Mais sobre: O que ver e fazer em Positano
Há tantas coisas para ver e fazer em Positano que é impossível fazê-las todas. E se não tiveres cuidado, é fácil passares todo o teu tempo a comer gelado e a não fazer mais nada. É por isso que neste post você vai encontrar aquelas atividades e lugares que não podem faltar no seu roteiro.
Quer você decida relaxar em suas enseadas, fazer trekking pelo Caminho dos Deuses ou visitar a pequena Pompéia de Positano, além dos lugares inundados de turistas, contraste os lados escondidos, mas igualmente belos, para que você possa saborear suas nuances e desfrutar do eterno presépio italiano. Anote tudo para a sua próxima visita à Costa Amalfitana.
1. Visite as mais belas praias da Costa Amalfitana
Ao visitar as praias de Positano, poderá desfrutar de algumas das mais belas estâncias balneares de Itália, portanto da Costa Amalfitana.
Spiaggia Grande, localizada no centro da cidade, tem belas vistas. É, sem dúvida, a mais famosa e a mais visitada. Para uma experiência mais autêntica, recomendo o Sentiero degli Innamorati**(Caminho dos Namorados**), que começa no porto e contorna um afloramento rochoso antes de chegar à praia de Fornillo. Esta praia é popular entre os habitantes locais porque é mais calma do que a Spiaggia Grande e mais fácil de alcançar por mar ou a pé.
É possível chegar a Fornillo de barco a partir de Bagni d'Arienzo, se reservar espreguiçadeiras e guarda-sóis lá ou almoçar no seu restaurante. Também pode caminhar ao longo da estrada (cerca de 15 minutos) e subir as escadas para chegar à praia.
Se lhe apetecer andar de caiaque, pode alugar um caiaque em Spiaggia Grande ou Fornillo e chegar a estâncias mais pequenas que só são acessíveis por mar, como as praias de La Porta, Arienzo e San Pietro Laurito. Aqui estão mais informações sobre excursões para a Costa Amalfitana a partir de Positano.
2. Fazer um passeio de barco
Os passeios de barco em Positano permitem-lhe explorar este destino de sonho navegando pelos seus tesouros marinhos. Sabendo que esta cidade da Costa Amalfitana é bem conhecida pelas suas praias, enseadas, grutas e vistas deslumbrantes sobre o Mediterrâneo, consegue pensar numa melhor forma de a visitar?
Os passeios de barco são realmente especiais. Pode explorar os arredores e a própria costa , em privado ou em grupo, a partir do conforto de um barco, com tempo para mergulhar, nadar ou simplesmente desfrutar de um prosecco ou limoncello no convés. A perspetiva do mar é completamente diferente e é uma das coisas mais populares para fazer em Positano.
Há passeios de barco para todos os gostos. As excursões mais populares são para Amalfi e Capri, embora também haja algumas que o levam a Nápoles a partir de Positano. E podes escolher entre:
- Passeios de um dia e ver Positano, Sorrento e a Costa Amalfitana ou relaxar num único destino, como a costa.
- Excursões demeio-dia, para explorar diretamente uma área como Capri.
- Excursõesao pôr do sol, ideais para se deixar levar pelo romance do sul de Itália.
3. Fazer uma visita guiada à cidade de Positano
Positano é uma joia da Costa Amalfitana, e vale a pena apreciar a sua beleza com um dos passeios pela cidade. Sendo uma cidade à beira-mar, o porto é um bom ponto de partida para começar o passeio através da rede de ruas estreitas e das suas escadarias que se ramificam em todas as direcções.
Em frente ao porto, depois de ver a competição em número de barcos e guarda-chuvas, verá a cúpula da Igreja de Santa Maria Assunta por baixo das casas multicoloridas espalhadas pelas falésias. A vista é verdadeiramente digna de um postal!
Pode depois continuar ao longo do Cristoforo Colombo até à praça principal, por um caminho onde se alinham lojas de artesanato, cerâmicas feitas à mão, roupas de linho, boutiques e lembranças de todo o tipo.
Pode depois começar a subir as escadas e rampas que ligam as ruas sobrepostas, enquanto o perfume das flores e dos citrinos lhe recorda o aroma caraterístico da cidade.
Em seguida, passeia-se pelas zonas mais animadas de Positano, passando pelo bairro Chiesa Nuova em direção à praça principal, Piazza dei Mulini, onde se encontra a maior parte dos restaurantes e cafés acolhedores com vista para a costa. Daqui é possível admirar a Playa Grande, banhada pelas águas cristalinas do Mar Tirreno e os quiosques de limonada.
Dica da Carla
Não há autocarro turístico em Positano, no entanto, os mini-autocarros circulam de hora a hora (no verão, de 30 em 30 minutos), pelo que é possível percorrer os 12 distritos por cerca de 2 euros, que podem ser pagos quando se entra no autocarro.
4. Ver a mítica Igreja de Santa Maria de la Asuncion
Com a sua cúpula bizantina, história antiga e estrutura imponente, a Igreja de Santa Maria Assunta é, sem dúvida, o edifício mais famoso de Positano. Os azulejos de majólica no seu exterior destacam-se de tal forma que a imaginação comum pode facilmente imaginar como é Positano. No interior, porém, reside a verdadeira beleza da igreja: os querubins alados e as colunas com capitéis jónicos revestidos a ouro não são de invejar.
Embora a crença popular associe o nascimento desta igreja a um milagre ligado a um ícone de Bizâncio, historicamente está intimamente ligada ao mosteiro beneditino de Santa Maria Assunta. A abadia viveu uma época de ouro até ao século XV, altura em que foi abandonada. Finalmente, em 1783, após muitos anos de encerramento, foi reaberta aos fiéis.
Atualmente, esta igreja está dividida em três naves com cinco arcos ao longo de cada corredor, num total de dez arcos! Ao longo de um dos lados, existem várias capelas: a Capela de San Nicola di Bari, onde se pode ver um presépio do século XVIII com pastores; a Capela de San Vito, que alberga um importante relicário do século XVI proveniente de Nápoles; e outras capelas, como a da Anunciação e a do Crucifixo.
Detalhes interessantes
- Endereço: Piazza Flavio Gioia, Positano SA.
- Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 09h30 às 12h00 e das 16h00 às 20h00
5. Passeio pelo Caminho dos Deuses
Se visitar Positano em 3 dias ou mais, há uma coisa que não pode perder: o Caminho dos Deuses. Esta rota foi outrora a única forma de viajar entre as aldeias da Costa Amalfitana.
O Caminho dos Deuses está impregnado de história mitológica. O seu nome é uma homenagem a Odisseu, que tinha como missão fugir das sereias com a ajuda das divindades gregas que o acompanhavam ao longo do caminho (e que se transformavam em rochas quando já não eram necessárias).
O caminho vai de Positano a Agerola, mais concretamente de Nocelle di Positano a Bomerano. Estende-se por 9 quilómetros e o percurso é de nível de dificuldade médio-baixo, demorando cerca de 4-5 horas a percorrê-lo, dependendo das pausas.
O percurso não é demasiado exigente. Pode ir ao seu próprio ritmo e parar sempre que quiser para apreciar as vistas da costa e de Capri - são de cortar a respiração!
Dica da Carla
Se caminhar de Agerola para Positano, estará a descer. A vista da costa de Amalfi e de Capri é de cortar a respiração.
6. Visite a Villa Romana de Positano
A maioria das pessoas conhece ou já ouviu falar de Pompeia, nas margens do Golfo de Nápoles, mas você sabia que em Positano há uma pequena Pompeia?
Este é o MAR, o Museu Arqueológico Romano de Positano, mais conhecido como a Vila Romana de Positano é uma espécie de pequena Pompeia. Está situada ao pé da Igreja de Santa Maria Assunta e é o tesouro mais recente do lugar.
Foi descoberta por Karl Weber em 1758, que desde então se referiu aos frescos requintados da villa, mas ninguém sabia que as pinturas estavam mesmo por baixo da igreja principal de Positano. Como é que pode ter passado despercebido?
A aldeia foi soterrada após a erupção do Vesúvio em 79 d.C.. A pluma eruptiva elevou-se a uma altura incrível, ultrapassando a cadeia de montanhas Lattari. A erupção foi seguida por uma torrente de chuva e deslizamentos de terra que cobriram a Villa Romana de Positano. Tectos e sótãos desabaram e colunas deslocaram-se, enquanto a lama encheu todos os espaços até ficar enterrada 11 metros debaixo de terra.
Após dez anos de escavações e restauros, a villa foi reaberta aos visitantes em 2010. A escavação ainda é parcial, mas já foram encontrados muitos artefactos a esta profundidade, e mais poderão ser descobertos com o tempo!
Pormenores interessantes
- Endereço: Piazza Flavio Gioia, 7, Positano, SA.
- Horário de abertura: de segunda a domingo
Entre abril e outubro das 09:00 às 21:00. Entre novembro e março das 10:00 às 16:00.
7. Desfrutar da vida nocturna de Positano
Quando pensamos em Positano, imaginamos as suas belas praias, cafés e vistas deslumbrantes, o lugar perfeito para desfrutar de um copo de vinho, limoncello e alguns frutos do mar. Mas e se eu lhe disser que ao pôr do sol se transforma e apresenta duas versões interessantes e extremamente diferentes?
Se visitar a cidade durante o dia, desfruta das vistas panorâmicas que fazem desta cidade na Costa Amalfitana um lugar tão bonito. A paisagem deslumbrante da cidade atrai uma multidão incrível de pessoas e fascina com a sua beleza natural.
Mas se visitar Positano à noite, algo mágico acontece. As luzes começam a acender-se e o presépio urbano ganha vida, a magia flutua no ar e apresenta um cunho lúdico que seduz os visitantes com a sua nova atmosfera. É como se estivéssemos num país completamente diferente.
A melhor maneira de viver esta cidade mágica à noite é tomar um aperitivo num dos seus telhados mais bonitos, como os oferecidos no famoso Music on the Rocks Club (literalmente esculpido na rocha com vista para o mar). Estas são apenas algumas das formas de aproveitar a vida nocturna única de Positano.
8. Ir às compras!
Positano é uma cidade que sempre foi famosa pelo seu estilo único, belas paisagens e pessoas encantadoras. Mas você sabia que fazer compras em Positano também é uma experiência?
A cidade é conhecida por suas roupas de linho de alta qualidade, peças geométricas, uso de cores vibrantes e combinações contemporâneas. É aqui que se encontram algumas das melhores lojas de Itália, como La Bottega di Brunella, Ceramica Casola e CeramicaAssunta.
Theodora é outra excelente opção se procura roupa de linho e lenços. E se procura sandálias únicas feitas à medida? Veio ao sítio certo: Positano é conhecida pelas suas lojas de sandálias. Sempre com designs diferentes e únicos que permitem fazer combinações particulares de acordo com o teu gosto pessoal!
E não te esqueças das cerâmicas feitas à mão. É uma das formas de arte mais antigas de Positano, e há muitas lojas que vendem vasos, candeeiros, conjuntos de pratos.... tudo o que se possa imaginar! Por fim, não se esqueça de trazer o autêntico limoncello (um licor de limão tradicional).
9. Renda-se aos encantos do humilde limão
É difícil resistir aos encantos do humilde limão. Não admira que este pequeno fruto se tenha tornado um símbolo da Costa Amalfitana. Os limoeiros são cultivados aqui desde a Idade Média, quando foram construídos mosteiros e os monges começaram a criar terraços para ganhar terreno para o cultivo.
E quando visitar esta região do sul de Itália, saberá que a sua importância não reside apenas na beleza das suas plantações, mas também na sua presença constante na cozinha de Positano.
Os limões cultivados na zona são especiais: grandes e de pele grossa, podem ser consumidos crus como um refrescante petisco de verão - sim, as cascas de limão são comestíveis! - ou utilizados em doces e sobremesas, como as delícias de limão ou a típica**"granita al limone**" ou granita de limão. Mas o mais conhecido é o limoncello, um licor doce feito a partir de cascas de limão com qualidade para exportação. Para provar este ou outros licores típicos da região, pode também inscrever-se numa das visitas guiadas de vinho da cidade.
Em Positano, como parte da Costa Amalfitana, encontrará os**"limoneti" - os terraços de limoeiros -**espalhados por toda a área. É bem-vindo ao paraíso dos limões!
10. Trekking entre Montepertuso e Nocelle
Quando se está em Positano, não basta apenas passear pelo centro da cidade. A melhor maneira de experimentar a verdadeira beleza deste lugar é afastar-se do caos da cidade. Explore os seus arredores, passeie por uma paisagem antiga intocada pelo desenvolvimento moderno e consiga isso mesmo acima da cidade, fazendo trekking em Montepertuso e Nocelle, as duas fracções de Positano.
Os amantes do trekking encontrarão várias opções entre as quais se destacam:
- Em Montepertuso. O caminho para "il buco", a grande cavidade natural da montanha que dá o nome a esta aldeia. Trata-se de um percurso pedestre de nível médio.
- Em Nocelle. Um lugar tão tranquilo e deslumbrante que é um dos melhores lugares do mundo para praticar ioga, segundo a National Geographic.
Para além de praticar ioga ou de seguir o Caminho dos Deuses, os caminhantes habituais podem fazer o percurso Monte Catiello - Paipo. Do Crucifixo, a estrada para Paipo conduz ao Monte Tre Calli até Capo Muro, ponto de partida para o Monte Catiello ou Caldara, um percurso de trekking de alto nível que inclui uma subida rochosa. No topo, o prémio é a melhor vista dos dois golfos de Nápoles e Salerno com a costa de Sorrento e Capri.
Parece bom, não é? Não espere mais, reserve o seu voo, verifique os transferes do aeroporto para não perder tempo e desfrute da bela cidade de Positano.