Mais sobre: Melhores Coisas para Fazer em Lucca
Lucca, situada a poucos quilómetros de Pisa, é um dos segredos mais bem guardados da Toscana. Com a sua arquitetura medieval, muralhas intactas do século XVI e vistas panorâmicas a partir das torres da cidade, oferece algumas das melhores atracções da região e é também um local ideal para visitar numa viagem de um dia.
Algumas das melhores coisas para ver e fazer ao descobrir Lucca incluem visitar a Catedral de São Martinho, fazer um passeio gastronómico pela rota do vinho, visitar a Casa del Boia, visitar o Museu Giacomo Puccini, nadar na praia de Viareggio, ver a Torre delle Ore e assistir ao pôr do sol a partir da Ponte Magdalena.
1. Visita à Catedral de São Martinho
A Catedral de San Martino é um dos templos católicos mais representativos da Toscana e tem uma história única. Segundo a tradição, foi originalmente construída por San Frediano, um santo de Lucca que viveu no século VI. A atual catedral, que combina os estilos gótico e românico, foi concluída no século XI e é notável pela sua rosácea, pelas abóbadas de berço e pelos frescos, esculturas e relíquias no seu interior.
A Catedral é um dos locais mais populares para os visitantes, pois reflecte a história e a cultura da cidade e é também um marco da arquitetura religiosa toscana, pelo que é frequentemente incluída nas melhores excursões de Lucca. Se visitar a região em novembro, pode também participar nas festividades do santo padroeiro, São Martinho de Tours.
A igreja está localizada em frente à Piazza Antelminelli, que é uma das praças mais famosas de Lucca, pelo que pode aproveitar ao máximo a sua visita para almoçar num dos muitos bares e restaurantes da zona.
Pormenores interessantes
- Preço: O bilhete de entrada para visitar a Catedral de San Martino custa aproximadamente 8 euros e inclui uma visita ao museu do templo.
- Horário de funcionamento: diariamente das 9.00 às 18.00 horas.
- Localização: Piazza Antelminelli, Lucca.
2. Fazer uma excursão gastronómica ao longo da rota do vinho
Uma das melhores formas de conhecer o espírito da Toscana é através dos seus sabores, e Lucca é o local ideal para servir de base para conhecer as vinhas e adegas de Chianti. Nestas excursões, é possível provar os vinhos toscanos e combinar a experiência com um passeio gastronómico, uma vez que a maioria das excursões inclui almoço.
A partir de Lucca, pode descobrir as vinhas de Chianti em excursões de autocarro ou também em passeios de bicicleta eléctrica, que incluem provas de vinhos, carnes curadas, massas frescas e sobremesas tradicionais italianas, como o tiramisu e o gelato caseiro, muito popular em Cinque Terre. Estas excursões duram normalmentecerca de 4-5 horas, pelo que são compatíveis mesmo com uma curta estadia na cidade. Se esse é o seu caso, aqui está uma lista das melhores coisas a fazer para descobrir Lucca em 1 dia.
3. Visite a Casa del Boia e conheça a sua fascinante história
A Casa del Boia é um dos edifícios históricos de Lucca e a sua história fascinante torna-a numa visita obrigatória na cidade. Este edifício renascentista é ornamentado com frescos e esculturas e tem o nome de um mito local que diz que Tommaso Jona, um carrasco profissional que veio de Roma, viveu aqui e ocupou a casa, que se tornou o centro de muitos acontecimentos históricos.
Segundo a lenda, a casa está assombrada e ouvem-se vozes durante a noite, mas foi também o local de encontros entre os políticos de Lucca e Benedetto Paltoni, o carrasco que substituiu Jona e que iniciou as negociações para a abolição da pena de morte, um acontecimento que teve lugar em 1846, um ano antes da reunificação italiana promovida por Giuseppe Garibaldi, que restabeleceu as leis nacionais no país.
Atualmente, é possível visitar o museu da Casa del Boia, fazer visitas guiadas ao edifício e conhecer a sua história, que é uma das mais impressionantes e curiosas de Lucca.
Pormenores interessantes
- Preço: a taxa de entrada para visitar a casa é de aproximadamente 9 euros por pessoa.
- Horário de funcionamento: diariamente das 10.00 às 16.30 horas.
- Localização: Via dei Bacchettoni 10, Lucca.
4. A Torre Guinigi oferece uma vista panorâmica da cidade de Lucca
A arquitetura de Lucca é notável pelo seu estilo medieval e do topo da Torre Guinigi, outrora um dos pontos mais altos da cidade, com 44 metros, é possível ver a linha do horizonte e também o pôr do sol, se visitar ao fim do dia e esperar pelo pôr do sol. A Guinigi é, na verdade, uma torre sineira e o seu design marcante é complementado por um jardim arborizado no topo.
Há muitas teorias sobre a razão pela qual os construtores da torre incluíram um jardim arborizado no topo e uma teoria sugere que foi uma tentativa de ultrapassar em altura a Torre delle Ore, então o ponto mais alto de Lucca, embora seja possível que se tratasse apenas de uma distinção renascentista, uma vez que a combinação do urbano com o rural estava na moda na altura da sua construção.
A subida à Torre Guinigi demora cerca de 1 hora e envolve uma escadaria de 230 degraus, uma vez que não há elevadores disponíveis, pelo que os organizadores desaconselham a visita de crianças pequenas e pessoas com mobilidade reduzida.
Detalhes interessantes
- Preço: A entrada para o topo da torre custa cerca de 5 euros.
- Horário de funcionamento: diariamente das 10.00 às 19.30 horas.
- Localização: Via Sant'Andrea 41, Lucca.
5. Visita ao Museu Giacomo Puccini
Giacomo Puccini é considerado um dos maiores compositores musicais de todos os tempos e a maior parte da sua obra e objectos pessoais estão atualmente alojados no Museu Giacomo Puccini, que é uma exposição dedicada à sua vida e obra, que é também um expoente da cultura de Lucca, a sua cidade natal e onde começou a sua carreira na orquestra local.
Entre os objectos expostos no museu encontram-se partituras originais e objectos pessoais, fotografias e documentos históricos sobre a carreira do compositor, gravações e vídeos das óperas mais famosas de Puccini, como La Boheme, Tosca e Madama Butterfly, instrumentos musicais que foram utilizados pelo músico durante a sua infância e muitas das obras de arte que o compositor adquiriu durante a sua carreira.
O museu também oferece programas educativos, workshops, actividades para crianças e visitas guiadas interactivas, tornando-se uma excelente experiência para toda a família, especialmente se for um fã da música e da cultura italiana, uma vez que a obra de Giacomo Puccini é um expoente da história de Lucca, da Toscana e do país.
Detalhes interessantes
- Preço: a entrada no museu custa cerca de 9 euros por pessoa e 7 euros para crianças com menos de 12 anos.
- Horário de funcionamento: diariamente das 10.00 às 17.00 horas.
- Localização: Corte S. Lorenzo 9, Lucca.
6. Dar um mergulho na praia de Viareggio
A praia de Viareggio é a principal zona balnear da área de Lucca e não é apenas uma das praias mais visitadas pelos habitantes locais, mas também pelos turistas, uma vez que muitos visitantes de Pisa vêm visitá-la, uma vez que se destaca pelos muitos serviços que oferece e porque a partir daí pode aceder a algumas das melhores paisagens da Toscana, especialmente a partir do farol e da marina.
Na zona portuária também se encontram alguns dos melhores restaurantes de Lucca, onde se pode comprar peixe fresco e provar vinhos toscanos, como o Chianti. Daqui também se pode assistir ao pôr do sol sobre o Mar da Ligúria, que é um dos mais belos da Riviera Italiana.
O verão é a altura ideal para visitar a praia e faz parte da época alta da região, mas também vale a pena uma viagem no inverno ou no outono, altura em que não poderá nadar, mas poderá ainda assim desfrutar da paisagem, de um passeio tranquilo à beira-mar e dos sabores de Lucca.
7. Passeio ao longo dos Mura di Lucca
A Mura di Lucca é o perímetro delimitado pelas antigas muralhas da cidade, que foram construídas no século XVI e que, pelo facto de Lucca não ter entrado em guerras desde então, permanecem intactas, sendo o segundo maior complexo amuralhado não danificado do mundo, apenas atrás das fortalezas de Nicósia, na ilha de Chipre.
Estas fortificações, construídas em pedra e tijolo, rodeiam Lucca numa circunferência de 4 quilómetros que faz parte da identidade cultural da cidade e dos seus arredores, marcando a longa tradição de Lucca como uma república independente de Itália e das potências centrais.
Pode visitar as fortificações numa caminhada ou num passeio de bicicleta, sozinho ou numa visita guiada, mas daqui pode obter as melhores vistas panorâmicas da cidade.
Também pode relaxar nos seus parques e jardins, que se situam no topo das muralhas e que, tal como a Torre Guinigi, combinam a natureza com construções urbanas. La Mura di Lucca é também o epicentro dos eventos de feiras e concertos musicais da cidade, por isso, se a sua visita coincidir com o horário de um espetáculo cultural ou musical, pode assisti-lo na zona das muralhas.
8. Visitar a Torre delle Ore
A Torre delle Ore é um dos relógios astronómicos mais antigos de Itália e é conhecida não só pela sua precisão, mas também pelos detalhes da sua arquitetura, que combina os estilos românico e gótico. Além disso, desde 1390 é o edifício mais alto de Lucca e é um testemunho fundamental da história da Toscana, que na Idade Média se caracterizava por torres privadas, construídas para proteção.
Hoje em dia, é possível chegar ao topo da torre, ver como funciona o relógio astronómico e desfrutar de uma das melhores vistas panorâmicas da cidade. Também é possível visitá-la durante uma visita guiada para conhecer a sua história, que está intimamente relacionada com a riqueza arquitetónica e cultural da cidade.
O topo da Torre delle Ore pode ser alcançado através de uma pequena escadaria de 207 degraus, embora não seja recomendado para pessoas com mobilidade reduzida ou com problemas de claustrofobia, uma vez que os compartimentos de subida são muito pequenos.
Pormenores interessantes
- Preço: O preço da entrada no topo da torre é de aproximadamente 3 euros por pessoa.
- Horário de funcionamento: diariamente, das 10.30h às 18.30h.
- Localização: Via Fillungo, Lucca.
9. Maravilhe-se com o Aqueduto Nottolini
O edifício Nottolini é um aqueduto romano construído no século I que se destaca pela sua arquitetura, mas também pela sua engenharia perfeita, uma novidade do seu tempo, que tornou possível o fornecimento ininterrupto de água à cidade, utilizando um complexo sistema de comportas e reutilização dos canais fluviais da região.
O aqueduto chama a atenção pelos arcos e colunas que sustentam o canal de água. Alguns dos arcos têm mais de 40 metros de altura, o que é considerado um feito técnico para a época em que foram construídos. Atualmente, é possível visitar o aqueduto, que é considerado uma das maravilhas tecnológicas de Lucca.
Embora o aqueduto esteja na cidade, estando localizado numa área afastada do centro turístico, é normalmente incluído entre as melhores excursões de Lucca. Se planear visitar a Toscana na primavera, verá também a vegetação a florescer nos caminhos à volta do aqueduto, que são notáveis pela variedade de cores das árvores e flores.
10. Veja o pôr do sol a partir da Ponte Magdalena
A Ponte Magdalena é uma ponte histórica em Lucca que foi construída no século XIII e caracteriza-se pelo seu arco único e duas torres, que servem de exemplo para ilustrar os métodos utilizados na arquitetura medieval. Esta ponte está localizada sobre o Serchio, que é o rio que liga a parte antiga da cidade com a nova, e é atualmente um dos melhores locais para ver o pôr do sol e tirar fotografias do pôr do sol.
Esta ponte, que é também a mais antiga de Lucca, serviu também durante anos como ponto de encontro para viajantes e comerciantes. Quando a troca de mercadorias se tornou mais fluida, a construção, que era originalmente feita de madeira, foi reproduzida exatamente da mesma forma, mas em pedra, no século XVII. A partir daí, criaram-se inúmeros mitos e lendas à sua volta.
A Ponte Magdalena é hoje um dos principais pontos turísticos de Lucca e pode ser alcançada através de autocarros das linhas E4 e E5 ou dos serviços ferroviários da Trenitalia para os arredores da cidade, mas é uma das atracções que vale a pena descobrir fora do epicentro histórico de Lucca.