10 coisas para ver e fazer em Montreal no inverno

Descubra a fascinante cidade de Montreal na estação mais fria do ano. No inverno, a cidade está cheia de actividades emocionantes, desde experiências sensoriais únicas a desportos de neve, há algo para todos.

Carla Yaquer

Carla Yaquer

leitura de 10 minutos

10 coisas para ver e fazer em Montreal no inverno

inverno em Montreal | MariamS

Explore a capital cultural do Canadá no inverno e prepare-se para ser cativado pelo seu encanto sazonal. Embora possa parecer um desafio enfrentar as temperaturas frias, a lista de coisas para ver e fazer em Montreal é extensa durante a época de inverno.

Desde esquiar pela cidade, a desfrutar dos parques naturais cobertos de neve e desportos como o snowboard e a patinagem no gelo, a visitar os mercados de Natal e provar as iguarias natalícias à base de açúcar de ácer e foie gras, há algo para todos. Com uma variedade de actividades, descubra as 12 coisas imperdíveis para fazer em Montreal no inverno.

1. Desfrute da experiência sensorial alucinante da Luminothérapie

Luminotrapia| ©flyingdhruv
Luminotrapia| ©flyingdhruv

Se está à procura de um evento único e intrigante para assistir em Montreal, não deixe de visitar Luminothérapie. Esta exposição oferece espectáculos de luz e som hipnotizantes para apresentar exposições renovadas como "The Domino Effect" ou "Impulse". Aqui, a missão é explorar ao máximo os efeitos da luz e do som combinados numa sinfonia harmoniosa de efeitos especiais.

Desde o final de novembro até ao final de janeiro, pode explorar e apreciar a instalação temática do ano. Além disso, pode utilizar o autocarro turístico de Montreal, o metro ou qualquer outro transporte público para chegar ao local do Festival Quartier-des-Spectacles, situado em 1435, Saint-Alexandre St. Luminothérapie. Esta é a maneira perfeita de aproveitar o inverno e compensar as horas de luz do dia reduzidas.

Reservar uma viagem de autocarro por Montreal

2. Brincar na neve nos parques naturais de Montreal

Dia de neve em Montreal| ©abdallahh
Dia de neve em Montreal| ©abdallahh

Montreal é um paraíso de inverno e estará de visita na melhor altura para brincar na neve e tirar o máximo partido dela. Pode apanhar o autocarro turístico para o Parque Mont-Royal, que oferece passeios de bicicleta eléctrica, raquetes de neve, caminhadas, tubos de neve ou esqui de fundo, também conhecido como esqui de fundo.

Em alternativa, dirija-se ao Parque Natural Cap-Saint-Jacques, o maior de Montreal, onde pode andar de trenó, andar de carruagem, percorrer uma variedade de trilhos de raquetes de neve autoguiados e até praticar esqui de fundo.

Ou, se preferir afastar-se um pouco mais do centro da cidade, aventure-se numa das melhores viagens de um dia a partir de Montreal e visite as montanhas Laurentianas do Parque Nacional Mont-Tremblant. Fica a cerca de uma hora e meia da cidade, mas pode ser alcançado de autocarro. A estância de esqui alpino oferece várias pistas para principiantes e intermediários.

Reservar um passeio de bicicleta de inverno em Mont Royal

3. Desfrute do Festival das Luzes de Montreal

Festival Le Lumiere Montreal| ©Herb Y
Festival Le Lumiere Montreal| ©Herb Y

Perto do final da época de inverno, pode participar no Festival das Luzes de Montreal, também conhecido como Montreal en Lumière, o maior e mais abrangente festival de inverno da capital cultural do Canadá.

Durante este festival, pode participar em inúmeras actividades ao ar livre, espectáculos de dança, teatro, concertos, circo, competições de patinagem, exposições de arte e tecnologia, provas de vinho e actividades temáticas. A exposição quase interminável de luzes guiá-lo-á ao longo do Quartier Des Spectacles, ao qual se pode chegar através de uma visita guiada a Montreal, de carro, de bicicleta ou mesmo de transportes públicos.

Para participar neste evento, basta programar a sua visita entre as coisas a fazer em Montreal em fevereiro, na última semana do mês.

Reservar uma visita guiada a Montreal

4. Participar na festa do Igloofest

Igloofest| ©beefeater23
Igloofest| ©beefeater23

Nos EUA, o Coachella tornou-se o festival de música de eleição, enquanto o seu homólogo canadiano tem outro nome: Igloofest, um festival anual de música eletrónica realizado no encantador Old Port.

O que começou por ser um evento modesto em 2007 transformou-se numa enorme celebração. E como não poderia deixar de ser, o alinhamento do Igloofest reuniu alguns dos melhores DJs do mundo e talentos emergentes da música eletrónica, com nomes como Fatboy Slim, Apashe, Diplo, Bonobo, Tiesto e Claptone, entre muitos outros.

São 12 noites entre meados de janeiro e início de fevereiro onde se pode aquecer com dança sem parar. Para além da música, o Igloofest é conhecido pela sua atmosfera vibrante e enérgica. Os participantes são imersos numa experiência única, uma vez que muitos deles se vestem com fatos de esqui extravagantes em néon, trajes de rainha do gelo, casacos de pele e muito mais.

Como chegar ao Igloofest? Basta apanhar o autocarro de turismo, ou qualquer transporte público, sair em Old Montreal e mergulhar na emoção do Igloofest! No pitoresco Porto Velho de Montreal, a arte e a cultura estão a transbordar nas ruas e aguardam a sua visita.

Reservar uma excursão de autocarro por Montreal

5. Passeio na Grande Roda Gigante de Montreal

Roda gigante| ©Paco (Off for a while)
Roda gigante| ©Paco (Off for a while)

Uma das experiências mais mágicas que se pode ter em Montreal durante o inverno é andar na Grande Roda Gigante. Localizada na zona do Porto Velho, esta roda gigante iluminada oferece vistas deslumbrantes e uma excelente perspetiva da cidade a partir de uma altura de 60 metros.

O passeio na roda gigante demora cerca de 20 minutos e pode ser feito em gôndolas privadas ou partilhadas para maior conforto. A partir da roda gigante, é possível ver não só as pistas de gelo de inverno da cidade, mas também pontos de referência emblemáticos como a Basílica de Notre-Dame, a encantadora Place Jacques-Cartier, o rio São Lourenço e o topo do Parque Mont-Royal.

Esta atração é especialmente encantadora durante o inverno, quando a cidade está coberta de neve e as luzes iluminam a paisagem. Subir na Grande Roda Gigante é uma óptima maneira de admirar a beleza de Montreal do alto e criar memórias inesquecíveis.

Reservar bilhetes para a roda gigante La Grande Roue

6. Apreciar a iluminação sazonal na Basílica de Notre-Dame

Dentro da Basílica de Notre-Dame| ©Lee Huang
Dentro da Basílica de Notre-Dame| ©Lee Huang

A Basílica de Notre-Dame de Montreal é uma atração obrigatória nas melhores excursões de Montreal em qualquer altura do ano, mas durante os meses de inverno oferece um espetáculo de som e luz chamado AURA que transforma a basílica numa mistura hipnotizante de luzes coloridas, música de órgão e arquitetura sublime.

Esta obra do arquiteto nova-iorquino James O'Donnell representa a identidade da cidade concentrada numa única igreja desde 1824. Desde o seu modesto exterior, a Basílica de Notre-Dame deixá-lo-á maravilhado com o seu incrível teto pintado, a sua arquitetura ornamentada e as suas belas decorações.

Não perca a oportunidade de admirar a Basílica de Notre-Dame no seu melhor para mergulhar na beleza e no encanto deste local histórico durante a sua visita de inverno a Montreal.

7. Compras nos mercados de Natal de Montreal

Mercado de Natal| ©vapourtrails
Mercado de Natal| ©vapourtrails

O inverno no Canadá vai de finais de novembro a fevereiro e uma das actividades sazonais obrigatórias são as compras, por isso não perca a oportunidade de visitar os mercados de Natal de Montreal.

Estes mercados oferecem uma experiência encantadora com vinho quente, deliciosas tartes de açúcar e uma grande variedade de presentes feitos à mão, velas, artesanato e iguarias de foie gras e, claro, açúcar de ácer e outros produtos locais. Por toda a cidade encontrará uma variedade de mercados de Natal, incluindo:

  • Montreal's Nutcracker Market ou The Nutcracker Market , está localizado no Palais des Congrès e oferece decorações de Natal, alimentos artesanais, jóias, brinquedos e uma série de soluções para os fashionistas.
  • O Montreal's Christmas Village ou Marché Atwater, localizado no Atwater Markets, concentra o melhor da gastronomia local em mais de 50 stands com azeites gourmet, especiarias, derivados de açúcar de ácer e frutas da época - acima de tudo, é o mercado das delícias de Natal.

Mais tarde, em dezembro, o Merry Montreal abre as suas portas em Champ-de-Mars, uma zona famosa do Porto Velho de Montreal. É nesta altura que os mercados do circuito "Natal no Parque" estão presentes nos seguintes locais: Place Émilie-Gamelin, Parc des Compagnons de Saint-Laurent e Parc Lahaie, alguns dos parques mais populares da cidade.

Todos eles combinam actividades tradicionais de Natal com exposições públicas de arte, passeios de trenó, provas de comida regional e animadas festas de rua, gratuitamente ou a preços muito razoáveis. Esta é definitivamente uma óptima altura do ano para uma visita à cidade - não perca!

8. Fazer uma excursão gastronómica de Natal em Montréal

Sanduíche de carne fumada| ©Cory Doctorow
Sanduíche de carne fumada| ©Cory Doctorow

As temperaturas são bastante baixas no Canadá e ainda mais frias no inverno, pelo que é necessário aquecer o corpo e o melhor a fazer é desfrutar da sua gastronomia que, graças à sua oferta multicultural, oferece opções para todos os gostos. Os seus famosos bagels podem ser degustados em lojas abertas 24 horas por dia, acredita? O amor por estes bagels é infinito.

Há também opções como o creme de abóbora ou o peru com gordura de pato, cocktails de camarão e saladas de sensações. Como vê, a gordura de pato é uma constante, mas se pedir os 3 pratos que não deve perder, eles são:

  • A carne fum ada começa com esta especialidade de Montreal que é temperada e curada durante uma semana, o resultado é a sua comida rápida por excelência: carne fumada.
  • O xarope de á cer em lojas especializadas como a Montreal Delices Erable & Cie. onde pode provar e levar para casa os seus favoritos depois de provar estas iguarias na capital mundial dos produtos de ácer.
  • Finalmente, experimente o poutine, um prato essencialmente canadiano. O poutine tornou-se popular em Montreal nos anos 90 e pode agora ser encontrado em quase toda a cidade.

9. Deslize pelas pistas de patinação de Montreal

Pista de patinagem| ©Alain Quevillon
Pista de patinagem| ©Alain Quevillon

Há algumas actividades obrigatórias durante a sua visita a Montreal, como comprar bilhetes para jogos de hóquei no gelo, curling e, claro, patinagem no gelo. Este é o lugar perfeito para testar as suas habilidades ou apenas desfrutar de um passeio divertido no gelo. A cidade tem mais de uma centena de pistas de patinagem públicas para explorar.

Pode alugar patins em vários parques e pistas de gelo espalhados pela cidade. Eis algumas opções recomendadas:

  • A Esplanada Tranquille, é gratuita e foi criada para complementar a oferta do Quartier des Spectacles, pelo que a diversão está na ordem do dia.
  • O Parc La Fontaine, outra opção gratuita, mergulha-o num mundo encantado de contos de fadas com os seus caminhos sinuosos à volta do Plateau-Mont-Royal.
  • O Parc Sir-Wilfrid-Laurier, um espaço de 11 hectares, oferece um desafio emocionante aos patinadores experientes. Além disso, encontrará duas pistas de hóquei no gelo para uma experiência completa no país do hóquei.
  • O Old Port R ink é uma das pistas mais pitorescas e cénicas da cidade, uma vez que está rodeado pelo centro histórico de Montreal.

Compre os seus bilhetes para um jogo de hóquei em Montreal

10. Pesca no gelo na Velha Montreal

Aldeia de pesca no gelo Pêche Blanche| ©BLEUnordik
Aldeia de pesca no gelo Pêche Blanche| ©BLEUnordik

A pesca no gelo em Montreal é uma atividade clássica de inverno a não perder, especialmente se for um principiante.

Durante a sua visita, pode considerar reservar uma excursão com um guia para lhe ensinar as competências necessárias para dominar este desporto divertido. Um dos locais mais populares para pescar no gelo é Pêche Blanche Ice Fishing Village em Old Montreal, onde pode pescar perca e lúcio-perca.

11. Desfile do Pai Natal

Desfile de Natal do Pai Natal| ©Lisy
Desfile de Natal do Pai Natal| ©Lisy

Uma das coisas para fazer em Montreal com as crianças na época do Natal é desfrutar do Desfile do Pai Natal, que se realiza no final de novembro, no início da época de inverno.

Este evento festivo, tradicional há mais de 70 anos, apresenta carros alegóricos brilhantes, animadas bandas marcial e artistas talentosos que desfilam pelo coração da baixa de Montreal. O ponto alto do desfile é quando os mais pequenos vislumbram o Pai Natal no seu trenó, e criam-se memórias deliciosas.

O percurso segue frequentemente ao longo da Sainte-Catherine Street West, mas pode variar todos os anos, pelo que recomendo que siga os pormenores no seu sítio Web. O melhor de tudo é que é sempre acessível, mesmo com o autocarro turístico da cidade, pelo que não perderá este evento lendário.

12. Esquiar em Montreal

Esquiar em Montreal| ©Jean-Michel Villanove
Esquiar em Montreal| ©Jean-Michel Villanove

Em quantas cidades é possível esquiar? Esta é uma atividade muito original e altamente recomendada para desfrutar com a família ou amigos. Consegue imaginar as anedotas do passeio? Um passeio de esqui por Montreal é o melhor!

Montreal tem 200 km de pistas bem conservadas, chalés e serviços de aluguer. Os locais mais populares são o Parc Jean-Drapeau para os principiantes, o Jardim Botânico ou o Canal Lachine, o imenso Parc Cap-Saint-Jacques e, para os esquiadores mais experientes, as pistas do Parc Mount Royal, situado no coração da cidade.

Como é que está o tempo em Montreal durante o inverno?

Dia de inverno| ©Carl Campbell
Dia de inverno| ©Carl Campbell

Montreal é uma cidade fria no inverno. As temperaturas médias entre o final de novembro e fevereiro variam entre -1°C e -11°C, o que significa que há uma grande probabilidade de queda de neve.

Se se agasalhar bem e se vestir adequadamente, poderá desfrutar da cidade como os montrealenses, que estão habituados a estas baixas temperaturas, uma vez que todas as suas actividades são adequadas para explorar e aventurar-se no frio.