Mais sobre: Melhores coisas para fazer em Luxemburgo
O Luxemburgo convida-o a explorar os seus vales, as encantadoras muralhas da cidade e a mais bela corniche da Europa. Os arranha-céus são quase uma raridade, com casas calcetadas por todo o lado, o que faz um postal inesquecível. Pode desfrutar de um passeio de comboio urbano pela cidade velha ou aventurar-se no elevador panorâmico que liga a cidade alta à cidade baixa.
Esta cidade acolhe-o para o levar através da sua história ducal e, se se organizar bem, terá tempo para ver marcos como a Catedral de Notre-Dame ou para se perder nas passagens secretas escondidas nos seus vales e castelos antigos. Claro que, se gosta de mitologia, não pode perder a oportunidade de conhecer a história da sereia do Luxemburgo.
1. Apanhar o comboio urbano pela Cidade Velha
Sugiro que comece pela cidade velha, onde se concentram muitos monumentos e atracções turísticas, como a Fortaleza do Luxemburgo. Se não lhe apetecer caminhar, pode aproveitar a viagem panorâmica de comboio nesta zona, que parece saída de um conto de fadas, com as suas cores vibrantes e carruagens espaçosas. Terá cerca de 45 minutos livres para admirar a vida quotidiana, a arquitetura medieval e as encantadoras ruas calcetadas.
É mais do que um simples passeio, pois à medida que o comboio avança, vai mergulhando em anedotas sobre a cidade graças ao guia áudio informativo. Verá a Catedral de Notre-Dame de Luxembourg, a Place d'Armes e o Palácio Ducal.
Quando reservar o comboio urbano pela cidade velha, não perderá um único pormenor, graças às janelas e ao teto de vidro que oferecem vistas panorâmicas.
Detalhes interessantes
- Preço: cerca de 15 euros por pessoa.
- Horário: geralmente disponível entre as 11:00 e as 16:30.
- Duração: a duração da visita é de aproximadamente 45 minutos.
2. Mergulhe nas histórias do Grão-Ducado
O país é também conhecido como Grão-Ducado do Luxemburgo, provavelmente devido ao seu estatuto de monarquia em que a Coroa atravessa as gerações da família Nassau.
Para que não perca nenhum pormenor, eis três das mais emblemáticas atracções da história do Luxemburgo. Cada um destes locais não só é impressionante na sua arquitetura, como também está profundamente ligado ao Grão-Ducado.
Palácio Ducal do Luxemburgo
O Palácio Grão-Ducal é a residência oficial da monarquia desde 1817, embora também tenha sido utilizado como câmara municipal. Pode ser visitado de julho a setembro, mas é necessário reservar com antecedência no Serviço de Turismo do Luxemburgo. O interior é impressionante e pode ver-se
- A Sala de Jantar Real, onde se realizam os banquetes reais.
- A Sala dos Reis, decorada com retratos dos monarcas do Luxemburgo.
- A Sala Amarela, de onde o Grão-Duque transmite a sua mensagem anual de Natal.
Praça Guilherme I
Outro emblema da cidade é a Praça Guilherme I, uma homenagem ao Grão-Duque Guilherme I. No centro, encontra-se uma estátua do duque a cavalo, o que a torna fácil de distinguir das outras praças. Fica perto do palácio e uma óptima maneira de descobrir a sua história e as maravilhas que o rodeiam é reservar uma visita guiada ao Luxemburgo.
Castelo de Vianden
O Château Vianden é outra maravilha que não perderia no seu lugar, pois fica nas colinas perto do Luxemburgo. Mais concretamente, fica a vinte e cinco minutos da cidade e oferece vistas panorâmicas sobre o Vale do Our e a aldeia de Vianden. Se tiver tempo para visitar o interior, pode desfrutar de um vislumbre do passado do castelo, visitar os salões históricos e ver os vestígios arqueológicos.
- Preço: as entradas custam cerca de 10 euros por pessoa.
3. Maravilhe-se com a mais bela Corniche da Europa
A Corniche é chamada a Corniche mais bonita da Europa e oferece vistas panorâmicas deslumbrantes da cidade. Corre ao longo das antigas muralhas e serpenteia ao longo das falésias, oferecendo uma bela vista do vale do Alzette. Ao longo do percurso, encontrará miradouros, ruínas e fortalezas que protegeram a cidade durante anos.
É um ambiente exclusivo e totalmente gratuito, muito popular ao pôr do sol. Pode complementar este passeio com outras actividades, como reservar um passeio de bicicleta pelo Luxemburgo. Se se atrever a pedalar, pode desfrutar da companhia de um guia e perder-se em sítios emblemáticos perto da cornija, tais como:
- Os Parques Petrusse, onde os jardins verdes são combinados com caminhos de terra batida, mesmo na parte baixa da cidade.
- O bairro de Pafendall, uma zona histórica conhecida pelo seu elevador, bares e edifícios da época romana renovados.
- O bairro de Grund, que pode ser visto do parapeito e que se destaca pelas suas casas calcetadas e planos à beira-rio.
Detalhes interessantes
- Preço: A entrada na Corniche é gratuita, mas se quiser explorá-la de bicicleta e ver outras atracções próximas, pode alugar bicicletas a partir de 1 euro por hora ou inscrever-se numa visita guiada de bicicleta por cerca de 64 euros.
4. Visitar o Museu Mudan de Arte Moderna
Luxemburgo não tem a pirâmide do Louvre, mas tem o Museu Mudan de Arte Moderna, ambos projetados pelo arquiteto chinês Ieoh Ming Pei.
Ao entrar, encontrará exposições de artistas contemporâneos que vão do design gráfico à moda, oferecendo colecções impressionantes. Não saberá o que esperar em cada corredor, mas para lhe dar uma ideia, há uma variedade depinturas, fotografias e esculturas.
Se este sítio lhe chamar a atenção, sugiro que reserve os bilhetes para o Museu Mudan de Arte Moderna com antecedência. O passe tem benefícios como WiFi gratuito, bengaleiro, cacifos, casa de banho e acesso ilimitado a todas as áreas.
Detalhes interessantes
- Preço: cerca de 13 euros por pessoa.
- Horário de funcionamento: geralmente de terça a domingo, das 10:00 às 18:00.
- Como chegar lá: pode apanhar o autocarro para o museu no centro da cidade.
5. Não perca a Catedral de Notre Dame de Luxembourg
A passagem da arquitetura gótica reflecte-se na imponente Catedral de Notre Dame de Luxembourg. Vai certamente adorá-la e é imperdível se estiver interessado em visitas a igrejas, uma vez que é a principal igreja do país.
A fachada é impressionante e destaca-se pelos seus pormenores ornamentais.
Também pode visitar o interior para ver os vitrais dos séculos passados, bem como a cripta onde se encontra o túmulo do Conde do Luxemburgo. Devido à sua proximidade, aproveite para se perder nas maravilhas do coração do Luxemburgo e dê uma vista de olhos à Citadelle du Saint-Esprit. É um marco histórico pela sua arquitetura e pelo seu papel durante as guerras. De facto, as suas origens remontam a 1234, quando era utilizada como convento. Se participar numa visita guiada pela cidade velha, poderáaprender mais sobre a história da catedral e de outros locais importantes na área.
Detalhes de interesse
- Preço: A entrada na catedral é gratuita.
- Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 8h às 18h, domingo das 9h às 19h.
- Como chegar lá: a catedral fica no centro histórico na Rue Notre-Dame, se quiser chegar à Cidadela recomendo ir a pé.
6. Descobrir as intrigantes casamatas do Luxemburgo
As Casemates do Luxemburgo são antigas passagens subterrâneas que ligavam os castelos medievais e eram utilizadas como abrigos, campos de tiro e bares de cerveja artesanal. Hoje em dia, estão entre as principais atracções turísticas da cidade e são uma visita ideal para o levar de volta às origens do Luxemburgo.
Casamatas do Bock
As Casamatas do Bock são um engenho do século XVII. É uma galeria de pedra onde se pode explorar a história militar do Luxemburgo. Os seus labirintos subterrâneos ainda ecoam com os gritos dos soldados e a sua luz ténue leva-o às origens de algumas guerras. Enquanto explora o interior, pode sentir os passos do resto do grupo e espreitar através das pequenas janelas panorâmicas.
- Preço: cerca de 10 euros por pessoa, com descontos para crianças.
- Horário: diariamente, das 9h45 às 17h15, e as visitas guiadas começam em ciclos de 15 em 15 minutos.
- Como chegar lá: ficam perto da Pont du Château e podem ser alcançados de autocarro ou elétrico.
Casamatas de Pétrusse
Estas casamatas são as mais populares e estão situadas acima do vale do rio Pétrusse. Atualmente, as casamatas de Pétrusse têm exposições e cenários modernos. Prepare-se para subir e descer escadas para descobrir esta maravilha criada pelos espanhóis.
- Preço: cerca de 18 euros, com descontos para crianças.
- Horário de abertura: aberto todos os dias, mas as visitas guiadas têm horários específicos entre as 11h30 e as 15h.
- Como chegar: pode chegar lá de autocarro ou de elétrico.
7. Apanhar o teleférico Panorama Pfaffenthal
Outra atividade imperdível é o elevador panorâmico Pfaffenthal. Esta atração é bastante moderna, com uma subida suave que é perfeita para toda a família. Também pode ser utilizado como meio de transporte, uma vez que liga o bairro Pfaffenthal e a parte baixa da cidade ao parque Pescatore e à parte alta da cidade.
Prepare-se para ficar sem palavras com as vistas sobre o vale e as muralhas da cidade. Chegará ao topo e estará75 metros acima da cidade. A partir deste ponto de vista privilegiado, pode ver os meandros do rio Alzette e as casas pitorescas que caracterizam o Luxemburgo.
Detalhes de interesse
- Preço: totalmente gratuito.
- Horário de abertura: diariamente, das 5h45 à 1h.
- Como chegar lá: localizado na Rue du Pont e pode ser alcançado de autocarro ou elétrico.
8. Ver o Parlamento Europeu
O Parlamento Europeu no Luxemburgo é um edifício que vale a pena visitar durante a sua estadia na cidade. A União Europeia tem três sedes e esta é responsável pelo Secretariado-Geral, delegando outras funções nos seus gabinetes em França e na Bélgica. Não só é possível ver a sua imponente fachada, como também visitar o centro de visitantes Europa Experience para explorar o trabalho deste organismo e as salas onde são tomadas as decisões.
Mais concretamente, há exposições informativas com projectores multimédia que ajudam a compreender cada um dos stands. Além disso, pode passar pelo Hemiciclo e ver a sala de debates e votações.
Se gosta de se divertir enquanto aprende, pode aproveitar as atracções de realidade virtual ou participar num jogo de role-playing que lhe permite ser um deputado europeu durante algumas horas, embora esta atividade possa ter um custo e deva ser reservada com antecedência.
Informações úteis
- Preço: a entrada é gratuita, mas se estiver num grupo de mais de 10 pessoas, deve reservar uma visita de grupo. Para entrar, é necessário trazer um documento de identificação, como o bilhete de identidade ou o passaporte.
- Horário de funcionamento: Aberto de segunda a sábado, das 10:00 às 18:00.
- Como chegar lá: Está localizado no Bairro Europeu e é facilmente acessível por autocarro e elétrico, sendo as paragens mais próximas Luxemburgo e Pfinz.
9. Entre na Abadia de Neumünster e descubra a Sereia Melusina
A cúpula cinzenta e pontiaguda que se projecta de diferentes ângulos da cidade é a bússola que conduz à Abadia de Neumünster. Foi construída no século XVI e, desde então, passou por várias transformações e utilizações, desde um orfanato a uma prisão.
Atualmente, serve de centro cultural para exposições de arte, festas tradicionais, concertos e eventos emocionantes.
A Sereia do Luxemburgo
Aproveitaria esta visita para conhecer a Medusina, uma criatura da mitologia europeia. É fácil de a encontrar, pois é uma escultura perto da abadia.
Representa uma sereia cor-de-rosa, cujo espírito parece ter assombrado as ruas desde as origens do Luxemburgo. Existem várias lendas e vou contar-vos algumas das mais populares:
- A sereia e o conde: uma das lendas dá a entender que, antes de se tornar uma estátua, casou com o conde do Luxemburgo. No entanto, quando foi exposta na sua forma natural, ficou petrificada.
- Melusina e o seu pai: outra história conta que ela era uma criança normal e foi fechada numa torre pela sua própria mãe. As suas emoções libertaram os seus poderes e, sem saber como os utilizar, acabou por se transformar numa sereia.
Detalhes de interesse
- Preço: a entrada é gratuita.
- Horário de funcionamento: aberto diariamente das 10:00 às 18:00.
- Como chegar lá: fica no distrito de Grund e pode apanhar um autocarro ou elétrico e depois aproveitar o elevador panorâmico que liga diretamente a esta área.
10. Escapar para o Vale do Mosela e deliciar-se com as suas ofertas de vinho
O vinho do Luxemburgo tem um sabor único graças à diversidade cultural desta cidade, que se situa numa encruzilhada entre a França, a Alemanha e a Bélgica. Mas se quiser provar o melhor, considere reservar uma excursão de vinho ao Vale do Mosela.
Esta região é o centro vitivinícola local desde os romanos e oferece uma grande variedade de uvas. Os vinhos luxemburgueses são diferentes devido aos minerais do solo, o que lhes conferesabores doces com notas de fruta, especiarias e frescura. Entre os melhores vinhos luxemburgueses contam-se os elaborados a partir de:
- A uva Riesling, esta é a fonte do famoso vinho branco luxemburguês que se destaca pelo seu sabor ácido e aroma frutado de maçã, marmelo ou ervas.
- A uva Elbling, uma versão mais leve e o vinho mais antigo produzido a partir desta uva.
- A uva Rivaner, ideal para um vinho delicioso com um sabor doce.
- A uva Auxerrois, que dá origem aos vinhos locais utilizados para acompanhar a comida.
A principal vantagem de se inscrever numa viagem ao Vale do Mosela é que pode desfrutar de outras actividades, como um passeio de barco para ver as aldeias que rodeiam a aldeia Schengen. Claro que também pode mergulhar na degustação de vinhos e conhecer as melhores adegas e vinhas da região.
Detalhes interessantes
- Preço: pode reservar uma experiência de vinho no Vale do Mosela por cerca de 104 euros por pessoa.