Melhores coisas para fazer em Taipei
Taipé é uma festa para os sentidos! Saboreie dumplings fumegantes, perca a noção do tempo nos seus mercados e deixe-se envolver pela magia da sua cultura e história.
Bem-vindo à capital de Taiwan, onde uma das culturas mais ricas do mundo espera por si! As suas ruas são um cruzamento de vida moderna e de tradições, onde a herança chinesa e japonesa é palpável.
Para o descobrir por si próprio, deverá perder-se nos seus templos e mercados tradicionais. Tesouros escondidos como plantações de chá, montanhas vulcânicas, cascatas e parques nacionais esperam por si nos arredores. Do tofu fedorento (só para os corajosos) ao irresistível Xiao Long Bao, diria mesmo que a comida é outro dos seus pontos fortes. Aqui está um guia das visitas obrigatórias em Taipei.
1. Visitar o Templo Longshan
As cidades asiáticas são famosas pelos seus templos e em Taiwan existem mais de 1.200. De facto, passeando pelo distrito de Wanhua pode descobrir a beleza e a rica história do Templo Longshan, um dos mais antigos e importantes templos de Taipé.
Utilizado principalmente para venerar o Buda Guanshiyin, mas também há cultos para cerca de 165 divindades taoístas e budistas, tem vários níveis e é primorosamente decorado comesculturas de figuras mitológicas, portas em alto-relevo e salas de culto com lâmpadas tradicionais. Todos os dias se assiste a rituais e cerimónias religiosas e é comum ver os crentes a acender incenso ou a levar oferendas.
Há também rituais de purificação e a Dança do Leão, reservada para ocasiões especiais como o Ano Novo Chinês ou o Festival dos Fantasmas. Para além disso, o nome do templo traduz-se por "o Dragão da Montanha" e muitas pessoas vêm aqui rezar, pois está associado a vários milagres. O mais famoso é a estátua do espírito de Yuelao que concede milagres de amor.
Se quiser saber mais sobre a história do templo, pode reservar uma visita guiada a Taipé.
É uma experiência completa que permite combinar a visita com o Memorial de Chiang Kai-shek, o Grand Hotel e o Museu da Casa de Lin An Tai.
2. Passeio pela Rua Dihua
Taipei é uma cidade vibrante e colorida, e a prova disso é a Dihua Street, uma rua comercial que está ativa desde o século XIX. Ao longo da rua, encontrará lojas decoradas com lanternas vermelhas, faixas e letreiros coloridos que vendem produtos tradicionais de Taiwan, tais como medicamentos à base de plantas, recordações e bugigangas.
Aqui verá as mais belas e pitorescas casas de chá de Taipé, bem como uma variedade de bancas de rua que enchem o ar de aromas sedutores.
O prato mais popular aqui é o Zongzi (sacos de arroz glutinoso), embora haja uma variedade de petiscos fritos à disposição. Ao cair da noite, pode passear pelas lojas pouco iluminadas e desfrutar da atmosfera acolhedora e enigmática. Em alguns recantos, realizam-serituais culturais em honra dos antepassados, impregnando a atmosfera de incenso e oferendas.
Durante o Ano Novo Lunar, tudo se torna ainda mais vibrante, transformando a rua num local repleto de actividades culturais e decorações tradicionais. Os seus edifícios coloniais transportá-lo-ão para os anos 1850 e poderá ver maravilhas como o Templo Xiahai Chenghuang. Se quiser descobrir os segredos desta rua com umguia profissional, convido-o a reservar uma visita privada a Taipé.
Este tipo de experiência é muitas vezes personalizável e permite-lhe tirar partido de outras atracções turísticas.
3. Provar a melhor comida taiwanesa
A cozinha oriental, especialmente a de Taipé, é muito apelativa pela sua fusão de elementos japoneses, chineses e locais. O marisco e os produtos de alta qualidade predominam, pelo que pode esperar pratos coloridos e saborosos. A maioria das receitas são cozinhadas a vapor, salteadas, fritas ou marinadas em molhos agridoces, o que confere um sabor especial a cada preparação.
Reservar uma excursão gastronómica em Taipé é uma excelente forma de visitar os melhores locais com um guia turístico e participar numa degustação bastante completa. Pode fazer uma paragem:
- Mercado de Dongmen, considerado uma paragem de comida tradicional na cidade.
- Mercado de Tamsui Zhongzheng, o melhor lugar para experimentar sushi e bolinhas de peixe.
Comer é, sem dúvida, uma das melhores coisas de viajar e, em Taipé, terá uma experiência gastronómica fantástica, a única condição é deixar-se surpreender!
4. Andar de bicicleta por Ximending e Bopiliao
Andar de bicicleta pelas ruas de Taipé é uma atividade a não perder. Encontrará uma cidade amiga dos turistas, bem sinalizada e com ciclovias para se deslocar confortavelmente.
Se tenciona visitar Ximending, recomendo que reserve um passeio de bicicleta por Taipé, pois é o bairro mais caótico, daí ser conhecido como a Harajuku da capital. É mais fácil andar de bicicleta para evitar o trânsito e as multidões, e é mais agradável quando alguém explica o contexto por detrás de cada paragem.
Este bairro é o paraíso das compras, com marcas internacionais, espaços de cultura pop, ruas de graffiti e espectáculos de rua à sua espera. Bopiliao fica perto de Ximending, permitindo-lhe combinar uma visita a ambos os bairros.
A arquitetura tradicional predomina aqui e é comum encontrar edifícios do período colonial japonês. Se continuar a pedalar, pode perder-se entre os mercados tradicionais de Taipé e visitar monumentos como o Memorial Chiang Kai-shek e o Templo Longshan. É claro que hátrilhos de aventura cénicos recomendados para cada extremo, desde o Parque Daan até ao Rio Tamsui.
5. Faça uma aula de Xiao Long Bao
Se há um lugar para aprender a cozinhar, é sem dúvida Taipé, onde a cozinha faz as delícias dos visitantes. Não é necessária qualquer experiência, pois a hospitalidade taiwanesa recebê-lo-á numa sala acolhedora, onde um chefe lhe explicará passo a passo.
Existem diferentes propostas, mas a maioria das pessoas aproveita a oportunidade para reservar uma aula de Xiao Long Bao. Xiao Long Bao é umavariação dos bolinhos chineses cozinhados a vapor, que teve origem em Xangai durante o século XIX.
Difere na medida em que a massa é mais fina, tem variantes vegetarianas e de marisco, bem como um suculento recheio à base de geleia.
Também aprenderá a preparar o delicioso recheio e a utilizar um vaporizador de bambu. É claro que não pode perder ossegredos da salada de pepino à moda de Taiwan, cujo sabor distinto provém do facto de ser amassado e preparado num molho agridoce. Para adoçar o paladar, prepara-se o famoso bubble tea, que se bebe frio com leite, gelo e pequenas pérolas de tapioca. O melhor desta experiência é que, no final, comerá todos os preparados feitos pelas suas próprias mãos.
6. Escalar o Taipei 101
Se quiser conhecer Taipé de cima, não deixe de reservar tempo para visitar o Taipei 101 Este icónico arranha-céus oferece dois miradouros panorâmicos de cortar a respiração. No 89º andar, espera-o uma plataforma de observação interior com grandes janelas que oferecem vistas espectaculares da cidade.
Mas se se atrever a enfrentar a vertigem, dirija-se ao 91º andar, onde pode caminhar numa plataforma ao ar livre e desfrutar de vistas de 360º a uma altura de 400 metros.Foi o****edifício mais alto do mundo entre 2004 e 2007 e é famoso pelo seu sistema de proteção anti-sísmica. Especificamente, funciona com um amortecedor de massa entre o 87º e o 92º andares que, em caso de ventos ou terramotos, oscila para a frente e para trás para proteger a estrutura.
A partir do observatório, é possível apreciá-lo melhor e conhecer em pormenor a sua história, embora a sua peculiar forma de acordeão não passe despercebida quando se caminha pelas ruas de Taipé. Não é preciso preocupar-se com vertigens ou subir escadas! O edifício tem um elevador queo levará até ao 89º andar em apenas 37 segundos. Além disso, se estiveres à procura de bons restaurantes ou de compras, aproveita o imperdível centro comercial com opções de luxo nos pisos inferiores.
7. Não perca a troca da guarda no Chiang Kai-Shek Memorial Hall
Outra visita memorável é o Chiang Kai-Shek Memorial Hall, dedicado à memória do antigo presidente chinês Chiang Kai-Shek.
Se procura abundância e boa sorte, este salão é o local onde pode recarregar as suas baterias, pois acredita-se que o seu telhado octogonal azul proporciona bênçãos ao edifício e a quem o visita. Prepare-se parasubir 89 degraus que representam a idade do presidente antes de morrer, embora pareça muito, garanto-lhe que vale a pena. A principal atração é a troca da guarda, que tem lugar de hora a hora, das 9 às 17 horas. Anteriormente, tinha lugar no interior do salão e incluía uma vénia à escultura de Chiang Kai-shek.
No entanto, na sequência de uma lei que proíbe o culto da autoridade e o culto da personalidade, foi transferida para a Democracy Boulevard, em frente ao edifício. Chegue cedo para conseguir um bom lugar e tome precauções durante o verão, pois os espectáculos sob o sol podem ser cansativos.
Durante a cerimónia, pode observar os guardas nos seus uniformes oficiais e admirar a atmosfera solene enquanto rodam as suas posições. Preste atenção aos seus movimentos coreografados e à deposição das armas. No interior, pode também visitar os seus espaços culturais, incluindo o Teatro Nacional e a Sala Nacional de Concertos.
8. Fazer uma visita guiada ao mercado noturno
Em Taipé, não deixe de provar o famoso tofu malcheiroso, considerado um petisco apenas para os corajosos. É fermentado em salmoura durante meses, dando-lhe um cheiro particular que se assemelha a meias sujas. Parece assustador, mas prometo-vos que, em comparação, o sabor é bastante leve e agradável, com uma textura estaladiça e provocante. É um pouco popular, especialmente em mercados noturnos como:
- O Mercado Noturno de Shilin é o mais popular para se deliciar com comida de rua, sendo as estrelas os dumplings e o tofu malcheiroso. Aqui, todas as bancas competem para oferecer os melhores preços e o tofu mais malcheiroso.
- O Mercado Noturno de Raohe é o local ideal para provar petiscos curiosos, como carne de cobra e sopa de panquecas!
- O Mercado Noturno de Ningxia fica no coração de Taipé e é conhecido pela sua atmosfera movimentada e colorida e pelas bancas que oferecem panquecas de ostra, bolo de taro e arroz de pernil de porco.
9. Dar uma volta no teleférico de Maokong
Para um passeio emocionante e intenso, apanhe o Teleférico de Maokong ou a Gôndola de Taipei. Este circuito liga a cidade às montanhas e, à medida que se sobe, as vistas panorâmicas tornam-se mais impressionantes. A distância total é de 4 quilómetros e demora normalmente entre 20 e 30 minutos a ser percorrida.
Tem duas paragens intermédias que ligam ao sul do jardim zoológico e ao Templo de Zhinan. Pode subir ou descer em qualquer uma das estações disponíveis e atétirar partido de um trilho para caminhadas. Se gosta de vegetação luxuriante e de um plano deste género, pode também visitar a Montanha do Elefante. Não está ligada por teleférico, mas é fácil lá chegar a partir da estação MRT de Xiangshan. Vale a pena para um passeio discreto para ver Taipei 101 de cima.
10. Fuja para o norte de Taipé
Embora as zonas movimentadas de Taipé sejam inesquecíveis, também vale a pena explorar o lado mais selvagem da capital.
No norte, a antiga cidade mineira de Chiufen, que convida a perder-se em ruelas e casas de chá, merece uma visita ao Parque Geológico de Yehliu, que encanta com vistas para o oceano e formações rochosas que impressionam de perto. Já imaginou ver uma cidade construída sobre uma linha férrea? No norte, é possível passear por Shifen e descobrir o seu passado, quando era o ponto de partida para os minerais do país. Também é bem-vindo à Cascata de Shifen, conhecida como as Cataratas do Niágara de Taiwan devido à sua impressionante queda de água.
Se fosse a si, aproveitaria a oportunidade para reservar uma visita guiada a norte de Taipé, para não ter de se preocupar com a organização ou com os transferes. Se reservar a experiência com antecedência, pode ser-lhe oferecida a possibilidade de acrescentar uma visita ao Parque Nacional de Yehliu, Houtong ou Yangmingshan.
11. Ver a vida para além de Taipé
Para além do norte da cidade, existem outras escapadelas maravilhosas que o põem em contacto com a diversidade da capital. Dos vulcões às zonas costeiras, a diversão parece não ter fim - deixe-me contar-lhe mais!
Excursão ao vulcão Yangmingshan
Ao reservar uma viagem ao vulcão Yangmingshan, provavelmente começará no miradouro Xiaoyoukeng, que tem vista para a cidade a 805 metros acima do nível do mar, bem como para as poderosas fumarolas que rodeiam as montanhas e o lago Menghuan. Além disso, passará pela rota circular de Qingtiangang, ideal para caminhadas de baixa intensidade. Os caminhantes mais corajosos escalam o pico mais alto de Taiwan, conhecido como o Monte das Sete Estrelas, onde existe um vulcão adormecido.
Excursão à costa de Keelung
Se quiser apanhar uma lufada de ar fresco, pode considerar reservar uma viagem à Costa de Keelung- bem-vindo à Cidade das Chuvas! Tem esta alcunha porque é muito comum coincidir com dias de chuva devido à elevada pluviosidade na zona.
Para nadar e fazer snorkeling, a famosa praia de Dawulun e um passeio ao longo do colorido porto de Zhengbin esperam-no. Estas experiências fazem frequentemente um desvio para visitar algumas das atracções do interior de Taipé, como a rua Dihua e o Museu do Palácio Nacional, quealberga 5.000 anos de história. Outras paragens incluem a Yongkang Food Street, onde os turistas param para comer panquecas de batata-doce ou de chalota.
E se gostaria de ver o Santuário dos Mártires de Taipé, esta pode ser a sua oportunidade. Fica no topo de uma colina e é um testemunho da arquitetura da dinastia Ming. Ou porque não ir ao Templo de Bao'An, que se destaca pelo seu espetacular pagode vermelho.
12. Perca-se nas plantações de chá da aldeia de Pinglin
A cultura do chá está no ADN de Taipé e se quiser descobrir os seus segredos, deve visitar as plantações de Pinglin, uma região de cultivo de chá por excelência.
Para lá chegar, é necessário apanhar o autocarro na estação MRT Muzha, a viagem demora cerca de 30 minutos. O cháOolong é aqui produzido e esperam-no anedotas interessantes durante a visita, narrada por um habitante local especialista na matéria.
Rodeado pelas montanhas, poderá participar no processo de cultivo, colher folhas de chá e aprender a prepará-lo. A experiência é normalmenteacompanhada por deliciosas sobremesas feitas com este ingrediente local, como bolos de arroz de chá e noodles de óleo de chá.