O que ver e fazer na Cidade do Cabo em 5 dias

Cinco dias na capital legislativa da África do Sul, a Cidade do Cabo, serão suficientes para descobrir os destinos imperdíveis - eis como organizar o calendário do seu itinerário!

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 12 minutos

O que ver e fazer na Cidade do Cabo em 5 dias

Boulders |©Nomads Nature Photography

A Cidade do Cabo, conhecida como a capital legislativa da África do Sul, é um local com uma vasta gama de destinos turísticos e actividades para desfrutar. A Cidade do Cabo é um local com uma grande variedade de destinos turísticos e actividades.

Além disso, no centro da cidade, descobrirá vários monumentos, museus e edifícios históricos. Pode dar umpasseio pelo centro histórico e visitar a Praça Greenmarket, a Igreja de São Jorge, entre outros. Desfrute de um passeio de vinho nas aldeias de Stellenbosch e Franschhoek, e explore as atracções do V&A Waterfront. Além disso, entre as melhores coisas para ver e fazer na Cidade do Cabo, terá a opção de visitar o Parque Nacional da Montanha da Mesa, o Cabo da Boa Esperança e outras áreas selvagens.

Dia 1: Descubra o centro histórico da Cidade do Cabo

Catedral de São Jorge, Cidade do Cabo, Nave|©Gerry Lynch/林奇格里
Catedral de São Jorge, Cidade do Cabo, Nave|©Gerry Lynch/林奇格里

Após o seu transporte do aeroporto da Cidade do Cabo para o centro da cidade, começará o seu itinerário descobrindo a cidade velha da capital sul-africana. Encontrará locais fascinantes como a Praça Greenmarket, a Igreja de São Jorge, a Câmara Municipal, a Garden Company, o Castelo da Boa Esperança e o Museu Iziko da África do Sul.

Praça Greenmarket

A primeira paragem do dia é a Praça Greenmarket, construída em 1696 e considerada uma das praças mais antigas da Cidade do Cabo.

Ao caminhar pelas ruas pedonais desta praça, sozinho ou com uma visita guiada à Cidade do Cabo, irá deparar-se com um mercado pitoresco, onde pode comprar lembranças, moda, artesanato, jóias e muito mais . O local está também repleto de cafés, restaurantes e bares onde pode provar a cozinha local e internacional.

  • Preço: entrada livre.
  • Horário de funcionamento: o mercado está aberto todos os dias das 9:00 às 16:00.

Reservar uma visita guiada à Cidade do Cabo

Igreja de São Jorge

A partir da Greenmarket Square, caminhe cerca de 5 minutos em direção ao St Georges Mall e encontrará a Igreja de São Jorge.

George's Church. Trata-se de um edifício neo-gótico representativo, onde Mandela fez o seu primeiro discurso após a sua libertação da prisão. Oexterior da igreja apresenta uma fachada de arenito e uma torre de 40 metros de altura. No interior, por sua vez, pode ver uma série de vitrais que narram passagens da Bíblia, arcos altos e um órgão antigo com 4.000 tubos.

  • Preço: entrada livre.
  • Horário de funcionamento: 9:00 às 16:30 (de segunda a sexta-feira), 9:00 às 12:30 (sábado), 8:00 às 12:30 e 5:00 às 19:00 (domingo).

A Câmara Municipal

O próximo destino é a Câmara Municipal.

Este edifício, utilizado como sede do governo local, é um verdadeiro exemplo da arquitetura eduardiana, digno de ser visto por dentro e por fora. Ficará surpreendido com a suafachada de cerca de quatro quarteirões de comprimento, construída inteiramente em arenito Paar. O edifício também é notável pela sua torre do relógio e pelo pano de fundo da Table Mountain.

  • Preço: O preço médio de entrada é de 9 euros por pessoa.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira (8h-16h) e visitas guiadas de segunda a sexta-feira (10h-2h).

Os jardins da empresa

Para chegar à próxima atração, terá de caminhar cerca de 550 metros a partir da Câmara Municipal em direção a Longmarket St e Adderley St. Isto levá-lo-á aos Jardins da Companhia, estabelecidos pelos holandeses na Cidade do Cabo em 1652. Neste pequeno oásis estará rodeado deplantas exuberantes, flores pitorescas e algumas estátuas. Pode passear pelos caminhos e sentar-se nos bancos para apreciar a paisagem. Não perca também o jardim dos sentidos, concebido para os deficientes visuais .

  • Preço: entrada livre.
  • Horário de abertura: das 7:00 às 19:00 (todos os dias).

Castelo de Buena Esperanza

A fortificação do século XVII conhecida como o Castelo da Boa Esperança é o próximo destino a visitar no seu primeiro dia na Cidade do Cabo.

Terá de caminhar cerca de 11 minutos desde os Company's Gardens seguindo Darling St. Este antigo castelo colonial é imperdível. De facto, é muitas vezes incorporado na rota dos passeios de bicicleta da Cidade do Cabo. Aqui verá as masmorras e caminhará ao longo das muralhas. Também pode assistir à troca da guarda e apreciar as exposições no Museu Militar Iziko.

  • Preço: cerca de 12 euros por pessoa.
  • Horário de funcionamento: diariamente das 09:00 às 17:00.

Reservar um passeio de bicicleta na Cidade do Cabo

Dia 2: Excursão às Adegas de Stellenbosch e Franschhoek

Franschhoek|©Gerry Lynch/林奇格里
Franschhoek|©Gerry Lynch/林奇格里

O objetivo do dia 2 na Cidade do Cabo é visitar as aldeias vinícolas de Stellenbosch e Franschhoek para descobrir a cultura vinícola sul-africana nas suas adegas.

Aldeia de Stellenbosch

A viagem do dia começa com uma viagem de aproximadamente 45 minutos do centro da Cidade do Cabo até à cidade de Stellenbosch.

Esta é uma cidade com um cenário pitoresco, dado pelas suas vinhas, que se estendem por quilómetros de terra. Nesta cidade encontrarádezenas de adegas familiares, sendo algumas delas as seguintes:

  • A Adega Lanzerac, conhecida por ter sido a primeira a produzir o vinho tradicional da África do Sul, o Pinotage. Aí, terá a oportunidade de provar vinhos, queijos e chocolates artesanais.
  • Hidden Valley Winery, localizada a 26 minutos de distância da vinícola anterior. Para além das provas guiadas, esta adega oferece zonas de piquenique, trilhos paisagísticos nas vinhas e um restaurante.

A aldeia de Franschhoek

Para continuar nesta rota do vinho para Stellenbosch e Franschhoek a partir da Cidade do Cabo, terá de conduzir cerca de 45 minutos até à segunda aldeia vinícola.

Esta é Franschhoek, fundada em 1688 e caracterizada pela sua paisagem montanhosa, florestas exuberantes e vinhas pitorescas. Encontrará mais de 60 adegas à sua disposição. Por exemplo, uma adega popular é aChamonix Wine Farm, a 12 minutos de carro do centro de Franschhoek. Aí, poderá provar vinhos de qualidade superior e delícias gastronómicas, rodeado por uma natureza intocada .

Participe de um tour de vinhos por Stellenbosch e Franschhoek

Dia 3: Passe um dia explorando o V&A Waterfront

Cidade do Cabo-VandA-Waterfront|©Via Volunteers
Cidade do Cabo-VandA-Waterfront|©Via Volunteers

Este dia será passado a explorar o complexo de entretenimento V&A Waterfront da Cidade do Cabo e a desfrutar das suas atracções. Por exemplo, o Two Oceans Aquarium, o Nelson Mandela Gateway, o ClockTower Park e a Robben Island.

Aquário dos Dois Oceanos

A sua excursão de 3 dias na Cidade do Cabo continua no Two Oceans Aquarium no V&A Waterfront, a cerca de 12 minutos do centro da Cidade do Cabo.

Com ingressos para o Two Oceans Aquarium na Cidade do Cabo, você terá acesso a todas as áreas, como a floresta de algas e o tanque de predadores com vários tubarões . Poderá também observar animais do Oceano Atlântico (peixes, raias, tartarugas, etc.) e do Oceano Índico (corais, invertebrados, peixes tropicais, etc.).

  • Preço: cerca de 9 euros por pessoa.
  • Duração: das 9:00 às 17:00 horas.

A Porta de Nelson Mandela

A próxima paragem é o Nelson Mandela Gateway, a cerca de 6 minutos de carro pela Dock Rd.

Este é um memorial à memória do antigo presidente sul-africano, filantropo e ativista, Nelson Rolihlahla Mandela. No museu, descobrirátudo sobre a vida de Mandela e a história da África do Sul. Tudo isto através de uma série de exposições permanentes. Existe também um restaurante com cozinha local e internacional.

  • Preço: entrada gratuita.
  • Horário de funcionamento: 9:00 às 17:00 (diariamente).

Parque da Torre do Relógio

A 12 minutos a pé do destino anterior, encontra-se o Parque da Torre do Relógio. Trata-se de um pequeno espaço com zonas verdes e uma torre de relógio com um caraterístico estilo gótico vitoriano, construída em 1882.

É também palco de constantes espectáculos culturais, podendo sentar-se nos bancos deste parque, relaxar, respirar ar puro e contemplar a envolvente. De um lado, a torre com as suas atractivas janelas de vidro que a rodeiam e o relógio antigo. Entretanto, no horizonte, vê-se a famosa Robben Island e a imensidão do Oceano Atlântico.

  • Preço: entrada gratuita.
  • Horário de funcionamento: aberto 24 horas.

Ilha Robben

Do ClockTower Park são cerca de 19 minutos a pé ou 5 minutos de carro até ao porto. Lá, você embarcará numa balsa e navegará por aproximadamente 30 minutos até Robben Island. Este local foi ocupado como prisão durante 300 anos.

Também pode participar numa excursão a Robben Island e Long Walk to Freedom a partir da Cidade do Cabo. Quando chegar à ilha, agora ummuseu e Património Mundial da UNESCO, pode fazer uma visita guiada para descobrir a história da ilha e a luta contra o apartheid. Entre outras coisas, verá a cela onde Nelson Mandela e outras personalidades, como Walter Sisulu, foram mantidos em cativeiro.

  • Preço: A entrada em Robben Island custa a partir de 24 euros por pessoa.
  • Horário de abertura: O horário de visita depende da partida do ferry. Das 09:00 às 11:00 e das 13:00 às 15:00 (partida do ferry) e das 10:30 às 12:30 e das 14:30 às 16:30 (regresso do ferry).

Reserve uma excursão a Robben Island e Long Walk to Freedom

Dia 4 - Parque Nacional de Table Mountain, Boulder Beach e Sea Point Boardwalk

Vista da Table Mountain|©soomness
Vista da Table Mountain|©soomness

A aventura na Cidade do Cabo continua neste dia no Parque Nacional da Montanha da Mesa, na Praia de Boulders e no Sea Point Boardwalk.

Parque Nacional da Montanha da Mesa

Neste parque, encontrará trilhos para caminhadas e ciclismo. Também será possível ver a bela flora e fauna nativas. A melhor maneira de chegar à entrada da reserva é de carro a partir do centro da cidade, uma viagem de 15 minutos.

No entanto, também tem a opção de fazer uma experiência guiada que incorpore este destino, tal como uma excursão à Península do Cabo e à colónia de pinguins a partir da Cidade do Cabo. Uma vez no parque, pode dar umpasseio ao longo da rota do Desfiladeiro Platteklip, que oferece várias vistas panorâmicas da Montanha da Mesa; subir à parte mais alta da montanha de teleférico e obter uma vista panorâmica de cortar a respiração do local ao longo do caminho. Pode também praticar escalada, fazer um piquenique, entre outras coisas .

  • Preço: a entrada no parque custa 6 euros por pessoa (aprox.).
  • Horário de funcionamento: as trilhas do parque costumam ficar abertas das 5:00 às 20:00. O teleférico funciona das 8:00 às 18:00 horas.

Reservar uma excursão à Península do Cabo e à Colónia de Pinguins

Praia de Boulders

Depois de passar parte do dia no Parque Nacional de Table Mountain, pode conduzir cerca de 15 minutos até à próxima paragem, Boulders Beach. Esta praia é famosa por ser o lar de uma colónia de pinguins africanos.

Durante esta visita, terá a oportunidade de nadar nas águas calmas e azuis desta praia protegida pela baía, ideal se estiver na Cidade do Cabo com crianças. Também pode deitar-se na areia fina e relaxar enquanto desfruta do sol, caminhar ao longo de um passadiço que serpenteia ao longo da praia e oferece uma boa vista dos arredores. Também pode chegar aqui de várias maneiras, incluindo uma viagem a Cape Point e Boulders Beach a partir da Cidade do Cabo.

  • Preço: O acesso à praia custa em média 11 euros por pessoa.
  • Horário de funcionamento: das 8:00 às 17:00 (aprox.).

Reservar uma excursão a Cape Point e Boulders Beach

Calçadão de Sea Point

Uma vez terminada a sua aventura em Boulders Beach, pode regressar ao centro da cidade e descobrir o cenário mágico da Cidade do Cabo à noite

No passeio marítimo de Sea Point , pode desfrutar da atmosfera animada e caminhar ao longo do passeio enquanto aprecia a paisagem: a vastidão do Oceano Atlântico, as luzes da cidade, a imponente Table Mountain ao longe. Também pode jantar e beber num dos muitos restaurantes e bares espalhados pelo caminho.

Dia 5: Cabo da Boa Esperança, Hout Bay e Jardim Botânico Nacional de Kirstenbosch

Cabo da Boa Esperança África do Sul|©Mauro Astolfi
Cabo da Boa Esperança África do Sul|©Mauro Astolfi

Neste último dia na Cidade do Cabo, o Cabo da Boa Esperança, Hout Bay e o Jardim Botânico Nacional de Kirstenbosch são alguns dos destinos naturais mais bonitos e historicamente significativos da África do Sul .

Cabo da Boa Esperança

O dia começa com uma viagem de cerca de 80 minutos do centro da Cidade do Cabo até ao icónico Cabo da Boa Esperança.

Este é um local de grande importância geográfica, uma vez que marca um ponto a sul do continente africano, bem como oferece uma série de actividades ao ar livre. Há uma série de destinos que pode visitar na suavisita ao Cabo da Boa Esperança a partir da Cidade do Cabo:

  • O Farol de Cape Point, com uma vista privilegiada sobre o Oceano Atlântico.
  • Os trilhos no topo das falésias, ideais para um passeio e uma lufada de ar fresco.
  • A Reserva Natural do Cabo da Boa Esperança, onde encontrará avestruzes, antílopes, zebras e muito mais.

Reserve uma excursão ao Cabo da Boa Esperança

Baía de Hout

A rota deste quinto dia de descoberta da Cidade do Cabo continua em Hout Bay, a exatamente 60 minutos de carro do Cabo da Boa Esperança.

Este é um destino com paisagens escarpadas deslumbrantes , praias imaculadas e uma grande colónia de focas. Pode visitar oMercado de Harbour Bay para comprar artesanato, lembranças, produtos frescos e provar a cozinha local. Também pode fazer um passeio de bicicleta pelos trilhos montanhosos que rodeiam a baía e depois navegar pelas águas para ver focas ou mergulhar com os leões-marinhos em Hout Bay.

Jardim Botânico Nacional de Kirstenbosch

O último destino do dia é o Jardim Botânico Nacional de Kirstenbosch, que fica a cerca de 17 minutos de carro do destino anterior.

É um destino muito popular devido à sua beleza e diversidade natural. Durante a visita, verá cerca de7.000 espécies de plantas da África Austral: flores selvagens, árvores prateadas, etc. Além disso, pode relaxar e ligar-se à natureza enquanto passeia pelas florestas de fetos, pela zona de cicadáceas e pelos diferentes jardins.

  • Preço: cerca de 12 euros por pessoa.
  • Horário de funcionamento: diariamente de abril a agosto (8:00 às 18:00) e de setembro a março (8:00 às 19:00).

Mercado ao ar livre do antigo moinho de biscoitos

No final da sua experiência no Jardim Botânico Nacional de Kirstenboschlos, se o seu itinerário o permitir, pode visitar o mercado do Antigo Moinho de Biscoitos antes de regressar ao hotel para recolher as suas malas e fazer o transporte para o aeroporto.

Este mercado fica a cerca de 12 minutos do destino acima referido e a cerca de 7 minutos do centro da cidade. No mercado encontrará bancas comartesanato, flores, moda e muito mais. Terá a oportunidade de comprar algumas recordações da sua viagem. Além disso, pode desfrutar da deliciosa cozinha local e de algumas bebidas alcoólicas e não alcoólicas.

Meios de transporte que podem facilitar os transferes na Cidade do Cabo

Táxis Excite da Cidade do Cabo|©Excite Taxis
Táxis Excite da Cidade do Cabo|©Excite Taxis

A capital sul-africana, a Cidade do Cabo, é uma cidade muito bem conectada em termos de ligações de transporte. Encontrará vários meios de transporte que lhe facilitarão a deslocação nesta cidade portuária: transportes públicos, comboio, táxi e carro particular.

Tudo depende das suas preferências e do seu orçamento. Por exemplo, existe o sistema de transporte rápidoMyCiTi Bus; trata-se de um autocarro público com rotas em toda a área metropolitana.

Existe também a rede ferroviária, que lhe dá a oportunidade de se deslocar do centro da cidade para algumas cidades próximas. Por outro lado, existem viaturas de aluguer, com as quais se pode deslocar ao seu ritmo, dentro ou fora da cidade.

Autocarro turístico para viagens de longo curso na Cidade do Cabo

autocarro turístico vermelho|©Alex Ferraro
autocarro turístico vermelho|©Alex Ferraro

O serviço de autocarros turísticos da Cidade do Cabo é a alternativa ideal para se deslocar de uma ponta à outra da cidade em pouco tempo.

Poderá passar em frente a um grande número de atracções, subindo e descendo quantas vezes quiser nas paragens previstas (cerca de 30) para visitar estes locais ao seu próprio ritmo. Com oautocarro turístico da Cidade do Cabo, não só poupará tempo e dinheiro, como também percorrerá todos os principais pontos turísticos da cidade. Por exemplo, passará por:

  • O V&A Waterfront, onde encontrará uma grande roda gigante, o aquário e a partida do ferry para a Ilha Robben, que também pode pagar digitalizando o seu cartão turístico.
  • O Jardim Botânico Nacional de Kirstenbosch, com uma grande diversidade de flora selvagem.
  • O Parque Nacional da Montanha da Mesa, onde se encontra um teleférico, que pode ser pago com o seu cartão.

Reservar bilhetes para o autocarro turístico

Destaques da atividade de 5 dias na Cidade do Cabo

Stellenbosch|©Markus Stöcklin
Stellenbosch|©Markus Stöcklin
  • Dia 1
  • Descubra o centro histórico da Cidade do Cabo
  • Os Jardins da Companhia
  • Entrada gratuita.
  • 7:00 às 19:00 (diariamente).
  • Dia 2
  • Visite as vinícolas de Stellenbosch e Franschhoek.
  • Aldeia de Stellenbosch
  • Acesso livre à vila (as taxas de degustação variam de acordo com a vinícola)
  • 9:00 às 17:00 (dependendo da vinícola)
  • Dia 3
  • Passe um dia explorando o V&A Waterfront
  • O Portal Nelson Mandela
  • Acesso gratuito.
  • 9:00 às 17:00 (diariamente)
  • Dia 4
  • Parque Nacional de Table Mountain, Boulders Beach, Sea Point Boardwalk
  • Parque Nacional da Montanha da Mesa
  • A partir de 6€ por pessoa
  • Das 5:00 às 8:00
  • Dia 5
  • Cabo da Boa Esperança, Baía de Hout, Jardim Botânico Nacional de Kirstenbosch
  • O Jardim Botânico Nacional de Kirstenbosch
  • A partir de 12 euros por pessoa
  • Todos os dias de abril a agosto (das 8h às 18h) e de setembro a março (das 8h às 19h).