O que ver e fazer em Montreal em 5 dias
Em Montreal, durante 5 dias, pode desfrutar de diferentes actividades culturais, turísticas e gastronómicas que o farão querer voltar. Eis algumas delas.
Montreal é uma cidade vibrante e excitante que oferece uma vasta gama de actividades para desfrutar durante cinco dias. Terá a oportunidade de explorar os bairros mais elegantes e históricos da cidade, como a Velha Montreal e o Plateau Mont-Royal. Também poderá desfrutar de uma variedade de restaurantes e bares e conhecer a rica cultura francófona da cidade.
Em cinco dias, terá tempo para visitar a Basílica de Notre-Dame, fazer uma viagem às Cataratas de Montmorency e explorar o Parc Mont-Royal. Para além disso, se for mais amante da natureza, recomendo uma visita ao Jardim Botânico ou um passeio pelo belo porto antigo da cidade, algumas das melhores coisas para ver e fazer em Montreal.
Dia 1: Montreal Antiga, Basílica de Notre-Dame e o Porto Velho
No primeiro dia de um itinerário de cinco dias em Montreal, encontrará uma grande variedade de atracções e actividades por onde escolher. Em primeiro lugar, pode começar a sua viagem explorando o coração histórico da cidade, a Velha Montreal, que é conhecida pela sua bela arquitetura e ruas de paralelepípedos que o farão recuar no tempo.
Também poderá ver a Basílica de Notre-Dame com os seus impressionantes vitrais e decorações. E ao longo do dia, não pode perder a oportunidade de apreciar a mistura franco-canadiana da cozinha francesa e canadiana.
Visitar a Velha Montreal
Para começar o seu dia, dirija-se diretamente do seu hotel ou alojamento para a Velha Montreal, um bairro histórico situado no coração da cidade e basicamente uma das zonas mais pitorescas e encantadoras de todo o Canadá. Vai adorar passear pelas suas ruas estreitas empedradas, pelos cafés e restaurantes em socalcos, bem como pelos edifícios antigos com um rico património arquitetónico.
A hora de início desta excursão deve ser por volta das 9:00 ou 10:00 para evitar as multidões. De facto, uma boa maneira de conhecer a Velha Montreal é inscrever-se numa das melhores excursões de Montreal, que normalmente demoram algumas horas. Com isso em mente, eu recomendo que você passe pelo menos meio dia explorando o lugar.
Explorar a Basílica de Notre-Dame
Depois de fazer um tour completo pela cidade de Montreal e almoçar uma comida canadense especial, é hora de passar para a próxima atividade do dia, que é entrar na Basílica de Notre-Dame, que fica no próprio bairro Vieux Montréal. É uma igreja católica impressionante, famosa pela sua arquitetura gótica e decoração interior detalhada.
Ao entrar na Basílica, a primeira coisa que o vai impressionar é a sua atmosfera sagrada e a sua iluminação e acústica fracas. No interior, poderá também ver os pormenores das paredes, das janelas e dos tectos. Para além disso, verá obras de arte como pinturas, esculturas e magníficos vitrais. Recomendo que marque a sua visita a partir das 14:00, para poder passar o resto da tarde a admirar a sua beleza. Logo após sair da igreja, terá a oportunidade de visitar o porto.
Passeie ao longo do antigo porto e admire as vistas do rio San Lorenzo
A poucos metros da Basílica de Notre-Dame, encontra-se o porto de Montreal, situado nas margens do rio São Lourenço, também no Vieux Montreal e de onde se pode desfrutar de uma vista deslumbrante da cidade. Este é o lugar perfeito para completar uma tarde de turismo e exploração em Montreal. Este passeio é ideal para desfrutar da tranquilidade do porto ao pôr do sol.
Com as suas maravilhosas vistas sobre o rio São Lourenço, o porto irá certamente inspirá-lo a inscrever-se num cruzeiro a partir de Montreal. Ou, se não for esse o seu plano, vai adorar o ambiente descontraído e acolhedor deste lugar, bem como a sua combinação de turismo e cultura locais, tornando-o um ótimo lugar para desfrutar em qualquer altura do ano.
Dia 2: Excursão à cidade do Quebeque a partir de Montreal
Para este segundo dia de itinerário em Montreal, terá a oportunidade de viajar para fora das suas fronteiras para ver outra das cidades mais interessantes do Canadá, que não é outra senão a cidade de Quebec, localizada a quase três horas de Montreal. A experiência, que é sem dúvida uma das melhores excursões a partir de Montreal, começará com uma visita ao Parc de la Chute-Montmorency em Quebec, onde poderá ver a cascata de 83 metros chamada Montmorency, a maior cascata da província de Quebec.
Uma vez lá, pode apanhar o teleférico até ao topo da cascata, de onde pode ver todo o rio São Lourenço e os seus arredores, e também sentir o poder das quedas. Depois de uma hora, continuará até ao Observatoire de la Capitale para visitar o seu miradouro de 360 graus no 31º andar, de onde terá uma vista panorâmica da capital.
Tempo livre para visitar a cidade do Quebeque
Durante esta excursão, terá tempo livre para visitar a antiga cidade fortificada do Québec, que é uma das mais antigas do continente americano, e onde poderá descobrir a cidade sob diversos ângulos, histórico, político, militar, arquitetónico, entre outros. Finalmente, terá a oportunidade de visitar o Canyon Sainte-Anne, que consiste em três pontes suspensas que atravessam o canyon, uma grande experiência se gosta da natureza e da sua transformação através do tempo.
No final deste passeio de dia inteiro, o seu guia turístico levá-lo-á de volta a Montreal, onde poderá encontrar um local para jantar e depois ir descansar no seu hotel ou alojamento, para continuar no dia seguinte com outras experiências incríveis.
Dia 3: Jardim Botânico, Plateau-Mont-Royal, Marché-Jean-Talon e Parc de Mont Royal
O terceiro dia deste roteiro de cinco dias em Montreal promete ser repleto de cultura e diversidade. Conhecerá o Plateau-Mont-Royal, um dos bairros mais vibrantes e multiculturais da cidade. Também visitará o Parc du Mont-Royal, um parque emblemático que oferece vistas deslumbrantes da cidade, actividades ao ar livre e trilhos arborizados.
Outro local que visitará durante este dia é o Jardim Botânico de Montreal, um local onde poderá desfrutar de uma vasta coleção de plantas e jardins de todos os modelos. Também visitará o mercado público da cidade para provar alguns dos sabores canadianos por excelência.
Explorar o Jardim Botânico de Montreal
Para começar o seu dia, visitará o Jardim Botânico de Montreal. O Jardim Botânico está aberto entre as 9:00 e as 17:00 todos os dias da semana, por isso é perfeito para entrar de manhã cedo.
Entre as atracções que vai adorar ver estão o Jardim Japonês, lar de pontes e lagos cheios de carpas, bem como o Morgan Arboretum, um espaço dedicado à exploração de diferentes espécies de árvores.
Recomendo que dedique pelo menos duas horas para desfrutar do Jardim Bot ânico em todo o seu esplendor, e é por isso que deve sair do Jardim Botânico às 11:00 para continuar a sua visita. Para chegar ao jardim, recomendo que se inscreva num passeio de autocarro turístico por Montreal, que o levará a visitar os locais mais interessantes da cidade, incluindo o jardim botânico.
Visitar o bairro multicultural de Plateau-Mont-Royal
Depois de deixar o jardim botânico por volta das 11:00, é hora de mergulhar na cultura diversificada e vibrante de Montreal, que só é encontrada no bairro Plateau-Mont-Royal, a cerca de 15 minutos do Jardim Botânico. Vais adorar este lugar, principalmente pelas suas lojas vintage, restaurantes internacionais e pequenos cafés.
Como o Plateau-Mont-Royal é um lugar tão animado, recomendo que passes pelo menos duas a três horas a explorá-lo e a viver a sua atmosfera. A principal atividade a fazer aqui é passear pelas ruas calcetadas, cheias de arte urbana e lojas locais onde pode comprar lembranças para recordar a sua viagem. Recomendo aproveitar o resto da manhã, entre as 11:00 e as 13:00, para explorar este bairro que representa a criatividade, a modernidade e o espírito multicultural de Montreal.
Visitar o Marché Jean-Talon, um mercado público
Depois de explorar o bairro Plateau-Mont-Royal, é hora de ir para a próxima paragem do seu itinerário, o Marché Jean-Talon, um dos maiores mercados públicos da América do Norte, localizado a cerca de 20 minutos do bairro Plateau-Mont-Royal. Encontrará aqui uma grande variedade de alimentos frescos e produtos locais, pelo que é um bom local para comer qualquer coisa antes de explorar todo o mercado.
Chegará por volta das 13:00, pelo que poderá comer qualquer coisa primeiro e depois desfrutar dos arredores. Tal como em todos os outros locais que terá visitado durante o dia, recomendo que passe pelo menos duas horas a explorar o mercado. Encontrará inúmeras bancas que vendem frutas e legumes frescos, queijos, carnes, pães artesanais e chocolates, bem como uma vasta seleção de restaurantes que oferecem comida tradicional canadiana.
Visita ao Parque do Monte Real
Para este terceiro dia, deixamos o Parc de Mont Royal em último lugar na lista, porque é um destino obrigatório para quem gosta de apreciar a natureza e as paisagens urbanas ao mesmo tempo. O que mais faz com que este parque se destaque é o seu grande terreno com trilhos rodeados de natureza, pelo que é um ótimo local para fazer caminhadas, andar de bicicleta ou simplesmente passear ao ar livre.
O parque está aberto ao público todos os dias da semana, das 8:00 às 18:00. Também tem de saber que para ir a este sítio terá de pagar uma taxa mínima de aproximadamente 5 euros por pessoa.
O plano dentro do parque é basicamente perder-se nos trilhos e deixar-se levar pela beleza natural que o rodeia. Também terá uma vista panorâmica incrível da cidade a partir do topo do parque, da qual vai querer tirar muitas fotografias para recordar a viagem. No final do dia, tem a opção de ir desfrutar da vida nocturna de Montreal, ou de regressar diretamente ao seu hotel ou alojamento para descansar e preparar-se para o seu quarto dia na cidade.
Dia 4: Chinatown, Museu de Belas Artes e o bairro Quartier des Spectacles
No seu quarto dia em Montreal, irá explorar duas das atracções emblemáticas da cidade, uma das quais é a vibrante Chinatown, onde poderá conhecer a cultura chinesa histórica e provar alguns dos pratos mais populares da cidade. Também visitará o Museu de Belas Artes de Montreal, onde poderá ver a sua extensa coleção de arte canadiana e internacional.
Visitar a Chinatown
Neste dia, pode ir diretamente à Chinatown, que é a segunda maior do seu género na América do Norte. Uma boa visita a Chinatown deve começar por volta das 11 horas, altura em que a atividade comercial começa a aumentar.
Recomendo ficar cerca de três horas, pelo menos, para ver o maior número possível de lugares e conhecer em profundidade a cultura asiática em Montreal.
Um lugar que tem de incluir na sua visita a Chinatown é o Mosteiro das Carmelitas Descalças, um lugar dedicado a experimentar uma atmosfera de tranquilidade e paz na cidade, ao mesmo tempo que conhece o universo da cultura e espiritualidade oriental. Não se pode sair de Chinatown sem ter comido um prato asiático ao almoço.
Explorar o Museu de Belas Artes de Montreal
Depois de três horas em Chinatown, é altura de seguir para o Museu de Belas Artes de Montreal, que fica a cerca de 10 minutos de Chinatown. Entrará neste local por volta das 14:00 para ver algumas das mais importantes colecções europeias e americanas. Com estas obras em exposição, este é um dos melhores museus de Montreal.
Recomendo que dedique um pouco mais de duas horas para visitar este lugar, para conhecer cada uma das galerias e exposições, o que é ideal, considerando que o Museu de Belas Artes de Montreal está aberto de terça a domingo, entre as 10:00 e as 17:00, mas fecha às segundas-feiras; assim, visitará este lugar entre as 14:00 e as 16:00. Pode consultar o site do museu para ver o que está em exposição, para saber o que vai ver quando for.
Passeio pelo bairro Quartier des Spectacles
Depois de sair do museu, pode continuar a sua visita ao bairro Quartier des Spectacles, que é um dos locais mais vibrantes e excitantes de Montreal. As suas ruas estão repletas de uma rica cena cultural e de uma grande variedade de atracções e eventos. Recomendo que passe aqui o resto da tarde, pelo que deverá demorar cerca de duas horas a explorar todo o local.
Como o bairro Quartier des Spectacles, que fica a 10 minutos a pé do Musée des Beaux-Arts, tem muito para oferecer, vai adorar passar aqui o serão e o resto da noite. Depois de escurecer, o bairro transforma-se num local excitante com inúmeros bares, discotecas e locais de entretenimento ao vivo com música e entretenimento de alta qualidade, pelo que é um bom local para encontrar algumas das melhores coisas para ver e fazer em Montreal à noite.
Dia 5: Observatório de Montreal e Biodome
Para terminar o seu itinerário de cinco dias em Montreal, terá um quinto dia cheio de aventuras emocionantes que incluem algumas das vistas panorâmicas mais deslumbrantes da cidade. Durante o dia, desfrutará de uma experiência agradável no Observatório de Montreal, mas terá também a oportunidade de explorar a biodiversidade do Biodome.
Assim sendo, o seu dia começará não muito cedo, tendo em conta que desfrutou da noite anterior e que poderá ser um pouco cansativo estar na rua tão cedo. Assim, tomará o pequeno-almoço por volta das 9:00, para continuar a sua visita à cidade.
Desfrute de uma vista panorâmica a partir do Observatório de Montreal
Depois do pequeno-almoço, será uma boa altura para entrar no Observatório de Montreal, que é uma das atracções mais populares da cidade graças às suas vistas panorâmicas de cortar a respiração sobre a paisagem urbana circundante. O observatório está situado no 46º andar do edifício Place Ville Marie e é considerado o ponto mais alto de Montreal, com 185 metros de altura.
O Observatório de Montreal está aberto diariamente entre as 10:00 e as 18:00. Todos os dias da semana, terá a oportunidade de desfrutar de vistas deslumbrantes da cidade e apreciar a arquitetura única que a caracteriza. Pode ficar o tempo que quiser a apreciar as vistas e a tirar fotografias do horizonte, mas recomendo que fique pelo menos duas horas para apreciar a cidade e as suas nuances à vontade.
Visite o Biodome, um lugar que recria quatro ecossistemas diferentes
Deixará o Observatório por volta das 12:00, por isso é uma boa altura para almoçar antes de continuar para o segundo local do seu quinto dia de visita, que não é outro senão o Biodoma de Montreal, uma atração impressionante que recria quatro ecossistemas diferentes no seu interior e lhe dá a oportunidade de observar e aprender sobre a flora e fauna únicas de cada um deles. Situa-se a cerca de 20 minutos do Observatório.
O Biodome está aberto ao público de terça-feira a domingo entre as 9:00 e as 17:00, estando encerrado às segundas-feiras e em certos feriados. Se gosta da natureza e do ambiente, vai adorar este lugar cheio de maravilhas. Pode ver pelo menos quatro ecossistemas no interior, incluindo a floresta tropical, a floresta de folha caduca, o Golfo de São Lourenço e o Ártico. Cada ambiente é meticulosamente recriado no interior do Biodoma, o que lhe permitirá conhecer em profundidade e com exatidão cada um deles.
Recomendo que passe pelo menos duas horas a visitar o Biodoma, ou o resto da tarde, porque este é um parque sempre cheio de actividades para fazer. Deixará o Biodome à hora de encerramento, por volta das 17:00, para ter tempo livre para explorar a cidade de Montreal à sua vontade e depois ir para o seu hotel ou alojamento para descansar. Para o seu regresso a casa no dia seguinte, aconselho-o a reservar com antecedência o seu transfer para o aeroporto de Montreal.
A sua visita ao Biodome é o fim do seu itinerário de cinco dias em Montreal, pelo que, após esta atividade, só tem de esperar pelo seu voo de regresso a casa.