Os melhores tours gastronómicos de Seul

Por toda a cidade encontrará uma grande variedade de ofertas gastronómicas com comida tradicional e de rua. Vou falar-vos das melhores opções para conhecerem o melhor da cozinha de Seul.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

Os melhores tours gastronómicos de Seul

Comida de Seul | ©lejandra matias

A capital da Coreia do Sul, Seul, tem uma cultura gastronómica capaz de surpreender os comensais mais exigentes. Na cidade, encontram-se pratos tradicionais à base de arroz, legumes, marisco e carne, que são os produtos mais utilizados na sua cozinha. Existe também uma grande variedade de comida de rua.

Pode comer sashimi no mercado de marisco de Noryangjin ou sentar-se ao ar livre nas bancas de comida do bairro de Euljiro e saborear um nogari banchan (prato de peixe seco). Além disso, algumas das melhores coisas para fazer em Seul, que lhe darão uma visão das tradições culinárias sul-coreanas, incluem uma aula de culinária com um chef local.

1. Participe numa aula de culinária coreana e descubra um pouco da cultura culinária de Seul

Aula de culinária| ©Marc Haines
Aula de culinária| ©Marc Haines

Se quiser descobrir um pouco da cultura culinária da Coreia do Sul, deve incluir uma aula de culinária no seu itinerário durante pelo menos 3 dias em Seul. Aprenderá a preparar alguns dos pratos tradicionais desta terra: kimchi, banchan, deonjang jjigae, etc.

Este tipo de experiência começa normalmente com uma visita a um mercado local. Aí, os seus sentidos serão surpreendidos pelos aromas e cores de todos os produtos frescos: legumes, frutas exóticas, mariscos, carnes, especiarias, etc. Depois de adquirir tudo o que precisa para executar as receitas, irá para a cozinha do mercado juntamente com um chef profissional.

Nesta aula de culinária coreana e visita ao mercado em Seul, verá a confeção passo a passo de uma série de pratos que fazem parte do quotidiano gastronómico dos sul-coreanos. Por exemplo, o bibimbap ou arroz com ovo, legumes e carne; o icónico kimchi, que consiste em couve asiática fermentada, o galbitang, que é uma sopa de costela de vaca, entre outros banchan (pratos de comida em pequenas porções).

Informações úteis

  • Preço: cerca de 78 euros por pessoa, aproximadamente.
  • Duração: cerca de 3 horas e 30 minutos.

Reserve uma aula de culinária coreana e uma visita ao mercado em Seul

2. Desfrute da variedade de marisco no Mercado Noryangjin em Seul

Mercado de Noryangjin| ©Steve Y
Mercado de Noryangjin| ©Steve Y

Se é um entusiasta de marisco, então tem de fazer uma paragem no Mercado Noryangjin de Seul. É um local com uma história que remonta a 1927, visitado diariamente por dezenas de habitantes locais e turistas. Passeie por este mercado e delicie o seu paladar.

Durante a visita, verá uma série de bancas com todo o tipo de marisco: peixe, polvo, pepino-do-mar, amêijoas, lulas, caranguejos, camarões e muito mais. Encontrará também alguns restaurantes onde poderá comer sashimi com rabanete daikon, entre outros pratos. Tudo isto, envolto num ambiente muito animado.

Esta é uma atividade que, embora possa ser realizada por conta própria , será mais conveniente fazer com um guia local de uma excursão privada a Seul. Desta forma, não só poderá fazer uma série de degustações, como também aprenderá sobre cada produto e mergulhará na cultura gastronómica coreana.

Informações úteis

  • Preço: O acesso ao mercado é gratuito. Se fizer uma visita privada ao local, o custo médio é de 70 euros por pessoa.
  • Horário de funcionamento: O mercado está aberto 24 horas por dia.

Reservar uma visita privada a Seul

3. Passeie pelas longas ruelas de comida do Mercado Namdaemun de Seul

Mercado de Namdaemun| ©Adrián Pérez
Mercado de Namdaemun| ©Adrián Pérez

Outro destino para uma excursão gastronómica é o histórico Mercado de Namdaemun, fundado durante o período Joseon em 1414. Aqui encontrará extensas ruelas gastronómicas com bancas de rua e restaurantes.

Uma vez no mercado, pode caminhar livremente pelas suas pitorescas e movimentadas ruas pedonais, sendo as seguintes algumas das mais populares para satisfazer as suas papilas gustativas:

  • Foodie Alley, onde poderá saborear a clássica comida de rua da culinária sul-coreana. É o caso do kimchi, do Tteokbokki (bolo de arroz com molho de pimenta), do kimbap (sushi coreano), do bungo ppang (bolo de peixe), muito popular durante o inverno em Seul, e muito mais.
  • Kalguksu Alley, com restaurantes de noodles cortados à mão. Experimente o naengmyeon (macarrão de trigo), jajangmyeon (macarrão ao estilo chinês com jajang ou molho de pasta de trigo doce), jjamppong (macarrão com caldo de frutos do mar), etc.
  • Rua Galchi Jorim; esta zona é conhecida pelas suas bancas de guisado de rabo de cavalo. Trata-se de um prato criado no próprio mercado.

Este passeio gastronómico pode ser feito ao seu próprio ritmo ou com um guia local. Esta última opção permitir-lhe-á ter uma visão mais profunda da cultura coreana, graças aos comentários do especialista em culinária. Seja qual for a sua escolha, esta é uma atividade obrigatória no seu itinerário, juntamente com a visita guiada ao Palácio Deoksugung de Seul e as melhores excursões de um dia a partir de Seul.

Informações úteis

  • Preço: A entrada no mercado é gratuita, mas se fizer uma visita guiada pode custar cerca de 45 euros por pessoa.
  • Horário de funcionamento: das 9:00 às 19:00 horas (de segunda a sábado). Note-se que alguns restaurantes e bancas de comida estão abertos até mais tarde.

Reservar uma visita guiada ao Palácio Deoksugung

4. Experimente a comida tradicional coreana no Mercado Gwangjang em Seul

Mercado de Gwangjang| ©Adrián Pérez
Mercado de Gwangjang| ©Adrián Pérez

Com mais de 100 anos, o mercado de Gwangjang é uma montra da cultura e da história coreanas. Aqui pode provar a comida tradicional desta terra asiática, preparada à mão diante dos seus olhos e num ambiente animado. Terá uma experiência gratificante.

O mercado está localizado no beco Ikseon-dong. Esta é uma zona bem conhecida da cidade, onde o tradicional e o moderno coexistem em harmonia. Assim que entrar no mercado, ficará cativado pelo aspeto do local e pelos aromas das centenas de preparações.

Nesta visita gastronómica, pode experimentar o famoso mandu (bolinhos de massa cozidos a vapor recheados com carne ou kimchi), bindae-tteok (panqueca de farinha de feijão, carne e legumes), churrasco, bibimbap (tigela de arroz com legumes e carne). Além disso, guisados, uma variedade de noodles de arroz, trigo, legumes, entre outras preparações.

Depois desta experiência, pode continuar a explorar a cidade. Talvez ir a um dos melhores museus de Seul, como o Seoul City Wall Museum, que fica a cerca de 12 minutos de carro, ou fazer uma visita guiada ao Palácio Gyeongbokgung de Seul, entre outras actividades.

Informações úteis

  • Preço: a entrada no mercado é gratuita.
  • Horário de funcionamento: diariamente das 9:00 às 18:00 horas.

Reservar uma visita guiada ao Palácio de Gyeongbokgung

5. Faça uma visita gastronómica nocturna a Euljiro em Seul e descubra o local preferido dos coreanos para comer

Euljiro à noite| ©Seoul Guide Korea
Euljiro à noite| ©Seoul Guide Korea

Euljiro é um dos bairros preferidos dos coreanos para comer e relaxar depois de um longo dia de trabalho. É um local animado, com muitas bancas de comida, restaurantes, cafés e bares, onde pode fazer um passeio gastronómico e descobrir Seul à noite como um habitante local.

Este destino é composto por três ruas compridas, sendo a Nogari Alley a que tem o maior número de bancas de comida. Sente-se numa mesa ao ar livre e saboreie nogari (peixe seco) com soju (cerveja). Ideal se visitar Seul no verão.

Mas não é tudo. Em Euljiro, encontrará uma grande variedade de comida de rua: donuts coreanos, o famoso ramyeon picante (macarrão instantâneo) que provavelmente já viu em mais do que um kdrama, jeon (panqueca de vegetais fritos), castanhas assadas, corn dog (espetos coreanos), bolo de peixe, etc.

Pode visitar o Coffeehanyakbang, com um rico café de filtro e a pastelaria Hyemindang, onde provará um pavé de chocolate. No final da experiência gastronómica, pode também visitar os bares escondidos nos edifícios deste bairro e iniciar um pub crawl em Seul.

Informações úteis

  • Preço: O acesso a este bairro é gratuito, mas tem a possibilidade de participar numa visita guiada, que custa geralmente 59 euros por pessoa.
  • Horário de funcionamento: das 11:00 às 21:00 (diariamente).

Reservar um pub crawl em Seul

6. Tenha uma experiência imersiva da cultura e culinária sul-coreana

Samgyetang| ©Steve Y
Samgyetang| ©Steve Y

Se estiver de visita à Coreia, deve participar numa experiência culinária numa casa tradicional. Este pode ser um dos melhores passeios em Seul, pois permite-lhe experimentar a cultura e a cozinha locais de perto e pessoalmente. Sentir-se-á como um local.

Esta experiência imersiva começa com uma visita a um dos mercados locais de Seul. Aí, juntamente com o seu guia anfitrião, comprará os ingredientes necessários para a respectiva preparação. Ele ou ela também lhe falará da história do local e dar-lhe-á algumas dicas sobre como selecionar os produtos.

Depois da visita ao mercado, irá a uma autêntica casa tradicional coreana para cozinhar. Alguns dos pratos locais que poderá confecionar incluem samgyetang (sopa de galinha com ginseng), kimchi (couve asiática fermentada), bulgogi (tiras de carne de vaca com soja, sésamo e alho), japchae (noodles de fécula de batata doce com sésamo e carne), entre outros.

Sentar-se-á à mesa com os seus anfitriões para provar os pratos, observando de perto a verdadeira etiqueta familiar coreana. Depois desta experiência enriquecedora, pode continuar com o seu itinerário: visitar o Changdeokgung, considerado um dos melhores palácios de Seul; comprar bilhetes para o Figure Museum W em Seul e passar um momento diferente a observar as suas exposições, etc.

Informações úteis

  • Preço: o custo desta experiência começa normalmente em cerca de 80 euros por pessoa.
  • Duração: máximo de 4 horas.

Reservar bilhetes para o Museu da Figura W

7. Dê um passeio pelo Mercado Mangwon de Seul e faça um tour gastronómico de frango e cerveja

Mercado de Mangwon| ©Kanako Sudo
Mercado de Mangwon| ©Kanako Sudo

O Mercado Mangwon é outro destino onde se pode fazer uma excursão gastronómica durante a sua viagem a Seul. Surpreenderá as suas papilas gustativas com os sabores e texturas das diferentes preparações de frango.

Neste mercado, encontrará um grande número de bancas de comida dedicadas à preparação de frango. Poderá experimentar o frango frito coreano com molho agridoce e sementes de sésamo; o frango de churrasco, que combina um sabor fumado com um molho espesso; o frango assado , que consiste numa coxa desossada coberta com queijo e molho, entre outros.

Este passeio pode ser feito sozinho ou com um guia. Seja qual for a sua escolha, neste mercado irá desfrutar de preparações que combinam anos de história com o engenho das novas gerações. Não se esqueça de os servir com soju, à moda coreana.

Informações úteis

  • Preço: a entrada no mercado é gratuita. E, se quiser fazer uma visita guiada, o custo da atividade é de cerca de 100 euros por pessoa.
  • Duração: todos os dias, das 9:00 às 21:00 horas.

8. Parte de um tour de comida vegana e vegetariana em Seul

Boribab| ©lazy fri13th
Boribab| ©lazy fri13th

A capital sul-coreana tem uma grande variedade de ofertas culinárias que incorporam opções veganas e vegetarianas. Por isso, se é um entusiasta da comida vegan e vegetariana e planeia passar 1-5 dias em Seul, ou até mais, deve juntar-se a uma excursão gastronómica para descobrir os melhores pratos sem carne e ingredientes animais.

Para esta aventura, deve dirigir-se ao Mercado Gwangjang, que é um dos maiores mercados da cidade. Lá, encontrará pratos mais do que suficientes para se adaptar à sua dieta vegan, vegetariana e até sem glúten.

Por exemplo, pode experimentar o boribab (cevada, arroz, legumes variados com ervas coreanas), o kimbap (arroz com legumes, ervas coreanas e rolos de algas secas). Além disso, hotteok (uma panqueca coreana com sementes e mel no interior).

Embora possa fazer esta aventura sozinho , é melhor contactar um guia profissional. Tenha em conta que esta pessoa conhece cada uma das preparações e, por isso, pode garantir a sua origem vegan e vegetariana.

Informações úteis

  • Preço: o custo por pessoa é de aproximadamente 99 euros.
  • Duração: a atividade dura geralmente cerca de 2 horas e 30 minutos.

9. Desfrute de uma experiência gastronómica multicultural no Bukchon Village em Seul.

Aldeia de Bukchon| ©David Wilkinson
Aldeia de Bukchon| ©David Wilkinson

Bukchon, uma aldeia tradicional de Seul, remonta ao período Joseon (1392-1910). Este local, outrora ocupado pela classe nobre, é um destino turístico popular, devido à sua beleza arquitetónica e à variedade gastronómica dos seus restaurantes. Poderá provar pratos coreanos e estrangeiros.

Durante a sua visita a Bukchon, encontrará restaurantes tradicionais coreanos onde poderá comer deonjang jjigae (guisado de cogumelos, legumes e marisco), bibimbap (arroz misturado com legumes, carne e cogumelos), galbitang (sopa coreana), entre outros. Terá também a opção de saborear comida italiana e portuguesa.

Encontrará também várias esplanadas com uma vista privilegiada sobre a aldeia. Pode sentar-se e relaxar enquanto bebe um copo de soju (cerveja coreana), makgeolli (vinho de arroz), chá, entre outras bebidas. E, se estiver em Seul em dezembro, durante o festival de inverno, verá o céu iluminar-se com fogo de artifício.

Informações úteis

  • Preço: A entrada na vila de Bukchon é gratuita.
  • Horário de abertura: A vila está aberta de segunda a sábado (10h-17h).

10. Desfrute de uma visita culinária ao mundo do chá em Seul e aprenda a fazer vinho de arroz

Vinho de arroz| ©Turner
Vinho de arroz| ©Turner

A cozinha sul-coreana não se limita apenas a preparações doces e salgadas, mas também incorpora chás de ervas e bebidas alcoólicas. Faça um passeio gastronómico por Seul e aprenda a provar o chá antigo e a fazer vinho de arroz.

Neste passeio, visitará o Museu do Chá, com uma série de exposições que o ajudarão a descobrir a história da cultura do chá. Terá também acesso a uma sala especial onde poderá provar uma variedade de chás (verde, preto, flores, ervas aromáticas, etc.). No total, estão disponíveis mais de 130 sabores.

Para completar esta experiência culinária, o guia levá-lo-á a um atelier tradicional de vinhos. Aí, aprenderá passo a passo como fazer makgeolli; um vinho coreano consumido antigamente pelos agricultores e preparado com arroz pegajoso e levedura.

Informações úteis

  • Preço: o preço desta excursão começa em 105 euros por pessoa.
  • Duração: aproximadamente 4 horas.