Mais sobre: O que ver e fazer na Cidade do Cabo
A Cidade do Cabo, uma das capitais mais cativantes da África do Sul, é a porta de entrada para uma série de maravilhas. Desde a história colorida desta joia africana até à sua cena artística, a cidade e os seus arredores oferecem uma experiência rica e variada.
Mergulhe na cena artística, explore a história em passeios pela cidade e aprecie a majestade da icónica Table Mountain. Atreva-se a fazer um safari, a provar vinhos em Franschhoek e a seguir os passos de Nelson Mandela no museu da sua ilha. Este é apenas um vislumbre das inúmeras maravilhas que aguardam nesta cidade única - prepare-se para uma viagem que excede todas as expectativas na Cidade do Cabo!
1. Passeio pelo Company's Garden
A primeira recomendação quando se visita um novo destino é fazer um passeio pela capital, especialmente num país que tem não uma, mas três capitais. Sim, Bloemfontein, Pretória e Cidade do Cabo são as capitais da África do Sul, sendo que esta última alberga uma coleção de edifícios históricos, incluindo o Parlamento sul-africano, a Biblioteca Nacional, a Câmara Municipal e a Galeria Nacional de Arte. E todos eles estão localizados num só lugar: Company's Garden.
Este parque histórico, ladeado por elegantes edifícios brancos, foi o coração do primeiro assentamento europeu na cidade. Passeie entre figueiras indianas e árvores tropicais enquanto descobre a história do país.
Há muitos pontos de interesse à volta do parque, por isso é melhor fazer uma visita guiada à Cidade do Cabo para não perder nenhum deles e o planeamento urbano circundante.
2. Siga a rota do vinho por Franschhoek, Paarl e Stellenbosch
Entre no coração da cultura vinícola sul-africana enquanto explora as terras do oitavo maior produtor de vinho do mundo, com Franschhoek, Paarl e Stellenbosch como pontos focais desta excursão vinícola.
Inscreva-se em algumas das melhores excursões de um dia a partir da Cidade do Cabo que se concentram neste destilado de uva premiado. As opções são variadas. O Franschhoek Wine Tram com transferências da Cidade do Cabo é a minha principal recomendação para a variedade de vinícolas e adegas ao longo do caminho. Funciona no melhor estilo " hop on hop off", mas em vez de sair do autocarro, é entre adegas onde uma prova de vinhos o espera.
Nível acima, diz? Siga a rota do vinho para Stellenbosch e Franschhoek a partir da Cidade do Cabo. Explore a Bacia de Boland em profundidade, provando cerca de 80 tipos de vinho local com variedades como shiraz, cabernet sauvignon e pinot noir. Para completar o seu passeio pelos melhores vinhedos da Cidade do Cabo, não se esqueça de parar também em Paarl, a área mais descontraída desta trilha de vinhos da Cidade do Cabo.
3. Viva uma das experiências de safári da Cidade do Cabo
Inscrever-se num safari é uma alternativa tentadora para os viajantes que visitam a Cidade do Cabo em 5 ou mais dias. A razão? Rinocerontes, antílopes, gnus, girafas, leopardos, leões, búfalos, zebras, elefantes, raposas e outros animais selvagens africanos - incluindo cerca de 200 aves - e os Big Five na reserva recebem milhões de visitantes todos os anos no seu habitat natural.
Siga a Garden Route, visite a Humanus Coast, inscreva-se num safari musical na cidade; experimente a Aquila Game Reserve, esta última com uma piscina e um spa de luxo. Os safaris na Cidade do Cabo são uma experiência obrigatória para os turistas que querem tirar o máximo partido da sua viagem.
4. Visitar o Zeitz MOCAA
Com a compra do seu bilhete para o Museu Zeitz Mocaa, na Cidade do Cabo, está a preparar-se para entrar no fabuloso mundo da arte africana contemporânea. Desde o início, este museu conta uma história de re-imaginação do ambiente.
O MOCAA está alojado em antigos silos de cereais construídos por volta dos anos 20. O edifício foi remodelado e transformado pelo estúdio do famoso arquiteto britânico Thomas Heatherwick, que transformou o local numa imponente estrutura de 57 metros de altura que se encontra em frente à Table Mountain, enquanto o movimentado Waterfront fica a seus pés.
Inaugurado em 2017, o Museu de Arte Africana Contemporânea é pioneiro na sua dedicação exclusiva aos artistas africanos. As suas salas estão agrupadas em torno de um espaço cilíndrico que pode ser admirado a partir de um elevador de vidro ou de varandas abertas em cada andar. Se quiser ver de perto esta joia moderna e industrial, pode ficar no elegante Hotel Silo, com quem partilha espaço no mesmo edifício.
5. Visite o museu da ilha em homenagem a Nelson Mandela
Embarque em um navio de cruzeiro no icônico Nelson Mandela Gateway do V&A Waterfront e comece sua aventura de exploração até o impressionante Museu da Ilha Robben, a cerca de oito quilômetros da costa da Cidade do Cabo.
Esta é uma das actividades recomendadas em itinerários mais longos quando se visita a Cidade do Cabo em 7 dias ou mais, uma vez que um dia é dedicado a esta atividade, mas vale bem a pena fazer uma visita histórica, visitando a Ilha Robben, que foi uma famosa colónia penal durante as eras coloniais holandesa e britânica.
Visite os terrenos de autocarro antes de explorar a prisão onde os combatentes da liberdade sul-africanos foram encarcerados, incluindo Nelson Mandela, que passou grande parte da sua sentença lá. Um dos factos interessantes da visita, para além das fotografias, do cemitério de leprosos, do passeio pelas celas, das centenas de esculturas de bronze em tamanho real e de outras recordações tangíveis, é que a história da ilha é contada por antigos prisioneiros políticos.
6. Passeio pelo bairro de Bo-Kaap
Explore as ruas de paralelepípedos onde os descendentes de indonésios e malaios, que chegaram nos séculos XVII e XIX, deixaram sua marca na Cidade do Cabo, no bairro de Bo-Kaap, um dos 7 bairros imperdíveis da Cidade do Cabo, de acordo com a National Geographic e o Instagram. As casas classificadas como património histórico, com as suas fachadas em tons pastel, contam a história da escravatura e da resistência durante o apartheid. De facto, o seu colorido representa a liberdade.
Mergulhe na vida quotidiana enquanto observa as pessoas a sair da mesquita e as crianças a brincar nos passeios. Aprenda sobre a rica gastronomia da Cidade do Cabo, entre no pequeno Museu Bo-Kaap na Wale Street, que fornece um contexto essencial para explorar o bairro com respeito. A visita a Bo-Kaap, com Signal Hill ao fundo, pode ser feita por conta própria e, se tiver o seu Cape Town City Pass, a visita está incluída no passe.
7. Faça uma caminhada na montanha Lion's Head
Embarque em uma emocionante aventura de caminhada na Lion's Head Mountain, o pináculo em forma de cone da cidade. A sua forma distinta dá-lhe o nome e, no caminho para o topo, oferece um cenário espetacular, ideal para apreciar o pôr do sol sobre o oceano numa montanha menos concorrida da cidade e com um trilho moderado.
A subida ao Lion's Head é rápida e relativamente fácil. O seu trilho serpenteia até ao topo de forma moderada e as vistas são variáveis, pelo que deve ser apreciado por caminhantes activos e recreativos. No entanto, se tiver vertigens, um voo de helicóptero na Cidade do Cabo pode ser uma melhor opção para si.
8. Fazer o passeio de teleférico na Table Mountain
Suba a Table Mountain da forma mais confortável possível - a bordo do icónico teleférico da Cidade do Cabo, mais conhecido como o Teleférico da Table Mountain. Desde a sua inauguração, em 1929, este engenhoso meio de transporte tem sido a escolha preferida de quem procura chegar ao topo deste majestoso planalto de 1500 metros de altura, incluído na lista das Sete Maravilhas Naturais do Mundo.
Em poucos passos, encontrar-se-á imerso num vasto jardim que deslumbra com mais de uma centena de flores multicoloridas, com destaque para a icónica protea rei, a flor nacional da África do Sul, que, aliás, tem uma variedade em honra de Nelson Mandela. De um lado, as cores vibrantes e as formas cativantes da flora; do outro, a vista aérea da Cidade do Cabo e da península que se estende até o lendário Cabo da Boa Esperança.
De todos os ângulos, a Montanha da Mesa é o emblema indiscutível da Cidade do Cabo. E pode conquistá-la em apenas cinco minutos, onde o espera um panorama deslumbrante da cidade e dos seus arredores. Aproveite a oportunidade para combinar o seu bilhete para o Teleférico da Montanha da Mesa e o Autocarro Turístico da Cidade do Cabo, uma forma conveniente de explorar a cidade.
9. Observe os pinguins na praia
No topo da lista de coisas para fazer na Cidade do Cabo com crianças, a Boulders Beach, mais conhecida como Penguin Beach, está localizada em Simon's Town, no meio de rochas de granito.
BouldersBeach é uma praia protegida que tem proporcionado um habitat perfeito para as aves na sua costa de areia fina desde 1983. Os humanos e os pinguins vivem em harmonia aqui, razão pela qual atrai tantos turistas todos os anos. Para chegar a este local idílico, basta sair numa das paragens de autocarros turísticos da Cidade do Cabo, ou apanhar um vaivém que o levará a cerca de 40 quilómetros do centro e voilá, chegou.
10. Surfe nas dunas de areia de Atlantis
A Cidade do Cabo é uma cidade de contrastes e isso sente-se não só na sua arquitetura ou na sua flora e fauna, mas também na sua geografia, e entre as melhores excursões da Cidade do Cabo, pode surfar nas dunas de areia.
Experimente uma descarga de adrenalina enquanto atravessa as dunas da Reserva Natural do Aquífero Witzands. Suba em um ATV e enfrente as encostas e descidas dessas dunas de 32 km². Capture momentos inesquecíveis enquanto percorre os cumes, explorando a rica flora e fauna indígenas. Para algo diferente, experimente o sandboard e aproveite ao máximo sua experiência nas dunas sul-africanas!
11. Observação de baleias em um dos melhores lugares do mundo
Hermanus é um dos dez melhores lugares do mundo para a observação de baleias, de acordo com a National Geographic, e fica a cerca de 90 minutos da Cidade do Cabo.
A encantadora cidade costeira de Hermanus espera por si com uma experiência inesquecível ao longo do Caminho do Penhasco. Veja as baleias saltarem enquanto passeia pela costa. E se optar por um cruzeiro com animais marinhos a partir da Cidade do Cabo, também poderá ver golfinhos, leões-marinhos, tubarões e outros cetáceos. Uma dica: a melhor época de avistamento é de junho a dezembro. Lembre-se que estes animais são livres, por isso as suas hipóteses de os encontrar aumentam se considerar esta época.
12. Surfar nas praias da Cidade do Cabo
A praia mais popular é a Praia de Llandudno, localizada a pouco mais de 15 km do centro da Cidade do Cabo, este destino é ladeado pela Montanha dos Doze Apóstolos e pela Montanha da Cabeça do Leão, ambas parte das 9 razões para visitar a Cidade do Cabo de acordo com a Vanitatis. Embora tomar banho na água possa ser um desafio em Llandudno, devido à água fria que flui do Oceano Atlântico, os surfistas encontrarão um paraíso.
Outro destino procurado é Muizenberg Beach, uma bela praia que pode ser vista de longe com suas casas multicoloridas na areia branca. Esta praia tem um ambiente familiar, é bastante concorrida e a sua certificação de Bandeira Azul faz dela um local privilegiado.
No entanto, não se deixe enganar. Sim, a água é quente e deitar-se ao sol é tentador, mas grande parte da comunidade surfista vem aqui pelas ondas enormes. A comunidade surfista reserva-lhe um lugar especial entre os seus destinos, e a National Geographic até a lista como um dos melhores destinos de surf do mundo.
Finalmente, não podemos esquecer que a praia de Camps Bay, também conhecida como a Miami Beach da África do Sul, é um lugar muito completo. Ladeada pela cadeia montanhosa dos Doze Apóstolos, esta praia tem areia branca e fina, mar azul-turquesa, ondas enormes, temperaturas amenas, bares de praia, bares e restaurantes por todo o lado.
Se gosta de uma praia onde os surfistas e banhistas regulares fazem as pazes e quer juntar-se à festa da praia local, faça deste um dos seus destinos de vida nocturna na Cidade do Cabo- a diversão nunca pára aqui.