Mais sobre: Excursões a Petra a partir de Amã
A Cidade Rosa é uma zona arqueológica fascinante, considerada um enclave histórico perto da capital da Jordânia. Sem dúvida, uma excursão a este local é uma das melhores coisas a fazer em Amã. É protegida pela UNESCO, uma vez que aqui se podem encontrar monumentos que datam de há séculos. Pode aproveitar os passeios e excursões locais para ver diferentes perspectivas da Jordânia em apenas alguns dias. Note-se que, para entrar na cidade, é necessário pagar uma taxa de entrada e ter um visto.
Petra é uma cidade que parece difícil de visitar, mas com uma boa organização, terá uma viagem maravilhosa. Por exemplo, para pagar a taxa de entrada normal, é necessário ficar pelo menos uma noite na Jordânia. Se só entrar em Petra, o preço sobe e é-lhe oferecido um reembolso se decidir passar a noite. Para responder a estas perguntas, aqui está tudo o que precisa de saber para visitar!
Excursão de 3 dias a Petra, Wadi Rum e ao Mar Morto a partir de Amã
Adquira bilhetes para a cidade de Petra e não perca esta visita de três dias!
Visite as mais belas paisagens naturais de Amã. Perfeito se quiser ver uma cidade com mais de 2.000 anos, acampar sob as estrelas em Wadi Rum e desfrutar de um mergulho curativo no Mar Morto.
Este tipo de experiências aproveita a localização privilegiada de Amã e Petra para explorar diferentes partes da Jordânia. Terá a oportunidade de fazer caminhadas em Wadi Rum e passar a noite sob as estrelas. Normalmente, há opções de dois e três dias. Pelo menos dois dias dar-lhe-ão tempo suficiente para desfrutar de um mergulho no Mar Morto, conhecido pela sua profundidade e poderes curativos. Estas excursões são personalizáveis, por isso, se decidir prolongar a sua viagem, é possível visitar o Monte Nebo, Madaba e o Castelo de Shobak.
Se estiver disposto a este plano, pode encontrar excursões a partir de 250 euros. A principal vantagem é que, normalmente, ajudam-no a organizar o transporte, o alojamento e algumas refeições. Pode também experimentar um passeio de jipe no deserto. As entradas nas atracções não estão normalmente incluídas, por isso, para poupar dinheiro, sugiro que compre o Jordan Pass, que pode encontrar a partir de 90 euros.
Recomendado se... quiser ter a experiência completa de explorar os trilhos de Wadi Rum, a cidade de arenito de Petra com os seus espectáculos noturnos e monumentos, bem como um mergulho no Mar Morto.
Quanto custam as entradas em Petra?
A cidade de Petra só é acessível com um bilhete na mão, uma vez que se trata de um centro turístico na Jordânia. O único sítio que pode visitar gratuitamente é Little Petra, a parte de trás do arenito vermelho. Note que pode encontrar bilhetes para Petra a partir de 65 euros, uma vez que o custo depende do número de dias que passa a explorar este local histórico.
É claro que precisa de ter o seu visto da Jordânia com antecedência. Não o deixe na sua mala, pois terá de o obter para entrar em Petra. Para o obter, deve dirigir-se à embaixada do seu país ou aos pontos de imigração nos aeroportos e fronteiras. Deve também pagar 52 euros e ter um passaporte com pelo menos seis meses de validade.
Por outro lado, deve saber que se Petra for o seu primeiro destino, ser-lhe-á cobrada a taxa de entrada mais cara. Neste caso, toda a sua família terá de pagar uma taxa de entrada de 120 euros por pessoa. Esta é uma taxa que é reembolsada quando se sai da cidade, por isso não seja apanhado desprevenido.
Que tipos de bilhetes estão disponíveis? Há bilhetes sem fila para Petra?
Existem três tipos de bilhetes disponíveis para aceder à cidade de Petra, mas oferecem as mesmas vantagens. O que varia é o número de dias que pode permanecer na cidade. Especificamente, pode comprar um bilhete de um, dois ou três dias. Além disso, o espetáculo Petra by Night é separado do preço da entrada e custa cerca de 20 euros.
Não pode ser reservado com antecedência, é necessário dirigir-se a uma bilheteira específica. Além disso, só são aceites pagamentos em dinheiro. A experiência Petra by Night é uma das melhores coisas para fazer à noite, pois é um espetáculo de luzes e música. Recomendo que procure uma boa localização, pois é uma atração muito especial, especialmente se for pela primeira vez.
Por outro lado, não tem de se preocupar com filas para a visita guiada a Petra, pois passará por um ponto de controlo na entrada e estará automaticamente dentro. Para o espetáculo noturno, é habitual haver fila, por isso chegue antes das 20:00 horas. Em todo o caso, evite a época alta, de março a maio, e opte pela época média, de setembro a fevereiro. Além disso, para entrar na cidade tem de percorrer uma pequena distância a pé, mas é bastante curta e, para maior comodidade, pode alugar um carro elétrico a partir de 20 euros.
As taxas de entrada em Petra estão incluídas em algum dos passes turísticos da cidade?
O único passe turístico disponível na Jordânia é o Jordan Pass, mas é bastante completo. Dá acesso a cerca de 40 atracções turísticas, espalhadas por todo o país. Este cartão pode até poupar-lhe um visto na fronteira. Inclui também o acesso a Wadi Rum, ao Museu Arqueológico de Madaba, à Cidadela de Amã, ao Castelo de Shobak, ao Teatro Romano de Amã e ao Castelo de Ajlun.
O preço começa em 90 euros e tem várias modalidades com os mesmos benefícios, o que muda é o número de dias. Especificamente, este cartão pode facilitar a sua viagem até 3 dias. Somando o custo de entrada na Jordânia e Petra (aproximadamente 125 euros), este passe já é uma das melhores opções.
Outro facto importante é que o cartão permanece válido até duas semanas após a sua primeira utilização, pelo que pode passar o resto dos dias. Além disso, para obter o visto, é preciso passar pelo menos 3 dias fazendo turismo na Jordânia. Pode comprá-lo no site, mas para o passar nos postos de controlo, precisa de ter um voucher digital ou impresso.
Existem bilhetes que incluem uma visita guiada a Petra, e vale a pena?
A visita guiada a Petra não está normalmente incluída no preço do bilhete. No entanto, vale a pena fazer uma visita com um profissional. Os melhores passeios e excursões em Amã oferecem frequentemente este tipo de experiências. São a melhor forma de evitar o incómodo de organizar o itinerário, poupando tempo e dinheiro. A partir de 250 euros, com opções de até três dias.
A principal vantagem é conhecer a história de Petra. Geralmente incluem transporte, bem como algumas refeições e alojamento. Este tipo de excursão não só o leva ao arenito vermelho, como também lhe permite desfrutar de um acampamento beduíno em Wadi Rum e de um banho curativo no Mar Morto. Poderá ainda visitar o Monte Nebo, Madaba e o Castelo de Shobak. Note que estas experiências não incluem normalmente o custo de um guia, ou taxas de entrada em atracções como Petra.
Existem bilhetes com desconto para pessoas idosas ou deficientes?
Não hádescontos para os idosos, nem para as pessoas com problemas de mobilidade ou de saúde. No entanto, existem facilidades se fores sozinho e precisares de assegurar o transporte entre a entrada e a cidade. Recomendo que se dirija ao Centro de Visitantes, onde normalmente emitem uma autorização especial para que possa entrar com o seu carro. Há um custo adicional para este efeito.
Os carros eléctricos são outra alternativa, por cerca de 20 euros. Se vai com adultos mais velhos e está a planear tirar partido das melhores excursões e passeios de Amã, tenha em conta que o limite máximo de idade é de 69 anos. Além disso, não é recomendado para pessoas com problemas físicos.
Existem bilhetes especiais para crianças?
Petra é uma cidade multicultural e variada, ideal se estiver à procura de coisas para fazer com crianças perto de Amã. O melhor de tudo é que os bilhetes para crianças com menos de 15 anos são normalmente gratuitos. Isto só se aplica se passar pelo menos uma noite na Jordânia - para viagens rápidas, os bilhetes das crianças são mais caros do que os dos adultos e começam em 115 euros.
Esta excursão é recomendada para crianças a partir dos 12 anos, especialmente se estiver a planear uma excursão combinada de pelo menos dois dias. As crianças pequenas podem cansar-se de acampar em Wadi Rum, mas é uma boa ideia considerar as actividades para crianças no perímetro de Petra.
Porque é que vale a pena comprar online em vez de na bilheteira?
À entrada de Petra não costuma haver muitas filas, pelo que é indiferente comprar à última da hora. No entanto, é mais cómodo comprar online. Neste caso, há agências de turismo que oferecem pacotes na entrada, que podem incluir um guia profissional. A melhor maneira de reservar com antecedência é comprar o Jordan Pass.
Este passe turístico oferece acesso gratuito a mais de 40 atracções. Note-se que o espetáculo noturno só pode ser reservado no dia, na bilheteira. Não é possível comprar estes bilhetes online.
Horário de funcionamento de Petra
Petra é um sítio arqueológico que vale bem a pena passar parte da sua viagem a Amã. Está aberto todos os dias, embora o horário de funcionamento varie consoante a estação do ano. No verão, ou seja, de abril a outubro, está aberto das 6h às 18h. No inverno, de novembro a março, está aberto das 6h às 16h.
Por outro lado, os espectáculos noturnos não estão disponíveis todos os dias. Só se realizam às segundas, quartas e quintas-feiras, das 20h30 às 23h30. Para conseguir um bom lugar e evitar filas de espera, é aconselhável chegar cedo.
Quanto tempo precisa para visitar Petra
O tempo a passar em Petra dependerá do seu orçamento de viagem, bem como dos monumentos que pretende visitar. É uma boa ideia ficar pelo menos uma noite. Uma excursão de ida e volta é perfeita para viagens curtas, mas perderá muita coisa. É aconselhável ficar cerca de dois dias, explorando os labirintos desta cidade mítica.
Se tiver a possibilidade de passar pelo menos três dias em Petra, aproveite os passeios e excursões de Amã para explorar os arredores. Não se esqueça que também existe a Pequena Petra e os rituais noturnos, pelo que uma viagem apressada irá privá-lo de muitos momentos especiais. Para além disso, procure ter um itinerário organizado ou contrate uma visita guiada. Desta forma, poderá apreciar a Cidade Rosa da Jordânia e aproveitar ao máximo o seu tempo.
Melhor altura para visitar Petra
Petra é uma cidade fantástica durante todo o ano, mas há factores a ter em conta antes de viajar. Por exemplo, o facto de ser uma cidade da Jordânia, uma região montanhosa que pode ter temperaturas extremas no verão e no inverno. No verão (julho a setembro), a humidade e as ondas de calor de mais de 40°C podem tornar a viagem um pouco cansativa. Entretanto, no inverno, tende a fazer muito frio à noite e nas primeiras horas do dia, e os dias são mais curtos. No que diz respeito ao clima, a primavera ou o outono são definitivamente as melhores alturas para visitar.
Se quiser ver as atracções turísticas sem multidões, deve evitar a época alta, de março a maio. A opção mais favorável é a época média, de setembro a fevereiro. Especificamente, o mês preferido é fevereiro, pois oferece um clima fresco, mas não extremamente frio, e há poucas multidões na cidade.
Como chegar a Petra a partir de Amã
Quando se visita uma cidade, uma das coisas mais importantes é o transporte. Petra fica a quase duas horas de Amã. As opções mais recomendadas são:
- Excursão a Petra a partir de Amã: esta é a melhor opção, uma vez que não terá de se preocupar com o transporte em nenhum momento. Este tipo de experiência inclui normalmente autocarros, minivans ou carros confortáveis para grupos grandes ou privados.
- Alugar umcarro: a estrada entre Amã e Petra é fácil de dominar, está bem sinalizada e tem duas faixas de rodagem. A viagem pode durar entre duas a três horas e, para abastecer o carro, são necessários cerca de 40 euros.
- Transportes públicos: Existem poucas opções de transportes públicos, embora a empresa JETT faça rotas de autocarro a partir da estação de Abdali, em Amã. As tarifas começam em 10 euros por pessoa. Note-se que só saem de Amã uma vez por dia, às 6:30h. O regresso de Petra faz-se entre as 16:00 e as 17:00 horas.
O que não perder em Petra
O principal objetivo da visita a Petra é desfrutar de um passeio pela cidade. Embarque num passeio ao longo dos seus 264 quilómetros, que são vastos e cheios de paisagens cénicas. Não se esqueça que apenas 85% dos sítios arqueológicos foram escavados, por isso é uma caixa de surpresas. Os sítios que recomendo visitar são:
- O Tesouro ou Al Khazna: é uma estrutura espantosa, cujo nome deriva da lenda do faraó egípcio que escondeu aqui um grande tesouro.
- Avenida das Fachadas: um caminho que guarda os túmulos nabateus.
- O Teatro: um teatro romano situado no Trilho do Alto do Sacrifício, de onde se tem uma vista deslumbrante da cidade.
- A Igreja: ou pelo menos os mosaicos que restam dela, uma vez que foi destruída por um terramoto e os seus restos foram utilizados para outros monumentos.
- O Mosteiro de Petra ou Ad Deir: considerado o mosteiro mais impressionante de Petra, pois era um avanço para a época de sua construção.
O que ver em Little Petra
Aproveite o acesso gratuito para explorar a Pequena Petra. Está localizada atrás da cidade, especificamente acedida com cuidado ao longo do Siq Trail, com 350 metros de altura. É um esconderijo subestimado, mas isso torna-o ainda mais especial, pois não é tão concorrido como outros monumentos.
Poderá ver túmulos esculpidos na terra, bem como pinturas de tribos antigas. A região foi outrora habitada pela comunidade Nabataean, que ainda tem um enclave consideravelmente pequeno. É possível subir a uma espécie de miradouro no desfiladeiro, onde se encontra uma estação de chá beduína. Em geral, este percurso é uma excelente opção de caminhada e pode ser percorrido num curto espaço de tempo.
Dicas para visitar Petra
- Se tenciona ficar alojado em Petra ou Wadi Rum, reserve com meses de antecedência, pois os alojamentos tendem a esgotar-se rapidamente.
- Aproveite uma visita guiada a Petra para compreender melhor a sua história.
- Compre o Jordan Pass, para poupar nos vistos e nas atracções.
- Chegue cedo, logo pela manhã, se possível. Desta forma, terá as atracções só para si.
- Use ténis confortáveis, roupa fresca e protetor solar. Passará várias horas a andar para trás e para a frente, pelo que é importante estar confortável.
- Petra pode ser insegura para as mulheres à noite, uma vez que as pessoas das tribos andam por aí a vender pacotes de alojamento que não existem. É preferível passar a noite num hotel, numa pousada ou num acampamento de grupo em Wadi Rum.
- Evite fazer escaladas a grandes altitudes, pois algumas situam-se em ravinas instáveis.