Mais sobre: As 10 melhores atividades no Rio de Janeiro
Não faltam actividades divertidas no Rio de Janeiro, uma vez que é uma cidade multicultural com algo para todas as idades. Ao chegar, você encontrará muitas atrações na praia e nas montanhas. Por exemplo, você pode aproveitar algumas das melhores coisas para se fazer no Rio de Janeiro, como passeios de jipe pela floresta tropical, aprender a cozinhar a autêntica comida carioca, subir o Pão de Açúcar de teleférico ou o Cristo Redentor na ferrovia.
Também não perca as atividades de futebol no Rio de Janeiro, bem como os desfiles de carnaval que são muito populares na região. As caminhadas também são uma opção ideal, especialmente no inverno, pois as temperaturas são amenas e há poucas chances de chuva. É claro que não se pode deixar de explorar as favelas, cujos segredos peculiares farão com que se apaixone por elas.
1. Fazer um passeio de jipe pela floresta tropical da Tijuca, no Rio de Janeiro
Deixe a agitação da cidade para trás e mude-se para um local mágico e tranquilo a menos de vinte e cinco minutos do centro. O Parque Nacional da Floresta da Tijuca é um belo lugar no Rio de Janeiro que merece uma visita detalhada. Mais especificamente, é uma floresta urbana onde se encontram diferentes espécies de animais, como macacos, preguiças, pássaros e borboletas. Esta selva carioca oferece planos ao ar livre, incluindo caminhadas, aproveitando um passeio de jipe e desfrutando das melhores vistas da cidade.
Encontrará opções guiadas a partir de 63 euros, com uma duração aproximada de quatro horas. Neste tipo de experiência, é provável que passe por cascatas mágicas e refrescantes, como a Cachoeira dos Macacos e o miradouro da Vista Chinesa, ideal para apreciar o Rio do alto.
2. Aprenda a cozinhar comida carioca no Rio de Janeiro
A gastronomia brasileira oferece pratos únicos, que têm influências portuguesas, africanas, espanholas e indígenas. Uma atividade ideal para quem planeja passar pelo menos 3 dias no Rio de Janeiro é mergulhar na culinária carioca. É a oportunidade perfeita para experimentar pratos tradicionais e passar bons momentos com a família ou amigos. Estas aulas são normalmente organizadas para pequenos grupos para garantir que são feitas à medida.
Este tipo de experiências começa a partir de 72 euros por pessoa e normalmente centra-se na preparação de pelo menos seis receitas brasileiras. Os pratos mais populares incluem:
- Feijoada: uma mistura de feijão preto e carne de porco, que não pode faltar nas mesas brasileiras. É o prato tradicional mais consumido e é frequentemente acompanhado de arroz ou acelga.
- Brigadeiro: quando se trata de sobremesas, os brasileiros pensam imediatamente neste delicioso preparado de chocolate. Mais especificamente, é um bolo quente que é acompanhado por manteiga e leite condensado, para uma explosão de sabores.
3. Desfile na Escola de Samba do Carnaval
Os carnavais do Rio de Janeiro são considerados os melhores do mundo, com danças exóticas, trajes tradicionais, carros alegóricos e ritmos tradicionais a darem sabor a esta celebração icónica. Acontece no início do ano, mas os brasileiros se preparam durante todo o ano, principalmente nas escolas de samba da cidade. Sem dúvida uma das melhores coisas para se fazer no Rio de Janeiro, é possível mergulhar na cultura carioca e conhecer os bastidores da festa.
Uma visita à Escola de Samba do Carnaval do Rio de Janeiro é uma atividade exclusiva que lhe permitirá viver um autêntico desfile brasileiro em qualquer altura do ano. A partir de cerca de 93 euros por pessoa, é possível mergulhar num espetáculo de danças e ritmos típicos do Carnaval. Em geral, poderá assistir ao espetáculo a partir de um camarote privado com vistas privilegiadas, bem como dispor de um guia turístico e de transferes de ida e volta. É uma experiência dedicada a pequenos grupos que lhe permite conectar-se com a cultura brasileira na primeira fila.
4. Assistir a um jogo de futebol no Rio de Janeiro
Seja nos grandes estádios ou nos pequenos campos das favelas, o desporto rouba o coração dos cariocas. As actividades futebolísticas do Rio de Janeiro são, sem dúvida, emocionantes e, de fevereiro a agosto, é a época dos jogos entre as equipas locais. A maioria dos jogos é disputada nos estádios do Maracanã e Nilton Santos.
O Brasil é o país que ganhou o maior número de edições do Campeonato do Mundo de Futebol, o que se deve ao esforço e à paixão com que os habitantes locais encaram este desporto. De facto, em 1950, o Maracanã foi palco do emblemático torneio e a equipa foi vice-campeã. Há muitas maneiras de assistir a um jogo, mas recomendamos reservar uma visita guiada, pois esta é geralmente a melhor maneira de conseguir lugares confortáveis, aprender sobre a história deste desporto icónico e garantir o transporte de e para o jogo.
5. Parapente duplo no Rio de Janeiro
O Rio é uma cidade desafiadora, onde definitivamente ninguém fica entediado. Se você gosta de atividades cheias de adrenalina, então você tem que se inscrever para um vôo duplo de parapente. É a melhor maneira de sobrevoar as praias coloridas, vislumbrar os edifícios mais emblemáticos e passar perto do pico dos principais morros. Não pode perder esta experiência, especialmente se quiser criar memórias inesquecíveis durante as suas férias. A maior vantagem deste tipo de para-quedismo é o facto de receber formação e viver a experiência com um instrutor profissional.
Note-se que o paraquedismo tradicional requer alguns conhecimentos e competências profissionais para saltar a solo, enquanto o paraquedismo em tandem é ideal para principiantes. A sessão de instruções irá ajudá-lo a aprender as regras e protocolos de segurança que não devem ser negligenciados durante o voo.
Além disso, as melhores excursões no Rio de Janeiro costumam oferecer estas actividades, a partir de 147 euros por pessoa. Evite fazer estas aventuras por conta própria, pois são necessárias autorizações e equipamento profissional.
Outra opção divertida é uma experiência de asa-delta no Rio de Janeiro, que permite voar e sentir-se como um pássaro livre. É uma técnica adequada para iniciantes, mas mais desconfortável do que o para-quedismo. Geralmente é realizado a partir das montanhas e é perfeito para ter uma visão de perto do Cristo Redentor, das favelas e do Pão de Açúcar.
6. Fazer um passeio de teleférico no Pão de Açúcar do Rio de Janeiro
O Pão de Açúcar é um monumento natural muito visitado no Rio de Janeiro, devido à sua beleza natural e às vistas panorâmicas que podem ser apreciadas do morro. É possível subir a pé pelas trilhas, mas é uma atividade para especialistas que exige um certo nível de preparo físico. O melhor é fazer o passeio aéreo de teleférico, que é confortável, seguro e rápido. Ele tem dois trechos, já que a primeira parada é no Morro da Urca e depois continua a viagem até o Pão de Açúcar.
Para viver essa experiência, recomendo comprar com antecedência os ingressos para o Pão de Açúcar do Rio de Janeiro, alguns dos quais costumam incluir uma visita guiada a esse espetáculo da natureza. Além disso, os bilhetes de ida e volta para o teleférico custam a partir de 35 euros por pessoa, e o melhor é que são flexíveis: tem uma semana para os utilizar após a compra. Se quiser viver esta experiência, prepare-se porque das alturas poderá apreciar o seguinte:
- A Mata Atlântica
- Os maciços da Tijuca e do Corcovado
- A imagem do Cristo Redentor
- A Baía de Guanabara e a Enseada de Botafogo
- A Serra do Mar e seu pico "Dedo de Deus".
7. Passeio de trenzinho e visita ao Cristo Redentor no Rio de Janeiro
O Cristo Redentor no Rio de Janeiro é um monumento icónico, conhecido mundialmente. Muitas pessoas aventuram-se a chegar ao topo através dos trilhos, no entanto os troços não são adequados para todos. A opção mais confortável e ideal se estiver a viajar com crianças é o comboio de cremalheira. Este transporte leva-o até ao topo do Corcovado e normalmente inclui o acesso sem filas para ver a estátua. A vantagem é que a viagem é curta, mas gratificante, pois terá as melhores vistas da cidade.
O comboio de cremalheira leva-o até 710 metros, com bilhetes de ida e volta que custam cerca de 30 euros. A hora de regresso é flexível, pelo que pode explorar ao seu próprio ritmo. Note que os melhores passeios ao Cristo Redentor no Rio de Janeiro levam-no a ver esta estátua icónica, que pode ser vista de vários pontos diferentes. É considerado um monumento de proteção, e shows de luzes e outras atividades são organizadas no topo para comemorar datas especiais, como a véspera de Ano Novo.
8. Passear pela Baía de Guanabara no Rio de Janeiro.
As praias locais oferecem actividades a não perder durante todo o ano devido ao seu clima tropical sem queda de neve, o que permite que a temperatura da água permaneça agradável. Um passeio ao longo da Baía de Guanabara afasta-o do stress, pelo que é uma aventura a não perder durante as suas férias. A baía faz fronteira com o Oceano Atlântico e a forma mais agradável de a percorrer é a bordo dos melhores cruzeiros do Rio de Janeiro. É uma experiência relaxante onde se pode observar os contrastes desta cidade brasileira.
Este tipo de experiência leva-o a navegar perto da área urbana do Rio, sem se afastar muito da costa. Terá uma outra perspetiva dos principais monumentos, como o Cristo Redentor do Rio de Janeiro. Também poderá vislumbrar o Pão de Açúcar, e até verá muitas pessoas a desfrutar de um salto duplo de parapente ou asa delta.
Também é provável que passe perto da praia de Copacabana e a poucos metros da Ilha da Pedra da Bandeira, um arquipélago escondido e pouco frequentado. Além disso, do conforto do mar é possível vislumbrar bairros pitorescos como Botafogo, Urca e Flamengo. Este tipo de experiências geralmente inclui almoço a bordo, e até mesmo churrasco brasileiro é normalmente servido. O preço para esta atividade começa a partir de 48 euros e o custo pode incluir um guia privado, transporte e o próprio cruzeiro.
9. Aventure-se nas favelas do Rio de Janeiro
As favelas brasileiras tornaram-se icónicas, devido ao seu encanto peculiar. De facto, muitas evoluíram e são consideradas pontos turísticos obrigatórios. Caracterizam-se por casas coloridas, música em todos os cantos e uma vida cheia de contrastes. Os melhores favela tours no Rio de Janeiro levam-no às favelas mais emblemáticas, incluindo Santa Marta, Rocinha e Vidigal. A favela da Rocinha é uma das mais populares, devido à sua atmosfera animada e festiva, onde os turistas são recebidos abertamente pelas famílias.
Normalmente, há passeios a pé que o levam a ver arte de rua e projectos que procuram continuar a melhorar a área. É uma experiência muito agradável, ideal para conhecer a fundo a vida nas favelas. Por outro lado, os favela tours do Vidigal permitem descobrir os contrastes locais e subir ao morro Dos Hermanos. Do alto, é possível apreciar o Corcovado, onde está o Cristo Redentor, a Pedra da Gávea e a favela da Rocinha.
Não deixe de fazer um passeio pela favela Santa Marta, onde conhecerá o cotidiano e apreciará pontos de interesse, como a estátua de Michael Jackson. Nesta zona, destacam-se as lojas de artesanato e as típicas casas coloridas. Também pode apanhar o elétrico turístico de Santa Marta ou o teleférico de Santa Marta para explorar este bairro. Uma visita guiada às favelas custa normalmente entre 30 e 50 euros.
10. Fazer caminhadas nas montanhas do Rio de Janeiro
Certamente longe das multidões, é possível aproveitar as actividades de relaxamento na montanha da Pedra da Gávea, que fica para lá de Copacabana e Ipanema, a cerca de uma hora do centro. Esta aventura é um espetáculo natural das alturas e, para lá chegar, é preciso atravessar a floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, pelo que pode ser considerado um passeio duplo. Lembre-se de que você estará a aproximadamente 844 metros de altura, por isso não é recomendado para mulheres grávidas ou pessoas com problemas de saúde.
Uma boa opção para participar desta aventura são as melhores excursões do Rio de Janeiro, você pode organizá-las por conta própria ou contratar um guia para cuidar do itinerário para você.
Para chegar à montanha da Pedra da Gávea é muito importante levar um equipamento de caminhada por razões de segurança. Desta forma, poderá chegar ao cume sem qualquer inconveniente e praticar uma subida de baixa intensidade no caminho da Carrasqueira. Pode encontrar actividades de caminhadas guiadas a partir de 51 euros por pessoa, que normalmente cobrem os transferes.