O que ver e fazer em Dubrovnik em 3 dias
Dubrovnik é uma cidade costeira deslumbrante na Croácia, conhecida pela sua cidade velha, costa pitoresca e vários locais de filmagem de Game of Thrones. Então, é possível conhecê-la em 72 horas? Sim, aqui está como.
Dubrovnik, também conhecida como a**"Pérola do Adriático**", é uma cidade no sul da Croácia que se tem tornado cada vez mais popular entre os turistas nos últimos anos. Com a sua deslumbrante linha costeira, a histórica cidade velha e vários locais de filmagem de Game of Thrones, é fácil perceber porque é que tantas pessoas são atraídas para esta bela cidade.
No entanto, com tanta coisa para ver e fazer em Dubrovnik, planear uma viagem pode ser avassalador. É por isso que criei o itinerário perfeito de 3 dias para o ajudar a tirar o máximo partido da sua estadia nesta pitoresca cidade. Desde visitas guiadas à cidade velha, a passeios de caiaque, cruzeiros encantadores e passeios pelas ilhas, este itinerário tem algo para todos. Faça as suas malas e vamos lá!
Dia 1: Cidade Velha de Dubrovnik e a Ilha de Lokrum
O primeiro dia do itinerário é uma introdução à história, cultura e beleza natural de Dubrovnik. Começa com uma viagem ao passado no centro nevrálgico da cidade, a cidade velha. Esta zona pedonal está repleta de locais onde as ruas de pedra se enchem de gente, mesmo na época baixa, pelo que recomendo uma visita guiada à Cidade Velha de Dubrovnik.
Este Património Mundial é conhecido pela sua impressionante arquitetura. O seu sistema de defesa medieval denota uma era que deixou uma marca profunda em Dubrovnik. A partir de agora, perca-se nas suas ruas, ou melhor, deixe-se guiar pelo seu guia, o importante é que visite pelo menos 8 paragens essenciais. Aqui está um mapa para o ajudar a segui-las e até mesmo a aprender sobre o seu papel no Game of Thrones.
Catedral de Dubrovnik e Museu de História Cultural
A primeira paragem é a Igreja de Inácio, uma igreja do século XVII localizada muito perto da icónica escadaria de pedra conhecida como as Escadas Jesuítas. Este é o melhor local para apreciar a cidade na sua totalidade, uma vez que Dubrovnik é bastante plana, como Game of Thrones constantemente deixa claro.
Continue 140 metros até chegar à Catedral de Dubrovnik, uma bela igreja que é um ícone da cidade. Depois, avance um quarteirão até ao Palácio do Reitor, um importante monumento do século XV que alberga o Museu de História Cultural.
Rua Stradun, Igreja de São Salvador e Porta Pile
O percurso continua um quarteirão mais à frente, onde verá a Torre do Relógio, também conhecida como a torre do sino de Dubrovnik. Quase ao lado da Fonte de Onofrio, outro edifício emblemático do século XV, antes de percorrer a rede de ruas estreitas de Stradun, a principal via da cidade. Aqui recomendo uma paragem para uma bebida refrescante e um lanche, rodeado por uma grande variedade de cafés e restaurantes.
Depois continue até à Igreja de São Salvador, outro Património Mundial na Pérola do Adriático. Um quarteirão mais à frente, encontrará a famosa Porta de Pile que, construída em 1537, ganhou reconhecimento no moderno Game of Thrones.
Almoço e visita guiada de Game of Thrones
À tarde, recomendo almoçar num restaurante encantador com um terraço, como o Dubravka 1836 Restaurant & Cafe. As vistas são lindas, a comida é deliciosa e os preços são acessíveis. Depois, passe a tarde numa das melhores excursões de Game of Thrones. Como deve ter visto, de manhã, passou por pelo menos dois pontos de interesse, mas os cenários usados para esta popular série da HBO são quase infindáveis em Dubrovnik.
Para os fãs - e não tão fãs - da série, este tipo de excursão é uma atividade mágica. Os guias levam-no a locais de filmagem em Dubrovnik e arredores, incluindo a icónica Torre Vermelha, o Passeio da Vergonha e o local onde o Rei Joffrey foi lançado sem cerimónias em King's Landing. Ficará a conhecer as histórias dos bastidores e verá em primeira mão como os criadores da série transformaram Dubrovnik no mundo de Westeros ao longo da rota de Game of Thrones.
Jantar e passeio de barco
Para terminar o dia, sugiro um dos melhores passeios de barco em Dubrovnik. Este tipo de passeio noturno em Dubrovnik oferece vistas deslumbrantes das muralhas e fortalezas da cidade enquanto o sol se põe sobre o Mar Adriático.
Outra coisa boa sobre este passeio é que você vai ser capaz de ver esta região da Dalmácia de uma perspetiva diferente - você vai se surpreender com as vistas panorâmicas! O barco fará várias paragens, tais como a ilha de Lokrum, que é o lar de praias e florestas, e outros pontos de referência. Estes cruzeiros também passam pelas zonas balneares mais próximas, como a praia principal na costa sudoeste e o lago salgado conhecido como Mar Morto. Aqui pode dar um mergulho ou explorar os jardins botânicos da ilha.
Como se não bastassem os cenários de filmes de manhã e à tarde, Lokrum é também um destino que oferece vistas cinematográficas. Visite o Trono de Ferro, localizado na Ilha de Lokrum. Ah, e não se preocupe com a comida, este tipo de cruzeiro normalmente inclui um jantar tradicional croata e bebidas a bordo do navio.
Dia 2: Arquipélago de Elafiti: as suas ilhas, a Gruta Azul e a Gruta Verde
Este é um dia para se entregar a uma das melhores excursões a partir de Dubrovnik e navegar diretamente para o Arquipélago de Elafiti, o local ideal para as suas férias na Croácia.
A excursão é uma combinação de aventura e relaxamento ao longo de 14 ilhas praticamente intocadas. Entre elas, não há mais de 1.000 habitantes, o que permite preservar o encanto natural do lugar. Terá a oportunidade de explorar as principais atracções da ilha de Lopud e Koločepre, enquanto passa pelas suas irmãs mais pequenas, costas e grutas. Também desfrutará de uma deliciosa refeição com vistas deslumbrantes do Mar Adriático como pano de fundo.
Comece com as Ilhas Elafiti
Comece o seu segundo dia em Dubrovnik com um cruzeiro à volta das Ilhas Elafiti de Dubrovnik. Apanhe o ferry da Cidade Velha de Dubrovnik para Lopud, uma transferência de aproximadamente 45 minutos, esta é a ilha normalmente escolhida como a primeira paragem.
Lopud é conhecida pelas suas praias deslumbrantes, águas cristalinas e aldeia encantadora. Passe a manhã a explorar as principais atracções da ilha, dê um mergulho na praia de Sunj e deite-se na areia dourada. Depois, pode visitar o Mosteiro Franciscano e a Igreja de Santa Maria.
A Gruta Verde na Ilha Koločep
A tarde pode ser passada na Ilha Koločep, a ilha de sete igrejas e cavernas pré-românicas. À medida que o cruzeiro avança, notará que a cor do Adriático lhe oferece um espetáculo colorido de verdes e azuis que são idílicos. Este será o primeiro sinal de aproximação à gruta de Betina, mais conhecida como a gruta verde. Aqui, é preciso mergulhar nas suas águas esverdeadas com um snorkel. A entrada é gratuita e está repleta de esponjas, algas e peixes variados.
Um dos factos interessantes sobre Zelena Spilja, o nome original de Betina, é que esta gruta é a maior da rota e é muito bonita. Também recomendo que tomem nota deste lugar como uma das vossas coisas para fazer em Dubrovnik com crianças. Para os mais pequenos, que adoram o mar, a experiência é deliciosa. O único inconveniente será como convencê-los a sair da caverna. Mas não se preocupem, basta dizer-lhes que a próxima paragem da tarde é a famosa Gruta Azul.
A Gruta Azul
Esta gruta é iridescente à luz do dia. As suas paredes reflectem a luz e o efeito que produz é uma imersão marinha rodeada de holofotes azul-turquesa. É uma maravilha visual da natureza que muitas vezes exige a sua própria excursão à Gruta Azul a partir de Dubrovnik.
Esta gruta captou a atenção de milhões de pessoas desde 1884. Para entrar, tem agora de pagar um suplemento que está frequentemente incluído nas excursões.
Jantar no Bar Buza
Para uma noite inesquecível, visite o Bar Buza, uma joia escondida em Dubrovnik que, para os padrões de Dubrovnik, é bom, agradável, barato e tem um bom serviço e uma vista panorâmica do Mar Adriático atrás de um portão rochoso nas muralhas da cidade.
Está localizado nas falésias fora das muralhas da cidade. Pode ver outras pessoas a mergulhar da falésia ou a descansar nas rochas antes de desfrutar de uma bebida refrescante ao pôr do sol. A combinação faz parte das coisas para fazer em Dubrovnik à noite e no Buza Bar pode desfrutar de todas elas.
Também pode comer tapas com algumas bebidas ou jantar num cenário invejável. O único pecado é que só aceitam dinheiro, mas com os seus preços, isso é compreensível.
Dia 3: Despeça-se de Dubrovnik fazendo tirolesa e caiaque pela cidade
No seu terceiro dia, aproveite a oportunidade para explorar a costa de Dubrovnik de caiaque e desfrute de uma emocionante atividade de tirolesa ao pôr do sol para se despedir da pérola medieval do Adriático com uma experiência a grande altitude.
Comece o dia com desportos aquáticos
Comece o seu terceiro dia em Dubrovnik a andar de caiaque ao longo da costa. Pode alugar um caiaque por sua conta ou fazer um passeio de caiaque com sn orkel, para que possa ver a localização de grutas escondidas, bem como fazer snorkel. Quando estiver pronto, mergulhe nas águas cristalinas do Mar Adriático. Ao longo da experiência, aprenderá sobre a vida marinha e o ecossistema local.
Veja os pontos de referência espectaculares de Dubrovnik a partir do mar, bem como a ilha que visitou no primeiro dia, a ilha de Lokrum. Além disso, pode ver as muralhas sinuosas que protegem a cidade. Esta perspetiva faz-nos realmente pensar nesta cidade da região da Dalmácia como uma fortaleza parada no tempo.
Dar uma volta num karaka
Depois de regressar do seu passeio de caiaque e snorkeling, recomendo que viaje no tempo e embarque num passeio histórico a bordo de um karaka, uma réplica dos antigos barcos de madeira que costumavam navegar nas águas da Dalmácia no século XVI.
No Porto de Gruž encontrará várias opções. Os barqueiros levam-no num cruzeiro de 45 minutos ao longo da costa, enquanto mergulha na fascinante história marítima da República de Ragusa, hoje conhecida como Dubrovnik.
Apreciará as vistas deslumbrantes da cidade fortificada a partir do barco. Para tornar a experiência ainda mais autêntica, estes passeios incluem muitas vezes uma degustação de alguns doces tradicionais, como a rožata.
Visite os mosteiros, o Palácio Sponza e o Museu da Guerra
Depois de seguir a mesma rota dos antigos navios mercantes, desembarca-se do Karaka para iniciar um passeio a pé pelo centro histórico de Dubrovnik. É altura de visitar os locais que ficaram para trás no primeiro dia! Passeie pelo Mosteiro Dominicano, pelo Palácio Sponza, pela Coluna de Orlando e pela Igreja de São Brás.
Também vale a pena visitar o Mosteiro Franciscano, um edifício do século XIV que foi renovado várias vezes após o terramoto de 1667. Além disso, não deixe de visitar o Museu War Photo Limited, que exibe imagens impressionantes da cidade durante a Guerra da Independência da Croácia, na década de 1990.
Despedir-se de Dubrovnik do alto
Desfrute da sensação emocionante de uma experiência de tirolesa ao pôr do sol, uma das melhores actividades em Dubrovnik, ao fim da tarde. Ficará maravilhado ao sobrevoar o pitoresco Monte Srd, uma das 15 razões para se apaixonar por Dubrovnik. A partir deste ponto, pode captar as melhores vistas panorâmicas da cidade, da Cidade Velha e das ilhas circundantes.
E depois da sua experiência de tirolesa, pode relaxar com uma deliciosa garrafa de vinho croata, enquanto um guia especializado partilha informações fascinantes sobre a cultura de Dubrovnik e da Croácia em geral. Relaxe, normalmente é tudo um pacote, por isso as bebidas fazem normalmente parte da atividade.
Renda-se à vista espetacular do Mar Adriático enquanto o sol se põe no horizonte, lançando um brilho hipnotizante à sua volta. Com esta atividade, termina o seu itinerário de 3 dias pela Pérola do Adriático, tendo criado memórias memoráveis entre ilhas, grutas e paredes cinematográficas.