Mais sobre: Melhores coisas para fazer em Agadir
Agadir é uma cidade costeira no sul de Marrocos onde se fundem tradições, um clima agradável e algo para todos os gostos. Em cada rua sente-se a alegria que caracteriza os marroquinos e há locais como El Zoco, ideais para se deliciar com especiarias ou comprar artesanato.
Não perca a oportunidade de dar um passeio de camelo ou de fazer sandboard nas dunas. Nas suas águas calmas, tem a oportunidade de aprender a fazer surf e o seu céu limpo é perfeito para um voo de balão de ar quente. A seguir, apresento-lhe uma visita virtual a Agadir que certamente o incentivará a organizar as suas próximas férias.
1. Visitar os sítios mais bonitos de Agadir
Há tantas coisas para ver e tantos planos inesquecíveis em Agadir, mas qualquer itinerário deve começar com os lugares imperdíveis. Especialmente se for a sua primeira vez na cidade ou se quiser revisitar as principais atracções turísticas. Aqui está um pouco sobre os mais importantes.
A Grande Mesquita
Há lugares que nos deixam sem fôlego e a Grande Mesquita de Agadir é um deles. Também conhecida como Mesquita Mohamed V, é um símbolo da independência do país e a maior mesquita da cidade.
A sua torre pode ser vista de diferentes ângulos e é bastante impressionante devido às pequenas janelas que certamente oferecem vistas deslumbrantes da cidade, mas que infelizmente não é permitido entrar. Considere que em Marrocosé proibido aos não-muçulmanos entrar no interior das mesquitas. Eu optaria por reservar uma visita guiada a Agadir para as ver do exterior e compreender a sua história.
El Had Souk
Durante a sua visita, é obrigatória uma paragem no impressionante Souq el Had. É o melhor dos mercados marroquinos e deve estar preparado para regatear, caminhar por entre as multidões e ter um olho atento para encontrar lembranças especiais.
Não vou negar que há dias em que pode ser caótico, mas a verdade é que é muito organizado, pois está dividido em 12 portões, por exemplo, há portões especiais que levam aos corredores das especiarias e outros que levam à zona dos têxteis. No geral, é uma experiência sensorial onde as cores vivas encantam os olhos, enquantoos pratos tradicionais e as especiarias aromáticas se infiltram e estimulam o paladar. Se fosse a si, compraria um tapete típico berbere ou uma cerâmica pintada à mão. Também encheria a sua mala com jóias marroquinas feitas à mão, que não se encontram em mais lado nenhum do mundo.
La Corniche La Cote
Para desfrutar da brisa do mar, pode perder-se em La Corchine La Cote, onde pode passear ou comer em frente ao mar. Traga o seu fato de banho, porque estará mesmo em frente à praia e poderá querer dar um mergulho, ou talvez participar em alguns dos desportos radicais da costa.
Nesta marina, também se pode apreciar o espetáculo dos barcos a balançar nas águas quentes do Atlântico marroquino.
Medina de Agadir
Não perca uma viagem no tempo na Medina de Agadir, uma reconstrução quase exacta de uma cidadela medieval que foi demolida pelo terramoto de 1960.
As ruelas circundantes são impressionantes e é considerada o centro do artesanato marroquino.
Não é de admirar que encontre tantas lojas a vender óleos marroquinos, couro, têxteis e especiarias.
2. Desfrutar de um passeio de camelo em Agadir
Agadir e as suas paisagens desérticas são o cenário ideal para um passeio de camelo. De facto, muitas pessoas são atraídas por esta atividade. O melhor é que também se pode desfrutar da costa e apreciar a paisagem e o cheiro do sal marinho.
É claro que andar de camelo faz parte da tradição de Marrocos e da herança africana. No entanto, é importante respeitar a vida selvagem dos locais que visita e optar por um turismo sustentável. É aconselhável procurar operadores de renome e certificar-se de que os camelos são tratados com humanidade.
Passeios de camelo no deserto
Reservar um passeio de camelo no deserto é uma experiência espetacular a não perder. Tendo em conta o clima árido que caracteriza Agadir, o itinerário habitual é marcado pelo pôr do sol.
Poderá subir e descer as dunas, entrar em aldeias que conservam séculos de história, passar por uma floresta de eucaliptos e, se tiver sorte, poderá até ter um encontro com os flamingos que vagueiam pela zona. Estas experiências podem ser combinadas com um passeio de moto-quatro ou um churrasco sob as estrelas, bem como um jantar ao estilo marroquino.
Passeios a cavalo ao longo da costa de Agadir
Outra alternativa é reservar um passeio a cavalo ao longo da costa de Agadir para galopar ao longo do rio Souss Massa e explorar as praias douradas. É uma experiência refrescante onde se pode parar e dar um mergulho se o calor exceder as expectativas. Penso que é mais adequado para as crianças, uma vez que não estarão expostas ao calor do deserto durante tanto tempo.
3. Explore os acampamentos berberes e outras maravilhas de jipe
Ao visitar Marrocos, é importante aprender sobre os berberes, os antigos habitantes locais que viviam nas montanhas e aldeias. Acredita-se que foram os senhores de África durante muitos anos e que cuidaram de lugares como Agadir.
A sua marca pode ser vista em diferentes caraterísticas da cultura e a melhor maneira de se aproximar deles é visitar um acampamento berbere. Os acampamentos berberes permitem-lheacampar no deserto e viver como esta comunidade vivia. O seu "quarto" será uma tenda, que pode ser privada ou partilhada, onde dormirá entre tapetes, almofadas e candeeiros.
Ao longo dos anos, foram modernizadas e adicionadas comodidades como casas de banho privativas e cobertores extra, bem como serviços de água e eletricidade com fornecimento limitado. É ideal paraobservar as estrelas e desfrutar de um churrasco enquanto se aquece com chá de menta marroquino. Também pode experimentar a música tradicional berbere, que se caracteriza por uma mistura de tambores e cânticos.
Se não gostar da ideia de passar a noite, pode reservar um passeio de jipe pelo deserto. Esta experiência passa normalmente pelos parques de campismo, mas também o leva a praias escondidas, ruínas e ao Vale de Massa.
4. Delicie-se com um autêntico hammam e outros rituais marroquinos
Os rituais são uma parte importante da cultura marroquina, sendo o hammam o mais adequado para purificar e renovar energias. É semelhante ao banho turco e as salas são envoltas em vapor que ajuda a abrir os poros, para que os produtos especiais e as fragrâncias de sabão preto e óleo de eucalipto possam penetrar melhor.
Durante o hammam, pode também conversar com outras pessoas enquanto os produtos fazem efeito. Para além disso, algumas salas são preparadas com ervas naturais e incluem esfoliação da pele. É certamente uma experiência exótica e, embora as suas origens remontem a Roma e à Grécia, chegou a Marrocos como uma forma de purificação antes das orações.
Mais tarde, tornaram-se uma atividade atractiva e procurada, pelo que recomendo a reserva antecipada de uma experiência de hammam tradicional. Para o introduzir nos costumes orientais, nada melhor do que acompanhar este ritual com uma massagem relaxante ou libertar a tensão com umamassagem berbere, que se caracteriza por movimentos suaves e fluidos, com a pressão certa para estimular e libertar a tensão.
Detalhes de interesse
- Preço: a experiência completa pode ser adquirida por cerca de 23 euros.
5. Fazer sandboard nas dunas de Taboga e ver algumas aldeias.
Outra atividade típica marroquina é deslizar pelas dunas numa experiência de sandboard. É como fazer surf, mas na areia brilhante do deserto. É ideal para apreciar a paisagem e conhecer as montanhas e a região de Tamri.
Geralmente, a experiência começa com a subida ao topo de uma duna consolidada que lhe oferecerá uma vista panorâmica do deserto e das belezas próximas. Não se preocupe, um instrutor ensinar-lhe-á o uso correto das pranchas e a verdadeira aventura começa na descida.
À medida que se desce, a velocidade aumenta rapidamente, altura em que se pode aproveitar para virar e sentir a brisa árida contra o rosto. A minha recomendação é que opte porreservar uma experiência de sandboard em Agadir que inclua transferes, uma vez que o deserto fica longe do centro da cidade e é mais conveniente se não tiver de se preocupar com a logística.
Detalhes de interesse
- Preço: pode encontrar opções a partir de 67 euros.
6. Inscrever-se para uma aula de surf na praia
Se você gostaria de aprender a surfar, você está no lugar certo! As praias de Agadir têm uma temperatura agradável e uma ondulação controlada. Não é necessário ter qualquer nível de experiência, a ideia é aprender e divertir-se. É importante fazer esta atividade com um instrutor profissional que o ensinará a manusear a prancha. Em geral, depois desta experiência, serás capaz de fazer:
- O mais básico como remar e sentir-se confiante.
- Omais profissional, como levantar-se e ficar de pé, bem como apanhar ondas de diferentes intensidades.
Reservar uma aula de surf na praia em Agadir é ideal para satisfazer a sua curiosidade e experimentar a sua ligação com o mar. Lembre-se de usar sempre um fato de mergulho e de não se afastar demasiado da costa.
Detalhes de interesse
- Preço: As aulas começam normalmente a partir de 32 euros.
7. Ver a paisagem marroquina a partir de um balão de ar quente
A paisagem de Agadir é de cortar a respiração a partir do solo, mas nada se compara à experiência inesquecível oferecida pelos passeios de balão de ar quente. Subir aos céus marroquinos é como mergulhar num postal e é o melhor cenário para ver o nascer do sol. Terá as dunas a seus pés e desfrutará de vistas panorâmicas sobre o Oceano Atlântico.
As cores mudam à medida que o tempo muda e as paisagens dão lugar às montanhas e florestas que rodeiam a costa marroquina. Uma das muitas vantagens de reservar um passeio de balão em Agadir é que, quando regressar a casa, poderá exibir as suas fotografias e o certificado de voo.
Detalhes de interesse
- Preço: as opções estão disponíveis por cerca de 226 euros.
8. Visitar os crocodilos do Nilo no Crocoparc
Em Agadir também pode maravilhar-se com a variedade de espécies encontradas nas suas florestas. Mas se desejar uma experiência mais controlada, pode visitar o Crocoparc, o jardim zoológico da cidade. Poderá ver crocodilos do Nilo, répteis, iguanas e as suas sessões de alimentação.
As exposições de biologia também são populares, juntamente com os jardins botânicos que incluem:
- O Jardim Azul.
- O Jardim dos Cactos.
- O Jardim Tropical.
- O Jardim Exótico.
- O Jardim Aquático.
Ao comprar antecipadamente os bilhetes para o Crocoparc Agadir, poderá desfrutar do seu passe sem filas, o que é muito bem-vindo nos dias mais quentes.
Detalhes interessantes
- Preço: a entrada custa aproximadamente 13 euros por pessoa.
- Horário de abertura: diariamente das 10h00 às 19h00, mas pode ser mais curto durante o Ramadão.
- Como chegar lá: situado na periferia da cidade, mas facilmente acessível pelos autocarros 5 ou 9.
9. Aprender a preparar pratos marroquinos
As aulas de culinária são ideais para aqueles que procuram mergulhar nos segredos gastronómicos de Agadir. Se este é o seu caso, eu recomendo reservar 2 a 4 horas para esta atividade, onde você pode escolher o prato para preparar. Aprenderá mais sobre os ingredientes locais e um habitante local revelar-lhe-á as receitas que tornam a comida local tão saborosa.
Além disso, pode optar por fazê-lo numa escola de culinária ou em casa de um habitante local. Para que saiba o que o espera, vou falar-lhe um pouco sobre os pratos e especiarias marroquinos.
Pratos marroquinos
- Tajine: um guisado servido numa tigela de barro e preparado com diferentes tipos de carne.
- Pastelas: um prato agridoce constituído por massa filo polvilhada com açúcar e canela, mas que, para surpresa de muitos, é recheado com frango.
- Ghribias: são biscoitos estaladiços por fora e macios por dentro, com um inconfundível sabor a amêndoa.
Especiarias marroquinas
Um clássico da cozinha marroquina é o Ras el Hanout, uma mistura de 42 especiarias aromáticas diferentes. É preciso perguntar antes de o comprar, pois por vezes são vendidas outras versões com menos especiarias.
10. Não perca as outras maravilhas da região
Agadir não é só sol, deserto e praias. As suas escapadelas são uma aventura que tem de experimentar, especialmente se quiser ver uma grande cidade como Marraquexe ou relaxar entre as paisagens frescas das redondezas - aqui está tudo o que precisa de saber!
Excursão ao Vale do Paraíso em Taghazout
Se eu tivesse a oportunidade de visitar Agadir, reservaria definitivamente uma viagem ao Vale do Paraíso em Taghazout. É ideal para quem gosta de paisagens naturais e aventureiras. Cascatas, vales, montanhas e piscinas naturais esperam por si.
Situado a meia hora de Agadir, é uma joia natural escondida, caracterizada pela sua serenidade. Poder-se-ia dizer que é o oposto das grandes cidades marroquinas e um vislumbre de como viviam as comunidades antigas, uma vez que é provável que encontre uma aldeia ao longo do caminho.
Excursão a Marraquexe
Se tenciona reservar uma excursão a Marraquexe a partir de Agadir, deve saber que uma cidade mágica o espera. Aprecie as cores das suas praças e a energia contagiante dos seus mercados, enquanto explora cada canto ao seu próprio ritmo.
Não perca os encantadores de serpentes e a beleza da mesquita de Koutoubia ou do Palácio da Bahia. Certamente comerá bem aqui, e não pode ir embora sem provar o tajine e o cuscuz.
Dicas para visitar Agadir
- Segurança: é um destino seguro, mas é melhor reservar experiências guiadas, especialmente quando se trata de actividades como acampar ou passeios de camelo. À noite, recomenda-se precaução extra para as mulheres que viajam sozinhas.
- Cultura: A cultura marroquina é um pouco diferente daquela a que está habituado, mas muito bonita se mantiver uma atitude de respeito. Lembre-se de nunca entrar em lugares sagrados que são normalmente reservados para os habitantes locais ou certas religiões.
- Vestuário**:** Não existe um código de vestuário rigoroso e na praia pode, naturalmente, usar o seu fato de banho. O que é verdade é que em algumas zonas deve usar roupas mais largas e sem decote, especialmente nas aldeias.