Mais sobre: Melhores coisas para fazer em Zakynthos
Zakynthos é um destino a não perder, especialmente se estiver à procura de umas férias relaxantes longe da agitação da vida quotidiana.
A hospitalidade grega recebê-lo-á de braços abertos e poderá visitar as Grutas Azuis e a famosa Praia dos Naufrágios, um dos locais mais fotografados da Grécia. Nesta ilha, a maior parte das aventurassão feitas em barcos com fundo de vidro, permitindo-lhe ver as águas cristalinas enquanto navega até às ilhas das tartarugas. Além disso, pode escolher entre experiências gastronómicas, aulas de artesanato grego e outras actividades ideais para se ligar à cultura local. Se as suas férias forem prolongadas, terá a oportunidade de visitar um parque temático, passear por locais históricos e andar no comboio de Zante.
1. Visite Navagio, a praia dos naufrágios
Zakynthos é uma ilha extraordinária e a sua principal atração são as suas praias paradisíacas. Em particular, a praia de Navagio é famosa pela exposição do navio Panagiotis, que naufragou ao largo desta costa em 1980. Diz-se que o navio transportava tabaco de contrabando da Turquia para Itália.
No entanto, no meio de uma tempestade, a marinha grega interceptou a tripulação em fuga e afundou o navio para não deixar provas.
O navio foi recuperado e a sua estrutura enferrujada permanece neste pequeno paraíso desde então, fazendo de Navagio uma das ilhas mais visitadas e fotografadas da Grécia. É, sem dúvida, um verdadeiro achado, ondefalésias de cortar a respiração, areia dourada e águas cristalinas o esperam. A maioria dos barcos para a Praia dos Naufrágios parte de Porto Vromi, que é famosa pelas suas vistas inigualáveis sobre o mar.
Outra forma de admirar esta maravilha é apanhar um autocarro para a aldeia de Volimes e depois caminhar cerca de 45 minutos até ao miradouro, mas tenha em atenção que não pode descer à praia a partir daqui, apenas pode apreciar as vistas panorâmicas. Se procura relaxar e visitaras mais belas praias de Zante, aqui estão algumas outras que não deve perder:
- Porto Steniti, é um porto tranquilo com impressionantes falésias e enseadas ideais para um mergulho.
- A praia de Xigia, famosa pela sua beleza e pelas suas águas ricas em enxofre que oferecem um spa natural e benefícios para a saúde.
- Gerakaras, uma praia considerada o paraíso das tartarugas de Zante.
- Porto Roxa, um porto pouco concorrido, ideal para mergulhar com tubo de respiração e nadar em praias isoladas.
2. Prove queijos, vinhos e azeitonas nos melhores locais da ilha
A ilha é um paraíso gastronómico, onde se deve desfrutar da combinação perfeita de cheiros e sabores. Aqui são utilizados ingredientes frescos e receitas que reflectem a cultura grega, destacando-se as azeitonas, o vinho e os queijos gregos. Durante cada refeição, será acompanhado por paisagens coloridas e vistas para o mar, bem como pela hospitalidade dos habitantes locais.
Há tantas opções para experimentar que a opção mais viável poderá ser reservar uma excursão gastronómica a Zakynthos. Desta forma, ficará a conhecer de perto as ofertas mais saborosas e tradicionais, enquanto descobre porque é que os habitantes de Zakynthos adoram pastelaria e doces.
Durante esta experiência culinária, aproximar-se-á da boa comida e visitará adegas na aldeia montanhosa de Maries para descobrir a história do vinho, provar os vinhos locais e aprender sobre o processo de produção. Zante é também famosa pelo seu azeite, pelo que haverá também tempo para visitar o lagar de azeite de Vouno.
Se eu fosse a si, não perderia a oportunidade de provar o queijo grego Ladotyri, que se derrete no paladar com a sua cremosidade. E, claro, não pode perder o Machairado, uma aldeia romântica onde a comida é preparada por chefes locais e acompanhada por música local.
Vou falar-vos um pouco mais sobre os pratos e sobremesas que vos esperam nesta região gastronómica por excelência.
Pratos tradicionais de Zakynthos
Os pratos salgados de Zakynthos são famosos pela sua utilização de massa filo e molhos tradicionais. Naturalmente, o queijo e o azeite são os pilares da cozinha da ilha. Além disso, o peixe é fresco e saboroso, devido à sua ligação com o mar.
- Moussaka: uma tarte recheada com beringela e carne picada e temperada com canela.
- Souvlaki: espetos de carne picada servidos com pão pita e molho tzatziki.
- Feta em massa folhada: queijo feta envolto em massa folhada e servido com compota ou xarope de mel.
- Dolmades: folhas de videira recheadas com carne, arroz e ervas aromáticas e cozinhadas lentamente num molho de limões da ilha.
- Peixe grelhado: um prato ideal à beira-mar servido com ervas locais, salada e azeite.
Sobremesas de Zante
A estrela das sobremesas em Zakynthos é o mel, considerado uma dádiva dos deuses e um ingrediente saudável que adoça as sobremesas sem necessidade de excessos. Além disso, os ingredientes salgados, como o queijo, são transformados em preparações doces que derretem na boca.
- Bougatsa: massa filo recheada com creme ou queijo doce.
- Kourabiedes: biscoitos feitos de manteiga e amêndoas moídas,
- Baklavá grega: uma sobremesa diferente da da Turquia e de outros países, pois as suas camadas de massa filo são recheadas com nozes e cobertas com xarope de mel.
- Revani: pão de ló de sêmola num banho de calda de mel.
3. Mergulhar nas Grutas Azuis
Uma paragem obrigatória em Zakynthos são as Grutas Azuis, onde terá o Mediterrâneo grego a seus pés. É um destino de águas quentes e cristalinas que permite mergulhar num passeio pelas mais belas formações geológicas da ilha.
Estas distinguem-se pelas suas cavidades esculpidas, formadas pela erosão do mar na zona.
É aconselhável visitá-las de manhã ou antes das 15:00, pois pode apreciar melhor o efeito da água em contraste com o sol. Considerando que são destinos próximos, muitas pessoas optam porreservar uma excursão às Grutas Azuis e à Praia Navagio a partir de Zante. Desta forma, pode otimizar o seu tempo e desfrutar da companhia de um guia turístico, sem se preocupar com transferências e outros detalhes logísticos.
Normalmente, este tipo de experiência chega às Grutas Azuis numa lancha com fundo de vidro para que possa ver as profundezas azuis sob os seus pés. Além disso, o itinerário costuma incluir uma vista do naufrágio a partir de um miradouro e um passeio pela Ilha do Casamento, assim apelidada por ser um destino famoso para cerimónias românticas.
4. Aprender a fazer cerâmica com um oleiro grego
A olaria faz parte das tradições da ilha e remonta à Grécia Antiga. Daí a utilização de técnicas que têm sido transmitidas de geração em geração. Pode comprar alguns artesanatos para levar para casa e recordar a sua viagem, ou reservar uma experiência de fabrico de cerâmica em Zakynthos.
Um oleiro profissional acompanhá-lo-á para modelar a criação da sua escolha, com a liberdade de dar largas à sua criatividade. Será uma experiência inesquecível, uma vez que os ateliers de cerâmica se encontram frequentemente num cenário inspirador,rodeado de olivais e vinhas. Aprenderá a utilizar a roda de oleiro e a aperfeiçoar as peças com as suas próprias mãos. À medida que a aula avança, o perito contar-lhe-á histórias interessantes e os segredos do fabrico da cerâmica.
5. Maravilhe-se com as grutas e ilhas próximas
Se eu tivesse um dia inteiro para explorar a costa grega de Zante, perder-me-ia nas suas ilhas e grutas, onde a água parece quase irreal. Claro que aproveitaria um pôr do sol inesquecível e as vinhas onde é colhido um dos tesouros locais: o vinho branco de Zakynthos. Eis as escapadelas preferidas dos habitantes locais e dos turistas.
Excursão a Marathonisi, à ilha de Cameo e às grutas de Keri
Zakynthos é um destino repleto de praias paradisíacas. Uma boa maneira de sair e descobrir a sua beleza paisagística é reservar uma excursão a Marathonisi, à ilha de Cameo e às grutas de Keri. Terá uma experiência completa que o levará a sítios naturais como a praia de Kalamaki, famosa pelos seus ninhos de tartarugas.
Poderá também embarcar num barco com fundo de vidro para ver as águas cristalinas das grutas de Keri e passar pelo seu icónico arco de pedra. Seguindo a vida selvagem, chegará à ilha de Marathonisi, um paraíso para as tartarugas cabe çudas ou tartarugas Caretta Caretta.
A ilha Cameo também possui um pequeno ninho de outras espécies de tartarugas e espaços desolados ideais para a prática de snorkelling.
Excursão ao pôr do sol a Agalas e à gruta de Damianos
Zante vai roubar o seu coração, especialmente se se atrever a ir além dos locais típicos e procurar experiências que combinem o melhor da ilha. Para isso, sugiro que reserve uma excursão ao pôr do sol em Agalas e na Gruta de Damianos.
Na Gruta de Damianos, esperam-no formações de estalactites e estalagmites, bem como tempo livre para desfrutar da tranquilidade do local. Depois, pode continuar até às casas coloridas da aldeia emblemática de Agalas. No final da tarde, o pôr do sol mediterrânico é de cortar a respiração. Do miradouro de Agalas é ainda mais deslumbrante e acho que é perfeito para relaxar e admirar o espetáculo natural com um copo de vinho. Este tipo de experiência também pode ser encontrado noutros destinos de Zante, como as Grutas de Keri e a Ilha Cameo.
6. Fazer uma aula de culinária
Deixar a ilha sem aprender a cozinhar? Impossível!
Em Zakynthos, pode reservar uma aula de culinária e desfrutar da companhia de chefes especializados que lhe revelarão os segredos das receitas dos pratos locais. As receitas dos pratos típicos de Zante estão disponíveis na Internet, mas pode ser frustrante prepará-las e não obter o resultado esperado. A gastronomia local temtruques do ofício que descobrirá durante a sua experiência e, certamente, regressará a casa como um perito em massa filo. O mais importante é que se divertirá e aprenderá novos conhecimentos culinários.
Alguns dos pratos que pode aprender a preparar incluem:
- Souvlaki, os típicos kebabs da ilha servidos com pão pita.
- Tarte de espinafres.
- Rigidado, uma caçarola de cozedura lenta com sabores explosivos.
7. Divirta-se no Zante Water Village
Se quiser desfrutar do sol agradável e do calor de Zante num ambiente divertido, deve comprar bilhetes para o Zante Water Village. Este parque temático oferece adrenalina e uma variedade de atracções para toda a família.
Tem escorregas de diferentes intensidades para que possa deslizar pelos mais suaves com os mais pequenos, ou mergulhar nas voltas e re viravoltas e mudanças de velocidade no Kamikaze. Há também um encontro às cegas no escorrega Black Hole, que é completamente escuro e cheio de surpresas divertidas.
Para relaxar durante as suas férias, nada melhor do que o rio preguiçoso, uma atração aquática que lhe permite flutuar num tubo enquanto se bronzeia, ou nadar nas piscinas e ter tempo para relaxar os músculos no jacuzzi.
8. Maravilhe-se com as ruas locais
Embora Zakynthos seja uma cidade de escapadelas para enseadas escondidas e parques naturais, isso não significa que deva perder as suas ruas pitorescas. Tal como noutras ilhas gregas, o seu centro histórico tem um encanto particular, com casas de pedra e lojas de artesanato. No centro histórico, aproveite as suas relíquias encantadoras e passe pela Igreja de São Dionísio, dedicada ao santo padroeiro da ilha.
Perto dali fica a Praça Dionysios Solomos, em homenagem ao poeta grego que escreveu o hino nacional da Grécia. Mas se quiser tirar partido da atmosfera local e da vida nocturna, encontrará certamente um bom lugar entre a Praça de São Marcos e o porto marítimo.
9. Descobrir os locais históricos da ilha
A ilha está rodeada de antigos mosteiros e castelos, alguns deles relacionados com a mitologia grega ou locais de oração religiosa. Gostaria de os ver? Aqui estão os que não deve perder.
- Mosteiro de Panagia Skopiotissa: é dedicado à Virgem Maria, conhecida na Grécia como Panagia. Está localizado no topo de uma colina e é um espaço de meditação perfeito para se perder entre caminhos antigos e explorar algumas ruínas impressionantes.
- Mosteiro de Anafonitria: Este lugar fica no meio de olivais e montanhas, por isso acho que é uma desculpa perfeita para fugir de tudo. É dedicado à Virgem Anafonitria, considerada uma protetora da ilha.
- Castelo Veneziano de Bochali: ergue-se numa colina e é um testemunho da influência veneziana, uma vez que este enclave protegeu a ilha de invasões. A partir daqui controlava-se toda a atividade da cidade e do seu porto, razão pela qual é hoje um popular miradouro.
10. Apanhar o comboio turístico de Zante
Ao passear pela cidade, o comboio turístico de Zante não passará despercebido. É uma atração ideal para percorrer a ilha com conforto, aproveitando as paragens em pontos de interesse, como os principais miradouros. Também é possível descer na Igreja de São Dionísio, na Praça de São Marcos e na Praça Dionísio Solomos.
A bordo, desfrutará das explicações informativas de um guia e perder-se-á nas ruelas ao longo da baía.
Poderá mesmo dirigir-se ao castelo veneziano de Bochali e desfrutar de uma visita ao lagar tradicional, onde aprenderá como se produz o azeite.