Mais sobre: Bilhetes e visitas ao Palácio de Charlottenburg em Berlim
Muito antes dos graffiti e do Muro, ninguém falava da Alemanha senão da Prússia, um império de palácios, poder e dinastias. O maior vestígio desta época é o Palácio de Charlottenburg, concebido como residência de verão para a Rainha Sophie Charlotte.
Como visitar o Palácio de Charlottenburg
O palácio também acolhe concertos clássicos e jantares elegantes no Orangery. Por esta razão, a maioria dos bilhetes para o Palácio de Charlottenburg inclui uma destas experiências.
Para além disso, o Palácio de Charlottenburg é composto por duas áreas que podem ser visitadas: o interior e os jardins. O acesso aos jardins é gratuito e muitos visitantes concordam que a visita aos jardins é ainda melhor do que ao interior do Palácio.
Escolha uma visita guiada para maximizar a experiência
Ao visitar locais tão espectaculares como este, a melhor opção é sempre reservar uma visita guiada que o levará a descobrir o melhor de um palácio tão importante como o Palácio de Charlottenburg e os seus jardins. O guia especializado acompanhá-lo-á na visita para lhe contar os pormenores históricos do monumento e poderá evitar as filas de espera à entrada e escolher as salas que deseja ver durante a visita.
Como reservar uma visita guiada ao Palácio de Charlottenburg
Com uma visita guiada ao Palácio e aos jardins de Charlottenburg, desfrutará de uma atividade totalmente personalizada, na qual conhecerá todos os pormenores deste palácio barroco construído no final do século XVII como residência de verão para a realeza. Repleto de história, a sua incrível arquitetura está rodeada por um belo jardim, também de estilo barroco francês.
Graças ao guia especializado, ficará a conhecer a sua história e todas as áreas do palácio e dos jardins. Embora a visita ao exterior seja gratuita, recomendo a visita completa ao palácio, que lhe permitirá apreciar melhor esta joia prussiana, bem como a sua destruição parcial durante os bombardeamentos britânicos na Segunda Guerra Mundial e a sua reconstrução heróica durante a Guerra Fria, como símbolo do imperialismo prussiano.
Bilhetes para concertos no Palácio de Charlottenburg
O concerto no Palácio de Charlottenburg vale a pena por si só, e é por isso que existe um tipo de bilhete exclusivo para desfrutar do espetáculo. Pode escolher entre quatro tipos de lugares para o concerto: VIP, A, B e C, consoante a distância ao palco, sendo a categoria A a mais bem situada. A categoria VIP inclui também uma taça de champanhe durante o intervalo do concerto.
Durante o concerto, pode ouvir música clássica e barroca tardia de compositores como Mozart, Bach e Handel, interpretada pela Orquestra Residente de Berlim. Para além da qualidade da música, o ambiente é muito especial, pois raramente terá a oportunidade de desfrutar de um concerto num sumptuoso palácio do século XVIII.
Como reservar
Pode reservar esta experiência online em vários sites de bilhetes, mas lembre-se de reservar com bastante antecedência, caso contrário será difícil encontrar disponibilidade. O bilhete para o concerto no Palácio de Charlottenburg não inclui a recolha e a entrega no hotel, pelo que terá de se deslocar por sua conta até ao palácio (é facilmente acessível de metro a partir do centro de Berlim). Também não estão incluídos o bengaleiro (1 euro) e o programa de mão (3 euros).
O que ver no Palácio de Charlottenburg
Interior do Palácio
Quer visite o interior do Palácio com um pacote que inclua outras experiências como um jantar ou um concerto, quer compre os seus bilhetes na bilheteira, há várias salas e relíquias que não pode perder:
- A coleção de pinturas francesas provenientes da Alemanha
- Os objectos e pertences da família real prussiana
- O Gabinete de Porcelana
- As jóias da coroa
- A sala de desenho branca e os salões de baile
Nos jardins
- O edifício do Belvedere
- O mausoléu neoclássico
- A zona de esculturas ao ar livre
- O lago
Dicas para visitar o Palácio de Charlottenburg
Como chegar ao Palácio de Charlottenburg
O Palácio de Charlottenburg está localizado um pouco longe do centro de Berlim, por isso fica a mais de uma hora e meia a pé, por exemplo, da Porta de Brandemburgo. No entanto, a zona de Charlottenburg é facilmente acessível por transportes públicos (e, claro, em Berlim tem sempre a opção de apanhar um táxi). A paragem de metro mais próxima é a Richard Wagner Platz, na linha U7.
Horários de abertura
O Palácio está fechado às segundas-feiras, no resto do ano (salvo excepções específicas ou feriados) o horário de abertura para visitar o interior é das 10h00 às 17h00 de novembro a março e das 10h00 às 18h00 de abril a outubro.
Quando ir
Na época alta, encontrará filas de espera a partir do meio da manhã para aceder à bilheteira. Se viajar para Berlim durante os meses de junho, julho e agosto, recomendo que vá de manhã cedo para visitar o Palácio de Charlottenburg para evitar filas e multidões. Se estiver a reservar a experiência com jantar e concerto, a melhor altura para visitar é ao pôr do sol.
Duração da visita
A visita completa ao palácio, incluindo os jardins, demora menos de uma manhã e não é necessário ter pressa se começar cedo. A visita ao interior do palácio pode demorar uma hora e meia e para os jardins, a principal atração do complexo, é necessário reservar um mínimo de uma hora. Se reservar a experiência de jantar e concerto, a experiência completa durará cerca de quatro horas, e duas horas se comprar bilhetes apenas para o concerto.
A área circundante
Comer na área em redor do Palácio de Charlottenburg pode ser uma boa ideia, uma vez que, estando longe do centro de Berlim, os restaurantes nas imediações não estão cheios de turistas. O próprio bairro (que tem o nome do palácio) também merece um passeio, especialmente no inverno, quando está decorado com luzes de Natal.
Visita com crianças
As crianças com menos de 7 anos têm entrada livre no palácio, mas as experiências de concertos e jantares são reservadas aos adultos. Não hesite em levar os mais pequenos para um passeio nos jardins.
O que vestir
Se comprou um bilhete para ver o Palácio de Charlottenburg e assistir a um concerto ou jantar, deve estar a pensar no que vestir. Não se preocupe, não precisa de se vestir a rigor, mas recomendo que se vista um pouco melhor e deixe as sapatilhas e as calças de ganga no guarda-roupa.
Fotografias
Uma coisa importante a saber é que, se quiser tirar fotografias no interior do Palácio, terá de pagar uma autorização especial de três euros. Se não o fizer, poderá ser visto no interior. Se estiver a viajar com um acompanhante, uma autorização é normalmente válida para ambos. Em todo o caso, as melhores fotografias do palácio são as que se podem tirar, gratuitamente, nos jardins e na zona envolvente.
Guia áudio
As visitas com um guia especializado são raras neste palácio, mas tem a opção de um guia áudio em várias línguas. Aqui, recomendo que não hesite e que o utilize para se orientar durante a sua visita ao interior do palácio.
E se eu só quiser comprar bilhetes?
Se quiser visitar os jardins, não precisa de bilhete. Se quiser apenas ver o interior do palácio, pode comprar bilhetes online na bilheteira, de terça a domingo, das 10h00 às 17h00 no inverno e até às 18h00 no verão. O preço aproximado de um bilhete completo (incluindo o Palácio Velho, a Ala Nova e o Belvedere) é de 17 euros para adultos e 13 euros para estudantes.
Se estiver interessado em bilhetes para o Palácio de Charlottenburg, também terá interesse em
O Palácio de Charlottenburg é um dos principais pontos de interesse de Berlim, mas não é o único. A riqueza cultural da cidade é tal que os visitantes têm à sua disposição, com o objetivo de poupar custos durante a sua viagem, o Berlin Welcome Card, um cartão que pode adquirir pelo período de tempo que escolher e que lhe dará acesso gratuito ou com desconto aos diferentes museus e monumentos da capital alemã.
No caso do Palácio de Charlottenburg, terá um desconto de 25% com este cartão; neste artigo sobre Berlim Welcome Card pode verificar o resto das vantagens deste passe turístico. Outro cartão turístico interessante é o Berlin Pass, cuja utilização e vantagens pode ser consultada aqui: Cruzeiros e passeios de barco em Berlim.