Excursões a Belém a partir de Jerusalém
Belém oferece uma ligação direta à história do nascimento de Jesus. A partir de Jerusalém, pode chegar-se facilmente de autocarro, carro, bicicleta ou táxi - aqui estão todas as opções para aproveitar ao máximo esta curta viagem!
Belém é uma cidade histórica onde se encontra o nascimento de Jesus na Bíblia, o que a torna um destino obrigatório durante a sua estadia em Israel. Fica a cerca de 30 minutos de Jerusalém, mas tudo depende do seu meio de transporte. Há muitas maneiras de lá chegar a partir da Terra Santa, sendo a melhor maneira de o fazer de autocarro a partir da Estação Leste. Também é possível embarcar nesta aventura de carro, táxi ou bicicleta, com alguns desafios a considerar.
Por exemplo, não é permitida a entrada de carros ou táxis na cidade, pelo que terá de sair no posto de controlo e completar o troço a pé. No entanto, há taxistas e autocarros que podem fazer a ligação, mas terá de fazer um transbordo. Se não quiser preocupar-se com estes pormenores, pode também optar pelas melhores excursões a partir de Jerusalém. Desta forma, pode tirar partido de um itinerário completo e evitar o incómodo dos transferes.
1. Excursão de Jerusalém a Belém, a melhor maneira de lá chegar
Uma viagem a Belém é obrigatória, especialmente se quiser explorar a área em redor da Terra Santa. A melhor maneira de completar esta aventura sem stress é optar pelas melhores excursões de Jerusalém a Belém. Estas permitem-lhe desfrutar de uma experiência enriquecedora, a bordo de um veículo confortável que o levará ao seu destino em cerca de trinta minutos. Desta forma, poderá visitar destinos históricos, que são retratados na Bíblia, tais como:
- Igreja da Natividade: é um dos templos cristãos mais antigos do mundo, é também um enclave histórico, pois acredita-se que Jesus nasceu aqui.
- Mosteiro de São Jorge: um dos mosteiros mais importantes da Terra Santa, que remonta ao período do Segundo Templo.
Além disso, é provável que faça paragens rápidas em Jericó. Por exemplo, o Monte da Tentação, onde se crê que o demónio tentou Jesus a abandonar Deus. É um local sagrado e emblemático que pode ser subido de teleférico. Em alternativa, no rio Jordão, pode aproveitar para fazer uma paragem fascinante no local onde Jesus foi batizado.
Informações úteis
- Preço: a partir de 66 euros. Além disso, se decidir parar no Monte da Tentação em Jericó, o custo do teleférico é de cerca de 8 euros, enquanto a taxa de entrada para a Cidade Velha de Jericó é de cerca de 3 euros.
- Duração da viagem: 8-11 horas.
- Vantagens: pode incluir o transporte num veículo confortável e com ar condicionado.
- Desvantagens: normalmente não inclui a entrada na Cidade Velha de Jericó, nem o custo do teleférico. Algumas excursões passam apenas pelo Mosteiro de São Jorge, mas não terá tempo para o visitar - informe-se previamente junto do seu operador turístico.
2. Como ir de Jerusalém para Belém de autocarro - uma alternativa prática
A melhor maneira de viajar para Belém a partir de Jerusalém é de autocarro, um meio de transporte com tarifa fixa. Os autocarros partem geralmente da Estação Leste e as tarifas começam em 1 euro. A viagem demora cerca de 25-45 minutos, dependendo do número de postos de controlo de segurança ao longo do percurso. Recomendo que saia cedo, para que tenha tempo suficiente para se deslocar pela cidade.
Os autocarros 21 e 231 têm os horários mais variados, a maioria dos quais vai diretamente para o destino. Os autocarros circulam geralmente de hora a hora e são operados pela South Buses. A frequência pode variar durante o Sabbath, pois nos fins-de-semana em Israel é muito importante respeitar os dias de descanso, pelo que os transportes públicos são menos activos. A estação de Belém fica a 8 minutos de autocarro do centro, mas também pode apanhar um táxi ou ir a pé.
Para viajar de autocarro, recomendo que leve pouca bagagem, pois é uma viagem curta em que só tem de se divertir. Desta forma, poderás passear pelas belas ruas de Belém e visitar a gruta de Jesus. Pode comprar o seu bilhete de autocarro a partir de Jerusalém online, embora seja melhor utilizar o cartão Ravkav, que é um cartão eletrónico recarregável que passa através de leitores inteligentes quando entra no autocarro. Em alternativa, pode registar-se em aplicações de transporte como HopOn e RavKavOnline, que lhe permitem digitalizar o código QR no autocarro e pagar sem complicações.
Informações úteis
- Preço: a partir de 1 euro.
- Duração da viagem: entre 25 e 45 minutos. Note-se que alguns autocarros vão diretamente para o centro de Belém, mas contornam o posto de controlo e a duração da viagem é mais longa. Outros param no posto de controlo, onde verificam os seus documentos.
- Vantagens: Existem diferentes rotas a cada hora, pelo que não tem de se preocupar se se esqueceu de reservar com antecedência. Além disso, pode pagar com diferentes sistemas que são cómodos e seguros.
- Desvantagens: Os transportes públicos podem registar atrasos ou menos opções de horários durante o Sabbath ou feriados públicos.
3. Ir de Jerusalém para Belém de carro, a opção menos recomendada
Se for aventureiro e quiser explorar as estradas de Belém por sua conta, pode alugar um carro para se deslocar com conforto. Pode escolher as suas próprias paragens e destinos, bem como viajar por outras cidades. No entanto, esta opção tem uma grande desvantagem, uma vez que só pode conduzir até ao posto de controlo. No posto fronteiriço, terá de estacionar e depois apanhar um táxi ou um autocarro. Tendo isto em conta, é mais viável viajar de autocarro.
No posto de controlo, os soldados israelitas pedem geralmente os seus documentos e é submetido a um controlo de metais. Por outro lado, algumas empresas de automóveis não o deixam viajar fora de Jerusalém e o seguro não cobre danos. Deverá verificar com antecedência se vale a pena fazer a viagem de carro. Dentro da cidade, pode deslocar-se a pé, uma vez que é bastante pequena.
Para chegar a Belém, conduza para nordeste na Rua HaPalmach em direção à Rua HaNasi. Recomendo que active o seu GPS, que lhe mostrará o caminho passo a passo, bem como as estradas menos movimentadas. A maior parte do percurso é feita pela Hebron Rd, cujas paisagens desérticas não o deixarão indiferente. No geral, recomendo esta viagem se planear passar pelo menos 3 dias em Jerusalém.
Informações úteis para os viajantes
- Preço: a partir de 24 euros por dia, por carro alugado. As despesas de combustível não estão incluídas.
- Tempo de deslocação: cerca de meia hora.
- Vantagens: pode aproveitar a oportunidade para visitar outras cidades, bem como para construir o itinerário a seu gosto. Além disso, pode regressar a Jerusalém quando quiser, sem depender do autocarro ou de um grupo.
- Desvantagens: não são permitidos carros na fronteira com Belém, pelo que terá de sair no posto de controlo de segurança e caminhar ou apanhar um táxi.
4. Ir de Jerusalém para Belém de bicicleta é uma opção viável.
Os ciclistas gostam de novas aventuras, por isso podem achar a estrada entre Belém e Jerusalém atractiva. O trajeto é curto e agradável, o que o torna o refúgio perfeito. Note-se que não é recomendado no verão ou em condições climatéricas extremas. São quase 10 quilómetros entre as duas cidades, por isso, leve roupa fresca, calçado confortável e muita água. No percurso deve respeitar a sinalização e os avisos, para uma viagem mais agradável.
O aluguer de bicicletas em Jerusalém custa cerca de 20 euros, sendo também necessário obter uma autorização para circular fora da cidade. Alguns turistas preferem trazer as suas próprias bicicletas, e algumas companhias aéreas, como a Iberia, permitem o transporte de bicicletas a bordo dos seus voos. Na fronteira com Belém, poderá não ser autorizado a entrar com a sua bicicleta, embora, como não se trata de um carro, seja provável que passe sem problemas.
Informações úteis
- Preço: a partir de 20 euros por dia, por aluguer de bicicleta. É necessário ter um seguro em caso de danos.
- Duração do trajeto**:** cerca de quarenta minutos.
- Vantagens: Pode apreciar as paisagens desérticas da estrada entre Belém e Jerusalém.
- Desvantagens: Não recomendado para pessoas com problemas de saúde ou com pouca experiência.
5. Ir de Jerusalém para Belém de táxi - uma opção mais luxuosa
Se não quiser apanhar o autocarro e preferir viajar com conforto, pode apanhar um táxi no centro da cidade. Pode até combinar que o apanhem no seu hotel. Trata-se de uma opção luxuosa, um pouco mais cara, mas com todo o conforto e comodidades. O preço por quilómetro é de 1 euro, entre Belém e Jerusalém são 10 quilómetros, pelo que o custo final não é tão elevado como o custo de viajar de Jerusalém para Masada de táxi.
Antes de partir, certifique-se de que o taxímetro está ligado. Quando chegar ao seu destino, terá de sair no posto de controlo, mas do lado de Belém há muitos taxistas dispostos a levá-lo até à cidade para facilitar a sua viagem. Alguns taxistas estão autorizados a atravessar a fronteira, o que é uma vantagem que deve aproveitar. Se tiverem de esperar por si, a tarifa horária é de pelo menos 20 euros. Outro facto importante é que, durante o Sabbath e nos feriados, o serviço é geralmente mais caro.
No regresso, pode ir a pé até à entrada para apanhar um táxi, ou apanhar um no centro até ao posto fronteiriço e passar para outro táxi. Também pode regressar de autocarro, se quiser combinar a viagem para experimentar as duas experiências. Em geral, se quiser passar pelo menos 3 dias em Jerusalém, recomendo esta opção, pois é cómoda e rápida.
Informações úteis
- Preço: o preço por quilómetro é de 1 euro, uma viagem de ida pode custar a partir de 10 euros. Em geral, recomendo que reserve entre 40 e 50 euros para os transferes, em caso de emergência. Não se esqueça de verificar se o taxímetro está ligado, para evitar o sobrecusto.
- Duração da viagem**:** cerca de 25 minutos.
- Vantagens: é uma opção cómoda e segura, os taxistas são normalmente simpáticos e oferecem percursos ou sugestões aos turistas. Além disso, existem vários postos de controlo de segurança ao longo da estrada.
- Desvantagens: Se o taxista não estiver autorizado a entrar em Belém, é necessário descer no posto de controlo e apanhar outro táxi ou ir a pé.
Comparamos todas as opções para ir de Jerusalém a Belém
Depois de avaliar todas as opções, a forma mais confortável e sem complicações de ir de Jerusalém para Belém é de autocarro. Pode escolher entre uma ligação direta ou uma paragem rápida no posto de controlo de Belém. Tenha em mente que a melhor alternativa dependerá do seu orçamento, itinerário e necessidades. Se quiser rapidez e independência, pode optar por um táxi ou um carro, sem esquecer que é difícil entrar diretamente na cidade.
Se for um ciclista aventureiro, pode optar por fazer um passeio de bicicleta. Uma excursão é outra forma de conhecer Belém, além de passar por Jericó e pelo local do batismo de Jesus no rio Jordão. Além disso, para esta experiência, recomenda-se reservar pelo menos 3 dias em Jerusalém.
- Excursão de Jerusalém a Belém
- Duração: entre 8 e 11 horas.
- Preço: a partir de 66 euros.
- Destaques: Geralmente inclui uma visita a Jericó e ao rio Jordão, no entanto, certas taxas de entrada podem não estar incluídas.
- Aluguer de automóvel
- Duração: aproximadamente uma hora
- Preço: a partir de £24 por aluguer de carro por dia, excluindo os custos de combustível.
- Particularidade: Terá mais liberdade, mas terá de deixar o carro no posto de controlo de Belém. Algumas empresas não autorizam a deslocação fora de Jerusalém, por isso, verifique com antecedência e certifique-se de que o carro tem seguro em caso de danos.
- Autocarro
- Duração: entre 25 e 45 minutos
- Preço: a partir de 1 euro
- Destaques: bastante barato, lembre-se de comprar um cartão de autocarro ou descarregar as aplicações de autocarro. Além disso, tenha em mente que há menos autocarros no Sabbath.
- Bicicleta
- Duração: pelo menos 40 minutos
- Preço: a partir de 20 euros
- Destaques: Ideal para ciclistas, recomendo que traga a sua própria bicicleta e verifique se tem autorização para pedalar de Jerusalém a Belém.
- Táxi
- Duração: pelo menos 25 minutos.
- Preço: o preço por quilómetro é de 1 euro, uma viagem de ida pode custar a partir de 10 euros.
- Destaque: uma opção mais luxuosa, mas mais cara. Alguns taxistas estão autorizados a entrar em Belém, outros não, pelo que terá de descer no posto de controlo.
Dicas para a viagem entre Jerusalém e Belém
- Se estiver por sua conta, para além dos locais sagrados, aproveite para conhecer o labirinto de ruas históricas.
- Use roupas confortáveis e mantenha-se hidratado, especialmente se planeia fazer uma excursão.
- As melhores excursões a partir de Jerusalém oferecem uma variedade de opções, para que possa conhecer a Terra Santa. Geralmente, não terá de se preocupar com o transporte e terá um guia disponível para lhe fornecer informações relevantes em cada paragem.
- Respeite a cultura e as normas locais para uma visita agradável. Nos monumentos sagrados, lembre-se de fazer silêncio, manter uma atitude respeitosa e cobrir a cabeça. Além disso, em alguns locais, como sinagogas e mesquitas, deve usar chapéus ou turbantes, mas nas igrejas deve retirá-los.
- Existem também serviços de recolha e entrega de turistas. Informe-se no seu hotel sobre a disponibilidade.
- Se está à procura de coisas para fazer em Jerusalém no Natal, pode aproveitar ao máximo uma viagem rápida à terra do nascimento de Jesus. Há passeios mágicos e actividades inigualáveis aqui, embora eu não recomende viajar no dia 24 ou 25 de dezembro.
- Caso planeie visitar Jericó, deve saber que existe um teleférico para chegar ao topo. As excursões começam de manhã bem cedo.
- Outra experiência a não perder é uma viagem de Jerusalém a Masada, para explorar o local histórico onde Herodes construiu a sua fortaleza.