Mais sobre: Melhores coisas para fazer em Osaka
A atmosfera cosmopolita de Osaka faz dela o destino ideal para umas férias fora do comum. Irá viver uma experiência sensorial no seu melhor e deixar-se envolver pelo burburinho das suas ruas frenéticas.
Desde passeios de barco no canal Dotonbori até ao relaxamento nas fontes termais e tratamentos de beleza tradicionais, os habitantes locais são simpáticos e os planos inesquecíveis. Poderá experimentaros bairros vibrantes, incluindo o famoso Osaka Red Light, bem como o contraste entre as casas antigas e os edifícios modernos. Terá também a oportunidade de conhecer a capital da gastronomia japonesa. Se, por um lado, existem ofertas inovadoras como a LEGOLAND, por outro, existem também impressionantes casas de chá e templos.Preparado? Aqui estão algumas recomendações imperdíveis.
1. Visite o Castelo de Osaka e viaje até ao Japão antigo
O Castelo de Osaka é uma das atracções mais fascinantes e um testemunho da unificação do Japão no século XVI. Escondidas nos seus corredores estão algumas histórias dos clãs Toyotomi e Tokugawa que não podem ser perdidas.
Vale a pena espreitar as suas majestosas muralhas, fossos e jardins, bem como descobrir mais de 10.000 peças históricas alojadas no seu museu. Se fosse a si, não deixaria de visitar a Torre Tenshukaku, que tem exposições e um miradouro fantástico com vista para a cidade.
O telhado deste castelo pode ser visto de diferentes partes de Osaka, mas muitas pessoas optam por visitar o complexo de barco ao longo dos canais. Em alternativa, pode reservar uma excursão privada a Osaka para conhecer a sua história em pormenor, bem como tirar partido de outras experiências e atracções locais.
Detalhes interessantes
- Preço: a entrada no castelo custa cerca de 4 euros.
- Horário de funcionamento: aberto diariamente das 9h às 17h.
- Como chegar lá: a maneira mais fácil é apanhar o metro da linha Chuo para a estação Tanimachi 4-Chome, mas terá de caminhar cerca de 10 minutos. As experiências guiadas na cidade incluem normalmente transferes, pelo que não tem de se preocupar com a logística.
2. Conhecer Osaka bairro a bairro
Os bairros de Osaka representam a diversidade cultural e gastronómica, bem como os contrastes entre as civilizações antigas e a atmosfera moderna. Poderá viver uma experiência multi-sensorial com todas as cores, sabores, cheiros e formas desta importante cidade cosmopolita.
Muitos turistas optam por reservar uma visita guiada a Osaka, o que facilita o conhecimento das suas ruas e bairros importantes, bem como da cultura japonesa, e a degustação de pratos deliciosos.
Dotonbori, o bairro gastronómico
É impossível ir a Osaka e não passar por Dotonbori. Os seus ecrãs gigantes piscam a todas as horas e é como estar na Times Square da Ásia. A rua é dividida pelos canais da cidade.
Além disso, há sinais 3D como o famoso caranguejo, onde muitos turistas param para tirar uma fotografia. A oferta gastronómica nesta zona é impressionante, especialmente quando a noite cai e o ar é recarregado com outros tipos de planos. Não perca o takoyaki (bolinhos de polvo) e oMuseu Konamon, onde pode aprender a preparar esta iguaria japonesa. Também se pode fazer um passeio de barco no canal ou atravessar a ponte que divide a rua.
Nipponbashi, o bairro eletrónico
Em Nipponbashi, a única coisa certa é o frenesim, pois é um bairro comercial ideal para comprar lembranças invulgares. Eletrónica, manga, brinquedos coleccionáveis, anime e o mundo dos doujinshi são os mais abundantes. Ficará fascinado com as lojas de vários andares, bem como com as lojas com pouca iluminação e com uma aura dos anos sessenta.
Shinsekai, o bairro retro
Para desfrutar da autêntica atmosfera japonesa, convido-o a passear por Shinsekai. A nostalgia prevalece aqui e as suas ruelas movimentadas são um cruzamento entre o Japão antigo e o moderno.
Não se surpreenda se por um momento se sentir emParis ou em Coney Island, pois estas cidades foram a inspiração para a remodelação de algumas das ruas deste bairro.
Tennoji, o bairro dos contrastes
Tennoji é um bairro que se modernizou, sem perder a sua essência e tradições. É possível passear pelas suas ruas modernas e ruelas movimentadas e até ver o jardim zoológico de Tennoji , criado em 1915.
À noite, é um bairro muito bonito, com edifícios cénicos como o Abeno Harukas. Nesta zona, eu aproveitaria para visitar oTemplo Shitennoji, um antigo templo budista conhecido pelo seu espetacular torii de pedra, salas de oração e meditação, jardins Zen e um pagode de 5 andares que representa a ligação entre o céu e a terra.
Umeda, o bairro financeiro
Não pode deixar de visitar Umeda e as suas ruas modernas, onde irá sentir as mudanças que Osaka tem sofrido nos últimos anos. Este bairro alberga o Pokemon Centre e o Umeda Sky Building, onde se pode conquistar a cidade a 173 metros de altura e desfrutar de uma vista de 360 graus a partir de um passadiço ao ar livre.
Os habitantes locais recomendam experimentar o Okonomiyaki, um pastel recheado com legumes, carne ou peixe. Aproveite os restaurantes e as bancas de rua que são especialistas neste prato típico. Além disso, escondidos nas passagens subterrâneas do metro, encontram-se pequenos mercados e uma cena gastronómica que o deixará boquiaberto.
3. Provar petiscos típicos na capital gastronómica do Japão
A cena gastronómica de Osaka é um verdadeiro deleite para o paladar. De facto, é apelidada de "Coração da Cozinha Japonesa". Embora possa experimentar o clássico sushi, há outros pratos que não vai querer perder:
- Okonomiyaki, é considerada a pizza japonesa devido à sua variedade de combinações e à textura da massa. No entanto, quando o provar, saberá que é um prato japonês devido ao seu sabor e à apresentação cuidada do prato. É normalmente consumida com talheres e servida com um molho especial, maionese japonesa ou algas secas.
- Kushikatsu: deliciosos espetos de carne com legumes empanados. São ideais para mergulhar num molho típico de Osaka.
- Ramen: embora seja um prato consumido em muitos países, Osaka tem a sua própria versão. Delicie-se com o seu sabor umami e os diferentes tipos de macarrão.
Considere que a tradição é comer até rebentar e a única regra é nunca dizer não a um bom prato de comida japonesa. Além disso, a comida de rua é muito barata e há opções para todos os gostos, e podes conseguir pratos de 1 a 4 euros, o que é uma loucura!
Se quiser desfrutar das ofertas gastronómicas à noite, talvez possa reservar um passeio gastronómico por Osaka. Desfrutará de uma experiência sensorial, onde o convidado de honra será o seu paladar. Conhecerá os melhores bares e deliciar-se-á com bebidas de saquê, o famoso vinho de arroz fermentado.
4. Descubra a Luz Vermelha de Osaka
A vida nocturna em Osaka está cheia de sons e sabores contrastantes. É provável que fique sem palavras ao ver os canais a iluminarem-se com o brilho dos ecrãs gigantes. Nem imagina, mas escondidos entre as luzes de néon estão mistérios que pode desvendar durante um passeio divertido.
Pode visitar as lojas mais estranhas e tentar a sua sorte nas várias máquinas de venda automática espalhadas pela cidade, talvez consiga uma recordação diferente inspirada na cultura japonesa. Ao cair da noite, os japoneses reúnem-se no antigo gueto, onde as casas antigas e as ruelas estreitas o vão surpreender.
É também uma cidade cheia de enigmas e zonas abandonadas. Um bom exemplo é o Red Light District, para o qual muitos preferem reservar uma excursão nocturna a Osaka, que começa em 52 euros. Não é inseguro, mas tem uma dinâmica estranha, com edifícios que quase se desmoronam e becos de práticas clandestinas.
Para recarregar as baterias, pode perseguir os aromas irresistíveis dos seus bairros e tirar partido da oferta gastronómica. De facto, poderá visitar The Lock Up, um restaurante temático inspirado numa prisão, com espectáculos de terror e pratos misteriosos.
5. Relaxar num spa natural em Osaka
Embora o principal objetivo de umas férias seja ver o maior número possível de atracções, nem tudo se pode resumir a uma caminhada. Vai querer tirar um momento para descontrair e regressar a casa revigorado. Em Osaka, pode entregar-se a actividades terapêuticas e um dos locais mais populares é o spa Naniwanoyu, onde encontrará todo o tipo de banhos relaxantes a partir de 6 euros, incluindo:
- Banhos termais.
- Saunas de sal.
- Banhos de jato.
Ao entrar, encontrará uma atmosfera que o isola da agitação local e o leva numa viagem de relaxamento.
Pode mesmo aproveitar os famosos tratamentos de beleza japoneses ou mimar-se com uma massagem relaxante.
6. Divertir-se no LEGOLAND Discovery Center Osaka
Se planeia passar vários dias em Osaka, pode visitar o LEGOLAND Discovery Center. Este parque temático é inspirado no franchise LEGO, onde o mundo da construção espera por si. Pode ir em família e passar pela Miniland para ver réplicas de monumentos japoneses, como o Castelo de Osaka e a Torre de Tóquio.
Além disso, a experiência combina diversão e aprendizagem através de workshops, áreas para crianças e atracções como:
- Jogos interactivos baseados em personagens LEGO.
- Montanhas-russas de diferentes intensidades.
- Workshops de construção com profissionais.
- Cinema 4D com efeitos especiais como água, vento e vibrações.
Sugiro que compre os bilhetes para o LEGOLAND Discovery Center com antecedência para evitar filas, tanto na bilheteira como na entrada.
Detalhes interessantes
- Preço: cerca de 19 euros.
- Horário de funcionamento: de segunda a quinta-feira das 10:00 às 18:00. De sexta a domingo, das 10:00 às 19:00.
7. Assistir a uma cerimónia de chá e conectar-se com a cultura local.
Osaka é uma cidade com planos alternativos e ofertas fora da zona de conforto japonesa. No entanto, ainda é possível tirar partido de tradições antigas, como a mítica cerimónia do chá. É mais barato do que em Tóquio e Quioto, por isso eu aproveitaria definitivamente a oportunidade para visitar as casas de chá locais.
O sabor do chá japonês é bastante forte, tanto para o paladar como para o estômago. Por isso, é provável que possa participar numa ligeira degustação antes da cerimónia. Geralmente, são oferecidas porções de sobremesas ligeiras, como o Fluffy Cheesecake ou o Daifuku (arroz glutinoso).
Algumas experiências podem ser feitas em casa de um mestre japonês, mas recomendo sempre que se recorra a uma agência de turismo de confiança. Há também opções que permitem vestir um quimono, algo que deve ser feito com muito respeito e apreço.
Outras tradições importantes que se relacionam com a cultura local incluem:
- Assistir aos desfiles do Tenjin Matsuri, que pertencem a um festival de verão realizado em julho e incluem apresentações nos canais.
- Passear pela cidade vestido de personagens da cultura japonesa.
- Desfrutar de um espetáculo Kabuki ou Bunraku, o primeiro é um clássico do teatro japonês e inclui trajes coloridos e guiões dramáticos. Entretanto, o Bunkaru leva-o através de diferentes espectáculos de marionetas.
- Assista a um jogo de sumo, um desporto tradicional que oferece uma atmosfera emocionante e dramática. Antes do início, tem lugar o ritual de purificação do espaço onde decorre a competição.
- Assistir ao Hanami, também conhecido como a época das cerejeiras em flor.
- Visitar um Izakaya, uma taberna informal que oferece um ambiente mais descontraído, ideal para degustar bebidas típicas e aproveitar a noite em Osaka.
8. Passear pelos canais de Osaka
Osaka também pode ser apreciada a partir da água através do Canal Dotonbori. As margens estão alinhadas com os lendários ecrãs gigantes e é um local popular para oportunidades fotográficas. A principal atração é desfrutar de um passeio de barco e, tal como outras actividades nesta maravilhosa cidade, é considerado bastante acessível, com opções a partir de 10 euros por pessoa.
A bordo, pode ouvir histórias interessantes e experimentar a beleza que atravessa a fronteira entre a Ponte Dotonboribashi e a Ponte Nipponbashi. Cada barco pode acomodar entre 10 e 30 pessoas, pelo que é um plano perfeito para grupos de familiares ou amigos. Alguns oferecem cervejas tradicionais a bordo, que podem ser suaves, amargas ou secas.
9. Não perca o Santuário Sumiyoshi Taisha
O Santuário Sumiyoshi Taisha é um local icónico que tem de ser visitado pelo menos uma vez na vida. É considerado uma máquina do tempo, onde se pode descobrir 1800 anos de história, o que o torna um dos santuários mais antigos e importantes do Japão.
Claro, prepare-se para caminhar e subir escadas, como é caraterístico dos templos e santuários asiáticos. Vale a pena para ver de perto os seus torii de pedra e o famoso caminho de lâmpadas de pedra tōrō. Neste lugar sagrado, pode ver os salões Honden que são dedicados a diferentes divindades, bem como o Kodama em honra dos deuses que cuidam das suas árvores antigas.
Se viajar em junho, não perca o Otaue-shinji, um festival que honra o deus que cuida das colheitas de arroz de Osaka.
Detalhes de interesse
- Preço: a entrada é gratuita.
- Horário de funcionamento: diariamente, das 6h às 17h.
- Como chegar lá: fica no distrito de Sumiyoshi e sugiro que apanhe a linha Nankai até à estação Sumiyoshi Taisha.
10. Experimente a emoção de um jogo de basebol dos Hanshin Tigers
Se for a Osaka, pode escapar para a vizinha Nishinomiya e tentar assistir a um jogo dos Hanshin Tigers, a equipa de basebol local. Durante o evento, pode esperar uma atmosfera vibrante e uma excitação palpável por parte dos adeptos.
É verdade que os japoneses são um povo mais reservado, mas nesta região são um pouco mais buliçosos, algo que se notará durante esta experiência. Os seus jogos coincidem com aépoca japonesa de basebol, pelo que há normalmente opções entre março e outubro.
Os jogadores japoneses são famosos pela sua habilidade em campo, e esta equipa em particular costuma encher o estádio. Poderáouvir o hino nacional e aproveitar as bancas de comida no estádio. Se fosse a si, optaria por uma caixa de bento, que contém arroz, peixe ou carne, legumes e molhos.
Detalhes de interesse
- Preço: Pode encontrar bilhetes a partir de 8 euros, o preço varia consoante o tipo de lugar e a procura do jogo.