Mais sobre: Melhores coisas para fazer em Vilnius
A capital da Lituânia, Vilnius, é uma cidade antiga com um forte passado medieval que se reflecte nos edifícios que ladeiam as suas ruas.
É um destino popular para os viajantes e oferece uma vasta gama de atracções turísticas com locais históricos e culturais para descobrir e desfrutar. Há muitascoisas para ver e fazer durante a sua estadia na cidade . Por exemplo, pode pegar numa bicicleta e dar um passeio pelas ruas de Vilnius, visitar o Bairro Judeu, ver a arte sacra exposta no Museu do Património da Igreja, ver a cidade a partir da torre do sino da Catedral e muito mais. Além disso, se o calendário do seu itinerário o permitir, pode fazer uma viagem à cidade vizinha de Kaunas.
1. Andar de bicicleta pelas ruas de Vilnius
Uma das primeiras coisas que pode fazer em Vilnius é explorar as ruas, e uma forma popular e divertida de o fazer é sobre duas rodas.
Uma boa ideia durante a sua estadia é reservar um passeio de bicicleta por Vilnius, onde terá um vislumbre dos destinos essenciais da capital lituana. Alguns dos locais que verá incluem os seguintes:
- A Catedral de Vilnius, inaugurada em 1387. Este edifício é notável pela sua arquitetura gótica, barroca e neoclássica.
- A República de Uzupis, conhecida como o bairro boémio da cidade.
- A cidade velha, reconhecida pela UNESCO como Património da Humanidade. Aqui encontrará uma série de edifícios históricos, lojas, bares e restaurantes.
- O Jardim Bernardino, um espaço natural que remonta ao século XV e que se destaca pela sua grande beleza paisagística.
Com este passeio de bicicleta por Vilnius, poderá percorrer o maior número possível de destinos no menor tempo possível. Além disso, desfrutará de uma perspetiva diferente das ruas da cidade e dos arredores enquanto pedala com um guia.
Informações úteis sobre Vilnius
- Preço: esta experiência de ciclismo custa aproximadamente 32 euros por pessoa.
- Duração: o passeio tem uma duração máxima de 2 horas e 30 minutos.
- Vantagem: irá explorar a cidade de uma forma diferente e ver os destinos obrigatórios.
2. Visite o bairro judeu de Vilnius e testemunhe a sua história
Um destino imperdível em Vilnius é o Bairro Judeu. Lá, terá a oportunidade de ver uma série de locais históricos que testemunharam o desenvolvimento da comunidade judaica lituana.
Durante a visita guiada ao bairro judeu de Vilnius, verá o antigo gueto judeu, onde aprenderá sobre as dificuldades enfrentadas por esta comunidade durante a Segunda Guerra Mundial.
Também verá a Grande Sinagoga, que se destaca como um verdadeiro símbolo deste bairro, e o monumento dedicado ao famoso erudito judeu do século XVIII Vilna Gaon. Pode fazer esta visitapor conta própria, mas é melhor reservar uma visita guiada ao Bairro Judeu Explorará as ruas estreitas deste antigo bairro de Vilnius na companhia de um especialista, que lhe falará do passado e do presente desta importante comunidade judaica.
Informações úteis
- Preço: a visita auto-guiada é gratuita. A visita guiada custa a partir de 20 euros por pessoa.
- Duração: por conta própria, não há limite de tempo. A visita guiada dura aproximadamente 2 horas e 30 minutos.
- Vantagem: Uma visita ao bairro judeu dar-lhe-á uma visão da história e da cultura de uma importante comunidade de Vilnius.
3. Explorar Vilnius em busca do seu passado soviético
Se estiver interessado em descobrir o passado soviético de Vilnius, então durante a sua estadia deve explorar a cidade em busca de locais que foram palco de acontecimentos importantes durante a era comunista.
Para esta experiência, pode reservar uma visita guiada à Vilnius soviética e descobrir locais como:
- A Ponte Verde sobre o rio Neris, conhecida pelas suas duas estátuas de soldados soviéticos.
- O Monumento a Gediminas: uma estátua dedicada ao fundador da cidade, o Grão-Duque Gediminas.
- Praça Lukiskiu: que ao longo dos anos foi palco de muitos protestos e manifestações.
- A sede do KGB, uma antiga prisão nazi e, atualmente, um museu das vítimas do genocídio.
A visita guiada à Vilnius soviética é uma experiência enriquecedora que não se arrependerá de incluir no seu itinerário. Na companhia de um especialista, reflectirá sobre o impacto do regime soviético na cultura.
Informações úteis
- Preço: cerca de 20 euros por pessoa.
- Duração: cerca de 2 horas e 30 minutos.
- Vantagem: terá a oportunidade de descobrir a história soviética desta importante cidade lituana.
4. Embarque numa aventura de bicicleta no Parque Regional de Pavilniai
Fazer uma aventura de bicicleta no Parque Regional de Pavilniai é outra grande coisa a fazer em Vilnius.
A bordo de uma bicicleta, percorrerá trilhos longos e labirínticos, mergulhando num ambiente natural mágico, que é fascinante em qualquer altura do ano. Este é umpasseio de bicicleta de montanha no Parque Regional de Pavilniai que lhe permitirá divertir-se, testar a sua resistência e conhecer um importante pulmão natural da cidade.
Acompanhado por um guia, irá pedalar por terrenos desafiantes: trilhos marcados, colinas íngremes e caminhos inexplorados. Esta experiência começa normalmente nocentro da cidade. Aí, pode ligar-se ao passeio de bicicleta de montanha pelo parque regional de Pavilniai e, juntamente com um guia especializado, iniciar um percurso emocionante.
Informações úteis
- Preço: cerca de 39 euros por pessoa. Inclui bicicleta, equipamento de segurança e guia.
- Duração: cerca de 2 horas.
- Vantagem: desfrutará de uma aventura de bicicleta num dos principais pulmões naturais da cidade.
5. Ver a arte sacra de Vilnius no Museu do Património da Igreja
Outra das coisas para ver e fazer em Vilnius é apreciar a arte sacra em exposição no Museu do Património da Igreja.
O Museu do Património da Igreja apresenta impressionantes colecções religiosas, bem como exposições interactivas através das quais se aprende sobre a importância histórica da igreja na Lituânia. Quando chegar ao museu, terá a oportunidade de passear pelas suas salas ao seu próprio ritmo, apreciando uma série de pinturas, esculturas, têxteis e relíquias religiosas.
Além disso, graças ao guia de áudio, que geralmente é incluído quando você compra bilhetes para o Museu do Património da Igreja em Vilnius, você pode aprender sobre a história de cada uma das coleções. Ao longo de sua visita, você vai encontraráreas interativas, onde você vai aprender sobre a história da igreja, desde a sua fundação até os incêndios, saques e reconstruções. Além disso, com os bilhetes para o Museu do Património da Igreja em Vilnius, ficará a saber como a igreja influenciou a cultura local e a vida quotidiana dos lituanos.
Informações úteis
- Preço: o preço médio do bilhete é de 8 euros por pessoa.
- Horário de abertura: de terça-feira a domingo, das 11:00 às 18:00. Fechado às segundas-feiras.
- Vantagem: Verá a inestimável arte sacra preservada em Vilnius ao longo dos séculos e aprenderá sobre a história da igreja na cidade.
6. Maravilhe-se com as Criptas da Catedral de Vilnius
As Criptas da Catedral de Vilnius são outra atração imperdível durante sua visita à capital da Lituânia.
Faça uma visita guiada a esses corredores subterrâneos e surpreenda-se com tudo o que eles escondem: história, lendas, tradições, obras de arte sagradas, entre outras coisas interessantes. A primeira coisa que você notará nestavisita guiada às Criptas da Catedral é a impressionante arquitetura do local, na qual os estilos gótico, barroco e renascentista convergem. Ao percorrer os corredores, o seu guia irá falar-lhe dos bispos e líderes da história da Lituânia cujos restos mortais repousam neste local sagrado.
Quando reservar uma visita guiada às criptas da catedral, verá também alguma da arte sacra, como frescos, entalhes e esculturas. Terá também a oportunidade de aprender sobre alguns dos rituais de enterro realizados nas criptas e desfrutar de uma projeção que mostra a reconstrução da Catedral.
Informações úteis
- Preço: a visita guiada custa normalmente cerca de 10 euros por pessoa.
- Duração: a visita às criptas dura cerca de 2 horas.
- Vantagem: descobrirá um destino misterioso que alberga história e arte sacra valiosa.
7. Suba à torre do sino da Catedral e desfrute de uma vista deslumbrante de Vilnius
A torre sineira da Catedral é uma das jóias arquitectónicas de Vilnius e, por isso, um destino obrigatório no seu itinerário.
Suba a esta importante torre construída durante o século XIII e, a partir do seu ponto de vista, desfrute de uma incrível vista panorâmica da capital lituana e dos seus arredores. Embora a torre esteja localizada mesmo ao lado da Catedral, cada estrutura é completamente independente.
Por conseguinte, é necessário comprar bilhetes para a torre sineira da catedral, que também inclui um guia áudio com alguns factos interessantes sobre a igreja e a torre, que foi originalmente construída como uma muralha defensiva. Aosubir a torre, terá a oportunidade de ver a arquitetura interna desta estrutura antiga. Uma vez no miradouro, poderá apreciar a beleza paisagística da cidade, os edifícios históricos que pontuam a cidade velha, os telhados das casas, o rio Neris. Não se esqueça de aproveitar os bilhetes para a torre do sino da catedral e tirar algumas fotografias.
Algumas informações úteis
- Entrada: 6 euros é o preço médio por pessoa.
- Horário de abertura: de segunda a sábado, das 10:00 às 18:00. Fechado aos domingos.
- Vantagem: desfrutará de uma vista panorâmica fantástica da cidade a partir do topo de um dos seus edifícios mais emblemáticos.
8. Visite dois importantes museus em Vilnius: Liubavas Manor e Europos Parkas
Se estiver interessado em descobrir a história e a cultura lituana e apreciar uma importante coleção de arte contemporânea, então o Museu Liubavas Manor e o Museu Europos Parkas são dois destinos que não devem ser esquecidos entre as coisas para ver e fazer em Vilnius.
Os museus estão localizados a cerca de 40 minutos do centro da cidade e a aproximadamente 17 minutos de carro um do outro, por isso é melhor comprar bilhetes combinados para os museus Liubavas Manor e Europos Parkas Desta forma, pode visitar os dois locais num só dia.
Museu da Mansão de Liubavas
Nas salas do Museu da Mansão Liubavas, terá a oportunidade de aprender sobre a vida aristocrática no século XVIII, ver interessantes exposições de arte e colecções de artefactos. Existe também um antigo moinho de trigo.
Museu Europos Parkas
Este museu funde a arte com a natureza. À chegada, encontrará belos jardins que albergam uma impressionante exposição de mais de 100 obras de arte contemporânea de artistas internacionais, como a escultora polaca Magdalena Abakanowicz e o artista americano Sol LeWitt.
Informações úteis
- Entrada: Os bilhetes para os museus Liubavas Manor e Europos Parkas custam 15 euros por pessoa.
- Horário de abertura: O Museu Liubavas Manor está aberto diariamente das 10:00 às 18:00, enquanto o Museu Europos Parkas está aberto diariamente das 10:00 às 17:00.
- Vantagem: Visitará dois importantes museus em Vilnius, onde ficará a saber como era a vida na Lituânia no século XVIII e verá importantes obras de arte contemporânea.
9. Fazer uma visita áudio-guiada ao Castelo de Trakai
A cerca de 30 minutos de carro do centro de Vilnius fica o Castelo de Trakai, uma visita obrigatória se estiver a visitar a capital da Lituânia.
Pode reservar uma excursão a Trakai e viajar confortavelmente (ida e volta) num carro com ar condicionado até esta pequena ilha nos arredores de Vilnius. À chegada, percorrerá o interior do castelo por sua conta, descobrindo a sua arquitetura fascinante, bem como algumas das obras de arte, armaduras, mobiliário e relíquias conservadas nas suas salas e corredores.
Das torres, poderá admirar o panorama deslumbrante de florestas e lagos. Além disso, graças ao audioguia, aprenderá pormenores interessantes sobre a história do castelo e terá uma visão mais profunda da cultura lituana. Durante esta excursãoa Trakai a partir de Vilnius, terá também tempo livre para passear à volta do castelo e desfrutar da atmosfera serena e acolhedora.
Informações úteis sobre Trakai
- Preço: a excursão a Trakai custa aproximadamente 45 euros por pessoa.
- Duração: cerca de 4 horas. Inclui o tempo de transporte de e para o castelo.
- Vantagem: conhecerá uma das jóias arquitectónicas da Lituânia e a arte que alberga.
10. Fazer uma excursão de um dia a Kaunas
Se tiver um dia livre no seu itinerário, pode fazer uma viagem de um dia à cidade de Kaunas, a segunda maior cidade da Lituânia a seguir a Vilnius.
Aí, terá a oportunidade de explorar a cidade e descobrir as suas jóias escondidas: **edifícios históricos, museus e muito mais.**Com um guia, percorrerá as ruas de pedra de Kaunas, que albergam uma impressionante mostra de arquitetura gótica e barroca. Verá a fachada da Câmara Municipal, o Mosteiro Pazaislis, a Igreja Vytautas e muito mais. Também verá as exposições do Museu Etnográfico ao ar livre em Rumsiskes, que o esclarecerá sobre a vida rural na Lituânia.
Para além desta excursão a Kaunas a partir de Vilnius, pode reservar uma viagem à Colina das Cruzes. Existem vários locais de grande importância histórica e cultural que vale a pena visitar se estiver em Vilnius e o seu itinerário permitir.
Algumas informações úteis
- Preço: 207 por pessoa é o custo médio para reservar uma excursão a Kaunas.
- Duração: Cerca de 8 horas (incluindo o tempo de deslocação de e para a cidade).
- Vantagem: terá um vislumbre dos tesouros arquitectónicos que a segunda maior cidade da Lituânia tem para oferecer.