10 coisas para ver e fazer em Phuket em janeiro

janeiro é o mês em que a maior ilha da Tailândia oferece celebrações tradicionais e muitas actividades turísticas para desfrutar. Está pronto para a aventura?

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 11 minutos

10 coisas para ver e fazer em Phuket em janeiro

Conhecer Phuket | shankar s

Phuket é uma ilha tailandesa, considerada uma das maravilhas da Ásia continental. Há tantas coisas para fazer como tipos de viajantes. Por isso, durante a sua estadia em janeiro não terá de se preocupar, pois a diversão é garantida.

Durante este mês, as condições meteorológicas são bastante favoráveis: pouca chuva, muito sol e baixa humidade. Sem dúvida, uma das melhores alturas para visitar a ilha e descobrir as melhores coisas para fazer em Phuket. Por exemplo, celebrar o Ano Novo Chinês, comprar produtos da época no mercado tradicional, visitar a Caverna do Macaco e muito mais.

1. Celebrar o Ano Novo Chinês na ilha de Phuket

Ano Novo Chinês em Phuket| ©Jared Lucow
Ano Novo Chinês em Phuket| ©Jared Lucow

Se a sua viagem a Phuket coincidir com a segunda quinzena de janeiro, poderá desfrutar da celebração do Ano Novo Chinês na ilha. Faça parte de uma tradição milenar e desfrute de uma série de espectáculos culturais coloridos.

Esta celebração é muito popular na ilha, devido ao grande número de habitantes chineses que aí vivem. Para desfrutar dos eventos tradicionais do Ano Novo Chinês, basta dirigir-se às ruas, mercados e templos locais.

Por exemplo, alguns destinos incluem os seguintes:

  • Templo Jui Tui Shrine, um complexo budista do século XIV pertencente à comunidade chinesa. Aí, pode assistir à Dança do Dragão, acender paus de incenso para se purificar, ler a sua sorte para o ano seguinte e comer um lanche.
  • Cidade Velha de Phuket e Rua Bangla. Poderá assistir a actuações musicais de artistas de rua, a alguns desfiles tradicionais de dragões e leões, a um grande espetáculo de fogo de artifício e muito mais.

Para além disso, pode ir aos mercados locais à volta do Templo Wat-Chalong. Estes são normalmente um dos destinos de visita obrigatória em qualquer excursão gastronómica a Phuket e na celebração do Ano Novo. Pode experimentar alguns pratos tradicionais, como bolinhos de arroz, rolinhos primavera, noodles de longevidade, entre outros.

Reservar uma excursão gastronómica a Phuket

2. Tire as melhores fotografias da ilha de Phuket e aproveite ao máximo o céu limpo em janeiro

Conhecer Phuket| ©Earth-Bound Misfit, I
Conhecer Phuket| ©Earth-Bound Misfit, I

Se é um entusiasta da fotografia ou simplesmente quer captar grandes memórias da sua visita, deve saber que o céu limpo e as temperaturas moderadas de janeiro em Phuket são condições favoráveis para tirar fotografias fantásticas. Tudo o que tem de fazer é criar uma rota com os diferentes destinos turísticos da ilha, pegar na sua máquina fotográfica e partir.

Alguns dos locais mais fotogénicos da ilha que pode visitar são os seguintes:

  • A Cidade Velha de Phuket, que se destaca pela sua arquitetura sino-portuguesa, presente em edifícios, palácios e lojas. Um cenário pitoresco e animado, frequentado por dezenas de habitantes locais.
  • O complexo do templo Wat Chalong, que abriga jardins, pinturas de Buda, estátuas de ouro e muitas outras relíquias. É um dos templos budistas mais importantes da ilha.
  • O Grande Buda Maravija, cuja estrutura de mármore domina a paisagem da ilha.
  • O miradouro do Cabo Promthep, uma grande colina rochosa a cerca de 60 metros acima do nível do mar.

Depois desta aventura fotográfica na ilha, pode continuar com outras actividades do seu itinerário. Por exemplo, comprar bilhetes para um espetáculo no Simon Cabaret em Phuket, sendo esta última uma boa opção para incorporar entre as coisas a fazer em Phuket à noite.

Comprar bilhetes para o espetáculo Simon Cabaret

3. Visite o mercado tradicional em Phuket e compre produtos frescos da estação

Mercado Central| ©Jamie Monk
Mercado Central| ©Jamie Monk

Entre as coisas para ver e fazer em Phuket em 3 dias ou mais durante o mês de janeiro, pode incorporar uma visita ao Mercado Central da cidade. Aí encontrará uma grande variedade de produtos sazonais frescos trazidos todas as manhãs pelos agricultores e pescadores locais: frutas, legumes, especiarias, peixe, entre outros.

À chegada, pode começar a sua visita na área principal, que se encontra no interior do edifício. Ficará maravilhado com o cenário pitoresco, protagonizado por dezenas de bancas com frutos exóticos como o Keo Mangkon (fruta do dragão), o frang (goiaba), o longan (olho de dragão), o malacoo (papaia), o mamuang (manga), etc.

Verá também malaguetas e pasta de caril, muito utilizadas nas preparações tradicionais. E, na área do marisco, encontrará peixes como o carapau azul, a popular enguia, entre outros. Também encontrará alguns produtos exóticos, como cobras, formigas vermelhas, tarântulas, minhocas e muito mais.

O mercado está localizado no lado oeste da ilha, na Ranong Road (rua comercial). É um local muito frequentado por habitantes locais e turistas. De facto, se decidir participar numa aula de culinária tailandesa em Phuket em janeiro, irá certamente visitar este destino para comprar alguns ingredientes frescos e aprender sobre eles.

Reserve sua aula de culinária tailandesa

4. Passe pelas gelatarias de Phuket e refresque-se nos dias quentes de janeiro

Gelados em Phuket| ©jessica
Gelados em Phuket| ©jessica

Embora janeiro seja um dos meses mais frescos em Phuket, as temperaturas diárias continuam elevadas. Por isso, não custa nada fazer uma paragem pelo caminho para se refrescar. A melhor maneira de o fazer é numa das gelatarias da ilha.

Seja na Cidade Velha, na movimentada Phuket Road ou noutro local da ilha, encontrará uma grande variedade de gelatarias na ilha de Phuket. É o caso da Always Summer Coconut Icecream, da Lucky Scoops Phuket, da Samero's Icecream Paradise, da Manzoni Ice Cream, entre outras.

Em qualquer uma delas, pode aliviar o calor e deliciar o seu paladar com a variedade de sabores: arroz de manga, coco cremoso, avelã, chocolate, sésamo e muitos mais. Ideal se estiver em Phuket com crianças, pois elas, tal como você, ficarão maravilhadas com os sabores e as apresentações.

Além disso, terá a oportunidade de experimentar um café ou um chá gelado, consoante o seu gosto. Depois desta experiência refrescante, pode continuar com as suas actividades. Talvez se junte a uma das visitas guiadas à cidade de Phuket, faça compras ou compre bilhetes para o Aquaria Phuket para ver cerca de 25.000 criaturas aquáticas.

5. Participe num passeio de barco ao longo da costa de Phuket para ver o pôr do sol sobre o Mar de Andaman

Passeio de barco| ©Phuket@photographer.net
Passeio de barco| ©Phuket@photographer.net

A ilha de Phuket, em janeiro, oferece um pôr do sol maravilhosamente contrastante que não vai querer perder. Participe num passeio de barco ao longo da costa da ilha e pare no Cabo Promthep para ver uma dúzia de cores quentes a tingir o céu, graças à baixa pluviosidade e à cobertura de nuvens da estação.

Basta ligar a um serviço de cruzeiros para esta aventura cénica, que normalmente começa na marina da Baía de Ao Chalong. Aí, zarpará para Koh Hey, também chamada Ilha do Coral, onde terá uma vista panorâmica privilegiada: águas límpidas rodeadas de areia branca e vegetação luxuriante.

Passeará também pelo Cabo Promthep, onde fará uma paragem para ver o pôr do sol. Trata-se de um cabo com um cenário natural pitoresco, onde estará a cerca de 60 metros acima do nível do mar e desfrutará de uma vista mágica do oceano e do pôr do sol no horizonte, enquanto este cobre o mar com os seus últimos raios.

Quer planeie ficar 1 a 5 dias em Phuket ou mesmo mais tempo, esta aventura cénica ao longo da costa da ilha é uma atividade obrigatória durante o mês de janeiro. Depois de atracar no porto, pode continuar a diversão com actividades como um pub crawl de Phuket.

Informações úteis

  • Preço: O custo deste tipo de excursão é de aproximadamente 42 euros por pessoa.
  • Duração máxima de 4 horas.

Reservar um pub crawl em Phuket

6. Aproveite o clima de janeiro e faça uma viagem à Caverna dos Macacos com atividades complementares

Caverna do Macaco| ©pensivelaw1
Caverna do Macaco| ©pensivelaw1

As temperaturas de janeiro em Phuket são das mais frescas do ano na ilha. Por isso, fazer uma viagem à Monkey Cave neste mês é uma boa opção. Terá um encontro direto com a cultura budista, rafting e tirolesa.

Esta é uma das melhores viagens de um dia a partir de Phuket, permitindo-lhe afastar-se da agitação da ilha. Viajará de carro com um motorista-guia até à província de Phang Nga (cerca de 70 minutos). Apreciará também as paisagens pitorescas, lideradas por falésias calcárias.

Chegará ao Templo da Caverna Wat Tham Suwan Khuha, cujo interior forrado de estalactites alberga uma série de artefactos e esculturas budistas, incluindo um Buda dourado reclinado com 15 metros de comprimento. E, se tiveres sorte, poderás até apanhar um monge a meditar.

Depois, seguirás para Mueang Phang-nga, para saltares para a água para um emocionante rafting de 5 km. De seguida, fará um passeio de tirolesa de 150 metros de comprimento. Para terminar esta excursão à caverna dos macacos, rafting e tirolesa a partir de Phuket, dirija-se ao Parque Florestal Sa Nang Manora para um passeio ao ar livre e uma vista de um lago reservatório.

Informações úteis

  • Preço: o preço da excursão é de cerca de 45 euros por pessoa.
  • Duração aproximada de 10 horas.

Reservar uma excursão à gruta dos macacos com rafting e tirolesa

7. Experimente uma experiência off-road em Phuket e explore a ilha num buggy

Buggy em Phuket| ©Sharon Hahn Darlin
Buggy em Phuket| ©Sharon Hahn Darlin

Se gosta de aventuras todo -o-terreno, então um passeio de buggy pela ilha em janeiro é obrigatório. Desfrutará de um clima quente mas fresco, graças aos ventos de 9 quilómetros por hora que tendem a prevalecer durante este mês. Também não há risco de chuva. Sem dúvida, uma época perfeita para este tipo de atividade.

Este tipo de visita guiada a Phuket começa com um transfer do centro da ilha para o acampamento da empresa de buggy contratada. Aí, um instrutor explicar-lhe-á as regras básicas da condução de buggy e terá um breve período para praticar com o instrutor.

Em seguida, conduzirá atrás do guia, que o levará pelas estradas acidentadas da cadeia montanhosa que se estende até ao lado sul da ilha, em Laem Promthep. Estará rodeado de uma vegetação luxuriante e terá a oportunidade de desfrutar de uma vista privilegiada sobre a costa.

Informações úteis

  • Preço: o preço médio desta atividade é de cerca de 51 euros por pessoa.
  • Duração: aproximadamente 3 horas.

Reserve a melhor visita guiada em Phuket

8. Aproveite as águas quentes de Phuket para algumas actividades aquáticas

Praia de Phuket| ©OruNra OreO
Praia de Phuket| ©OruNra OreO

Em janeiro, o mar em Phuket costuma estar a uma média de 28°C, pelo que poderá desfrutar de águas quentes e agradáveis. Aproveite esta condição nas praias da ilha e experimente alguns desportos aquáticos.

Para esta aventura, terá várias opções no que diz respeito a praias. Só tem de escolher a que melhor se adapta às suas necessidades. Algumas delas podem ser as seguintes:

  • Patong Beach, com uma extensão aproximada de 3,5 quilómetros de areia branca, onde se pode deitar e apreciar a vista e mergulhar nas suas águas transparentes.
  • A praia de Karon, onde se encontram cerca de 2,5 quilómetros de areia fina. É possível nadar, alugar jet skis, etc.
  • A praia de Kata, com as melhores ondas da ilha para a prática de surf, windsurf e vela.
  • Apraia de Panwa, que se destaca pelas suas águas cristalinas e pouco profundas, ideais para a prática de snorkelling.

Saiba que em cada praia encontrará locais onde poderá alugar o equipamento necessário para cada prática. De facto, se desejar, pode contratar o serviço de um instrutor profissional, que lhe ensinará a conduzir uma mota de água, as regras de segurança para a prática de windsurf, surf e outros desportos.

Além disso, se o seu itinerário não for muito apertado, também pode participar numa excursão de 3 dias de certificação PADI Open Water Diver Certification a partir de Phuket. Poderá melhorar a sua experiência subaquática e explorar mais profundamente a vida marinha.

Reserve uma excursão de Certificação de Mergulhador de Águas Abertas PADI de 3 dias

9. Surpreenda-se com as exposições de realidade aumentada no Trick Eye Museum

Museu Trick Eye| ©legros patrick
Museu Trick Eye| ©legros patrick

Apesar de ser um dos meses mais frescos do ano, janeiro em Phuket ainda é um pouco quente. Como tal, é possível que não queira passar o dia inteiro ao sol a fazer actividades ao ar livre. Neste sentido, o Trick Eye Museum é uma boa opção para incorporar no seu itinerário.

Este museu inovador está localizado no centro comercial Central Phuket Floresta. Aí, poderá desfrutar de uma série de exposições compostas por fotografias e vídeos de realidade aumentada.

Terá a oportunidade de se sentar num penhasco de gelo ao lado de um urso polar ou de ficar cara a cara com um dragão marinho que cospe fogo. Também podes entrar no País das Maravilhas com a Alice, nadar com baleias e tubarões, entre outras aventuras.

Informações úteis

  • Preço: cerca de 10€ por pessoa.
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 10:30h às 18:00h.

10. Aproveite a época turística moderada de janeiro e assista ao espetáculo de teatro Siam Niramit em Phuket

Siam Niramit em Phuket| ©thailer derden
Siam Niramit em Phuket| ©thailer derden

janeiro pode não ser um mês de baixa temporada na ilha, mas é uma época de turismo moder ado. Aproveite esta tendência anual para assistir ao espetáculo de teatro Siam Niramit, evitando as longas filas de espera nas bilheteiras.

Este grupo de artes performativas situa-se a cerca de 15 minutos de carro do centro de Phuket. O espetáculo conta a história da Tailândia (cultura, religião, arte) através de uma encenação espantosa com uma duração de cerca de 80 minutos.

Verá cerca de 100 artistas em palco, acompanhados por uma banda sonora, luzes, efeitos especiais e mais de 80 cenários. Ficará maravilhado com os mais de 500 trajes utilizados pelos actores para realizar as caracterizações. Sentirá que a história ganhou vida e que faz parte dela.

Informações úteis

  • Preço: o custo do espetáculo é de cerca de 40 euros por pessoa.
  • Horário: O espetáculo decorre geralmente entre as 20h30 e as 21h50, de quarta a segunda-feira.

Temperaturas em Phuket em janeiro

Ruas de Phuket| ©Phil Whitehouse
Ruas de Phuket| ©Phil Whitehouse

As temperaturas em Phuket durante o mês de janeiro tendem a variar entre uma mínima média de 24ºC e uma máxima média de 33ºC. Este é um mês com uma baixa percentagem de humidade e cerca de 30 milímetros de precipitação, o que corresponde a aproximadamente quatro dias de chuva.

Por outro lado, há a temperatura da água do mar de Phuket, que geralmente varia entre 27ºC e 28ºC. Certamente não encontrará um mar frio, mas é uma temperatura agradável para o mergulho e alguns desportos aquáticos.

O que levar na mala para uma visita a Phuket em janeiro?

Bagagem| ©JamesDeMeyer
Bagagem| ©JamesDeMeyer

Se está a pensar no que levar na mala para uma viagem a Phuket em janeiro, a primeira coisa a ter em conta é que se trata de um local um pouco quente. Por isso, é essencial levar roupa de tecidos leves e respiráveis: calções, vestidos, t-shirts com mangas curtas ou sem elas.

Leve também um protetor solar de alta cobertura, repelente de mosquitos, óculos de sol, chapéu, boné, entre outros acessórios. Não se esqueça de levar roupa de montanha e um casaco leve. Isto, se planear fazer uma excursão. Por exemplo, pode comprar bilhetes para o santuário de elefantes em Phuket, entre outras opções.

Comprar bilhetes para o santuário de elefantes