10 coisas para ver e fazer em Dubrovnik em junho

junho marca o início do verão em Dubrovnik e também da época alta na costa da Dalmácia. O turismo está em alta, mas as multidões ainda são moderadas, o que faz com que seja a altura ideal para desfrutar das praias e dos festivais.

Matías Rodríguez

Matías Rodríguez

leitura de 11 minutos

10 coisas para ver e fazer em Dubrovnik em junho

Vista del puerto de Dubrovnik |©Justin Davis

O verão é a época alta de Dubrovnik e é quando a cidade recebe mais visitantes, por isso, se está a planear visitar a costa da Dalmácia em junho, vai ter um verão quente e o início da época alta. No entanto, apesar de ser o início da época alta do turismo, poderá explorar as praias com menos gente do que em julho ou agosto e participar nas festas mais populares.

Algumas das melhores coisas para fazer em Dubrovnik em junho incluem visitar a bela Praia de Sveti Jakov, dar as boas-vindas ao verão na Coluna de Orlando, provar o gelado Peppino's sem as longas filas de espera, experimentar o verão Cultural de Makarska, assistir ao Festival de Salsa na Ilha de Pag e visitar as estâncias balneares da cidade antes da explosão turística dos meses seguintes.

1. Visite a praia de Sveti Jakov, o segredo mais bem guardado de Dubrovnik

Praia de Sveti Filip|©Alessandro Bastianello
Praia de Sveti Filip|©Alessandro Bastianello

A praia de Sveti Jakov, a poucos minutos de carro da Cidade Velha, é um dos tesouros escondidos da costa da Dalmácia, oferecendo vistas panorâmicas de cortar a respiração sobre a cidade e o Mar Adriático. É também famosa pelas suas águas azul-turquesa e areia dourada e é mesmo o local ideal para experiências de snorkelling ou para visitas com crianças em Dubrovnik.

junho oferece uma excelente opção para desfrutar das águas cristalinas e das belas paisagens da praia sem o grande afluxo de turistas que se verifica nos meses de julho e agosto. Também oferece um ambiente mais descontraído do que as praias perto da cidade velha.

Em Sveti Jakov, pode apanhar sol, nadar nas águas cristalinas e explorar os arredores da praia, onde encontrará falésias rochosas e vegetação luxuriante, duas características típicas da paisagem fora das muralhas da cidade. Também pode descobrir estes sítios a partir dos melhores passeios de barco de Dubrovnik.

Por favor, note que a praia de Sveti Jakov tende a ficar cheia de visitantes, especialmente durante julho e agosto. Por este motivo, o governo impõe por vezes restrições de acesso para garantir a sua preservação. Portanto, visitar em junho dar-lhe-á a oportunidade de desfrutar deste local no seu melhor, sem as multidões e restrições que podem ocorrer nos meses seguintes.

Reservar um passeio de barco em Dubrovnik

2. Descubra a rica vida marinha de Dubrovnik numa experiência de mergulho com snorkel.

Pessoa que pratica snorkelling|©James Gilbert
Pessoa que pratica snorkelling|©James Gilbert

Se quiser fazer uma atividade natural para descobrir a vida selvagem local em Dubrovnik, pode optar por participar numa excursão de snorkelling, que o levará aos melhores locais de snorkelling ao longo da costa da Dalmácia. Esta experiência permitir-lhe-á ver de perto peixes, crustáceos e moluscos, que são considerados jóias vivas do Mar Adriático.

As excursões de snorkelling partem normalmente da costa em cruzeiros que incluem mergulhos para descobrir as criaturas marinhas. Durante estas experiências, pode também fazer um passeio de caiaque, nadar nas águas quentes do Adriático e descobrir a beleza da costa da Dalmácia ao largo.

Se está a planear viajar em junho, descobrirá que esta é a altura ideal para fazer estas excursões, uma vez que normalmente há menos turistas, o que significa que as colónias de peixes são mais fáceis de identificar, uma vez que estarão a nadar perto da costa. Se planear visitar Dubrovnik em dezembro ou durante os principais meses de verão, terá de se dirigir para mais longe da costa para avistar estas espécies.

Reservar um passeio de barco com experiência de snorkelling

3. Desfrute do Festival INmusic, um dos eventos mais famosos do verão croata

Festival INmusic|©Pieter Morlion
Festival INmusic|©Pieter Morlion

O Festival INmusic, que se realiza normalmente durante a terceira semana de junho, é uma experiência emocionante para os amantes da música e dos festivais. Este evento anual tem lugar no Lago Jarun, em Zagreb, e atrai uma multidão diversificada de artistas e participantes de todo o mundo.

Embora este festival não tenha lugar na costa da Dalmácia, é um dos principais eventos da época e muitos turistas optam por fazer viagens de um dia inteiro a partir de Dubrovnik para assistir aos concertos. Desde bandas de rock a artistas electrónicos e pop, o festival oferece uma variedade de géneros e estilos musicais para todos os gostos.

Para além da música ao vivo, o Festival INmusic também oferece uma variedade de actividades e atracções. Pode explorar os diferentes palcos, participar em workshops criativos, saborear a gastronomia local nas bancas de comes e bebes e mergulhar na vibrante atmosfera do festival.

Uma das vantagens de viver o Festival INmusic em junho é o tempo quente e solarengo que se faz sentir em Zagreb durante esta época do ano. Isto permitir-lhe-á desfrutar dos concertos ao ar livre e aproveitar ao máximo as áreas de descanso e recreação do festival.

Reservar uma excursão de dia inteiro a partir de Dubrovnik

4. Dê as boas-vindas ao verão na Coluna de Orlando, o epicentro da cidade

Coluna de Orlando|©Tibor Lelkes
Coluna de Orlando|©Tibor Lelkes

Dar as boas-vindas ao verão na Coluna de Orlando é uma tradição especial em Dubrovnik. Todos os anos, quando chega o solstício sazonal e começa oficialmente a época de verão, os habitantes locais e os visitantes reúnem-se neste local emblemático para celebrar e festejar a noite toda.

A Coluna de Orlando, situada na praça principal da cidade velha, é um ponto de encontro simbólico onde as pessoas se reúnem para partilhar o início da época alta. O monumento, que representa o lendário cavaleiro Orlando, torna-se o epicentro da celebração, onde se realizam espectáculos, concertos e actuações ao vivo, o que faz com que seja uma das melhores coisas para fazer em Dubrovnik durante a noite.

Durante a noite, as ruas da cidade enchem-se de música, dança e alegria. Locais e turistas misturam-se numa atmosfera festiva para a chegada do verão. Os restaurantes e bares das redondezas oferecem especialidades de comida e bebida e as esplanadas enchem-se de pessoas que desfrutam do ambiente festivo e das vistas panorâmicas da cidade.

Dar as boas-vindas ao verão na Coluna de Orlando é uma experiência única e emocionante que lhe permite mergulhar na cultura e na tradição de Dubrovnik enquanto celebra a chegada da estação mais quente do ano.

5. Abrigue-se do calor numa excursão ao Palácio do Reitor.

Knežev Dvor, Dubrovnik|©Berliner WeisseSeguir
Knežev Dvor, Dubrovnik|©Berliner WeisseSeguir

As temperaturas de junho não costumam ser sufocantes, mas no final do mês alguns dias podem ser muito quentes e secos, por isso, se quiser fugir ao clima intenso, trocar as excursões de Game of Thrones, que normalmente envolvem longas caminhadas ao ar livre, por uma visita ao Palácio do Reitor pode ser uma opção mais fresca e interessante. Aí poderá mergulhar na história e cultura locais.

No Palácio do Reitor pode explorar as suas várias salas e pátios, bem como mobiliário antigo, pinturas e outros objectos de valor histórico. Este edifício alberga também uma vasta coleção de artefactos e exposições. Poderá ainda descobrir o desenho arquitetónico da fachada, que testemunha a influência veneziana que a cidade teve.

Nos arredores do Palácio do Reitor encontram-se restaurantes e bares ideais para uma paragem entre visitas, para almoçar ou simplesmente para relaxar e tomar uma bebida depois da visita.

Reservar uma excursão de Game of Thrones em Dubrovnik

6. Experimente o início do verão Cultural de Makarska

Praias de Dubrovnik|©Jukka Hernetkoski
Praias de Dubrovnik|©Jukka Hernetkoski

A costa da Dalmácia respira o verão e as celebrações do seu início são muito comuns na região. Em Makarska, uma cidade situada a menos de 2 horas de Dubrovnik, durante a última semana de junho, pode viver o verão Cultural de Makarska, uma experiência repleta de arte, música e entretenimento.

O verão Cultural de Makarska oferece uma vasta gama de actividades para desfrutar. Pode assistir a concertos ao ar livre, espectáculos de teatro, projecções de filmes e exposições de arte. O programa inclui uma variedade de géneros e estilos, desde a música clássica e folclórica ao jazz e ao rock, garantindo algo para todos.

Para além dos eventos artísticos, o verão Cultural de Makarska também inclui feiras tradicionais e festivais de comida, onde pode provar as iguarias locais e mergulhar na cultura croata. Makarska pode ser alcançada através de transportes de média distância, de carro ou até mesmo através de um transfer do aeroporto de Dubrovnik.

Em Makarska, pode também aprender sobre a cultura e a história da região, uma vez que no século XVIII a cidade estava ligada a Dubrovnik pelo tráfego comercial dos seus portos, fazendo de ambas o motor produtivo da costa do Adriático durante mais de 100 anos.

Reservar um transfer do aeroporto de Dubrovnik

7. Explorar o Parque Nacional de Mljet

Ilha de Mljet|©Jose Miguel
Ilha de Mljet|©Jose Miguel

Explorar o Parque Nacional de Mljet, em Dubrovnik, durante o mês de junho é uma experiência imbatível, pois este mês oferece o melhor clima para desfrutar ao máximo do ambiente natural. O parque é considerado um paraíso localizado na ilha de Mljet, a uma curta viagem de barco de Dubrovnik.

Em junho, as temperaturas em Dubrovnik são quentes e agradáveis, perfeitas para uma caminhada no parque. O parque caracteriza-se por uma vegetação luxuriante, lagos de água salgada e belas praias. Pode caminhar por densos pinhais, descobrir as ruínas de edifícios antigos e apreciar as deslumbrantes vistas panorâmicas.

Uma das principais atracções do Parque Nacional de Mljet é o Grande Lago e o Pequeno Lago, onde pode nadar nas águas cristalinas e relaxar nas praias circundantes. Também pode alugar uma bicicleta ou um barco e explorar o parque ao seu próprio ritmo, descobrindo os seus recantos remotos e tranquilos.

Em junho, o Parque Nacional de Mljet é menos concorrido em comparação com os meses mais movimentados do verão, permitindo-lhe desfrutar de uma experiência mais calma e apreciar a beleza natural no seu melhor.

8. Assistir ao Festival de Salsa da Ilha de Pag

Pag - Croácia|©Zrce.eu
Pag - Croácia|©Zrce.eu

Se é fã de dança em geral e do género salsa em particular, durante a primeira semana de junho pode assistir ao Festival de Salsa da Ilha de Pag, uma experiência que combina música, dança e diversão num cenário paradisíaco. Durante o evento, a ilha transforma-se no epicentro dos ritmos e passos de dança latinos.

Durante o evento, a ilha acolhe workshops de dança, espectáculos ao vivo e festas que duram toda a noite. Pode aprender a dançar salsa com profissionais e aperfeiçoar os seus movimentos.

Além disso, os transportes para Pag funcionam durante todo o dia, pelo que pode visitar a ilha mesmo que tenha planeado uma estadia curta. Se for esse o seu caso, aqui está uma lista de actividades para descobrir Dubrovnik em 3 dias.

Durante este evento, pode também relaxar nas praias da ilha, saborear a deliciosa gastronomia local e participar em actividades aquáticas como o paddleboarding e o windsurf.

9. Delicie-se com os gelados Peppino's sem ter de esperar em longas filas de espera

Gelados|©Erwan Hesry
Gelados|©Erwan Hesry

Para uma das experiências gastronómicas tradicionais de Dubrovnik, experimente o gelado do Peppino's, uma geladaria artesanal conhecida pelos seus sabores requintados e produtos de qualidade.

Localizada no coração da cidade velha, pode encontrar aqui uma grande variedade de sabores, desde os clássicos como baunilha e chocolate até opções mais perturbadoras como pistácio e stracciatella.

Se está a planear visitar Dubrovnik em junho, pode experimentar este gelado durante o verão sem fazer fila, uma vez que a Peppino's, tal como outras gelatarias da cidade, se torna um dos locais mais visitados pelos turistas durante a época alta, em julho e agosto.

Além dos deliciosos sorvetes, a Peppino's também oferece opções para quem tem restrições alimentares, como sorvetes sem açúcar e opções veganas.

10. Visite as praias de Dubrovnik antes da explosão turística

Praia de Banje, Dubrovnik|©Sean Paull
Praia de Banje, Dubrovnik|©Sean Paull

Visitar Dubrovnik em junho permite-lhe visitar as suas belas praias com um dos melhores climas do ano e também antes da explosão tur ística. Desta forma, poderá desfrutar da beleza costeira sem as multidões que tendem a chegar na época alta.

A cidade tem uma grande variedade de praias, desde enseadas tranquilas a longas praias de areia, todas elas oferecem um cenário idílico para relaxar e desfrutar do Mar Adriático, pelo que visitar estes locais é definitivamente uma das melhores coisas a fazer em Dubrovnik em junho.

Em junho, as temperaturas em Dubrovnik já são quentes e agradáveis, mas as multidões de turistas ainda não atingiram o seu pico. Isto significa que pode encontrar um local tranquilo na praia para nadar em águas cristalinas e apanhar sol sem ter de lidar com as multidões.

Além disso, ao visitar as praias de Dubrovnik em junho, também pode encontrar preços mais acessíveis para serviços de praia, como aluguer de cadeiras e guarda-sóis, bem como bares e restaurantes localizados nas proximidades.

Junte-se às melhores actividades em Dubrovnik

Temperaturas em Dubrovnik em junho

Cruzeiro Twighlight, Dubrovnik|©Joe Lewit
Cruzeiro Twighlight, Dubrovnik|©Joe Lewit

As temperaturas em Dubrovnik em junho são quentes e agradáveis, o que faz com que seja uma altura ideal para visitar os locais costeiros. Durante o dia, as temperaturas médias oscilam entre os 23° e os 28°, o que lhe permite desfrutar de actividades ao ar livre sem sentir um calor sufocante. À noite, as temperaturas descem ligeiramente, criando um clima fresco e agradável para passear pelas ruas históricas ou jantar ao ar livre.

junho caracteriza-se também por uma baixa probabilidade de precipitação. Isto proporciona condições óptimas para explorar os pontos turísticos da cidade, como as muralhas históricas, a cidade velha e as praias. Além disso, as temperaturas do Mar Adriático também são agradáveis em junho, atingindo cerca de 22°, convidando-o a dar um mergulho e a praticar desportos aquáticos.

Número de turistas em Dubrovnik em junho

Dubrovnik - junho|©Simon Q
Dubrovnik - junho|©Simon Q

junho é um mês em que o número de turistas em Dubrovnik começa a aumentar, mas ainda não está no seu auge. Com o início do verão e as temperaturas agradáveis, muitos viajantes escolhem este mês para visitar a cidade e desfrutar do seu encanto histórico e das suas belas praias. Embora o número de turistas seja superior ao dos meses anteriores, é possível deslocar-se com relativo conforto e escapar às grandes multidões.

Note-se que, à medida que junho avança, o afluxo de turistas tende a aumentar gradualmente, sobretudo no final do mês. No entanto, encontrará uma ocupação semelhante à de Dubrovnik em setembro, quando o tempo é ideal para passear, mas não para utilizar as praias.

Preços em Dubrovnik em junho

Ruas de Dubrovnik|©Simon Q
Ruas de Dubrovnik|©Simon Q

Os preços em junho podem variar consoante a procura turística, mas, em geral, é um mês em que tendem a ser mais elevados em comparação com os meses de época baixa. Com a aproximação do verão e o aumento do número de turistas, é comum que os preços do alojamento, da alimentação, dos transportes e das actividades turísticas sejam ligeiramente mais elevados, embora se mantenham muito abaixo dos custos de julho e agosto.

Os preços dos restaurantes e cafés podem ser mais elevados nas zonas turísticas mais movimentadas, como a Cidade Velha de Dubrovnik. No entanto, é possível encontrar opções mais baratas explorando fora das zonas turísticas ou reservando excursões e alojamento com antecedência.

O que levar na mala para uma visita a Dubrovnik em junho?

mulher com malas|©krakenimages
mulher com malas|©krakenimages

O mês de junho marca o início do verão e traz consigo as temperaturas mais quentes do ano, pelo que recomendo que leve na mala o seguinte:

  • Fato de banho
  • Óculos de sol
  • Protetor solar
  • Casaco leve
  • T-shirts leves
  • Sapatos de praia
  • Sapatos de caminhada
  • Calças leves
  • Casaco leve