de águas cristalinas.

Aproveite para deslizar pelas ruas calcetadas e parar nos miradouros naturais. Se tiver tempo suficiente, pode dar-se ao luxo de pedalar atéaldeias encantadoras como Kassiopi, onde pode pedalar ao longo do porto medieval e ver um castelo veneziano do século XIII. Também pode ir até Pelekas ao pôr do sol, ou explorar os pubs à beira-mar que caracterizam Benitses. Em geral, os passeios de bicicleta são ideais para pedalar pela cidade velha. Muitas pessoas recomendam as ruas tranquilas da aldeia de Ano Korakiana, uma mistura deruelas íngremes, atalhos, árvores antigas e casas velhas.

É popular pela simpatia dos habitantes locais e pela possibilidade de ir à caça do tesouro na sua famosa igreja ortodoxa do século XVI.Reservar uma excursão de bicicleta em Corfu permite-lhe desfrutar de um itinerário definido, bem como da companhia de um profissional. Se selecionado, é possível escolher várias rotas de diferentes níveis de dificuldade.

Reservar um passeio de bicicleta em Corfu

6. Delicie-se com um passeio gastronómico pela cozinha local

Uma coisa que eu não perderia de forma alguma é a gastronomia grega, onde os sabores frescos e diversos da dieta mediterrânica esperam por si. Terá o prazer de comer bem e em quantidade durante as suas férias, tirando partido dos seus benefícios para a saúde.

Uma boa ideia é reservar um passeio gastronómico por Corfu e passear pela ilha e experimentar diferentes pratos. Há opções de comida de rua à sua espera, ideais para recarregar as baterias, bem como restaurantes à beira-mar e restaurantes típicos na cidade velha.

Pratos típicos da região

Esta viagem culinária permite-lhe deliciar-se com o azeite, o queijo feta e o peixe fresco. Mas, sobretudo, com a sua variedade de combinações e sobremesas que se derretem na boca. Se tiver de falar de comida grega, vem-me automaticamente à cabeça:

  • Pastitsio tis nonnas: dada a influência italiana nesta cidade, é de esperar que tenham a sua própria versão de lasanha. Os gregos costumam comê-la ao almoço de domingo e é quase uma tradição dormir uma sesta para a lavar.
  • Pastitsada: este guisado de carne e especiarias é frequentemente servido com massa.
  • Bougatsa: uma massa filo recheada com creme de pasteleiro, queijo creme doce e carne. O último ingrediente é inesperado, mas, se fosse a si, experimentaria, pois pode surpreendê-lo.
  • Iogurte grego: a sua viagem à Grécia é a desculpa perfeita para experimentar o autêntico iogurte feito com leite de cabra ou de vaca. É diferente porque elimina o soro de leite e pode ser utilizado em pratos doces ou salgados.
  • Diples: são pastéis fritos e decorados com calda de mel, nozes e canela.
  • Geladogrego: embora a capital do gelado seja em Itália, a verdade é que a Grécia não fica muito atrás. Em Corfu, pode aproveitar o tempo quente para comer todo o gelado que quiser. Desde bolas geladas de iogurte grego a sabores estranhos como gelado de massa filo ralada ou gelado de azeite. Há também o famoso gelado de Masticha que é feito com resina de masticha, uma árvore que só cresce no Mediterrâneo.

Reservar uma excursão gastronómica em Corfu

7. Tornar-se um pirata na costa de Corfu

As histórias de piratas fazem parte da cultura mediterrânica.

Devido à sua localização estratégica, diz-se que Corfu foi uma das paragens dos piratas ilírios e dos corsários otomanos, como o famoso Jeireddin Barbarossa. Durante algumas horas, poderá entrar na pele do capitão Barbarossa etornar-se um pirata feroz, reservando um passeio de barco pirata. Embarcará num barco com as decorações necessárias para mergulhar na história. Ficará a conhecer melhor as aventuras marítimas e explorará os enclaves habitados pelos venezianos.

Se procura algo um pouco mais calmo, sugiro que explore as enseadas e baías próximas, reservando um iate privado em Corfu. É uma experiência que pode ser partilhada com amigos, família ou um parceiro.

Maravilhas invulgares esperam-no a bordo de um iate privado, como a ilha de Lazareto, que foi um centro de quarentena durante a peste e a cólera. Nestas experiências, pode ser-lhe oferecida a possibilidade de fazer snorkeling, o que eleva a viagem a um novo patamar.

Reservar um passeio de barco pirata

8. Passear pelo Mar Jónico numa moto-quatro

Se é fã de passeios de aventura e quer desafiar os trilhos de terra de Corfu, tem várias opções por onde escolher. Pode reservar um passeio de moto-quatro para chegar a áreas remotas que são difíceis de alcançar a pé ou de carro.

Não só sentirá a adrenalina a correr-lhe nas veias, como também ficará sem palavras quando chegar a locais como as praias de Paramonas, onde o sol brilha e o mar bate freneticamente. Poderá também ver de perto o Pink Palace, um complexo hoteleiro entre Corfu e Agios Gordios.

A ilha será toda sua, porque esta moto todo-o-terreno também permite um acesso fácil a maravilhas como o Mosteiro de Agii Dek. Outra opção éreservar uma excursão de aventura em jipe por Corfu e fazer subir a sua adrenalina. Num 4WD é mais fácil dar a volta aos trilhos rodeados de vegetação e explorar as vinhas, as aldeias gregas e as montanhas.

Reservar um passeio de quadriciclo em Corfu

9. Visite os lugares mais assombrados e sombrios da ilha

Corfu é famosa pelas suas lendas e património da mitologia grega. De facto, acredita-se que o nome da cidade guarda muitos segredos. Tudo indica que Poseidon raptou a ninfa Coryx, filha de Asopos, e por isso deu o seu nome à ilha.

No entanto, por alguma estranha razão, o nome foi popularizado sob a palavra latina Corfu, que significa "cidade dos picos". Sereservar uma visita guiada aos fantasmas de Corfu, poderá ir à pesca dos mistérios da noite. Descobrirá que alguns nunca quiseram deixar a cidade, como a imperatriz Sissi, que aparentemente vagueia à noite pelo Palácio Achilleion.

Se tiveres sorte, poderás ver o fantasma de um soldado ou ouvir ruídos estranhos nas propriedades assombradas. Além disso, escondida entre as paredes está a múmia do santo padroeiro de Corfu, São Spyridion, que é exibida três vezes por ano.

Reservar uma excursão fantasma em Corfu

10. Participe num passeio pelas aldeias de praia

Claro que também pode aproveitar a oportunidade para visitar outros locais perto de Corfu. Isto irá poupar-lhe tempo e dinheiro, uma vez que não terá de viajar para outras cidades para desfrutar da beleza da costa jónica. Deixem-me falar-vos um pouco sobre os locais a não perder.

Excursão de barco a Paxos, Grutas Azuis e Gáios

Pode reservar uma excursão a Paxos, Grutas Azuis e Gáios de barco a partir de Corfu. Imaginem um paraíso onde se vêem águas azul-turquesa e vegetação por todo o lado. Descobrirá grutas e praias cujas coordenadas só podem ser acedidas por quem conhece muito bem a zona. Para além disso, ficará encantado com as aldeias e vilas piscatórias.

A estrela deste passeio são, sem dúvida, as Grutas Azuis, famosas pelo jogo de cores e sombras no seu interior.

Paxos, Grutas Azuis e Passeio de Barco em Lakka

Como alternativa, sugiro que considere reservar uma excursão a Paxos, Grutas Azuis e Lakka de barco a partir de Corfu. Esperam-no as falésias brancas da baía de Erimitis e a famosa ilha de Lakka, dominada por casas de telhados amarelos e calçadas de pedra.

Excursão de barco a Saranda e Butrinto

Se quiser continuar a desfrutar da vida insular, nada melhor do que reservar uma viagem de barco para Saranda e Butrinto a partir de Corfu. Desta vez, deixará as fronteiras da Grécia para chegar à Riviera Albanesa e verá a costa de Saranda, cuja água é de cortar a respiração.

Verá também as ruínas de Butrinto, onde se podem ver influências gregas, venezianas e romanas.

Reservar uma excursão de barco a Paxos, Grutas Azuis e Gáios

Avaliações de outros viajantes

4.9
· 3489 Avaliações
  • M
    M.
    5
    (0 Avaliações)
    Um dia fantástico! Ficámos a conhecer um pouco de tudo e o melhor é que não houve correrias nem pressões. Também tivemos tempo livre para nós próprios.
  • I
    I.
    5
    (0 Avaliações)
    Aproveitámos cada hora desta excursão. O mar no meu país é super escuro e gelado, e o meu namorado pela primeira vez conhece paisagens como esta e ficou em choque! Ele ficou maravilhado com a beleza do lugar.
  • T
    T.
    5
    (0 Avaliações)
    Lindo para onde quer que se olhe. O mar nunca deixou de me surpreender. Havia partes que até pareciam uma piscina, de tão límpidas que eram. A organização foi 10/10
  • V
    V.
    5
    (0 Avaliações)
    A visita a Lakka foi muito agradável, com as suas ruas pitorescas e o seu ambiente tranquilo. Se gostam de fazer compras, tragam dinheiro!
  • M
    M.
    4
    (0 Avaliações)
    Já estive nos sítios mais turísticos da Grécia e acho que este foi o melhor. Poucas pessoas, água linda e um passeio super organizado.