Mais sobre: Melhores coisas para fazer em Belgrade
Belgrado é uma joia do sudeste europeu, com ruas encantadoras, festas até de madrugada e uma cultura fascinante. A capital da Sérvia passa despercebida e é uma pena, porque oferece tradições da antiga Jugoslávia e um bairro que pertenceu aos povos do Império Austro-Húngaro.
Os sérvios recebê-lo-ão com a sua hospitalidade, alegria e um copo de Rakija, a sua bebida típica. Se ficar alguns dias, terá tempo para saborear a gastronomia local, fazer um passeio de barco no Amazonas de Belgrado e passear de caiaque pelos seus sítios naturais. Encontrará também fascinantes passagens subterrâneas e escapadelas a curta distância, por isso não deixe de visitar os locais de visita obrigatória!
1. Passeie pela rua Knez Mihailova, a rua mais comercial de Belgrado
Belgrado está cheia de sítios encantadores, mas acho que nenhum se compara à Rua Knez Mihailova. É o equivalente à Gran Via ou à Time Square e aqui recomendo que passe algum tempo a explorar os seus edifícios do século XIX, onde viviam algumas das famílias mais influentes da Sérvia.
A sua atmosfera cosmopolita vai seduzi-lo e dificilmente sairá de mãos vazias, pois é a principal rua comercial de Belgrado e há muitas lojas. Encontrará também esplanadas para desfrutar de uma paragem gastronómica e, a partir daqui, é fácil chegar à Praça da República e à Fortaleza de Belgrado.
À noite, torna-se um ponto de encontro de habitantes locais e turistas, ideal para quem procura discotecas para dançar até de madrugada ou bares para se sentar e desfrutar de uma cerveja ou de um Rakija.
É muitas vezes uma paragem incluída quando se reserva uma excursão de Segway em Belgrado, o que é ótimo porque poderá ver esta rua icónica a bordo de um veículo elétrico. Desta forma, pode saltar a caminhada e evitar o trânsito e as multidões. Se escolher esta opção, pode até ver o contraste entre Mihailova e a antiga grelha da Rua Kralja Petra.
2. Descubra os bairros mais emblemáticos de Belgrado
Os bairros de Belgrado estão cheios de contrastes e são uma encruzilhada de épocas, culturas e tradições. Um passeio bairro a bairro pode ser uma óptima maneira de absorver a cidade.
Em cada zona, será recebido pela simpatia dos sérvios, pela comida de rua e até por espectáculos de rua. Claro que alguns bairros estão cheios de histórias que vai adorar conhecer e a minha sugestão éreservar uma visita guiada a Belgrado.
Desta forma, poderás desfrutar dos principais bairros e descobrir monumentos como a Igreja de São Sava, a Casa das Flores e a Torre Avala. Ansioso por conhecer os bairros mais encantadores de Belgrado? Eu conto-te tudo!
Skadarlija
Skadarlija é um bairro digno de cartão postal, com fachadas antigas que foram modernizadas sem perder a sua essência. Aqui encontrará tabernas tradicionais que oferecem experiências gastronómicas típicas da Sérvia e espectáculos folclóricos. Ao passear, encontrará artistas de rua e descobrirá porque é que os poetas e artistas dos anos 1900 estavam apaixonados por este bairro.
Stari Grad
Visitar Stari Grad é entrar na Cidade Velha de Belgrado, o esconderijo dos edifícios mais antigos. Aqui pode seguir os passos dos Celtas e ver um autêntico assentamento Celta, bem como o que resta de um castrum romano.
Encontrará também a Fortaleza de Kalemegdan, que oferece vistas panorâmicas de Belgrado, do rio Sava e do Danúbio.
3. Apreciar a cozinha sérvia
A cozinha sérvia irá deliciá-lo com os seus sabores contrastantes, que provêm de influências turcas, mediterrânicas e húngaras. Um panorama cheio de tradições e receitas espera-o, bem como agradáveis surpresas. Ao passear pelas ruas, será provavelmente surpreendido pelo aroma dos cevapi grelhados e ficará encantado com a atmosfera animada que rodeia as bancas de rua.
Considere que os sérvios tendem a reunir-se nas Cafanas, que são conhecidas por serem tabernas tradicionais que combinam refeições com espectáculos folclóricos. Em geral, há muitos restaurantes e enclaves gastronómicos que o deixarão com agradáveis recordações de Belgrado. Entre as sobremesas, pratos e bebidas que deve experimentar estão os seguintes.
- Ćevapi: este é o prato nacional da Sérvia e consiste em salsichas de carne grelhadas servidas com pão, ajvar (molho de paprika) e tiras de cebola.
- Burek: trata-se de uma massa filo e existem muitos recheios à escolha, sendo os mais populares a carne, o queijo ou os vegetais. É servido com iogurte para realçar os seus sabores.
- Rakija: um licor forte que passa por um árduo processo de fermentação, com um sabor a ameixa ou alperce que é perfeito para acompanhar aperitivos.
- Palačinke: são panquecas com recheios doces ou salgados, embora a maioria prefira recheios de nozes, chocolate ou compota.
Reservar uma excursão gastronómica em Belgrado permite-lhe satisfazer o seu paladar com petiscos e comida típica enquanto um guia lhe conta a história por detrás de cada prato.
4. Passeio de barco pelo rio Belgrado
A capital da Sérvia está rodeada pelos rios Sava e Danúbio, por isso, inscrever-se num cruzeiro parece uma óptima ideia. Poderá ver a confluência dos dois rios e a impressionante diferença de cores, bem como o local exato onde se encontram.
Reservar um cruzeiro no rio Belgrado oferece uma experiência completa que lhe permite ver a Fortaleza de Belgrado a partir da água e descobrir factos interessantes com um guia local. Terá tempo paravisitar um refúgio natural na Ilha da Grande Guerra, onde se escondem aves espectaculares. Também verá um santuário de zonas húmidas protegidas e depois navegará até à ilha de Ada Ciganlija com as suas praias artificiais ideais para actividades aquáticas.
Passará pela Torre do Milénio de Zemun e desfrutará de vistas do Monte Avala. Estes passeios duram normalmente pelo menos uma hora e meia, mas não oferecem quaisquer paragens gratuitas, apenas uma experiência paisagística bastante relaxante.
5. Desfrute de 7 festas em 7 horas
A cena festiva de Belgrado é conhecida pela sua atmosfera e opções para todos os gostos. Entre as principais áreas para sair está Savamala, o epicentro da vida nocturna que deve a sua fama à variedade de bares da moda. Se procura algo mais boémio e tradicional, pode encontrar o seu lugar nas tabernas tradicionais do bairro de Skadarlija.
Em alternativa, pode sempre visitar o Centijska Clubbing District e explorar um bairro eclético que o convida a entrar em bares instalados em antigos armazéns. Aoreservar um pub crawl em Belgrado, tem a opção de desfrutar de 7 horas de festa em 7 locais populares e experimentar diferentes experiências de vida nocturna, tais como:
- Festas casuais em discotecas.
- Festas elegantes.
- Festas em barcos.
- Festas de cocktails especiais.
O Pub Hopping permite-lhe tirar partido das degustações de rakija nas kafanas (tabernas tradicionais) e explorar as discotecas de Belgrado. Se estiver a viajar sozinho, esta é uma oportunidade para fazer amigos e socializar. Além disso, passear à noite é mais confortável na companhia de um guia.
Este tipo de experiências oferece muitas vezes bebidas gratuitas, jogos de festa, bilhetes para festas ou discotecas locais e opções de entretenimento depois da festa (a famosa after-party sérvia).
6. Visitar Zemun, o bairro histórico
Zemun é um bairro boémio e encantador que, há alguns anos, ainda pertencia ao Império Austro-Húngaro e era uma espécie de aldeia perto de Belgrado. É por isso que tem uma arquitetura soviética com casas empedradas perto do Danúbio e maravilhas como o Hotel Yugoslavia. Nem sequer pensarás que faz parte da cidade, porque é tão diferente e parece congelada no tempo.
A maior parte das ruas são subidas e descidas, mas vale a pena subir até à Torre Gardos e apreciar a vista panorâmica de Belgrado.
Aproveite a oportunidade para parar no mercado mais importante e colorido da cidade, que está localizado neste bairro e é conhecido como Zemunska Pijaca. Neste caso, eu recomendo que vocêreserve um passeio de scooter elétrico que oferece uma excursão ecológica através dos destaques da cidade, como este bairro histórico. Entre as atracções que terá a oportunidade de descobrir durante esta experiência estão:
- Zemunsky Key, é a entrada para Zemun e um monumento proeminente da capital. Chamará a sua atenção e é uma paragem para fotografias espetacular.
- Monumento do Milénio, este é o lugar onde o Presidente da Sérvia passa a maior parte do seu tempo e tem uma estátua do Príncipe Mihailo Obrenović.
- Cemitério de Zemun, um lugar de lendas sem fim e o local de descanso de várias personalidades que marcaram a história da Sérvia.
- Magistrado em Zemun é um testemunho do Império Austro-Húngaro, uma vez que costumava gerir o judiciário a partir daqui.
7. Passear de caiaque pelo Amazonas em Belgrado
É provável que queira sair do quotidiano e explorar todas as facetas de Belgrado. Reservar um passeio de caiaque permite-lhe experimentar a famosa Amazónia de Belgrado que o espera entre os canais do Danúbio.
Conhecê-la de caiaque é mais emocionante e desafiante, pois terá de trabalhar em equipa e remar durante algum tempo. Prometo-lhe que vale a pena, porque é uma atividade sem igual e estará num enclave escondido, mas não precisa de se afastar muito da cidade, por isso mantenha os olhos bem abertos e a máquina fotográfica! Não vai querer perder o espetáculo natural das garças, dos patos, dos corvos-marinhos e dos falcões.
8. Não perca um passeio de bicicleta até à Casa das Flores
O aluguer de uma bicicleta em Belgrado é bastante acessível e as tarifas são normalmente fixadas ao dia ou à hora.
Algumas estações têm mapas com sugestões de percursos, para que possa descobrir as principais atracções turísticas e manter-se em estradas seguras. Pessoalmente, recomendo que vá de bicicleta até à icónica Casa das Flores, omausoléu do antigo líder da Jugoslávia. Aqui, deve aproveitar a oportunidade para parar e aprender um pouco de história e do passado da Sérvia. Curiosamente, o seu nome foi escolhido por causa das flores que costumavam rodear o túmulo, embora tenham acabado por murchar e agora exista apenas um caminho de pedra.
É mais fácil chegar à casa de bicicleta, e esta atividade permite-lhe otimizar o seu tempo e variar entre zonas urbanas e naturais para que não perca nada. Planear o seu itinerário pode consumir muito tempo, por isso algumas pessoas preferem reservar um passeio de bicicleta por Belgrado, que normalmente também inclui paragens para ver a Assembleia Nacional da Sérvia e a Praça Trg Slavija.
9. Explore a vida palaciana de Belgrado
Belgrado tem um passado impressionante de dinastias, ditaduras e monarquias. Por isso, verá vários palácios que o deixarão sem fôlego e despertarão a sua curiosidade. Deixem-me falar-vos dos seus pontos de visita obrigatória.
- Palácio Velho ou Stari Dvor: foi a residência de Obrenović e atualmente alberga a Assembleia de Belgrado. Não é permitido visitá-lo, mas a sua fachada é incrível.
- Palácio Novo ou Novi Dvor: foi a Casa Real de Karađorđević e atualmente serve de gabinete do Presidente da Sérvia. Só pode ser visitado por marcação e existem várias áreas restritas.
- Palácio Branco ou Beli Dvor: foi a residência de Tito da Jugoslávia e está aberto ao público aos sábados.
10. Atreva-se a explorar os subterrâneos de Belgrado
Durante as guerras, os sérvios tiveram de descobrir como se manter em segurança. Tal como noutras cidades europeias, aqui encontrará uma rede de túneis subterrâneos que foram originalmente criados pelos romanos para controlar o fluxo de água local. Mais tarde, tornaram-se uma rede estratégica durante os períodos de guerra.
Muitas pessoas usaram-nos para fugir durante a Guerra Fria ou para comunicar durante o Império Austro-Húngaro. Existem 14 quilómetros de túneis no total, mas a maior parte deles está fechada ao público. O melhor é inscrever-se numa visita guiada para explorar os seus segredos e perder-se nos bunkers do período comunista e descobrir os momentos mais negros da ditadura da Jugoslávia.
11. Fazer uma viagem aos arredores
Se está a planear passar alguns dias em Belgrado, não há desculpa para perder as maravilhosas viagens aos arredores. É uma óptima maneira de aproveitar ao máximo o seu tempo e orçamento. Pode ver o norte da Sérvia e a Sérvia ocidental a bordo de um comboio com anos de história, bem como explorar a magia do Vale do Danúbio.
Excursão ao Norte da Sérvia
Se fosse a si, reservaria uma viagem ao norte da Sérvia, a partir de Belgrado, para descobrir as maravilhas escondidas da área circundante. Poderá vislumbrar a Fortaleza de Petrovaradin, famosa pelos seus túneis subterrâneos.
Também testemunhará a beleza do Mosteiro de Krusedol e a história do refúgio natural no Parque Nacional de Fruska Gora. Normalmente, há várias paragens e , normalmente, incluem as entradas para as atracções e uma prova de vinhos.
Excursão ao Vale do Danúbio
O Danúbio é um rio espetacular que vale bem a pena ver durante a sua viagem a Belgrado. Não se limite a fazer um passeio de barco, vá mais longe e reserve uma excursão ao Vale do Danúbio. Desta forma, poderás apreciar os locais medievais circundantes e ver os famosos Portões de Ferro. Terá também tempo para explorar as jóias arqueológicas e mesolíticas de uma antiga civilização ribeirinha, preservadas no Museu Lepenski Vir.
Excursão de Comboio de Šargan
Embarque no comboio Šargan leva-o para a Sérvia Ocidental como você desfrutar de uma rota panorâmica através das montanhas. A bordo, você ouvirá a história do trem e aproveitará a experiência nas carruagens estreitas e retrô.
As paragens incluem a aldeia de Küstendorf, os miradouros da região e o rio Drina.