Mais sobre: As melhores excursões a partir de Glasgow
A cidade escocesa de Glasgow tem um rico património histórico, cultural e religioso para descobrir.
Há também muitas actividades turísticas para fazer na área circundante, onde encontrará destinos com um cenário natural de sonho que não vai querer perder. Entre asmelhores coisas para fazer em Glasgow há uma vasta gama de excursões. Estas partem do centro da cidade e permitem-lhe descobrir muitos locais interessantes e notáveis na Escócia, que estão localizados nos arredores de Glasgow. É o caso do Parque Nacional Trossachs, das Terras Altas, do Loch Ness, da Ilha de Skye, do Viaduto Glenfinnan, entre outros destinos.
1. Descubra Loch Lomond, os Trossachs e Stirling a partir de Glasgow
Se quiser fugir à azáfama da cidade, durante a sua estadia em Glasgow pode fazer uma viagem a partir da cidade para alguns dos locais mais importantes da Escócia: Loch Lomond, os Trossachs e a cidade de Stirling .
Será acompanhado por um motorista-guia, que o levará do centro da cidade de Glasgow até ao Parque Nacional de Trossachs, num percurso com uma duração mínima de 42 minutos.
À chegada, irá explorar este maravilhoso pulmão natural e apreciar a deslumbrante paisagem natural de bosques luxuriantes, colinas e lagos. Alguns dos locais por onde irá passar nesta excursão incluem os seguintes:
- Loch Lomond, que oferece uma vista panorâmica privilegiada e uma atmosfera tranquila. Se desejar, pode também fazer um cruzeiro neste belo lago.
- A pequena cidade de Stirling, com paisagens deslumbrantes e um rico património arquitetónico. Por exemplo, o Castelo de Stirling, que pode visitar e contemplar a linha do horizonte a partir das suas muralhas.
Além disso, nesta viagem de um dia a Loch Lomond, Trossachs e Stirling a partir de Glasgow, terá a opção de visitar a aldeia de Luss. Luss está localizada nas margens do Loch Lomond e tem um cenário pitoresco com as suas casas de pedra e uma vista distinta das montanhas circundantes.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 53 euros por pessoa.
- Duração: a duração da excursão é de 8 horas e 30 minutos (aprox.).
- Meio de transporte: numa carrinha com ar condicionado.
- Desvantagens desta opção: a visita ao Castelo de Stirling não está normalmente incluída.
2. Excursão a Loch Ness, Glencoe e Highlands a partir de Glasgow
Se o calendário do seu itinerário o permitir, pode passar 1 dia em Glasgow a viajar para o famoso Loch Ness, passando pelas Terras Altas e pelo Vale de Glencoe.
Esta excursão começa normalmente no centro da cidade e é efectuada num carro com um guia-motorista, que lhe contará a história e a importância de cada um dos locais à medida que for passando .
Durante um dia inteiro, estará rodeado por um cenário natural de sonho: montanhas deslumbrantes, colinas maravilhosas, cascatas vibrantes e muito mais. Algumas das principais paragens que fará nesta atividade incluem as seguintes:
- As Terras Altas, com a sua paisagem idílica de vegetação luxuriante, colinas ondulantes e rios cristalinos. Descobrirá também a pitoresca aldeia de Fort Augustus, onde vivem cerca de 700 habitantes.
- O vale de Glencoe, que chamará imediatamente a sua atenção pelas suas imensas montanhas.
- O Parque Nacional de Cairngorms, onde se encontram espécies como o gato selvagem escocês e o tetraz. Ambos estão em perigo de extinção.
- Loch Ness, onde pode fazer um passeio de barco e ouvir falar do lendário monstro Nessie.
Além disso, nesta viagem de um dia a Loch Ness, Glencoe e às Terras Altas, a partir de Glasgow, terá a oportunidade de apreciar a maravilhosa arquitetura baronial escocesa do século XII do Castelo de Stirling, que serviu de fortaleza defensiva contra os ataques ingleses.
Detalhes interessantes
- Preço: esta experiência custa aproximadamente £90 por pessoa.
- Duração: cerca de 12 horas.
- Meio de transporte: a bordo de um minibus.
3. Visita às aldeias tradicionais da Escócia e ao Viaduto de Glenfinnan
Glasgow está rodeada por muitas aldeias tradicionais, como Glenfinnan, Mallaig e Glencoe, às quais pode aceder numa viagem de um dia e passear por estes lugares mágicos que contam parte da história da Escócia e oferecem espaços naturais idílicos. Estaviagem de um dia a Glenfinnan, Mallaig e Glencoe, a partir de Glasgow, parte do centro da cidade. Ao longo de todo o percurso, será acompanhado por belas paisagens montanhosas com lagos e vales ao longo do caminho, que poderá ver da janela do autocarro.
Além disso, como esta é uma atividade guiada , terá um guia para lhe contar a história de toda a região. Alguns dos lugares fantásticos que visitará incluem os seguintes:
- O Vale de Glencoe com os seus prados verdes vibrantes nas altas montanhas.
- A aldeia piscatória de Mallaig, de onde partem os ferries para a Ilha de Skye.
- A cidade costeira de Fort William, onde se encontra o Castelo de Inverlochy, uma vista privilegiada da montanha Ben Nevis e as eclusas do Canal da Caledónia.
- O Viaduto Ferroviário de Glenfinnan, construído entre 1897 e 1901. Esta grande atração turística atravessa a paisagem escocesa e foi imortalizada na saga Harry Potter como o local do Expresso de Hogwarts.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de £80 por pessoa.
- Duração: aproximadamente 11 horas e 30 minutos.
- Meio de transporte: num autocarro confortável.
- Desvantagens desta opção: o preço da excursão não cobre normalmente a entrada nos monumentos.
4. Parte de uma excursão à Ilha de Skye a partir de Glasgow
Se quiser aproveitar ao máximo o seu tempo em Glasgow para visitar a Ilha de Skye e apreciar a sua paisagem acidentada, então deve juntar-se a uma excursão de 3 dias a este destino de topo.
Viajando de minibus a partir de Glasgow, passará pelas Terras Altas da Escócia e apreciará a paisagem deslumbrante de montanhas, lagos e vales.
Nesta excursão de 3 dias à Ilha de Skye, a partir de Glasgow, passará também pela ilha de Eilean Donan, onde se encontra o castelo do século XIII que leva o seu nome.
A partir das suas muralhas e torres terá uma excelente vista do Loch Duich. Finalmente, chegará àIlha de Skye. Esta ilha tem uma área de aproximadamente 1.656 km² e está ligada ao Oceano Atlântico. Aqui encontrará belas praias como a Coral Beach com as suas águas turquesa, o Castelo de Dunvegan, no sopé de um lago e rodeado por uma vegetação luxuriante, e as cascatas de Kilt Rock, entre outros destinos .
Informações úteis
- Preço: a partir de £526 por pessoa.
- Duração: 3 dias.
- Meio de transporte: a bordo de um minibus.
- Vantagens desta opção: o pequeno-almoço e o alojamento estão incluídos na excursão.
5. Navegue ao longo da costa escocesa a partir de Glasgow a bordo de um navio a vapor
Outra excursão imperdível que pode fazer a partir de Glasgow é cruzar a costa escocesa num barco a vapor.
Você navegará da cidade para Tighnabruaich a bordo do histórico Waverley e mergulhará na fascinante história marítima da Escócia enquanto descobre lugares bonitos. Faça o seu caminho para o cais ao lado do Centro de Ciência de Glasgow. Aí, embarcará no barco e começará a sua aventura, sendo os seguintes alguns dos destinos em que irá parar:
- O porto de Greenock, com uma bela aldeia com vista para o Castelo de Dumbarton ao longe.
- A aldeia de Dunoon, com a sua atmosfera tranquila, edifícios vitorianos e ruas empedradas.
- O som de Kyles of Bute, com vistas panorâmicas deslumbrantes conduzidas pelas águas cristalinas da Ilha de Bute e da costa de Argyll. Um destino muito fotogénico.
- A aldeia de Tighnabruaich, uma verdadeira joia escondida na costa escocesa. Aí, pode passear à beira-mar e comer nos restaurantes.
Depois, regressará ao seu ponto de partida na cidade, com tempo suficiente para prosseguir as actividades do seu itinerário. Talvez tenha tempo para se juntar a uma das melhores excursões de Glasgow para descobrir a comida local, a arte de rua ou a história da cidade numa visita guiada a Glasgow.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de £26 por pessoa.
- Duração: aproximadamente 8 horas.
- Meio de transporte: a bordo de um navio histórico (o último vapor oceânico do mundo).
- Desvantagens desta opção: talvez o tempo das paragens seja um pouco limitado para descobrir tudo o que cada uma das aldeias tem para oferecer.
6. Visita às Terras Altas de Outlander
Se é fã da série de televisão Outlander e está em Glasgow, deve juntar-se a uma excursão às Terras Altas para ver alguns dos locais utilizados na série.
Partirá de Glasgow com um motorista que o guiará durante toda a excursão e lhe contará a história de cada local e algumas anedotas sobre os actores nas filmagens de Outlander. As aldeias típicas do itinerário desta atividade incluem as seguintes:
- Falkland Village: um local pitoresco onde se situa o Palácio Falkland, pertencente à monarquia escocesa. Aparece na primeira temporada da série.
- Aldeia de Blackness: encontrará uma fortaleza com uma história que remonta ao século XV, conhecida como Blackness Castle Na série, representa Fort William, onde ocorrem várias tramas importantes, como a morte do pai de Jamie e o resgate de Claire.
- A cidade de Doune: mesmo na foz do riacho Ardoch, encontra-se a fortaleza medieval dos anos 1400. Chamado Castelo de Doune, representa a casa do Clã MacKenzie em Outlander.
- A cidade de Linlithgow a oeste de Edimburgo: esta cidade é notável pelo Palácio de Linlithgow, que existe na Escócia desde o século XII. As suas ruínas foram utilizadas para dar forma à prisão de Wentworth, onde Jamie é torturado.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de £500 por pessoa.
- Duração: cerca de 8 horas.
- Meios de transporte: viajará num miniautocarro.
Porque é que é aconselhável fazer uma excursão a partir de Glasgow?
Uma viagem a partir de Glasgow permitir-lhe-á descobrir novos lugares e afastar-se da agitação da cidade.
É **** sem dúvida uma experiência enriquecedora que vale a pena aproveitar se o calendário do seu itinerário em Glasgow o permitir. Pode visitar locais como o Castelo de Stirling, as Terras Altas, o Parque Nacional de Trossachs, Loch Ness, entre outros destinos.
Dicas para uma viagem de um dia saindo de Glasgow
Ao embarcar numa excursão a partir de Glasgow, é importante ter em consideração algumas dicas que lhe permitirão evitar inconvenientes e aproveitar ao máximo cada experiência. Algumas delas são:
- Levar algum lanche consigo. Lembre-se que este tipo de experiências nem sempre inclui comida e bebida, por isso é bom ter algo para recarregar as baterias.
- O tempo na Escócia é muitas vezes imprevisível e deve estar atento à previsão do tempo antes de partir. Dessa forma, poderá levar a roupa adequada.
- Não se esqueça do repelente de mosquitos, pois vai precisar dele quando estiver no meio da natureza.
- Use sapatos confortáveis e fechados. Desta forma, poderá caminhar com segurança nos trilhos e em qualquer terreno irregular.