10 coisas para ver e fazer em Capri em novembro
O outono chega à ilha de Capri em novembro, e com ele vêm as temperaturas mais frescas. Aqui estão algumas das coisas para fazer em Capri durante este mês.
Embora novembro seja a época baixa e o último mês do outono para dar as boas-vindas ao inverno, há ainda algumas coisas interessantes para fazer durante as duas primeiras semanas do mês. No final, uma das vantagens de ir a Capri nesta altura do ano é que terá basicamente a ilha só para si.
Mas para além de mostrar algumas das melhores coisas para ver e fazer em Capri em novembro, vou falar-vos de algumas festividades que não podem perder se visitarem a ilha durante este mês. Além disso, não se esqueça de experimentar algumas frutas e pratos típicos da estação.
1. Fazer um city tour de Capri e Anacapri
Uma das coisas que não pode deixar de fazer durante o mês de novembro, graças ao clima fresco da ilha, é inscrever-se numa das melhores excursões de Capri, daquelas que o levam pelas ruas de pedra e lhe permitem conhecer cada um dos locais históricos mais importantes da ilha.
A melhor coisa sobre este plano é que, mesmo no mês de novembro, pode encontrar diferentes empresas e guias turísticos que oferecem um serviço completo, no qual não só o levam a percorrer a ilha, mas também lhe falam sobre a sua história e cultura.
novembro é definitivamente uma boa época para fazer esse tipo de passeio, pois é possível andar com mais calma pelas ruas, já que há poucos turistas em Capri. Outra vantagem de fazer um passeio durante este mês é que poderá experimentar alguns dos sabores da gastronomia capriana sem ter de fazer uma reserva ou esperar muito tempo.
Além disso, uma vantagem a ter em conta se viajar para a ilha em novembro e quiser fazer um destes passeios, é que, para além das lojas, na zona turística também encontrará saldos e ofertas que pode aproveitar. Assim, não só conseguirá uma excursão com poucas pessoas, mas também a um preço muito baixo.
2. Entrar na Gruta Azul
Se você quer se inscrever em um dos melhores passeios de barco saindo de Capri, a melhor opção que você pode escolher é ir à Gruta Azul, que é uma viagem perfeita para fazer em novembro, porque você pode encontrar ofertas incríveis em passeios e excursões em terra.
Mas também, como durante este mês há menos pessoas em toda a ilha, será muito mais divertido e tranquilo ir à Gruta Azul porque, dado o baixo número de pessoas, terá a oportunidade de olhar para a Gruta de uma forma diferente e poderá apreciar muito mais facilmente o fenómeno que existe dentro da gruta, algo que não é tão fácil de apreciar com tantos turistas.
A única desvantagem de fazer este passeio à Gruta Azul em novembro é a temperatura do mar, que é definitivamente muito mais baixa do que noutras alturas do ano, por isso prepare-se para água fria.
3. Provar algumas castanhas na Sagra della Castagna
No mês de outubro começa a sentir-se a chegada do outono, e com ele o tempo frio. E também nesta altura do ano há uma festa que é muito especial em muitas partes da Europa e Capri não é exceção, é nada mais nada menos que a Sagra della Castagna. Ano após ano, a Associação Amici di Cetrella é responsável pela organização da Festa da Castanha.
Esta festa decorre normalmente entre outubro e novembro, mas é durante o mês de novembro que atinge o seu auge com as diferentes actividades que se realizam no âmbito da celebração. Assim, pode participar nas diferentes actividades planeadas pelo comité organizador, tais como bailes e palestras.
Será também um prazer participar na missa anual de agradecimento pela tradição da castanha e pelas boas colheitas, que se realiza na Igreja de Santa Maria di Cetrella. Não se pode perder a partilha de produtos típicos confeccionados com castanhas, entre os quais o famoso panetone de castanha, um bom café caprese e mais castanhas.
Esta é uma das melhores coisas para fazer em Capri com a família, porque além de receber a bênção religiosa e provar os sabores tradicionais caprese, pode desfrutar de concertos e música durante todas as festividades que se realizam a partir da primeira semana de novembro.
4. Assistir às celebrações do Dia da Unidade Nacional e das Forças Armadas
Desde 1918, a Itália celebra a cada 4 de novembro o Dia da Unidade Nacional e das Forças Armadas, graças ao armistício de guerra que pôs fim à Primeira Guerra Mundial e ajudou a iniciar o período de ressurgimento da República Italiana.
Capri não escapa a estes actos solenes que têm lugar em toda a Itália. Entre as actividades que se podem realizar durante este dia estão os muitos eventos comemorativos e alusivos ao dia. Esta comemoração é sempre celebrada com um discurso da mais alta autoridade da ilha e uma homenagem floral.
Pode aproveitar este dia para se deslocar aos diferentes restaurantes e locais de interesse cultural e turístico da cidade, onde os habitantes locais muito provavelmente lhe contarão um pouco da história deste dia, enquanto experimenta alguns dos sabores mais tradicionais da região.
5. Um encontro romântico no Farol de Punta Carena durante o outono
Embora o outono comece no final de setembro, não há dúvida de que um encontro romântico é um plano melhor para novembro do que incluí-lo entre as melhores coisas para ver e fazer em Capri em setembro, basicamente porque durante o mês de novembro você poderá aproveitar melhor o clima muito mais frio.
O afluxo de turistas, que diminui consideravelmente durante o mês de novembro, permitir-lhe-á ter um encontro muito mais privado e sem multidões, o que não é possível durante o resto do ano, especialmente durante a época alta.
O local ideal para um encontro romântico em novembro nesta ilha é, sem dúvida, o Farol de Punta Carena, que graças à sua localização afastada dos pontos turísticos mais comuns, se torna um local mágico para partilhar em casal. Recomendo que esperem até ao fim da tarde para irem até à varanda do farol, de onde poderão desfrutar de um belo e romântico pôr do sol, que é ainda mais intenso durante os dias do mês de novembro.
Pode completar o plano indo a um dos restaurantes próximos, mas tendo sempre em conta que, para os desfrutar em novembro, deve fazer uma reserva para garantir o seu lugar e que o restaurante está aberto. Desta forma, terá uma noite muito romântica à luz do outono com aquela pessoa especial.
6. Subida ao Monte Solaro
Uma das coisas imperdíveis a fazer se visitar Capri é escalar o Monte Solaro, que também é acessível por teleférico. Embora esta seja uma experiência que pode ser feita durante todo o ano, o clima em novembro permite-lhe desfrutar das incríveis vistas de Capri em pleno outono.
Do Monte Solaro não só poderá ver as mais belas paisagens de toda a cidade de Capri e Anacapri, mas também terá a oportunidade de ver algumas das melhores praias de Capri, cuja paisagem pode ser vista com mais precisão das alturas.
Sem dúvida, este passeio às alturas dar-lhe-á a oportunidade de tirar algumas belas fotografias para recordar. Uma vez no topo, poderá ver um belo complexo de terraços, bem como um solário e um bar americano, onde poderá tomar uma bebida antes de continuar a subir a colina.
Entre os locais que se podem visitar no topo estão os restos da Fortaleza de Brutto, que remonta à era napoleónica e foi construída para fins militares. Pode também visitar o Castelo de Barbarossa, outra joia arquitetónica digna de uma visita e, se for em novembro, melhor ainda para evitar as multidões.
7. Visitar a Ermida de Cetrella
No final do seu passeio no Monte Solaro, encontrará a cereja no topo do bolo, que não é outra coisa senão a famosa Ermida de Cetrella, um local ideal para visitar em novembro graças ao clima da ilha e porque durante o penúltimo mês do ano encontrará um número muito menor de turistas do que durante o resto do ano.
Trata-se de um pequeno santuário que se eleva a mais de 470 metros acima do nível do mar. No complexo pode ver uma pequena igreja que foi construída em honra de Santa Maria, uma grande torre sineira e uma cúpula que data de 1600.
Para além do resto das atracções que pode ver em Monte Solaro, recomendo que visite este lugar especialmente em novembro, porque durante esta época há menos visitantes na ilha, pelo que terá todo o espaço para si e para algumas outras pessoas.
Ao fazer uma visita com tão poucas pessoas, terá a oportunidade de ver tudo em pormenor, sem a pressão de outras pessoas à espera de ver o monumento. Além disso, a partir das plataformas de observação, é possível ter belas vistas panorâmicas da ilha e do oceano, o que talvez não seja possível em qualquer outra altura do ano.
8. Aproveite as ofertas nas lojas
Quando chega a época baixa, que é normalmente entre outubro e novembro, muitos restaurantes e hotéis fecham, e algumas lojas também. Obviamente, durante esta época, a afluência de turistas diminui muito, pelo que os trabalhadores aproveitam para ir de férias.
Isto faz com que os preços nas lojas baixem e cheguem as tão esperadas pechinchas. Não é segredo que as lojas de Capri vendem produtos de qualidade e artesanato com selo de qualidade italiano. Por isso, em novembro, uma das melhores coisas a fazer é ir às compras no centro de Capri.
O melhor de fazer compras em Capri é encontrar várias marcas de renome mundial, que também aderem à temporada de saldos de outono da ilha, que oferece os seus maiores descontos durante o mês de novembro.
Entre as lojas que recomendo que visite estão: Carthusia, Capri Pride, Eco Capri, Amedeo Canfora e Campanella di Capri. Em cada uma delas é possível encontrar produtos artesanais incríveis que só podem ser comprados em Capri.
9. Inscreva-se para uma excursão de trekking pela ilha
Considerando que novembro é o fim do outono e o início do inverno, é uma boa altura para fazer actividades em terra em vez de no mar. Uma das melhores coisas a fazer, sem dúvida, é fazer caminhadas ao redor da ilha, e um bom lugar para fazer isso é ir ao Monte Solaro.
Embora tenha a opção de apanhar um teleférico para chegar lá acima, uma boa maneira de apreciar a natureza, a paisagem e o clima fresco é definitivamente a pé. As excursões de trekking são bastante populares na ilha e, especialmente durante o mês de novembro, tornam-se a melhor opção para apreciar a paisagem que Capri tem para oferecer.
Mas Monte Solaro não é o único lugar onde se pode fazer trekking, há muitos outros lugares na ilha para caminhadas. Por exemplo, pode inscrever-se numa experiência que o leva a percorrer os Faraglioni di Pizzolungo, o Miradouro e o Porto, bem como a Rota dos Faraglioni, que é uma das mais conhecidas e percorridas.
E como estas, há muitas outras opções que pode encontrar para começar a sua aventura de caminhadas pelos lugares mais incríveis da ilha de Capri, para ver a partir de terra, os lugares que não poderia ver por mar.
10. Tire fotos incríveis aproveitando a luz do outono
Uma das melhores coisas que pode fazer se visitar a ilha em novembro é aproveitar a bela e ténue luz de outono que invade Capri para tirar algumas das mais belas fotografias da sua viagem.
A Piazzetta é o local ideal para tirar as melhores fotografias de toda a ilha e, especialmente durante a estação outonal que termina por volta de novembro, as paisagens podem ser melhor captadas, graças à suavidade da luz que se mantém durante todo o mês, muito diferente da luz intensa que prevalece nos meses de verão.
Recomendo tirar fotografias dos Faraglioni, que é um dos pontos turísticos mais bonitos e emblemáticos da ilha. Durante o mês de novembro é também uma boa ideia tirar fotografias das aldeias mais pitorescas de Capri e Anacapri.
Temperaturas em Capri em novembro
Em novembro, a duração do dia diminui em Capri, estamos em pleno outono e o inverno está cada vez mais próximo. No total, os caprianos notam uma diminuição de cerca de uma hora na duração da luz solar em cada dia.
Nos últimos dias do mês, o dia é o mais curto, com pouco mais de 9 horas de luz do dia. Quanto ao clima na ilha durante este mês, deve saber que a temperatura é consideravelmente mais fresca do que noutras alturas do ano, variando entre 14ºC e 19ºC.
Se viajar para Capri durante este mês, deve levar na sua mala bastante roupa para a chuva, uma vez que este é o mês com maior precipitação em todo o ano. O tempo é sempre imprevisível e, salvo raras excepções, deve optar por planos em terra em vez de excursões no mar.
Apesar de dezembro ser o mês mais ventoso, novembro é também um mês ventoso, pelo que convém trazer um pulôver para se proteger dos nevões que se fazem sentir.
Multidões de turistas em Capri em novembro
Em novembro, o número de turistas na ilha de Capri diminui consideravelmente. É possível perceber que é a época baixa, especialmente porque muitos restaurantes e hotéis fecham as portas para as férias. Além disso, o mar e a costa parecem muito mais limpos porque os barcos já não estão atracados no porto.
Geralmente, quem visita a ilha durante esta época são aqueles que procuram calor durante o inverno, porque embora não seja uma ilha quente durante o inverno, tem temperaturas muito mais elevadas do que as temperaturas nos países e cidades mais a norte.
Isto significa que é um bom plano ir em novembro se quiser descobrir cada canto de Capri sem multidões e aproveitar os lugares disponíveis em restaurantes, hotéis e alojamentos.
Preços em Capri em novembro
Já sabe que em novembro a ilha de Capri é uma pechincha, e isso não se vê apenas nas lojas que baixam os preços dos seus produtos, mas também em diferentes locais de alojamento, os que ainda estão abertos, os restaurantes também baixam os seus preços na época baixa, especialmente durante o mês de novembro.
Se quiser fazer um passeio ou uma excursão de Capri para a região da Costa Amalfitana, este é um bom mês para planear esta atividade, pois os preços das excursões também baixam consideravelmente.
Até mesmo ir à Gruta Azul, que é uma das coisas mais especiais e imperdíveis para se fazer em Capri, é mais barato em novembro do que em qualquer outro mês do ano.