Berlim em 2 dias: o melhor itinerário
Está a planear uma viagem de dois dias a Berlim e não sabe a que locais dar prioridade? Eis como organizar a sua visita para conhecer todos os sítios essenciais.
Classificada no top 10 das cidades mais visitadas da Europa, Berlim tem um encanto que faz com que nos apaixonemos; se tiver apenas alguns dias para explorar este maravilhoso destino, é necessário organizar cuidadosamente as actividades mais importantes para aproveitar ao máximo a cidade e ver tudo o que Berlim tem para oferecer.
DIA 1: Visite os monumentos históricos mais importantes de Berlim.
O primeiro dia do seu passeio turístico em Berlim é para explorar os monumentos históricos mais importantes. Recomendo que passeie pela zona central visitando praças, avenidas, museus e edifícios governamentais.
A rua Unter den Linden
Comece a manhã do seu primeiro dia em Berlim caminhando por uma das avenidas mais importantes da cidade e onde estão localizados muitos dos seus edifícios históricos mais representativos, muitos dos quais sofreram danos e consequentes reformas ao longo dos conflitos que assolaram a capital. Alguns edifícios notáveis ao longo da Unter den Lindenson Boulevard: o edifício da Nova Guarda, a Ópera de Berlim, a Universidade Humboldt e outros.
Portão de Brandenburgo e Pariser Platz
No final da avenida Unter den Linden encontra-se um dos principais marcos de Berlim, o famoso Portão de Brandemburgo. O monumento que já foi uma das principais portas de entrada para a velha Berlim está localizado no sopé da Paiser Platz, uma das mais importantes praças históricas.
Visita ao Parlamento alemão
A partir da Paiser Platz, são apenas quatro minutos a pé até à entrada do antigo edifício do Reichstag. Esta é a melhor altura para conhecer a atual sede do Parlamento alemão. Organize uma excursão para visitar a cúpula de vidro e o famoso museu; neste espaço pode desfrutar de um importante e moderno museu histórico, a estrutura de vidro foi concebida para funcionar como um miradouro a partir do qual se pode ter uma vista fantástica do centro de Berlim.
- Horário de funcionamento: Todos os dias, das 8h às 24h.
- Taxa de entrada: Gratuita, mas é necessário reservar antecipadamente os bilhetes para o Reichstag.
- Duração da visita: 40 minutos a 1 hora.
Fazer uma pausa para almoço no restaurante do Reichstag
Durante a sua visita ao Reichstag, pode aproveitar para almoçar num dos restaurantes mais emblemáticos de Berlim, o Restaurante Reichstag. Situado no telhado do edifício, mesmo ao lado da cúpula de vidro de Norman Foster, é um fantástico jardim no telhado que oferece uma vista deslumbrante da cidade.
- Especialidade: Cozinha alemã moderna confeccionada com produtos regionais frescos.
- Reservas obrigatórias: Sim, especialmente durante os meses de verão em Berlim.
Memorial do Holocausto
Caminhando para sul, ao longo da Ebertstraße, deparar-se-á com o Memorial do Holocausto após uma caminhada de 10 minutos. Composto por 2711 blocos de betão, é um memorial aos judeus assassinados na Europa durante a Segunda Guerra Mundial.
- Horário de abertura: De abril a setembro, o horário oficial de abertura é de terça-feira a domingo, das 10 às 20 horas; de outubro a março, das 10 às 19 horas.
- Taxa de entrada: A entrada é gratuita.
- Duração da visita: A duração da visita é de uma hora.
Potsdamer Platz e o miradouro Panorama Punkt
Outrora o centro da atividade berlinense, a praça e os seus arredores foram destruídos por bombardeamentos durante a Segunda Guerra Mundial. Durante a Guerra Fria, foi dividida em duas partes pelo Muro de Berlim; ainda restam vestígios deste passado histórico e vale a pena visitar a Torre Kollhoff e a plataforma de observação Panoramapunkt na praça, que oferece algumas das melhores vistas do centro de Berlim.
- Horário de abertura: A plataforma de observação está aberta ao público das 10:00 às 22:00 horas.
- Taxa deentrada: A entrada no miradouro Panorama Punkt custa a partir de 7,50 euros para um bilhete de adulto.
- Duração da visita: Pode passar 1 a 2 horas a percorrer a praça, a plataforma de observação e alguns dos edifícios circundantes.
Posto de controlo Charlie
Nome dado ao mais famoso ponto de passagem do antigo Muro de Berlim que dividia a capital em duas durante a Guerra Fria. Este ponto tornou-se famoso pelas criativas e curiosas tentativas de fuga dos cidadãos que fugiam de Berlim Leste enganando os militares que guardavam o ponto.
Noite: Jantar e noite de concerto no Palácio de Charlottenburg
Se quiser aproveitar ao máximo os seus dois dias em Berlim, recomendo que passe a noite do primeiro dia a conhecer um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, que fica um pouco fora do centro.
O belo Palácio de Charlottenburg é o local da Orquestra Residente de Berlim e oferece um maravilhoso plano de jantar e concerto ao pôr do sol. O jantar de três pratos é seguido de uma requintada seleção musical que inclui nomes como Bach, Handel e Mozart. A minha recomendação? Chegue o mais cedo possível e faça um passeio pelos belos Jardins de Charlottenburg.
- Horário de abertura: Fechado às segundas-feiras, o palácio abre as suas portas para visitas a partir das 10h. De abril a outubro, encerra às 18 horas e de novembro a março, às 17 horas.
- Preço do bilhete: O jantar e o concerto estão disponíveis a partir de 85 euros por pessoa.
- Duração da visita: O jantar e o concerto começam por volta das 18h00 e duram, em média, 4 horas no total.
Ou pode também estar interessado em fazer um dos melhores cruzeiros em Berlim. Ao longo do rio Spree, pode descobrir alguns dos bairros mais populares de Berlim e é uma óptima maneira de terminar a sua primeira noite na capital alemã com um jantar a bordo de um destes barcos.
DIA 2: Explore os melhores museus de arte e história de Berlim
Passe o seu segundo dia aprendendo sobre arte e história; a capital alemã é o lugar perfeito para fazer isso, além de ser o local de importantes eventos históricos, seus museus possuem coleções de arte de todos os cantos do mundo.
Manhã: visita ao Museu do Submundo de Berlim.
Comece a manhã do seu segundo dia visitando um museu subterrâneo que explora a vida nos bunkers utilizados na cidade durante os bombardeamentos da Segunda Guerra Mundial. Esta é uma visita única e uma daquelas actividades que só se pode fazer em Berlim. A forma mais rápida de chegar a esta zona da cidade é apanhar o metro de Berlim (linha U8), sendo a paragem mais próxima a estação de Gesundbrunnen.
- Horário de funcionamento: Das 10h00 às 16h00 de segunda a sexta-feira e até às 18h00 aos sábados e domingos.
- Taxa deentrada: Os bilhetes para adultos estão disponíveis a partir de 15 euros. Todas as excursões têm o mesmo preço, exceto a excursão "Fuga sob o Muro de Berlim", que custa a partir de 18 euros.
- Duração da visita: Deve reservar pelo menos 1,5 horas para visitar o museu.
Pausa para almoço
Depois da sua visita ao Berliner, pode fazer uma pausa para almoço nos arredores para recarregar as baterias para o resto da sua visita. Embora nesta zona da cidade a oferta gastronómica não seja tão vasta como no centro de Berlim, alguns locais interessantes que pode considerar são:
- Reis Mama Restaurante especializado em comida vietnamita, a poucos minutos do Berliner.
- Nguyen Kitchen Comida asiática moderna com sushi, pratos de massa e muito mais no menu.
- The Bird Um dos melhores restaurantes de hambúrgueres da zona. A especialidade é o hambúrguer à moda de Nova Iorque.
Tarde: Explore os destaques da Ilha dos Museus
Para chegar a esta zona da cidade, recomendo que apanhe o metro ligeiro de Berlim (linha U8) a partir da estação Berlin Gesundbrunnen, a poucos minutos do Berliner; saia na estação Alexanderplatz e dirija-se à ponte Rathausbrücke, atravessando o Parque da Igreja de Santa Maria; a ideia é desfrutar de uma tarde de arte e arquitetura na Ilha dos Museus.
Durante o seu passeio, pode admirar dois marcos interessantes de Berlim: a bela Fonte de Neptuno e o Wasserspiele.
Quando estiver na Ilha dos Museus, tenha em atenção os horários de encerramento dos museus. Recomendo que visite três locais importantes na sua visita.
1º - O Novo Museu de Berlim: O Neues Museum é considerado um dos melhores museus da cidade por albergar na sua coleção tesouros tão importantes como o busto da rainha egípcia Nefertiti, juntamente com uma das maiores colecções de tesouros egípcios da Europa.
- Horário de abertura: das 10h às 18h; horário alargado às quintas-feiras até às 20h.
- Taxa deentrada: Cerca de 12 euros por visitante.
- Duração da visita: Recomendamos cerca de 2 horas para ver o museu, mas se estiver com pressa, pode ver os destaques em 45 minutos.
2º - Catedral de Berlim: Perto da ponte Rathausbrücke encontra-se o edifício religioso mais importante da capital alemã, construído entre 1894 e 1905 num estilo renascentista-barroco distinto. A catedral merece uma visita por duas razões: pela sua imponente cúpula de cobre e pela Cripta Hohenzollern, que alberga 90 túmulos da família imperial.
- Horário de abertura: De abril a novembro, o horário de abertura é das 9 às 20 horas; de outubro a março, o horário de abertura é das 9 às 19 horas. Este horário de abertura aplica-se todos os dias, exceto aos domingos e feriados, em que a catedral abre as suas portas às 12 horas.
- Preço da entrada: Cerca de 7 euros para um bilhete de adulto.
- Duração da visita: 1,5 horas para explorar o interior do templo.
Pôr do sol na Torre de Televisão de Berlim
Se terminar a sua visita com tempo suficiente, considere despedir-se do seu último dia em Berlim subindo ao topo da Torre de TV para ver o pôr do sol sobre a cidade. Construído em 1969, este fantástico monumento de 368 metros de altura oferece as melhores vistas panorâmicas de toda a cidade. Quer tirar fotografias de Berlim? Este é o sítio ideal.
A partir da sua localização na Ilha dos Museus, só precisa de regressar ao Parque da Igreja de Santa Maria, a torre está situada mesmo na praça principal.
- Horário de abertura: O monumento está aberto ao público até à meia-noite de segunda a sexta-feira; de março a outubro abre às 9h00 e de novembro a fevereiro às 10h00.
- Taxa de entrada: Terá de pagar cerca de 23 euros pelo bilhete de entrada.
- Duração da visita: 45 minutos é o tempo médio que os visitantes passam no observatório, mas pode ficar o tempo que quiser.
Pode chegar à Torre de TV num dos melhores autocarros turísticos de Berlim, uma opção que recomendo vivamente para a sua viagem de dois dias à capital alemã, uma vez que pode comprar um passe de 24 ou 48 horas e, durante os diferentes percursos, pode subir e descer as vezes que quiser para ver as vistas ao longo do caminho.