10 coisas para ver e fazer em Perth com crianças
Se viajar para Perth com crianças, a diversão é garantida. Há ofertas de entretenimento familiar que permitem explorar a natureza local, bem como atracções interactivas em museus e parques.
Perth é uma cidade com espaços interactivos para crianças, e muitas experiências ideais para se ligar à natureza. Algumas das actividades que pode explorar incluem trekking, cruzeiros turísticos, investigação científica no Western Australian Aquarium e passeios de Segway no Kings Park.
Pode também aventurar-se nos melhores tours de Perth, onde pode percorrer a cidade a pé ou num autocarro turístico. Além disso, a vida selvagem é muito importante na região, e há áreas onde é possível avistar cangurus e quokkas.
1. Desfrute de um cruzeiro de observação de baleias
Se quiser partilhar com a sua família e ter uma experiência diferente, sugiro que faça um dos melhores cruzeiros em Perth. Primeiro, farão uma curta viagem num veículo confortável até Hillarys Boat Harbor. Depois, apanhará um barco para ver um espetáculo de baleias que as crianças vão adorar.
Tenha em mente que de maio a novembro é mais provável ver baleias, uma vez que elas viajam para a Austrália para dar à luz as suas crias. Especificamente, poderá ver baleias jubarte, baleias minke, baleias francas e baleias azuis. Fazer este cruzeiro com profissionais facilita a transferência, uma vez que pode viajar num autocarro com ar condicionado.
Estes cruzeiros levam-no normalmente a ver as baleias ao pôr do sol. Também tem uma janela de tempo livre para explorar a área. Existem cafés, restaurantes e lojas de luxo nos arredores. Custam aproximadamente 43 euros, e a melhor parte é que têm biólogos especializados a bordo.
Detalhes de interesse: os melhores meses para este cruzeiro são durante a época das baleias, que vai de maio a novembro.
2. Explore o Aquário da Austrália Ocidental
A história marítima de Perth é muito interessante, pois está rodeada de baías que abrigam ecossistemas de vida selvagem. Por exemplo, o norte da Austrália abriga uma variedade de corais, que são animais marinhos que formam colónias coloridas.
Recomendo uma visita ao Western Australian Aquarium, localizado na 91 Southside Street. Há actividades para todas as idades. Por exemplo, os adultos podem jantar debaixo da piscina tubular, onde estão expostos animais marinhos.
Para além disso, há exposições científicas dos maiores recifes de coral do mundo. Também pode aprender sobre tubarões, tartarugas e raias enquanto desfruta de uma palestra informativa. Além disso, as crianças podem conhecer as tartarugas resgatadas, bem como passear pelo túnel subaquático. Outras actividades com custo adicional incluem:
- Mergulho ou snorkelling com tubarões: trata-se de uma atividade controlada, em que será acompanhado por profissionais.
- Programas infantis: ideais para conhecer o mundo marinho. Para além disso, as crianças que se sintam preparadas podem experimentar nadar com tubarões.
- Aulas de ciências: as crianças entre os seis e os doze anos podem aprender mais sobre os cuidados a ter com os animais marinhos.
Detalhes de interesse: A entrada geral custa cerca de 18 euros. Pode encontrar experiências guiadas a partir de 20 euros, que incluem uma visita guiada às exposições e ao túnel subaquático, bem como taxas de estacionamento.
3. Faça trekking em áreas selvagens deslumbrantes.
As áreas ao redor de Perth são ideais para trekking e caminhadas, oferecendo trilhas sem aglomeração de pessoas e com pouco tráfego. Essas áreas são ideais para caminhadas com crianças, pois são de baixa intensidade.
Perth Hill
Perth Hill fica a quarenta minutos de Perth e é uma área montanhosa onde se pode fazer trekking na floresta. Também se pode acampar, fazer terapia de dança e aulas de ioga, bem como nadar nas cascatas.
Recomendo que leve os mais pequenos ao Kanyana Wildlife Rehabilitation Centre. É um espaço de preservação da vida selvagem, onde existem diferentes espécies resgatadas. As visitas guiadas às instalações cobrem a história do salvamento de animais, e as crianças também podem entrar na área hospitalar.
Detalhes de interesse: A entrada no Centro de Reabilitação de Vida Selvagem de Kanyana custa cerca de 10 euros, enquanto a caminhada é totalmente gratuita.
Parque Nacional John Forrest
O Parque Nacional John Forrest é um parque ao ar livre nos arredores de Perth. É reconhecido como o primeiro parque de trekking da Austrália Ocidental. Durante a caminhada, é possível encontrar cangurus e outros animais australianos.
Há trilhas para pessoas de todas as idades, independentemente da condição física. Se for com crianças, recomendo fazer a trilha mais fácil. Conhecido como National Park Falls Trail, é plano e pode ser concluído em cerca de uma hora. Atenção que as cascatas só estão disponíveis durante a primavera e o inverno.
Detalhes de interesse: A quarenta minutos de Perth, na zona montanhosa da cidade. Existem vários portões de acesso, mas para aceder aos trilhos, dirija-se à segunda entrada. O preço é de cerca de 10 euros.
Parque Bell's Rapids
O Bell's Rapids Park é uma área de caminhadas no Vale do Swan, a 30 minutos de Perth. Aqui também se pode andar de caiaque, ou simplesmente relaxar nas margens do rio Swan.
Para esta experiência com crianças, é melhor fazer o trilho fácil, que demora cerca de quarenta minutos. É um trilho marcado, que permite explorar a vida selvagem sem se afastar demasiado da civilização.
Detalhes de interesse: Está localizado no final da Cathedral Ave, pelo que pode aproveitar a oportunidade para visitar o Swan Valley. É o lar dos melhores vinhedos de Perth, onde as crianças podem aprender mais sobre o processo de produção.
4. Visitar o Estádio Optus
O Estádio Optus é um dos estádios mais importantes da Austrália, usado para uma variedade de propósitos culturais e desportivos. Este passeio é ideal para pessoas de todas as idades, especialmente para satisfazer a curiosidade das crianças, e vale muito a pena, pois há uma variedade de atividades. Pode-se subir ao ponto mais alto do estádio, conhecido como miradouro Vertigo, e de lá avista-se a Ponte Matagarup, bem como as melhores vistas da cidade.
Também pode aprender mais sobre uma comunidade aborígene australiana, que pertence ao povo Nyoongar. Há visitas guiadas ao estádio que o fazem mergulhar na sua história, costumes, língua e valores. Este tipo de experiências é muito completo e permite-lhe ver os balneários e as salas dos jogadores.
Detalhes de interesse: pode encontrar visitas guiadas para conhecer as instalações, a partir de 18 euros. A entrada na plataforma de observação Vertigo custa cerca de 66 euros, mas tenha em atenção que é necessário ter mais de 10 anos de idade por razões de segurança.
5. Aproveite as atividades para crianças no Kings Park
O Kings Park é um dos espaços verdes mais completos de Perth, oferecendo as melhores vistas da cidade. Um parque com uma variedade de espaços, incluindo jardins botânicos, atracções para crianças, áreas de piquenique e de jogos.
Cobre grande parte de Perth, com quatro hectares de pura diversão. Muitas pessoas vão aos miradouros da DNA Tower e da Lotterywest Federation Footbridge. No passadiço, há espaços para aprender sobre a vida selvagem local e a cultura indígena. Assim, as crianças podem brincar, correr e gastar as suas energias num espaço verde ao ar livre.
Detalhes de interesse: A entrada no parque e no jardim é gratuita, mas as actividades no parque e no jardim podem ter um custo adicional. Além disso, a melhor altura para visitar os jardins é em setembro, durante o Festival anual do Kings Park.
Passeio de Segway no Kings Park
O Kings Park é demasiado grande para ser percorrido a pé, por isso recomendo que faça um passeio de Segway. Esta experiência vai ajudá-lo a otimizar o seu tempo, por isso é ideal se estiver com um horário apertado.
Detalhes interessantes: como um bónus adicional, o passeio de Segway custa aproximadamente 82 euros. Inclui a formação de um guia especializado, equipamento de segurança e um rádio intercomunicador. Você também pode aproveitar a oportunidade para visitar o cais e a Elizabeth Bell Tower.
6. Comprar bilhetes sem fila para o Museu de Consolas de Videojogos de Perth.
O Museu da Consola de Videojogos é um espaço interativo onde as crianças podem aprender e divertir-se. Ele está localizado em Northbridge e você pode encontrar consoles retrô, bem como jogos para compartilhar com a família.
Há consolas em exposição que remontam à década de 1970, as últimas colecções são da década de 2000. Note-se que algumas delas não podem ser jogadas, mas há videojogos vintage que o levarão de volta à sua infância. Os mais populares são os jogos Mario Kart, Pac-Man e Space Invaders.
Aqui poderá viver novas experiências, bem como descobrir o processo de fabrico das consolas. Sem dúvida, é uma atividade ideal para toda a família.
Detalhes de interesse: A entrada para o museu custa cerca de 10 euros, mas pode encontrar visitas guiadas e acesso sem fila a partir de 14 euros.
7. Passeio pela ilha de Heirisson
No meio do Rio Swan fica a Ilha Heirisson, um arquipélago a sete minutos da cidade. Pode aceder-lhe a pé através da ponte Causeway para desfrutar dos seus prados e lagoas. Existem áreas para famílias, bem como parques infantis e áreas de piquenique.
Durante a sua caminhada, poderá encontrar colónias do canguru cinzento ocidental em perigo de extinção. Lembre-se que se trata de uma espécie selvagem, por isso não lhes toque nem os alimente. As crianças podem explorar a vida selvagem local, ou simplesmente desfrutar de um mergulho na praia.
Detalhes de interesse: este é um plano totalmente gratuito, para o desfrutar ao máximo recomendo que traga repelente de mosquitos. Tenha em atenção que é na zona sul da ilha que se avistam mais cangurus.
8. Interagir com os quokkas da ilha Rottnest.
Perth é uma cidade vibrante com uma variedade de opções de entretenimento nos arredores. Barcos partem diariamente para a Ilha Rottnest, que foi descoberta em 1605 por marinheiros holandeses. É um arquipélago vizinho com poucos habitantes, águas cristalinas, caminhos límpidos e lagos salgados.
Não há carros nesta ilha, com exceção de alguns transportes autorizados. É uma área preservada onde se pode fazer caminhadas ou andar de bicicleta. A sua principal atração são os quokkas, pequenos animais simpáticos.
Pode visitar a ilha através de diferentes meios de transporte, para desfrutar dos seus espaços verdes com crianças, de uma forma confortável.
Passeio de ferry pela ilha Rottnest e passeio de bicicleta
Se pretende percorrer a ilha ao seu próprio ritmo, pode reservar uma visita guiada que inclui um transfer de ferry. É ideal porque a aventura começa em Hillarys Boat Harbour, e também faz várias paragens que lhe permitirão conhecer a costa em profundidade.
Quando chegar à Ilha Rottnest, terá uma bicicleta para a família andar. É a melhor maneira de explorar as baías e estradas, e é uma experiência completamente segura para as crianças. Nessas áreas, é provável que você se depare com manadas de quokkas, pois há mais de 10.000 deles na ilha. As crianças mais pequenas podem aproximar-se delas a uma distância segura, sempre sob supervisão.
Detalhes de interesse: Este tipo de excursão é recomendado se tiver tempo suficiente para explorar a ilha. Pode encontrar opções a partir de 80 euros.
Passeio de balsa e ônibus turístico pela Ilha Rottnest
Se você está procurando um passeio mais curto, a melhor opção é provavelmente descobrir Rottnest, alternando entre um ferry e um autocarro. Esta experiência é ideal para crianças, uma vez que os autocarros de turismo são autorizados a circular nas estradas.
Detalhes de interesse: O guia irá levá-lo a explorar as estradas, onde quokkas podem ser vistos. Você pode encontrar este passeio a partir de € 83 e é uma ótima opção que geralmente inclui a entrada para West End e a ilha.
9. Visitar a Casa da Moeda de Perth
A Perth Mint foi fundada em 1899 e é um edifício histórico que permite interagir com a história do ouro australiano. É um espaço de aprendizagem, ideal para crianças pequenas. Algumas das atividades que você pode desfrutar incluem:
- Palestras guiadas: descubra como era o processo de produção na época de ouro da Austrália Ocidental. As crianças vão divertir-se imenso nesta visita, uma vez que o leva a entrar nos cofres protegidos.
- A Exposição de Ouro: Aqui você pode desfrutar de apresentações interativas, que explicam o processo de encontrar ouro.
- Record Breaking Coin: Pode aprender sobre a maior moeda do mundo e ver exibições de milhões em ouro.
Informações úteis: As excursões começam a partir de 15 euros, geralmente com guia.
10. Faça uma excursão de autocarro hop-on, hop-off por Perth
Algumas crianças não gostam muito de andar a pé, e nesse caso pode optar por um passeio de autocarro hop-on hop-off por Perth. O percurso é variado, levando-o às atracções mais populares da cidade.
A melhor parte é que durante a viagem pode desfrutar de um canal infantil, lido por Kev, o Canguru Verde. Alguns dos locais onde se pode sair são:
- King's Park: um ótimo parque para levar as crianças, pois tem parques infantis e espaços verdes.
- Optum Stadium: é possível fazer visitas guiadas ao estádio com as crianças, incluindo os balneários.
- Perth Mint.
Detalhes de interesse: Esta aventura é ideal para crianças, pois o guia fala inglês. Pode encontrar opções a partir de 30 euros.
Dicas para visitar Perth com crianças
- Na Austrália Ocidental existem espécies selvagens como os cangurus e os quokkas. Eles geralmente estão acostumados com as pessoas e seu habitat é seguro para as crianças. No entanto, lembre-se de que eles podem ficar intimidados se você tentar tocá-los.
- Os tubarões podem estar presentes no Swan River de Perth, então é melhor ficar nas áreas seguras marcadas com bandeiras.
- Os adultos podem beber água da torneira em Perth, mas a água da torneira não é segura para as crianças. É melhor comprar água engarrafada para as crianças mais novas.