10 coisas para ver e fazer no Rio de Janeiro em agosto
agosto é um mês especial no Rio de Janeiro, pois pode desfrutar da paixão do futebol, de planos ao ar livre, de degustações em festivais e muito mais. Partilho consigo os melhores planos para este mês!
O Rio de Janeiro é uma cidade ideal para visitar durante todo o ano, pois o clima permanece agradável e ameno, independentemente da estação do ano. O inverno tem seu auge em agosto, mas os dias são ensolarados e as temperaturas variam entre 19° e 25°. A principal vantagem é que é um dos meses com menos dias de chuva, pelo que é possível fazer planos ao ar livre. A única desvantagem é que é alta temporada, então as ruas ficam lotadas de turistas e os preços sobem consideravelmente.
É um mês ideal para aproveitar as melhores coisas para fazer no Rio de Janeiro. Por exemplo, pode aproveitar as últimas actividades futebolísticas da época, desfrutar das degustações do Rio Gastronomia, vibrar com o Rock in Rio, explorar as culturas sazonais ou experimentar a bebida típica, mais conhecida como cachaça.
1. Fazer uma visita guiada ao estádio do Maracanã e apreciar os últimos jogos de futebol da época
De fevereiro a agosto é a época do futebol no Brasil, por isso é um local obrigatório se planear visitar a cidade. Recomendo reservar pelo menos 3 dias no Rio de Janeiro para esta experiência cheia de adrenalina. Os habitantes locais são apaixonados pelos jogos e esta é uma atividade que se tornou popular quando o estádio do Maracanã foi utilizado como palco do emblemático Campeonato do Mundo de 1950.
É também um estádio que acolheu eventos desportivos de outras categorias nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Além disso, a razão pela qual os últimos jogos de futebol locais são disputados em agosto deve-se ao bom tempo. As temperaturas amenas e a baixa probabilidade de chuva criam as condições ideais para desfrutar de uma partida ao ar livre sem problemas.
Faça um tour pelo Estádio do Maracanã
O Estádio do Maracanã é um edifício imponente, com anos de história desportiva, que guarda segredos sumarentos nos bastidores, como o balneário, a sala de imprensa e o relvado. Ao se aventurar em um tour pelas suas instalações, é possível descobrir as curiosidades da casa do futebol da região no seu próprio ritmo. Você pode fazer isso por conta própria ou aproveitar os melhores tours do Rio de Janeiro para ver de perto os troféus e objetos colecionados.
Este tipo de tour pode ser feito entre 9:00 e 16:00. Não há restrições para tirar fotografias de recordação e há pacotes de fotografia profissional disponíveis para compra no interior. Esta experiência custa cerca de 18 euros por pessoa, mas vale totalmente a pena se for com a sua família.
Experimente a paixão do futebol no Rio de Janeiro
Embora o Estádio do Maracanã seja impressionante quando está vazio, nada se compara à energia vibrante durante um jogo de futebol. agosto é o final da temporada, então esses são os jogos mais procurados que nenhum carioca quer perder. É o mês perfeito para aproveitar as actividades futebolísticas no Rio de Janeiro, que envolvem rituais cariocas antes, durante e depois das sessões desportivas.
Os jogos duram cerca de seis horas, pelo que é aconselhável comprar bilhetes com antecedência para conseguir bons lugares, ou participar numa experiência guiada. A meio do jogo, ouvem-se os cânticos dos adeptos de cada equipa e até se vêem pessoas com bandeiras. Alguns jogos também se realizam no Estádio Olímpico Nilton Santos, que é o centro desportivo com instalações modernas.
O preço da experiência guiada ronda normalmente os 105 euros, mas vale bem a pena, uma vez que normalmente inclui bilhetes, transporte, assentos confortáveis numa área coberta, bem como conselhos de um guia local. É aconselhável assistir aos jogos com profissionais, uma vez que nestes eventos existem bancadas onde se misturam adeptos de diferentes equipas e podem ocorrer discussões.
2. Visitar a floresta tropical carioca no Rio de Janeiro
agosto é o mês dos planos ao ar livre, por isso aproveite para explorar a floresta tropical da Tijuca, no Rio de Janeiro. É uma das melhores excursões a partir do Rio de Janeiro, pois é um destino próximo, a menos de vinte minutos de distância, ao qual se pode aceder sozinho ou na companhia de um guia local. É uma área verde urbana com uma variedade de espécies animais, incluindo macacos, borboletas e pássaros.
Além disso, no mês de agosto há poucas chances de chuva e pode-se aproveitar para fazer um passeio de jipe, pois o terreno é seguro. Este é um fenómeno que ocorre principalmente no Rio de Janeiro, devido à sua proximidade com as Caraíbas: de facto, todas as outras cidades enfrentam um tipo de clima diferente. As visitas guiadas seguras para turistas estão disponíveis a partir de 63 euros e incluem normalmente transporte, guia profissional e actividades recreativas. Note-se que na floresta tropical pode tirar partido de:
- Visitar a Cachoeira dos Mac acos ou a Cachoeira dos Macacos, uma zona de caminhadas e trekking ideal para principiantes. Aqui pode refrescar-se e conhecer os frutos locais.
- Subir no mirante da Vista Chinesa, próximo à cachoeira, que oferece vista panorâmica do Cristo Redentor e das baías de Ipanema e Copacabana.
- Passagem pela Mata Atlântica, onde são encontradas espécies ameaçadas de extinção.
- Visite a Capela Mayrink, uma capela no meio da montanha de alto valor histórico onde é realizada apenas uma missa por mês.
- Explorar o mirante de pedra da Mesa do Imperador, que oferece uma perspetiva completa da cidade.
3. Bronzear-se e desfrutar de actividades nas mais belas praias do Rio.
Sem dúvida, o Rio de Janeiro tem uma maneira peculiar de fazer as coisas. Nesta cidade brasileira, a melhor altura para se bronzear e desfrutar das praias não é o verão, mas sim o inverno. Em agosto, é provável que se desfrutem dias de sol e bom tempo, embora se deva ter em conta que a água costuma estar fria. Portanto, o melhor plano é aproveitar o bronzeado e refrescar-se durante as horas de pico, quando os raios se intensificam.
Recomendo uma visita à praia de Copacabana, pois em agosto costuma haver corridas curtas ao longo da costa, torneios de voleibol e outras actividades para aproveitar o tempo. Também pode subir ao Forte de Copacabana para apreciar as vistas panorâmicas.
Também pode passar pelo Copacabana Palace, o famoso hotel onde Lady Gaga, Walt Disney, a Princesa Diana e outras celebridades já se hospedaram. O hotel celebra o seu aniversário a cada 10 de agosto com música, exposições, degustações de comida e muito mais.
Outra praia a não perder é a praia de Ipanema, onde se organizam rodadas de salsa à beira-mar, e está rodeada de bares de praia com uma variedade de comida. Se procura o que fazer no Rio de Janeiro à noite, a atmosfera nocturna desta baía vai certamente chamar a sua atenção. Por fim, para aproveitar os ventos calmos de agosto e sobrevoar as praias, também é possível participar de uma experiência de parapente em tandem.
4. Eventos gastronómicos no Rio
O Rio Gastronomia é um grande evento anual que envolve os segredos da culinária carioca. É ideal para quem pretende ficar no Rio de Janeiro por 3 dias ou mais, já que o festival tem duração estimada de uma semana. Reúne os melhores restaurantes locais, bem como fast food trucks e barracas de comida tradicional. Há também concertos ao ar livre, workshops de culinária e degustações locais.
É aberto ao público, por isso pode ficar o tempo que quiser. Encontrará bancas gratuitas e outras em que terá de comprar os pratos para degustar.
Se planeia assistir a este festival gastronómico e depois de provar as delícias culinárias do Brasil, vai certamente querer complementá-lo e participar numa aula de culinária no Rio de Janeiro, para aprender a preparar pratos brasileiros, como o bife de picanha, a farofa, o brigadeiro e muito mais.
5. Viva o carnaval e outros ritmos brasileiros em agosto.
O Rio de Janeiro é, sem dúvida, conhecido por acolher os carnavais mais famosos do mundo, com o sabor do samba. Infelizmente, estes têm lugar no início do ano. No entanto, em agosto há réplicas desta atividade imperdível, que está, sem dúvida, no ADN da região. Prepare-se para viver os ritmos musicais e as danças brasileiras:
- Vivenciar o Carnaval: é possível visitar a fábrica do samba e assistir aos preparativos para o desfile da Escola de Samba do Rio de Janeiro. Esta é uma atividade ideal em agosto, quando se aproximam os carnavais e é possível assistir aos bastidores e a outros preparativos, como a confeção dos carros alegóricos.
- Show da Ginga Tropical: para mergulhar na cultura carioca, nada melhor do que assistir a um show em agosto com música brasileira, danças como samba, capoeira, forró, lambada, trajes típicos, orquestras e outras apresentações.
6. Participar da Meia Maratona do Rio de Janeiro
O clima vibrante de agosto é ideal para correr pelas ruas da cidade. Por isso, todos os anos é realizada a Meia Maratona do Rio de Janeiro. É um evento desportivo em que podem participar corredores iniciantes e profissionais, pois tem um percurso de 5 quilómetros e outro de 21 quilómetros. Para se inscrever, é necessário efetuar uma inscrição prévia e reservar o seu número de corrida.
Os pacotes de participação são variados e variam entre 22 euros e cerca de 70 euros por pessoa, com alguns benefícios incluídos. Geralmente, a corrida de 5k parte da Lapa até a praia do Flamengo, enquanto os 21k percorrem a orla da praia de Copacabana. Ao longo do percurso, encontrará pontos de hidratação, bem como estações de transporte.
7. Participar da Feira da Cachaca no Rio de Janeiro
A Feira da Cachaca é uma extensão do Rio Gastronomia, inicialmente realizada exclusivamente em Paraty. Paraty fica a cinco horas de carro do Rio de Janeiro, mas felizmente nos últimos anos começou a ser organizada no centro da região. A cachaça ou cachaça é uma bebida alcoólica brasileira consumida em muitas cidades do mundo.
Neste evento é possível degustar a famosa cachaça, além de aprender sobre o processo de elaboração. Há barracas de comida, música e apresentações culturais. Depois deste evento, pode continuar a explorar a cidade numa das melhores excursões do Rio de Janeiro e fazer um passeio pelos principais bares da cidade. Ao cair da noite, sem dúvida, poderás viver novas experiências e provar as variações desta peculiar bebida carioca.
8. Agite-se com o festival de música Rock in Rio.
O Rock in Rio é um festival de música que ganha vida na cidade entre agosto e setembro. Não confundir com o evento homónimo que se realiza em Lisboa em junho. Um facto curioso é que se tornou internacional e algumas edições foram realizadas em Madrid, Las Vegas e outras cidades do mundo.
Na verdade, a primeira edição aconteceu em 1985 no bairro de Jacarepaguá e contou com a banda Queen. Desde então, todos os anos são apresentados bandas e artistas de diferentes estilos de rock. É possível encontrar bilhetes a partir de 50 euros, bem como passes familiares por cerca de 150 euros. Além disso, é um evento ecológico e sustentável, onde alguns fundos são distribuídos para causas ambientais.
9. Comemorar o Dia do Artista de Teatro no Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro a arte é muito importante, por isso todos os anos, a 19 de agosto, celebra-se o Dia do Artista de Teatro. É uma data especial onde se homenageia o trabalho criativo, por isso são organizadas actividades lúdicas que não pode perder. Ao longo de todo o mês, encontrará algo para ver, como amostras de peças de teatro e espectáculos de ópera. Para saber mais sobre a história da arte local, pode dar uma vista de olhos aos melhores museus do Rio de Janeiro.
Claro que o melhor lugar para viver este dia é nos teatros da cidade. O preço dos espectáculos depende do teatro e do tipo de peça. Por exemplo, há opções baratas de 15 euros a 70 euros. Em geral, recomendo que vá ao Teatro Municipal: é uma fachada imponente, onde actuam artistas brasileiros de renome. As peças do Dia do Artista do Teatro são mágicas, divertidas e envolventes.
10. Faça um passeio pelas colheitas do Rio de Janeiro
De junho a agosto, o consumo de vinho aumenta no Rio de Janeiro, pelo que recomendo sair em busca dos mais requintados vinhos brasileiros da região. Por exemplo, desfrutar de uma noite de degustação de vinhos é uma das melhores coisas a fazer no Rio de Janeiro durante este mês, onde as temperaturas são um pouco mais frescas a partir da noite. É um plano ideal para se aquecer e ligar-se às tradições cariocas.
O vinho brasileiro caracteriza-se pela utilização de uvas europeias, africanas e regionais. O mais interessante é que vai aprender mais sobre os desafios dos produtores de vinho e conhecer o processo de produção. Outro plano é aproveitar as melhores excursões a partir do Rio de Janeiro e visitar as adegas locais, onde também se celebra a festa da v indima no verão.